Mostrando postagens com marcador Palestra. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Palestra. Mostrar todas as postagens

Senac promove palestra sobre gestão do Museu da Língua Portuguesa

 

Na próxima segunda-feira (6/2), o Senac Lapa Scipião, em São Paulo, vai promover a palestra “Gestão do Museu da Língua Portuguesa”. O evento será comandado pelo diretor do museu e coordenador geral das oficinas culturais do Estado de São Paulo, Antônio Carlos de Moraes.

Com entrada franca, o encontro integra o ciclo de palestras Mercado de Trabalho dos Cursos de Pós-Graduação, promovido pelo Centro Universitário Senac. O ciclo, que ocorre durante todo o mês de fevereiro, também trará os temas Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, Roteiro Audiovisual  e Criação Cinematográfica, entre outros.

As apresentações serão ministradas pelos coordenadores dos cursos de pós-graduação. Para se inscrever, acesse a agenda de eventos do Senac.

*Com informações do site do Senac

MIS Recebe a World Photo São Paulo 2012

                                                          

 

                                                             

 

MIS Recebe a World Photo São Paulo 2012

A World Photo São Paulo está de volta ao Museu da Imagem e do Som e oferece aos fotógrafos de diversas áreas de atuação e níveis de profissionalização, a oportunidade de participar de workshops e exposições

 

Um mês inteiro será dedicado à reflexão sobre a fotografia durante a World Photo São Paulo que volta ao MIS, instituição da Secretaria do Estado da Cultura, com patrocínio da Sony Brazil à partir de 11 de janeiro. O evento é dedicado a fotógrafos de diversas áreas e níveis de profissionalização, e conta com dois workshops City Project, com Steve Pyke, fotógrafo da The New Yorker, e a exposição Winners Exhibition.

 

Ao longo da sua carreira, Steve Pyke – fotógrafo da The New Yorker desde 2004 – criou, desenvolveu e publicou um grande número de projetos pessoais. Publicou nove livros e teve exposições em países como Reino Unido, Europa, Japão e América do Norte e do Sul, imagens que compõem, ainda, coleções internacionais permanentes.

 

Nas últimas duas décadas, trabalhou coletando imagens para a série Faces Of Our Times (Rostos dos nossos Tempos), composta por retratos de seus filhos, Jack e Duncan, e que revela as alterações do rosto humano ao longo dos anos. Recentemente, completou outra série, a Apollo Astronauts (Astronautas da Apollo).

 

“O City Project é um programa de formação global que une todos os eventos da World Photo. Este projeto é voltado para entusiastas, amadores, semiprofissionais e, até mesmo, o público em geral. A ideia é encorajar a colaboração e conectar todos à um acontecimento internacional, assim, os participantes seguem sempre o tema ‘Retratos de uma Cidade’”, explica André Sturm, diretor executivo do MIS.

 

Student City Projects Workshop

Quatro universidades brasileiras vão participar do Student City Projects Workshop, com orientação de Steve Pyke. No encontro marcado para os dias 11, 12 e 13 de janeiro, estudantes de fotografia participarão de oficinas e farão a cobertura fotográfica do movimento Ocupa Sampa, no Vale do Anhangabaú.

 

Ao término do workshop, uma comissão julgadora selecionará os três melhores trabalhos. O primeiro colocado ganhará uma viagem a Londres com destino a Exchange World Photography Awards e ao World Photo 2012. Já o segundo e terceiro selecionados, receberam, respectivamente, duas câmeras fotográficas profissionais da Sony nos modelos Alpha A77 e Alpha A65.

 

As imagens vencedoras também serão expostas em uma mostra que acontece entre os dias 20 de janeiro e 12 de fevereiro.

 

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para: Ania@WorldPhoto.org ou Leandrovellutini@am.sony.com

 

City Projects Workshop

Entre os dias 13 e 15 de janeiro, Steve Pyke o workshop City Projects Workshop, no qual fotógrafos iniciantes e intermediários vão trabalhar as dinâmicas da reportagem fotográfica nas ruas de São Paulo e, também, os diferentes ângulos que podem ser utilizados nesta atividade.

 

Durante a atividade, os participantes também farão a cobertura fotográfica do movimento Ocupa Sampa, no Vale do Anhangabaú, no qual Steve Pyke vai dividir o grupo para fazer um registro geral da área para que, além de capturar imagens, sintam o espírito do lugar.

