Mostrando postagens com marcador Cultura Popular. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cultura Popular. Mostrar todas as postagens

PORTAL DE SERVIÇOS

Poucos sabem que existe um portal de serviços que concentra tudo o que auxilia o fazer artístico e cultural. Uma real fonte de informações e possibilidades de recursos para as artes que merece ser pesquisado e avaliado  com atenção.

O site que concentra tais informações é: PORTAL DE SERVIÇOS

Sendo que cabe um acesso pleno  a todos os serviços governamentais onde exista ate o cadastro de indivíduos no Brasil Cidadão onde se pode acompanhar aspectos individuais dos serviços prestados.

A cidadania aparentemente chegou também nas artes e na cultura 

Exemplos de serviços:

Cultura, Artes, História e Esportes


Fonte: https://www.servicos.gov.br/area-de-interesse/cultura-artes-historia-e-esportes

Festas Juninas em São Paulo/SP

 

Confira abaixo eventos que terão comidas típicas, brincadeiras, quadrilha e música caipira.

As Mineiras e Chácara Santa Cecília: em clima de Festa Junina

  • Festa Junina da Igreja do Divino Espírito Santo

A paróquia localizada na rua Frei Caneca promove sua tradicional festa junina nos dias 15,16, 22, 23, 29 e 30 de junho. O público encontra por lá barracas com comidinhas típicas como churrasco, cachorro quente, milho, vinho quente quentão, e ainda pode curtir a quadrilha comandada pelas crianças da catequese da igreja. Vale levar um dinheiro extra para tentar a sorte na barraca do bingo. 15 a 30/06/2013
Local: Rua Frei Caneca, 1 047 – Consolação
Horário: 17h à 22h
Preço: Grátis

<p>	Arraial no centro de São paulo reuniu centenas de pessoas em 2012</p>

  • Festa Junina no Minhocão

Rua Acampamento Amaral Gurgel, S/N - Vila Buarque - São Paulo – SP Domingo, 14h.GrátisEsta é para anotar na agenda: no dia 30 de junho, um domingo, a partir das 14h, o Minhocão entra no clima de festa caipira, com bandeirinhas e muita música. O evento colaborativo está sendo organizado através das redes sociais e está em fase de arrecadação de recursos. Os interessados em colaborar devem entrar no grupo do Facebook “Festa Junina no Minhocão — o maior túnel do mundo!”. 30/06/2013.

  • Centro de Tradições Nordestinas

Rua Jacofer, 615 - Jardim Pereira Leite - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3488 9400, Grátis A festa junina do CTN é um evento para toda a população paulista, que traz as tradicionais quadrilhas nordestinas, patrimônio artístico-cultural nacional, assim como os grupos musicais e de danças regionais e comidas típicas, num evento rico em cores, formas e sons.
Serviço
Dias: 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de junho de 2013
Horário: 21 e 28 (das 20h às 4h), 22 e 29 (das 12h às 4h) e 23 e 30 (das 12h às 0h)
Preço: gratuito
Endereço: Centro de Tradições Nordestinas
Rua Jacofer, 615 - Bairro do Limão

 

  • Quermesse do Calvário

Data: 1 de junho a 7 de julho de 2013, nos finais de semana
Horário: 16h00
Rua Cardeal Arcoverde, 950 - Pinheiros - São Paulo/ - SP
Informações: (11) 3085 1307

Mais informações: http://www.festajunina.com.br/Festa_pelo_Brasil/festa_sudeste

 

  • 42ª Festa Junina da Paróquia São Rafael

Datas: De 1 a 30 de junho, nos fins de semana
Horários: Das 18h às 23h
Local: Largo São Rafael, S/N – Mooca
Informações: (11) 2292-4528

Mais informações: http://www.festajunina.com.br/Festa_pelo_Brasil/www.paroquiasaorafael.org.br

 

  • Festa Junina da Paróquia Santo Antônio do Caxingui

Data: de 08 a 30 de junho de 2013
Local: v. Prof. Francisco Morato, 2042 – Caxingui/SP
Cidade: São Paulo/SP

Mais informações: http://www.festajunina.com.br/Festa_pelo_Brasil/festa_sudeste

 

  • São João Batista - Brás

A festa da Paróquia São João Batista, no Brás, traz bandas regionais, com músicas religiosas, rock e o obrigatório forró. Entre as barracas de comida, destaque para a especializada em culinária nordestina. No dia do santo (24/6), há celebração de cinco missas, além de dança de quadrilha e venda do tradicional bolo de São João.

Quando: toda sexta, sábado e domingo, de 31 de maio até o dia 30 de junho, e na segunda-feira (24/6).
Onde: Avenida Celso Garcia, 600 - Brás
Horário: 19h às 23h de sexta a domingo e das 7h às 23h na segunda (24/6).
Quanto: entrada gratuita.

 

  • Festa Junina da Paróquia Possa Senhora da Consolação

Data: 8 a 30 de junho de 2013
Horários: das 18h00 às 24h00
Endereço: Rua da Consolação nº 585, S. Paulo/SP
Informações: (11) 3256-5356 ou con.solacao@hotmail.com

Mais informações: http://www.festajunina.com.br/Festa_pelo_Brasil/festa_sudeste

 

  • Festa Junina do Clube Esperia 2013

Data: de 22, 23,29 e 30 de junho de 2013
Horário: 18h00
Av. Santos Dumont, 1313 - Santana - Zona Norte - São Paulo/SP
Informações: (11) 2223-3310

Mais informações: http://www.esperia.com.br/

 

  • Festa Junina da Portuguesa

Data: 23 a dia 9 de junho de 2013
Local: no Parque das Águas – Sorocaba – SP

Mais informações: http://portuguesa.com.br/agenda_m.asp?id_agenda=286

 

  • Festa Junina Paróquia São João Evangelista

Data: 08 a 23 de junho de 2013
Hora: 18h00 às 23h00
Local: Rua Sinanduva, 223 – Vila Marieta/Penha
Cidade: São Paulo/SP

Mais informações: http://www.festajunina.com.br/Festa_pelo_Brasil/festa_sudeste

 

  • Festa Junina do Esporte Clube Pinheiros

Data: 20 a 23 de junho de 2013
Horário: 18h00
Rua Angelina Maffei Vita, 493 - Jardim Europa - São Paulo/ SP
Informações: (11) 3598-9700

Mais informações:http://www.festajunina.com.br/Festa_pelo_Brasil/festa_sudeste

 

  • Festa Junina do Clube Sírio 2013

Data: 22 e 23 de junho de 2013
Horário: 13h00
Endereço: Av. Indianápolis,1192 – S. Paulo\SP

Mais informações: http://www.sirio.org.br/

 

  • Quermesse da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Além de barraca de argola, boca do palhaço, canaleta, pula-pula e piscina de bolinha e bingo, o arraial ainda reúne muita comida caipira. Para inovar, a quermesse oferece também quitutes americanos (hot-dog e hambúrguer), italianos (macarrão, nhoque e lasanha), portugueses (linguiça, bolinho de bacalhau e caldo verde). No final do dia, uma quadrilha para todos dançarem. Entrada gratuita. De 08/06 a 23/06/2013. Aos sábados das 16h às 23h e domingos das 12h às 23h.