 

Todos os participantes serão registrados como Membro Premium, no site da WPO. E, assim como na oficina voltada para universitários, uma comissão julgadora vai selecionar os três melhores trabalhos. O primeiro prêmio será uma câmera profissional modelo Alpha A65. Já o segundo e o terceiro colocados vão ganhar, respectivamente, os modelos Alpha A35 e NEX C3.

 

O workshop tem o valor de R$ 50,00. Interessados devem fazer sua inscrição no site do MIS www.mis-sp.org.br.

 

Winners Exhibition

A abertura da exposição acontecerá junto à premiação dos projetos da City Projects, em 20 de janeiro, às 18h30, no Auditório MIS. Na mesma data, Alejandro Chaskielberg, vencedor do L’Iris d’Or (2011) da Sony World Photography Awards, na categoria Fotógrafo Profissional do Ano também realizará uma palestra.

 

Apresentada pelo segundo ano consecutivo no Museu da Imagem e do Som, Winners Exhibition oferece um panorama amplo das diversas tendências da fotografia contemporânea por meio das obras dos vencedores da Professional Competition e da Open Competition, prêmios organizados anualmente pela World Photography Organisation (WPO).

 

Em 2011, as competições receberam 105 mil inscrições vindas de 162 países e a eleição dos vencedores foi realizada pela Comissão Profissional de Jurados da World Photographic Academy. A partir desta seleção, o MIS realizou uma curadoria que resultou na mostra Winners Exhibition, que  integra a Sony World Photography Awards (WPA) e revela os destaques da competição internacional de fotografia mais abrangente do mundo, reconhecida por consagrar talentos do fotojornalismo e da fotografia artística e comercial.

 

A Comissão Profissional de Jurados da World Photographic Academy é formada pelos fotógrafos Elizabeth Zeschi, Julia Fullerton-Batten, Rena Effendi e RJ Muna; e por Francis Hodgson (crítico fotográfico, Financial Times); Liu Heung Shing (autor e fotógrafo vencedor do Prêmio Pulitzer); Elisabeth Biondi (editora fotográfica, The New Yorker Magazine); Pedro Meyer (fotógrafo e fundador do ZoneZero); Stephen Mayes (diretor-geral, VII Photo Agency); Terri Manduca (agente de fotógrafos); e Mike Trow (editor fotográfico, British Vogue).

 

Winners Exhibition

Abertura: 20.01.12 às 18h30

Visitação: de 21.01.2012 a 12.02.2012

Horário: terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h

Local: Espaço Expositivo 1º andar

Entrada: até 31 de janeiro, a entrada é gratuita. A partir de 04 de fevereiro, o ingresso no valor de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) valerá para todas as exposições do dia

Classificação etária: livre

 

 

Serviço

World Photo São Paulo

Data 11.01 a 12.02

Classificação etária livre

 

Informações para a imprensa – MIS

Clarissa Janini | clarissa.janini@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 312

Renata Forato | renata.forato@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 310

 

Informações para a imprensa – Secretaria de Estado da Cultura

Ciro Bonilha | cbonilha@sp.gov.br | (11) 2627-8166

Renata Beltrão | rmbeltrao@sp.gov.br | (11) 2627.8164

Ellen Oliveira | ellenoliveira@sp.gov.br | (11) 2627-8243

 

Marcel Duchamp e a dimensão sabática da arte com Veronica Stigge

Quando a arte sai de férias: Marcel Duchamp e a dimensão sabática da arte com Veronica Stigge

A ideia de um momento de repouso, com a interrupção do trabalho e da vida cotidiana, é fundamental para a arte moderna. Os encontros analisam como a pintura e a literatura do final do século XIX e início do XX tematizam esse instante na obra de artistas como Édouard Manet e Georges Seurat e nos textos de autores como Charles Baudelaire e Manuel Bandeira, entre outros. Num segundo momento, será examinado como a arte acaba por incorporar essa suspensão do trabalho em sua própria concepção, chegando à negação da própria noção de arte. Neste ponto, veremos o caso de Marcel Duchamp.

Programa
7 de fevereiro
    Suspensão como tema: O almoço sobre a relva, de Manet, Um     domingo à tarde na Ilha da Grande Jatte, de Seurat, O convite à     viagem, de Baudelaire e Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel     Bandeira
8 de fevereiro
    Suspensão como procedimento: o caso Marcel Duchamp. Giorgio     Agamben e a noção de inoperância
9 de fevereiro
    Duchamp e a suspensão da pintura: os readymades
10 de fevereiro
    Duchamp e a suspensão da arte: o xadrez e a obra secreta,    Etant donnés. 1° La chute d’eau, 2° Le gaz d’éclairage

Veronica Stigger é escritora e crítica de arte. Professora de pós-graduação em História da Arte na FAAP e colunista do programaEntrelinhas, da TV Cultura, publicou O trágico e outras comédias(7Letras, 2007), Gran cabaret demenzial (Cosac Naify, 2007) e Os anões (Cosac Naify, 2010).

Quando a arte sai de férias:
Marcel Duchamp e a dimensão sabática da arte

com Veronica Stigger
7, 8, 9 e 10 de fevereiro
segunda a quinta, 16 às 18h
R$ 170

inscrições
centro universitário maria antonia
3° andar – sala de cursos
segunda a sexta, das 10 às 18h

descontos
20% para estudantes e professores
40% para terceira idade
30% para Associação de Amigos do Maria Antonia

informações
3123 5213/5214
cursosma@usp.br
http://www.usp.br/mariantonia

Fonte: Forum Permanente

Sinapesp

CC da Juventude apresenta mesa-redonda Arte como Ferramenta Política

O Centro Cultural da Juventude apresenta em 12/02/11, às 16h, a mesa-redonda Arte como Ferramenta Política: como Transformar a Realidade Através da Arte?. Os participantes são: Monica Nador (artista plástica e criadora do JAMAC - Jardim Miriam Arte Clube); Cibele Lucena (artista visual, educadora e integrante dos coletivos Contrafilé, Frente 3 de Fevereiro e Política do Impossível); e Vermelho Queimado (artista plástico e grafiteiro). A mediação é de Bruno Perê (artivista visual).

Centro Cultural da Juventude | av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, tel. (11) 3984-2466. http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br

Fonte: Mapa das Artes

1º ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL

O CULTURA BRASIL 2011 – 1º ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL, a ser realizado no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro, no dia 03 de maio de 2011, reunirá agentes dos setores cultural, social e das áreas que fazem interface com a cultura, em âmbito nacional.
PAVILHÃO – ENCONTRO DE NEGÓCIOS – 60 estandes.
SEMINÁRIOS: Espaço destinado para as palestras gratuitas que serão realizadas durante todo o dia, dando ênfase aos seguintes temas: Palestra I - Empreendedorismo Cultural; Palestra II - Plano de Negócios Estratégicos; Palestra III - Administração de Organizações Culturais; Palestra IV - Leis de Incentivo à Cultura; Palestra V - Técnicas de Negociação para Captação de Recursos; Palestra VI - Elaboração de Projetos; Palestra VII - Gestão Cultural; Palestra VIII - Administração Financeira, Orçamentos e Prestação de Contas.
WEB – Sala de Imprensa/Transmissão via WEB TV, com chat abertura para perguntas.
O CULTURA BRASIL 2011 - 1º ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL – é um projeto desenvolvido que visa o encontro de projetos e negócios entre:
Empresários e produtores culturais – com projetos de qualidade e necessidades de compra de produtos e serviços;
Agentes sociais – com seus projetos sociais e necessidades de compra de produtos e serviços;
Fornecedores de produtos e serviços para as áreas da cultura e para o terceiro setor;
Patrocinadores e Investidores de projetos culturais, sociais e das áreas que fazem interface com a cultura;
Agentes de setores que fazem interface com a Cultura – esporte, turismo, gastronomia, meio ambiente, lazer, ciência, tecnologia, comunicação, educação, moda e outros – com seus projetos e necessidades de produtos e serviços.
Serão criados foruns permanentes de negócio, através da instalação de uma Rede Digital de Projetos Sócio-Culturais no site www.portalculturabrasil.com.br, com o compromisso de não se encerrar as negociações no ENCONTRO, mas sim, continuar comprando e vendendo, reunindo agentes de forma permanente e cada vez mais ampliada, com critérios de seleção de qualidade, ao longo dos meses pós-evento.
Disponibilizar o Catálogo Digital de Negócios e Agentes Sócio-Culturais no PORTAL, divulgação de serviços relacionados à cultura.
Local:
Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro
Av Paulo de Frontin, 01
O Encontro tem como estimativa a participação de:
5.000 visitantes;
640 Participantes nas Palestras;
60 expositores;
1.000 agentes culturais cadastrados no PORTAL, para divulgação de seus produtos e/ou serviços;
Formação de banco de dados de todos os participantes do ENCONTRO, para formação de rede digital;
Divulgação de todos os números apurados durante o ENCONTRO (participantes, empresas visitantes e sumário dos principais resultados obtidos e mensurados pela realizadora).
O público alvo abrangido no Encontro será de: profissionais, artistas e estudantes da área cultural e áreas que fazem interface, sem distinção de idade ou classe social, pois a entrada será franqueada ao público.
O segmento empresarial abrangido no Encontro será de micro e pequenas empresas ligadas a cadeia produtiva cultural, e também, de empresas patrocinadoras brasileiras.
A abrangência do Encontro será à nível nacional, não havendo qualquer restrição nas participação de empresas, desde que sediadas no Brasil.