 

 

Fontes Yoki e Veja

This work is licensed under a Creative Commons license.

XVI Festival da Cultura Paulista Tradicional

557335_448876338486398_852995424_n

Por 3 anos seguidos tive a oportunidade de ir a edições anteriores de tal festival e a unica palavra valida para descreve-lo é a Fastástico.

O encontro de aspectos culturais e artisticos dos mais diversos, incluindo vasta degustação dos mais variados preceitos culinarios,shows musicai, exposições, shows de dança…

Uma pequena mostra pode ser vista em Meu facebook na pagina: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2345524847339.2132777.1526552119&type=3

Procultura – Avanços e ressalvas

image

de André Leão

O Projeto de Lei nº 6722/10, que institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura – Procultura, estabelece diversos avanços em relação à atual legislação brasileira de fomento à cultura, tanto para o acesso aos recursos do Fundo Nacional de Cultura – FNC, quanto para o acesso ao incentivo fiscal. Com a finalidade de mobilizar e aplicar recursos para apoiar projetos culturais em todo o país e no exterior, referida lei, até hoje não votada pelo Congresso, visa ampliar os recursos da área, assim como diversificar os mecanismos de financiamento e os investidores.

Elaborado para substituir a Lei Rouanet, o Procultura tenta tornar o arcabouço legal da cultura mais abrangente e dinâmico ao prever novas fontes de recursos para a Cultura, como os provenientes da Loteria Federal, por exemplo.

O projeto renova e aperfeiçoa o Fundo Nacional de Cultura, que a partir de sua aprovação será dividido em nove Fundos Setoriais: das Artes Visuais; das Artes Cênicas; da Música; do Acesso e Diversidade; do Patrimônio e Memória; do Livro, Leitura, Literatura e Humanidades; de Ações Transversais e Equalização; do Audiovisual; e de Incentivo à Inovação do Audiovisual.

O texto do projeto de lei também tenta estabelecer critérios um pouco mais objetivos e transparentes para avaliar a dimensão simbólica, econômica e social para o uso do recurso público por projetos que buscam incentivos. Tenta também criar critérios na relação entre Estado e sociedade civil para uma melhor destinação dos recursos. Estabelece que no mínimo trinta por cento dos recursos do FNC serão repassados a fundos públicos estaduais e municipais. Um grande avanço na diversificação e regionalização da produção cultural.

Caso aprovado, o Procultura fará do Fundo Nacional de Cultura o principal mecanismo de financiamento do setor, garantindo que os recursos públicos cheguem diretamente aos proponentes. Tudo isso ampliando a participação da sociedade, por meio da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). E derivarão da CNIC outras comissões setoriais que abrangerão os nove fundos existentes e terão elas uma composição paritária do governo e da sociedade civil.

Outro avanço do Projeto de Lei é que tanto pessoas físicas como jurídicas, com ou sem fins lucrativos, terão o direito de apresentar projetos. Ou seja, não se exigirá mais que a instituição tenha de ter na descrição de suas atividades a natureza cultural. O que será necessário será apenas a natureza cultural da iniciativa proposta.

Para muitos produtores culturais, o estabelecimento do prazo de 30 dias (prorrogáveis por igual período) para que o Ministério da Cultura conclua a avaliação de cada projeto cultural é o maior dos avanços, pois atualmente a espera por meses e meses não é incomum.

As ressalvas em relação aos avanços do Procultura começam a aparecer em relação à tentativa de diminuir a burocracia para aprovação dos projetos e para a prestação de contas. É bem certo que ambos os processos parecem que serão menos burocratizados, mas é preocupante que além dos atuais convênios sejam concedidas bolsas e prêmios. E que a prestação de contas tenha foco nos resultados do projeto e não em seus aspectos contábeis. São boas iniciativas, mas são preocupantes em relação à idoneidade, probidade, lisura, transparência, etc.

Uma nebulosa também paira em relação aos FICARTs, fundos financeiros de aplicação na bolsa de valores. O Procultura, pelo atual texto do projeto de lei, estabelece que os FICARTs possam eleger diretamente quais projetos querem apoiar. Tudo sem necessidade de editais, nem comissões, nem eleições, nem seleções etc. E não param por ai os privilégios dos FICARTs. Eles oferecem 100% de incentivo fiscal para quem aplicar em fundos na bolsa de valores. Portanto, distorções como o patrocínio com incentivo público a eventos como o Rock in Rio e outras grandes produções continuarão existindo. E em todos esses casos não precisarão retornar nenhum centavo ao FNC ou aos setores mais fragilizados. Não é demais recordar que esses tipos de projetos costumam ter alto retorno comercial e que são por si só autofinanciáveis. Sem contar que com a possibilidade de “seleção direta” os projetos “dos amigos” sejam financiados sem o menor constrangimento. A contradição fica ainda mais perceptível quando recordamos que não há, por exemplo, 100% de incentivo para se produzir um livro ou uma peça de teatro.

Lamentavelmente o Procultura não avança na direção de mitigar um dos maiores celeumas da atividade cultural no país: a excessiva concentração de recursos públicos incentivando projetos do eixo Rio – São Paulo. Quase sempre para o mesmo pequeno grupo de produtoras e produtores. Tomando como exemplo o setor audiovisual nos anos de 2010 e 2011, mais de 90% dos recursos captados por leis de incentivo foram para produtoras do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O Procultura também não avança a não enfrentar a maior disfunção da atual lei, que permite que as empresas decidam a seu bel prazer quais manifestações culturais merecem ser patrocinadas. Fazendo uso de um dinheiro público, essas empresas fazem, com toda a liberdade que lhes dá a lei, sua escolha (quase sempre comercial), por eventos que certamente trarão maior visibilidade para suas próprias marcas. Ou seja, no meu entender: o governo continuará a abrir mão de sua prerrogativa e de seu dever de decidir para onde irá o financiamento público cultural, para que as empresas privadas decidam por ele, baseadas em suas metas publicitárias.