Ciclo de Palestras no Vertigem - Intervenções

Teatro da Vertigem realiza ciclo de palestras sobre intervenções artísticas em espaços públicos

 

 O Teatro da Vertigem realiza entre os dias 1º e 9 de setembro de 2010, em sua sede, o ciclo de palestras "Intervenções Artísticas em Espaços Públicos". O evento traz profissionais de renome, como o arquiteto e crítico Guilherme Wisnik, o Grupo Bijari, a arquiteta e urbanista Evelyn Furquim Werneck Lima e o artista plástico Eduardo Srur. As palestras acontecem na sede do grupo (Rua Treze de Maio, 240 1º andar, Bela Vista, São Paulo) e contam com o patrocínio da Petrobrás, também patrocinadora oficial da companhia teatral.

Organizado por Antonio Araújo, diretor artístico do Teatro da Vertigem e professor do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, esse Ciclo de Palestras integra um processo de pesquisa e criação para conceber um novo espetáculo com previsão de estreia em 2011, e que terá como pano de fundo o bairro do Bom Retiro. Dentro desse processo, já foram realizados diversos seminários que abordaram assuntos relacionados à região, como imigração, trabalho e multiculturalismo.

O evento reflete o próprio histórico criativo do Teatro da Vertigem: uma investigação de espaços não-convencionais para a encenação de seus espetáculos, buscando um diálogo concreto com a cidade.

 Sede do Teatro da Vertigem

Rua Treze de Maio, 240 1º andar, Bela Vista, São Paulo

Horário: 19h30

Fone: 11 3255 2713 – Entrada Franca

Lotação: 50 lugares   

Patrocínio do grupo: Petrobras

www.teatrodavertigem.com.br

 

Mac Encontro Com Os Artistas

image

MAC USP SP

http://www.mac.usp.br/mac/O_MAC_encontra_os_artistas/O%20MAC%20ENCONTRA%20OS%20ARTISTAS.htm

Encontros Sobre Grandes Questões da Arte Atual

Paço das Artes promove encontros sobre grandes questões da arte atual

No mês de agosto, a relação da arte com a educação e novas mídias ganha espaço nos Diálogos Estéticos promovidos pelo Paço Educativo

Para viabilizar um ambiente participativo capaz de estimular diferentes reflexões sobre as etapas do fazer e do pensar a arte e a arte-educação nos nossos dias, o Paço Educativo abre seu espaço para os Diálogos Estéticos - 10 encontros sobre arte contemporânea. No período de 18 de maio a 28 de outubro, em dois encontros mensais (com pausa no mês de julho), sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, críticos de arte, professores, educadores e artistas dividirão a mesa para expor seus pontos de vista em busca de uma ampliação da compreensão de valores da produção contemporânea em alguns de seus diferentes aspectos, mostrando as intersecções com outras áreas do saber.

No dia 05 de agosto, aconteceu o encontro Arte e Educação, com o educador e artista Carlos Barmak e o artista Jorge Menna Barreto. O segundo encontro do mês acontece no dia 19 de agosto e tem como tema Arte e Novas Mídias. A crítica de arte Christine Mello e a artista e pesquisadora Daniela Kutschat apresentam projetos que evidenciam as relações entre pensar e dar forma em sistemas digitais. O recorte proposto inclui exemplos de poesia/escrita em código, mapas e modelos de visualização de dados e ideias, além de paisagens e narrativas multidimensionais.

Sobre os palestrantes

Carlos Barmak é educador, artista plástico e compositor. Participa da equipe de coordenação do setor educativo da 29º Bienal Internacional de São Paulo.

Jorge Menna Barreto é artista, mestre em poéticas visuais pela USP e doutorando pela mesma instituição.

Chistine Mello é historiadora e crítica de arte.

Daniela Kutschat é artista e pesquisadora.

S e r v i ç o

Diálogos Estéticos – 10 encontros sobre arte contemporânea

05.08 das 19h30 às 21h30 | Arte e Educação | Carlos Barmak e Jorge Menna Barreto

19.08, das 19h30 às 21h30 | Arte e Novas Mídias | Chistine Mello e Daniela Kutschat

Gratuito. Inscrição por telefone ou mediante envio de e-mail para educativo@pacodasartes.org.br. Seleção por ordem de inscrição.

Local: Paço das Artes

Endereço: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo

Tel: (11) 3814-4832 |Site: www.pacodasartes.org.br

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado

Núcleo educativo

Informações e agendamento de visitas orientadas para grupos

Tel: (11) 3814-4832 / ramal 4

Informações para a imprensa

Caroline Carrion: caroline@mis-sp.org.br   |  2117-4777, ramal 312

O MAC ENCONTRA OS ARTISTAS

Museu promove encontros semanais com artistas emergentes brasileiros, que falam ao público sobre suas produções

Sob nova direção e com a perspectiva de ocupar nova sede, o Museu de Arte Contemporânea da USP propõe, com a série de encontros O MAC ENCONTRA OS ARTISTAS, estabelecer novas relações entre o Museu e a arte emergente da cidade e do país, característica que por muitos anos marcou as atividades do MAC USP. Organizado em conjunto com o Grupo de Estudos em Crítica e Curadoria do Depto. de Artes Plásticas da ECA USP, a série pretende ser um espaço de apresentação e debate da nova produção artística brasileira e plataforma para uma ação efetiva do MAC USP junto à comunidade artística e ao grande público.

Programação

Agosto

10   SOFIA BORGES

17   MARCO WILLIANS

24   GILBERTO MARIOTTI

31   GUILHERME PETERS

Setembro

8    FELIPE PRANDO

14   DEYSON GILBERT

21   MARLON DE AZAMBUJA

28   LUCIANA OHIRA/SERGIO BONILHA

Outubro

5    FÁBIO TREMONTE

19   VITOR CESAR

Novembro

16   FERNANDO PIOLA

23   PINO

Horário

17 às 19 horas

Público

Interessados em geral

Local

Auditório do MAC USP Cidade Universitária

Rua da Praça do Relógio, 160

Entrada Franca

Não é necessária inscrição prévia

Informações para o público

3091.3559

ceema@usp.br

Contato com a imprensa

Sérgio Miranda - jornalista
imprensa e divulgação
M
useu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 3091.3018 I 3091.1118 I smiranda@usp.br
www.mac.usp.br
twitter.com/mac_usp

I Encontro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil

I Encontro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (I RPCFB)