Para dar um exemplo concreto, recorro ao setor que melhor conheço: o audiovisual. As leis de incentivo, que deveriam, prioritariamente, fomentar a produção independente, acabam beneficiando as empresas que já dominam o mercado. Tanto na Lei Rouanet, quanto na Lei do Audiovisual e na MP 2.228-1 essa distorção acontece. Na Lei Rouanet e em dois artigos da Lei do Audiovisual, as empresas privadas utilizam dinheiro público para promover suas marcas. Ou seja, escolhem os filmes a financiar segundo a possibilidade de retorno publicitário para suas marcas, aspecto regido quase sempre pela possibilidade de sucesso comercial tendo em vista a ligação (indireta e às vezes oculta) com os grandes grupos midiáticos que oferecerão divulgação em seus meios.

Outro tipo de distorção criada pelas próprias leis de fomento ao audiovisual vem de dois outros artigos da Lei do Audiovisual e também da MP no 2.228-1. No primeiro caso a lei permite a dedução de 70% do imposto devido à Receita Federal, oriundo das remessas ao exterior dos lucros obtidos no Brasil por essas empresas estrangeiras, caso se invista em co-produções com produtoras independentes brasileiras. No segundo caso, a MP permite o não pagamento da contribuição Condecine para aquelas empresas que investirem, em co-produção com produtora brasileira, os 3% dos lucros que seriam enviados ao exterior em virtude da bilheteria feita no Brasil com filmes estrangeiros. O problema é que, em ambos os casos, como essas empresas distribuidoras têm a preferência na utilização desses recursos públicos, são elas, as empresas estrangeiras, que fazem a gestão dessas políticas públicas de fomento ao audiovisual. E como são elas as donas do cofre do dinheiro público, estabelecem contratos inviáveis para os produtores independentes.

Essas duas leis e a MP também criam distorções que favorecem enormemente as tevês abertas, detentoras de concessões públicas, o que já é um enorme privilégio, fortalecendo ainda mais uma concentração de mercado.

*Com a colaboração de Jaime Lerner, presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD-Nacional)

Share on facebookShare on orkutShare on twitterShare on emailMore Sharing Services

André Leão

Vice-presidente da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV) e Diretor de Pesquisa e Projetos da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD-Nacional). Para mais artigos deste autor clique aqui

Fonte Cultura e Mercado

Estadão Comemora os 80 Anos de Quino

Quino, criador de Mafalda, comemora 80 anos

O cartunista criou sua menina-filósofa em 1964

17 de julho de 2012 | 15h 53

Liz Batista

Quino, 1974
Foto: Arquivo/AE

Hoje, Joaquín Salvador Lavado Tejón , mais conhecido como Quino, completa 80 anos de idade.
O cartunista argentino criador de inúmeras personagens, tem entre eles Mafalda, sua criação de maior sucesso. Apesar de tê-la abandonada em 1983 por considerá-la “obsoleta”, continua sendo sua personagem mais querido.

O Estado de S.Paulo,17/7/1991

Essa menina curiosa e questionadora testa a lógica e as ideologias do mundo adulto. Com a simplicidade dos seus 7 anos de idade desconstrói as argumentações mais elaboradas e coloca em cheque as mais tradicionais teorias políticas.

O Estado de S.Paulo, 13/2/1975

Traduzida em diversas línguas, Mafalda tornou-se famosa e até mesmo temida. Quando perguntaram ao escritor argentino Julio Cortázar o que achava dela, ele disse “não importa o que eu penso de Mafalda. Me incomoda o que ela pensa de mim.” Até hoje a sagaz inocência da menina intriga intelectuais.

O Estado de S.Paulo, 3/10/1994


Em entrevistas ao Estado, Quino discutiu os rumos e o que considerou o esgotamento das tirinhas de Mafalda. Contou, também, como busca em novas criações apresentar suas críticas à sociedade moderna.

O Estado de S.Paulo, 25/12/1999

O Estado de S.Paulo,15/6/2003

O Estado de S.Paulo, 30/6/2003

É mais que louvavel a atitude do jornal o Estado de São Paulo em comemorar os 80 anos de Quino, Criador de Mafalda.

Fonte: Estado de São Paulo

Doações para formação de uma Biblioteca

Vale a pena contribuir com tal iniciativa doando aqules livros já lidos que podem iluminar o caminho de outras pessoas.
Contamos com mais de 500 exemplares (arquivados/classificados e de acesso livre), a qual se vincula ao projeto Ver & Ler Artes Plástica da RobPalazzi Gestão Cultural e Educativa,que dá suporte as ações culturais, lúdicas e pedagógica de ONGs como a Moradia e Cidadania, a qual trabalha com 750 crianças e jovens.
Gostaríamos de ter em nossa biblioteca catálogos,livros de arte que você tenha participado e outro que possam enriquecer nosso trabalho.
Livros/catálogos, esses, que não substituem as obras originais, mas ajudam a ordenar nossa sensibilidade, avivando a memória e permitindo a reflexão, não só das Artes, nas do individuo como ser coparticipante e realizador do processo histórico.
Assim como de conhecermos a produção cultural artística brasileira.
Ao termos um número maior de materiais (livros/ catálogos), nos facilita e exemplifica o trabalho no ensino/oficina, e na divulgação do artista, assim como das instituições artísticas e culturais, em particular, as brasileiras.
Contamos com sua ajuda na disseminação da cultura e na criação de uma sociedade mais sadia, participativa e inclusa.
Desde já ficamos gratos pela atenção.
Cordialmente
Roberto Palazzi
Gestor ROBPALAZZI GESTÃO CULTURAL E EDUCATIVA
Nosso endereço é:
ROBPALAZZI GESTÃO CULTURAL E EDUCATIVA
robpalazzi@gmail.com
1375, rua Padre Estevão Pernet. 1375
Capital, São Paulo, Brasil.
cep 03315-000

Secretaria promove concurso sobre diversidade cultural brasileira

 

Em virtude das comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado nesta segunda-feira (21/5), a Secretaria de Cidadania Cultural está lançando cartazes e uma ação na sua fanpage no Facebook, convidando a sociedade a mostrar seu próprio olhar sobre a diversidade cultural brasileira. O intuito do projeto é promover o diálogo a respeito do tema.