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy, estiveram neste domingo, 30 de maio, na solenidade de encerramento do I Encontro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (I RPCFB), realizado em Brasília durante quatro dias, a partir da última quinta-feira, dia 27.
O primeiro grande encontro nacional reuniu, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, fotógrafos e representantes de diversos festivais, galerias, museus, escolas e de outras iniciativas de todo o Brasil ligadas à fotografia.
Durante a cerimônia, o ministro Juca Ferreira reforçou a necessidade de reforma do modelo de fomento, para atender fotógrafos de todas as regiões do país. “É preciso que a fotografia esteja na sala de aula, nos museus, nos espaços públicos, nos encontros de cultura brasileira no exterior”, enfatizou.
Ele lembrou que, no começo dessa gestão, em 2003, durante encontros sobre artes visuais, alguns artistas do segmento não aceitavam a fotografia como arte. “A fotografia é um suporte importante, um limiar entre a realidade e a criação de uma maneira fantástica, sendo que alguns decolam mais para a criação, enquanto outros mantêm esse diálogo com a realidade, mesmo recriando e dando um sentido a nosso cotidiano”, expressou Juca Ferreira.
O secretário executivo Alfredo Manevy afirmou que, ainda este ano, o Ministério da Cultura deve lançar fundos setoriais para aumentar o investimento público direto nas artes e que o fundo das artes visuais vai injetar orçamento direto na produção fotográfica.
Políticas Públicas
O I Encontro da RPCFB teve como finalidade o debate de diversas questões, dentre elas, a elaboração de políticas públicas de desenvolvimento para o setor.
Outros temas interessantes envolveram a produção cultural da fotografia brasileira, destacando-se a fotografia sob o impacto das novas mídias, fotografia e inclusão sócio-cultural, fotografia e memória, além de gestão cultural nessa área. Ao final do encontro, foram apresentadas 200 propostas ao MinC.
A Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil foi criada em 2009, a partir da elaboração da Carta de Paraty, documento  extraído do 1º Encontro de Agitadores Culturais da Fotografia no Brasil, realizado durante a 5ª edição do Paraty em Foco. Em dezembro do ano passado, Iatã Cannabrava e outros representantes da RPCFB entregaram ao ministro Juca Ferreira, em Brasília, o documento. Saiba mais.
Atualmente, 95 iniciativas integram a Rede para fortalecimento do trabalho dos autores. Por meio da RPCFB são propostas ações de cooperação na formulação de políticas públicas capazes de difundir e consolidar a produção fotográfica no país. A pesquisa e o mapeamento da fotografia brasileira também fazem parte das principais pautas da agenda da rede.
Brasília 50 Anos - No dia da abertura do Encontro, o Ministério da Cultura, a Associação dos Fotógrafos Fototech e a Galeria Casa da Luz Vermelha apresentaram a exposição Brasília 50 Anos, dos fotógrafos Anderson Schneider, Cristiano Mascaro, Dorival Moreira, Samuel Cytrynowicz e Sérgio Jorge, com curadoria de Rosely Nakagawa, que estará em cartaz até 20 de junho, na Casa da Luz Vermelha (Clube da Asbac – SCES Trecho 2, Conjunto 31).

Imagens do Futuro – Educação Patrimonial


DUO Informação e Cultura - Introdução à linguagem e produção audiovisual
A DUO Informação e Cultura e a produtora Emvideo Ilha de Manhattan oferecem, de 21 de junho a 5 de setembro, um curso a distância inédito: trabalhar o uso da linguagem audiovisual com a perspectiva da preservação e valorização do patrimônio cultural. Em sua 1ª edição, o curso IMAGENS DO FUTURO: Educação Patrimonial, será ministrado por meio da plataforma EAD|DUO de educação a distância e irá discutir conceitos, técnicas e especificidades da linguagem audiovisual. Serão trabalhados temas como a contextualização histórica da produção videográfica, a redação de argumento e roteiro, produção, fotografia e iluminação, som, edição e direção. Os alunos serão motivados a refletir sobre o uso expressivo e criativo dos recursos técnicos e estéticos que a tecnologia digital proporciona e as suas possibilidades de aplicação nos processos de educação patrimonial.
Serão propostas discussões teóricas sobre a cultura e a história oral, políticas de proteção, conscientização e valorização do patrimônio cultural. O objetivo final do curso é a produção de vídeos de curta duração que representem registros sintéticos de bens culturais, eleitos pelos próprios alunos, e que sejam gravados e editados por eles mesmos, com a utilização de mídias móveis (telefones celulares e afins) e softwares de edição (baixados gratuitamente pela internet).
As oficinas estão abertas a estudantes da área de Ciências Humanas, Artes, agentes públicos de cultura, produtores culturais e demais interessados na questão da preservação do patrimônio cultural. Os participantes devem providenciar um telefone celular ou câmera fotográfica digital com a função de gravação de vídeo para uso na oficina. Ao final, todos receberão Certificado de Participação.
Valor do curso:  R$ 750,00
(em três parcelas iguais ou à vista com 10% de desconto).
Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pelo site www.duo.inf.br
Mais informações:  (31) 32246700  ou  curso@duo.inf.br
Sobre a DUO Informação e Cultura
A DUO Informação e Cultura, com sede em Belo Horizonte (MG), atua desde 1999 em consultoria, planejamento e gestão para instituições e iniciativas culturais, investindo na formação e na qualificação do profissional do setor, além de disponibilizar informações aplicadas à área.
Desde o ano 2000, a DUO coordena cursos presenciais na área de Gestão Cultural. Em 2005, lançou sua plataforma de ensino a distância com o curso Gestão Contemporânea da Cultura - primeiro em língua portuguesa do setor. Até o momento, já realizou inúmeros cursos com a participação de alunos de todo Brasil e, também, de outros países como Portugal, Espanha, França, México, Paraguai e Argentina. www.duo.inf.br
Sobre a Emvideo Ilha de Manhattan
A EMVIDEO iLHA dE ManhaTTan possui ampla experiência na divulgação da educação patrimonial e no registro da história oral e dos costumes, tradições e especificidades sócio-culturais de comunidades de MG por meio da linguagem videográfica. Já desenvolveu projetos na área em cidades como Barão de Cocais e Ouro Branco, dentro do programa Vivo Lab, e Ouro Preto e Mariana, com o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.
A atividade de arte-educação da EMVIDEO busca conscientizar os moradores das cidades em que atua para a importância de se conhecer, valorizar e registrar o patrimônio cultural e, assim, promover e incentivar o protagonismo na proteção de marcos culturais representativos das regiões em que vivem. As oficinas de vídeo visam, ainda, incentivar propostas artísticas inovadoras e pesquisas de linguagens audiovisuais. www.emvideoilhademanhattan.blogspot.com