Os usuários da rede social poderão postar fotos na página da secretaria e votar em sua foto preferida. A imagem mais votada vai se tornar capa da fanpage, em comemoração à data.

De acordo com a secretaria, a data é uma oportunidade para a mobilização por parte de governos, organizações da sociedade civil e comunidades culturais a fim de promover a cultura na sua diversidade e em todas as suas formas: patrimônio material e imaterial, indústrias criativas, bens e serviços culturais.

Clique aqui para acessar a página da secretaria no Facebook.

*Com informações do site Cultura Viva

Edital de Artes Visuais da Seculfort

Segmento artístico: Outras Atividades

Evento: Edital

Descrição: Nas seguintes categorias: Artes Visuais, Audiovisual, Arte e Cultura Digital, Culturas Tradicionais Populares, Circo, Dança, Fotografia, Literatura, Música e Teatro. As inscrições para todos os editais seguem de 15 de dezembro de 2011 a 15 de fevereiro 2012.

Data: 15/12/2011 a 15/02/2012

Local: Através do site

Estado: Ceará

Cidade: Fortaleza

Telefone de contato:

Site: http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/index.php?option=com_content&task=view&id=10614&Itemid=52

RECURSOS FINANCEIROS PARA PROJETOS


Quem do Estado de São Paulo desejar durante o ano de 2012 solicitar verbas para exposições de arte pessoais ou coletivas) tem que se inscrever como proponente pessoa física ou jurídica no site http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/PAC, a inscrição vai ate o dia 6/1/2012 (depois só em 2013), o procedimento de inscrição como proponente é fácil e auto explicativo.

Mode de Fazer:
INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE NOVOS PROPONENTES

PESSOA JURÍDICA e PESSOA FÍSICA

1 - Acesse o Sistema ProAC

2 - Acesse o menu "Proponente"

3 - Acesse o menu "Cadastro" e siga as instruções que serão apresentadas na tela durante o cadastramento

Durante a inscrição será solicitado o envio de documentos digitalizados conforme especificações contidas no artigo 2º da Resolução SC Nº 96, de 22/11/11

Ou seja sacaneie os documentos e os salve em pdf.

Os documentos necessários são:

a) Pessoa física:
- Cédula de Identidade – RG; e
- Cadastro de Pessoa Física – CPF.
b) Pessoa jurídica:
- Contrato ou Estatuto Social da sociedade ou instituição e suas alterações, devidamente registrado, que tenha sede e/ou domicílio no Estado de São Paulo, há pelo menos 02 (dois) anos, constando em seus objetivos e finalidades a realização de atividades culturais e artísticas;
- Ata da eleição da diretoria em exercício registrada;
- Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
- Certidões Negativas relativas à Seguridade Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); e
- Cédula de identidade - RG e Cadastro de Pessoa Física - CPF do representante legal da pessoa jurídica que firmou o cadastro de inscrição.
c) Pessoa Jurídica - Cooperativa:
- todos os documentos previstos na alínea “b” para a pessoa jurídica;
- comprovante de que a pessoa física anuente é membro associado individual da cooperativa ou representante de núcleo de produção do projeto proposto;
- comprovante de que a pessoa física anuente tem residência no Estado de São Paulo há pelo menos 02 (dois) anos;
- cédula de identidade – RG da pessoa física anuente; e
- cadastro de pessoa física – CPF do anuente.
III. O proponente, pessoa física ou jurídica, deverá ainda apresentar:
a) Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais;
b) Cópia dos comprovantes de domicílio ou sede há pelo menos 02 (dois) anos no Estado de São Paulo (IPTU, correspondência bancária, contas de água, luz, gás, telefone fixo ou contrato de aluguel de imóvel) em nome do proponente, sendo uma cópia de um comprovante atual e uma cópia de um comprovante de pelo menos 02 (dois) anos atrás;
c) Cópia assinada do Cadastro Geral do Proponente – CGP realizado no site www.cultura.sp.gov.br; (este documento é obtido ao se colocar os dados e impresso e assinado)
d) Currículo que comprove efetiva atuação na área cultural há pelo menos 02 (dois)

É Fácil fazer a inscrição e a SEcult de SP nada cobra, mas se alguém desejar que eu faça eu cobro para ajudar fazer por cada inscrição R$ 50,00.
Não percam esta oportunidade de se inscreverem e realizarem seus projetos sejam de exposição, de livro, oficinas, workshop, cursos, etc... è menos burocrático que abrir uma conta bancaria, tirar documentos, etc...

Novas Noticias SET 2012


2ª Edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras

A Fundação Cultural Palmares e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves promovem a 2ª Edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, apoiados pelo patrocínio da Petrobrás. Criado para estimular e incentivar as expressões artísticas de estética negra, o prêmio estará com as inscrições estarão abertas no período de 10 de outubro a 24 de novembro de 2011. As inscrições são gratuitas e poderão ser preenchidas diretamente na página do Prêmio: www.premioafro.org. Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão de membros indicados, e serão considerados os critérios de excelência artística, histórica e efetiva contribuição artística para a cultura afro-brasileira, pertinência do conteúdo à questão afro-brasileira, qualificação dos profissionais e viabilidade técnica de execução. Mais informações: www.palmares.gov.br


Iphan lança o Edital PNPI 2011 - Mapeamento e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lança o Edital PNPI 2011 - Mapeamento e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. O Departamento do Patrimônio Imaterial receberá no período de 03 de outubro a 03 de novembro de 2011 projetos cujo objetivo seja promover a salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, em sua dimensão imaterial, por meio do fomento a ações de salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial e de pesquisa documental sobre referências culturais de grupos de imigrantes. Os projetos deverão ser apresentados de acordo com as condições e exigências estabelecidas no Edital e seus anexos. 

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=16190&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Prêmios de Teatro Myriam Muniz e de Dança Klauss Vianna 2011

Os editais do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, edição 2011 estão com inscrições abertas até 3 de novembro, para projetos de todo o Brasil. No Myriam Muniz, pessoas jurídicas de todo o país podem inscrever seus projetos e ganhar prêmios de até R$ 150 mil. Podem participar artistas, produtores, associações, cooperativas, companhias, grupos e empresas teatrais. O processo seletivo está dividido em duas categorias: A) Circulação de espetáculos e b) Montagem de espetáculos e/ou manutenção de atividades teatrais de grupos e companhias. Serão contempladas e viabilizadas, ao todo, 111 propostas de trabalho. Já do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna podem participar pessoas físicas e jurídicas. Serão contemplados 64 projetos de dança, distribuídos pelas cinco regiões do Brasil, com prêmios de até R$ 100 mil. O prêmio se divide nas seguintes categorias: circulação nacional de espetáculos, atividades artísticas e novos talentos. O total investido no Myriam Muniz é de R$ 10 milhões, e no Klauss Vianna, R$ 4,5 milhões. Estão incluídos nestes valores os aportes financeiros e as despesas administrativas. Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011 Baixe aqui o edital Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna Baixe aqui o edital

I Festival Internacional de Stop Motion do Brasil

As inscrições para o I Festival Internacional de Stop Motion do Brasil estão abertas até 17 de outubro. O evento acontecerá de 21 a 27 de novembro, na cidade do Recife, em Pernambuco, e é voltado para a técnica de animação Stop Motion audiovisual. O evento tem como objetivo gerar oportunidade para os admiradores da técnica que tenha histórias conectadas aos primórdios da fotografia e do cinema. A mostra será realizada no Cinema São Luiz e as oficinas serão ministradas na Universidade Católica de Pernambuco. Clique aqui e saiba mais.

Residência LABMIS 2012

Esta é a 4ª edição do projeto, que visa fomentar trabalhos de arte contemporânea com foco em novas tecnologias. O LABMIS também inscreve para o Programa de Residência Internacional, que enviará três artistas brasileiros instituições no Canadá, Espanha e Holanda. Inscrições até 24 de outubro de 2011, no Museu da Imagem e do Som - MIS, Avenida Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP 11-2117-4777 ou mis@mis-sp.org.br www.mis-sp.org.br

Prêmio de Literatura Africana IMVF 2011

O Instituto Marquês de Valle Flôr promove, a terceira edição do Prêmio de Literatura Africana – edição de 2011. O principal objetivo é incentivar a produção de obras literárias nos domínios de romance, novela ou conto, junto dos escritores provenientes de países africanos de língua oficial portuguesa. Os interessados devem enviar as suas obras até dia 30 de outubro de 2011 para o Instituto Marquês de Valle Flôr, devendo apresentar um mínimo de 150 páginas e estar devidamente identificadas pelo autor. O vencedor receberá um prêmio no valor 10.000€ (dez mil euros), sendo que o IMVF promoverá a primeira edição de 500 exemplares da obra premiada.  Consulte aqui o regulamento.

VII Concurso de Desenvolvimento de Projetos de Longa-Metragem

O Santander Cultural, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura, e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS - APTC/RS lançaram o edital com o regulamento para a realização do VII Concurso de Desenvolvimento de Projetos de Longa Metragem. As inscrições estarão abertas de 07 a 11 de novembro de 2011 e podem ser feitas na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, Av. Presidente João Goulart, 551, Usina do Gasômetro, 3º andar, em Porto alegre, de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Em seis edições, o Prêmio estimulou o surgimento de 158 propostas, sendo 19 delas premiadas. Cada projeto premiado recebe o valor de R$ 50 mil.

Regulamento aqui http://www.salapfgastal.blogspot.com/

3° Salão de Arte Afro-Brasileira do RS

Estão abertas as inscrições para o 3° Salão de Arte Afro-Brasileira. Artistas plásticos residentes em todo o Brasil podem inscrever suas criações de temática inspirada pelo universo afro-brasileiro até o dia 20 de outubro, pelo site www.salaodearteafro.com.br. O Salão premiará os melhores trabalhos em cinco categorias: pintura, desenho, escultura, fotografia e gravura. Maiores informações pelo email inscricoes@salaodearteafro.com.br. O evento acontece em novembro na Usina do Gasômetro. A promoção é da ONG Xama de Duas Faces, com financiamento do Fumproarte e curadoria de Patricia Brito. A atração aposta ainda em outras expressões artísticas para a valorização da cultura afro na Capital gaúcha e vai apresentar também números de dança, música, teatro, palestras, oficinas e sessões de vídeo.

1º Itajaí Arte e Mídia

Estão abertas até o dia 10 de outubro, as inscrições para as apresentações de performances do 1º Itajaí Arte e Mídia - Festival de Performances Multimídia. O evento acontecerá entre os dias 12 e 20 de novembro em Itajaí. Serão selecionados trabalhos performáticos presenciais que utilizem os seguintes recursos: interação digital, música eletrônica, sonorização digital, projeção digital, comunidades virtuais, uso de celular, arte via web, game art, art-hacker, telepresença, realidade virtual , videoarte, e qualquer outro tipo de manifestação estética em novas mídias. O Itajaí Arte e Mídia é um festival independente, produzido pelo Coletivo Terceira Margem e Lima Produções Culturais, contemplado com o Edital do Programa de Apoio a Eventos Culturais Comunitários, da Fundação Cultural de Itajaí e recebe o apoio do Sesc. Toda programação é aberta ao público e gratuita. Mais informações e inscrições no site www.itajaiarteemidia.com.br

Fonte:Ministério da Cultura

Representante Regional Sul: Margarete Moraes

PROAC ICMS

Estão abertas as inscrições para cadastro de proponentes no PROAC ICMS. Confiram a seguir as datas para as inscrições:
• A partir de 14 de março de 2011, estarão abertas as inscrições de novos proponentes para obtenção dos benefícios do ProAC, por meio de incentivo fiscal do ICMS.
• A partir de 21 de março de 2011, estarão abertas as inscrições de novos projetos para obtenção dos benefícios do ProAC, por meio de incentivo fiscal do ICMS.
• No dia 30 de abril de 2011, serão encerradas as inscrições de novos proponentes e de novos projetos para obtenção dos benefícios do ProAC, por meio de incentivo fiscal do ICMS.
• A Comissão de Análise de Projetos - CAP somente aprovará projetos cujos valores somem R$ 90.000.000,00 (noventa milhões de reais). Atingido este valor, não serão mais aprovados projetos.
Atenção: não há restrição de números de projetos para o cnpj da CPT. O interessado deverá utilizar o login e senha da CPT e indicar um representate do projeto (pessoa física responsável pela realização do projeto). para ter acesso ao login manda um e-mail: gestao1@cooperativadeteatro.com.br identificando o nome do grupo, nome do representante a ser indicado e seu número de matrícula. Mais informações pelo telefone 2117-4743.
Inscrições: http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/PAC/menuitem.2f855eac8237c14de8017010c1108a0c/

Fonte Secult / CPT

FSM reúne 123 países, Palestina e Curdistão

Divulgação

O Fórum Social Mundial Dacar 2011 receberá participantes e organizações de 123 países, além da Palestina e Curdistão, durante os seis dias de evento que acontece na capital senegalesa de 6 a 11 de fevereiro. A maioria vem dos vizinhos africanos (45), seguidos dos europeus (29), asiáticos (22), centro-americanos e caribenhos (12), sul-americanos (10), norte-americanos (3) e países da oceania (2), além da Palestina e do Curdistão. A expectativa do Comitê Organizador é de receber 50 mil pessoas.
A marcha de abertura acontecerá dia 6, com saída prevista, às 13h, da sede da Radio Television Senegalaise (RTS) - Triangle Sud x avenue Malick SY-BP, 1.765 -, próxima à Grande Mesquita de Dacar. O local de chegada será a Universidade Cheikh Anta Diop, que abrigará as atividades do Fórum nos dias seguintes, onde a Banda afro-brasileira Ilê Aiyê dará as boas-vindas aos participantes.
As quase mil atividades autogestionadas, propostas por parte das 1.205 organizações inscritas, estarão distribuídas nos 12 eixos temáticos, durante os dias 8 e 9, antecedidas pelo Dia da África e da Diáspora (7) momento de forte expressão no Fórum. Gastos militares, crise alimentar, subdesenvolvimento, agricultura familiar, saúde, seguridades social, acesso à água e a saneamento, lei e governança estão entre os temas que serão dedicados a este dia. Ainda no dia 7, o ex-presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva participará com o presidente do Senegal, Abdou Layewade, da mesa A África na geopolítica mundial, marcada para acontecer das 12h30 às 15h30. Outro presidente confirmado no FSM é Evo Morales, da Bolívia.
Taoufik Ben Abdallah, integrante dos Conselhos Africano e Internacional do Fórum Social Mundial, além do Comitê Organizador, reforça a necessidade de "ouvir os povos". "A situação da Tunísia, Costa do Marfim e Egito recebe eco no mundo por vivenciar situações comuns a vários países. Queremos que o FSM2011 seja como um receptáculo de energias e impulsionador de capacidades dos povos para melhorarem suas próprias vidas. Queremos um Fórum por alternativas populares e democráticas e por valores universais compartilhados."
Para Chico Whitaker, do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, Dacar não será um evento com muitos participantes, como o de Belém (Brasil) que reuniu 150 mil pessoas. "Isso porque de 80% dos países africanos tem 15 vezes menos habitantes que o Brasil. Mas este Fórum será bem-sucedido em muitos outros aspectos. Participantes de outros países no mundo são muito numerosos e contaremos com pessoas importantes como Lula, um ex-presidente do Brasil, que participará como cidadão comum. Além disso, o Fórum de Dacar terá um grande número de encontros pela internet com grupos locais e de vários países (só na França, haverá 70 !)."
A programação geral do evento está organizada da seguinte maneira:
1º dia (6/02/2011): Marcha de Abertura
2º dia (7/02/2011): Dia da África e da Diáspora
3º dia (8/02/2011): Atividades autogestionadas
4º dia (9/02/2011): Atividades autogestionadas
5º dia (10/02/2011): Assembleias de convergência para a ação
6º dia (11/02/2011): Assembleias de convergência para a ação / Encerramento
Mais informacões:
Site oficial do evento: http://fsm2011.org/br

FSM - Jornal iTeia

24ª Feira de Artes da Vila Pompéia – Incrições para artistas plásticos

24ª Feira de Artes da Vila Pompéia, “Meu Brasil Brasileiro” | 15 de
maio de 2011, das 9h às 19h.
Em 2011, a Feira de Artes da Vila Pompéia homenageia a representatividade da nação brasileira. Na Rua da Cidadania, organizações sociais e poder público têm espaço reservado para mostrar projetos e ações de interesse comunitário, enaltecendo uma das mais importantes características do povo brasileiro, a solidariedade. Uma programação especial que reunirá em suas atrações artísticas, a riqueza da cultura brasileira.
Esses são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira de Artes da Vila Pompéia, considerada uma das maiores e mais importantes do Brasil na área cultural, que o público poderá curtir gratuitamente durante as 10 horas do evento.
Saiba mais sobre participação comercial ou artística, através do e-mail: atendimento@centroculturalpompeia.org.br ou telefone: 11 3875-2996.

1º ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL

O CULTURA BRASIL 2011 – 1º ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL, a ser realizado no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro, no dia 03 de maio de 2011, reunirá agentes dos setores cultural, social e das áreas que fazem interface com a cultura, em âmbito nacional.
PAVILHÃO – ENCONTRO DE NEGÓCIOS – 60 estandes.
SEMINÁRIOS: Espaço destinado para as palestras gratuitas que serão realizadas durante todo o dia, dando ênfase aos seguintes temas: Palestra I - Empreendedorismo Cultural; Palestra II - Plano de Negócios Estratégicos; Palestra III - Administração de Organizações Culturais; Palestra IV - Leis de Incentivo à Cultura; Palestra V - Técnicas de Negociação para Captação de Recursos; Palestra VI - Elaboração de Projetos; Palestra VII - Gestão Cultural; Palestra VIII - Administração Financeira, Orçamentos e Prestação de Contas.
WEB – Sala de Imprensa/Transmissão via WEB TV, com chat abertura para perguntas.
O CULTURA BRASIL 2011 - 1º ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL – é um projeto desenvolvido que visa o encontro de projetos e negócios entre:
Empresários e produtores culturais – com projetos de qualidade e necessidades de compra de produtos e serviços;
Agentes sociais – com seus projetos sociais e necessidades de compra de produtos e serviços;
Fornecedores de produtos e serviços para as áreas da cultura e para o terceiro setor;
Patrocinadores e Investidores de projetos culturais, sociais e das áreas que fazem interface com a cultura;
Agentes de setores que fazem interface com a Cultura – esporte, turismo, gastronomia, meio ambiente, lazer, ciência, tecnologia, comunicação, educação, moda e outros – com seus projetos e necessidades de produtos e serviços.
Serão criados foruns permanentes de negócio, através da instalação de uma Rede Digital de Projetos Sócio-Culturais no site www.portalculturabrasil.com.br, com o compromisso de não se encerrar as negociações no ENCONTRO, mas sim, continuar comprando e vendendo, reunindo agentes de forma permanente e cada vez mais ampliada, com critérios de seleção de qualidade, ao longo dos meses pós-evento.
Disponibilizar o Catálogo Digital de Negócios e Agentes Sócio-Culturais no PORTAL, divulgação de serviços relacionados à cultura.
Local:
Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro
Av Paulo de Frontin, 01
O Encontro tem como estimativa a participação de:
5.000 visitantes;
640 Participantes nas Palestras;
60 expositores;
1.000 agentes culturais cadastrados no PORTAL, para divulgação de seus produtos e/ou serviços;
Formação de banco de dados de todos os participantes do ENCONTRO, para formação de rede digital;
Divulgação de todos os números apurados durante o ENCONTRO (participantes, empresas visitantes e sumário dos principais resultados obtidos e mensurados pela realizadora).
O público alvo abrangido no Encontro será de: profissionais, artistas e estudantes da área cultural e áreas que fazem interface, sem distinção de idade ou classe social, pois a entrada será franqueada ao público.
O segmento empresarial abrangido no Encontro será de micro e pequenas empresas ligadas a cadeia produtiva cultural, e também, de empresas patrocinadoras brasileiras.
A abrangência do Encontro será à nível nacional, não havendo qualquer restrição nas participação de empresas, desde que sediadas no Brasil.

QUESTIONAMENTOS DAS VERBAS CULTURAIS

Vejo pessoas dizendo que não se conformam que o Ministério da Cultura de verbas para a Globo fazer filmes...

Mas convenhamos é o publico que paga impostos e o publico foi em peso ver um filme como estes “Se eu fosse Você”, que mal há ele ser subvencionado se o talento dos atores e do diretor foi e é desejado pelo publico que paga impostos?
Todos são iguais perante a Le, todos tem o direito de pedir verbas paras seus projetos... Conheço bem as leis de incentivo, há mais verbas que projetos em muitos casos, a maioria não sabe usar as leis ou sobe em pedestais e não aceita seguir as normas de trabalho que os demais artistas seguem... eu vejo concorrências sendo prorrogadas porque na data de fechamento não ha quórum de inscritos...
O que mais atrapalha é a ignorância da lei e a empáfia de alguns artistas... a empáfia é tanta que mesmo hoje em dia tem gente que não aceita seguir os ditames legais e fala "não vendo meu trabalho". E é um fato que o Ministério da Cultura insiste e promove cursos e seminários ensinado o uso da lei...
Já vi artistas dizendo que não precisam de verbas e depois criticando quem obtém as verbas, e no fato precisam sim das verbas mas fazem um circo fingindo não precisarem para que a sociedade os ache importantes... ou estes artistas descem do pedestal e tenham a humildade de irem aprender como funcionam as leis e concorrências ou vão passar a existência reclamando do sucesso dos outros que vão lá, batalham, elaboram um projeto, seguem os tramites para serem aprovados diante da lei, fazem a captação de recursos, executam os projetos, fazem a prestação de contas...
O Ministério não da verbas para a Globo, a globo conquista estas verbas usando um direito que lhe concede a lei, direito este que qualquer um pode usar e milhares na verdade usam.
Muitos tem a ilusão que o Ministério pega uma verba e da assim do nada... não é assim que as coisas funcionam , há regras , há instâncias, normas, pareceres... é um processo que soa ser hermético mas ao mesmo tempo é fácil de fazer para quem se dedica um pouco a estudar e conhecer os tramites legais...
Semana passada demorei 4 horas para inscrever um projeto de um grupo de teatro.... Fui remunerado pelo grupo para fazer isso, se o projeto for aprovado , atuarei no mesmo e receberei mais dinheiro e cerca de 7800 pessoas sob risco social vão ter acesso a uma montagem teatral de ótima qualidade... Paga pelos impostos... isso é melhor que ver as verbas indo para os tradicionais bolsos dos desvios de alguns corruptos...

Vetar o acesso ao uso de alei adotando-se critérios como alegado poder econômico, somente tirará do mercado muitos projetos bons sem que sejam substituídos por outros de igual qualidade.

Se tal raciocínio for seguido, artistas como Chico Buarque, Caetano, Gil, Gal, Rita Lee, etc não vão poder pedir verbas para suas apresentações... Sendo que muitos dos shows que vemos gratuitos por ai são subvencionados por tais verbas... Será que a população brasileira quer ver só espetáculos de artistas iniciantes, ou os consagrados devem ser tratados de modo igual que os consagrados o são...

Será que pelo mito de atender o social devemos dar milhões para que uma pedagoga leve seus alunos para um grande palco para cantar o hino nacional completamente desafinado, ou queremos que o dinheiro de nossos impostos seja usado para que possamos ter acesso gratuito a espetáculos com artistas de extremo talento? Claro a pedagoga merece uma pequena verba por desenvolver seu trabalho musical e apresentá-lo dentro de sua comunidade, mas não receber milhões para fazer o que faria com qualquer 10 mil reais, pois tal cobre suas reais despesas e necessidades. Sendo que o apoio a projetos de artistas famosos não impede em nada que a pedagoga tenha acesso a verba que lhe é necessária para realizar bem o que se propõem.

Wellington R Costa

As Verbas da Cultura e sua distribuição

Sabemos que há relevantes artistas populares, mas temos hoje separa o joio do trigo há muitos indivíduos, instituições e grupos alegando serem culturas populares sem se-lo de fato... O critério de investir em quem cria é a morte de tais grupos pois nada criam... Eu ainda prefiro ver o dinheiro seguindo para de uma Cia de opera de tal porte do que acabar em ONGs gerenciadas por políticos ou seus familiares... Há muita coisa errada que tenta se revestir de cultura popular sem se-lo de fato... A ampliação do conceito Cultura Popular, gerou a ação de aproveitadores que nada criam e sabem os meios de alcançar as verbas... O filtro da criação seja artística ou artesanal exclui de imediato uma significativa matilha de aproveitadores.

A concentração é inerente a realidade geográfica do Brasil, Artistas plásticos vêem ao sudeste ou ficam no litoral do nordeste pois lá se concentram os museus, as galerias, as lojas que vendem matérias para a produção artística; músicos vão onde existe locais para espetáculo, concentração de publico, empresas gravadoras; atores estão onde podem obter o registro que lhes permita trabalhar, onde há mais teatro, empresas que façam novelas, filmes... Esta realidade faz com que haja uma concentração de projetos em tais locais, mudarem isso só com investimentos que modifiquem esta estruturação de distribuição geográfica... Tentar mudar isso com cotas regionais é gerar o espaço que aproveitadores criem projetos sem artistas, com baixa quantidade de publico, atendendo certamente interesses de alguns políticos... Claro que há significativas exceções que são merecedoras de serem avaliadas...

Acredito que esta na hora de aceitarmos a realidade do adensamento populacional, artístico e cultural em certas regiões geográficas e pararmos de reclamar quanto a alegados centralismos na região sudeste... Pois no sudeste tem mais projetos inscritos, mais artistas e mais publico que em outras regiões e isso é um fato que não da para ser mudado com artificialismos que gerariam sim a orfandade de muitos artistas criadores e do publico... Quem tenha duvida disso consulte os resultados detalhados do censo populacional. Sim os números falam por si e traduzem uma realidade geográfica inegável...

Outro aspecto é focarmos pro exemplo verbas dadas ao Circo de Solei ou a esta Cia de Opera... E já vi pessoas falando dos gastos de recursos dados a Bienal para a vinda de artistas do exterior expor no Brasil... Devemos criticar sim se os ingressos não sejam a valores populares ou gratuitos para obras subsidiadas e não criticarmos por seu volume de recursos... Pois se fossemos reclamar de volume de recursos deveríamos criticar os filmes que são dos produtos culturais dos mais caros e muitas vezes sequer atendem um publico significativo. Não podemos nutrir uma quase xenofobia cultural ou monetária, devemos sempre nos lembrar dos conceitos antropofágicos do modernismo e consumirmos o que de bom seja tal considerado arte elitista, do exterior, etc... Subsidiar uma Cia de opera me soa mais coerente do que ver tal recurso acabar na Fundação Sarney, onde segundo os noticiários eles não fizeram o projeto, torrarem as verbas em outras coisas e o MINC teve que os obrigar a devolver o dinheiro... Mais escandaloso são algumas pretensões evangélicas , que tentam alegar que seus templos são manifestações culturais no sentido de incorporar as verbas da cultura nos dízimos que vão para os bolsos dos "bispos"... E continuam fazendo pressão neste sentido nos bastidores , o que é perigoso pois ampliaram a base da sustentação política que podem dar ao governo atual...

Já que falamos em verbas façamos uns cálculos, 12 milhões: da para fazer duas ou 3 montagens de operas, 1/4 de um filme, 1 festa de cultura popular de grande porte, 5 eventos de cultura popular de pequeno ou médio porte, 30 shows musicais de artistas de primeira linha, 80 shows musicais de artistas de iniciantes e medianos,10 montagens teatrais de grande porte, 171 montagens teatrais medianas e pequenas, 4 exposições de arte de grande porte, 250 exposições de artes coletivas, individuais e salões muito bem organizados...

Ao avaliarmos tal realidade econômica sobre a produção artística e cultural notamos que o ponto de critica seria contra os filmes e não contra as operas, quantos filmes que recebem milhões e milhões são feitos e no fim das contas atendem a um publico ínfimo, ou terminam pirateados... Isso é muitos são tão ruins quem nem os piratas gastam mídias para copiá-los... Mas ninguém menciona isso... Se notarmos as artes plásticas e as festas populares de grande porte é as que atendem um maior publico e geram maior renda direta a artistas , a técnicos e assemelhados que fazem parte de suas estruturas de articulação... Mas não vejo ninguém levantando a bandeira de tais artes... A bandeira dos filmes é ruidosa e sempre gritam todos por mais verbas... Afinal os agentes que fazem o lobby a tal arte são mais celebridades que nas demais artes.

Ao criticarmos temos que ver o cenário real tanto nos aspectos geográficos como na real distribuição entre todas as artes, publico atendido, custo beneficio, etc.

Tudo isso torna a mudança de foco alegadamente dado as artes populares para artistas e todos os que fazem e criam arte uma opção saneadora de muitos vícios e defeitos que eram incorporados as boas intenções dos gestores culturais anteriores, tendo-se em mente que dentro da cultura popular existe um significativo leque de artistas e artesãos criando , focando-se quem faz a arte e não mais os atravessadores soa ser uma política cultural adequado ao atual cenário. E deixemos de lado estas equivocadas bandeiras de proporcionalidade distribuição numérica de verbas e foquemos a real proporcionalidade geográfica descortinada pelo novo censo populacional... não devemos trafegar com ilusões numéricas de igualitarismo dividindo-se a verba pelo numero de estados, pois nem todos tem o mesmo adensamento populacional.

de Wellington R Costa

Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, Cria comoção no universo cultural

 

Com uma simples frase, a recentemente empossada nova Ministra da Cultura, causa uma comoção em alguns setores culturais:

..."Mas, volto a dizer, e vou insistir sempre: com a criação no centro de tudo. A criação será o centro do sistema solar de nossas políticas culturais e do nosso fazer cotidiano. Por uma razão muito simples: não existe arte sem artista".
Muito obrigada.
Ana de Hollanda

O mais curioso e que alguns setores se revoltam contra tal alegação da ministra... Setores nos quais se prioriza não a criação e sim conceitos metafóricos que proporcionam verbas elevadas a instituições e indivíduos que não criam. Como respaldo justificador de suas criticas tentam criar um antagonismo entre valores de cultura popular contra valores artísticos criativos... Tal tentativa não é fundamentada, pois temos entre a cultura popular artistas populares e criadores... Muitas vezes não contemplados com verbas e políticas que eram direcionadas a conceitos pretensamente culturas que nenhum retorno artístico e pouco forneciam a sociedade. Reais cartórios pretensamente culturais podem ser quebrados se as verbas e enfoques das políticas culturais priorizarem os artistas criadores; tal faz com que o discurso da ministra cause tanto desconforto em alguns setores que estavam articulados para sorverem as verbas culturais e terão que mudar seu norte e focarem os artistas e não valores detentores de pedagogias equivocadas que consideram como cultura coisas que em muitos sentidos são quase irrelevantes.

Dificilmente me impressiono com o discurso de detentores de cargos políticos, mas desta feita fiquei impressionado como uma simples frase de alguém que conhece a fundo a arte e a cultura, detendo experiência previa na gestão cultural e artística proporcionou dentro do cenário artístico e cultural... É difícil um ministro realmente ascender os sonhos e as aspirações dos artistas e a nova ministra conseguiu isso com apenas uma frase... Agora e esperarmos para vermos as reais mudanças que a aplicabilidade de tal conceito acarretará.

Wellington R Costa