O Poder da Cultura em Brasília (DF)

 

Nos dias 7 e 8 de junho, a Capital Federal sediará o curso de capacitação em Gestão Cultural “O Poder da Cultura”. Ministrado por Leonardo Brant, o programa é voltado para artistas, agentes culturais, estudantes e pesquisadores do tema, interessados em trocar experiências e aprimorar conhecimentos.

O objetivo do curso é apresentar novos paradigmas conceituais, identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção de políticas culturais, explorar os cenários nacional e internacional e propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento.

Com 16 horas/aula, o programa inclui temas como política cultural – teoria e prática, indústrias culturais na era global, marketing cultural, investimento privado, direitos e liberdades culturais e cooperação internacional.

Direcionado a pesquisadores e profissionais atuantes da área cultural, o curso introduz ao participante o universo conceitual, a estrutura e o funcionamento dos organismos nacionais e internacionais, com análise de casos e participação de profissionais de destaque em gestão pública e privada de cultura. O programa é complementado com material audiovisual e literatura especializada de pouco acesso.

A intenção do curso é desenvolver o senso crítico e ativar habilidades de conversação e diálogo, capacitando o participante a:

- Compreender as contradições do nosso processo civilizatório e seu atual estágio;

- Assumir a cultura como a amálgama capaz de oferecer uma visão complexa dessas contradições.

- Buscar formas de construir novos sistemas sociais capazes de lidar com essas contradições, tendo o humano como ponto de partida.

O programa facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural.

Conteúdo programático:

Módulo 1 – CULTURA É PODER

1. Cultura: chave-mestra da sociedade

2. Política Cultural: teoria e prática

3. Cidadania Cultural

4. O Estado e a organização da cultura

Módulo 2 – O PODER DO MERCADO

1. A (de)formação do mercado cultural brasileiro

2. O Estado e o mercado

3. Negócios culturais sustentáveis

4. Indústrias culturais na era global

Módulo 3 – O PODER DO MECENATO

1. História do Mecenato

2. Marketing Cultural

3. Cultura e Cidadania Corporativa

4. Responsabilidade Cultural

Módulo 4 – O PODER DA DIVERSIDADE

1. Globalização e Culturas Locais

2. Direitos e Liberdades Culturais

3. Depois da Convenção da Unesco

4. Cooperação Internacional

Facilitador: Leonardo Brant – Pesquisador de políticas culturais e presidente da Brant Associados. Criou e edita Cultura e Mercado. Autor do livro O Poder da Cultura, entre outros, Leonardo fundou o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha) e o CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura. É também diretor documentário Ctrl-V :: VideoControl, sobre a indústria e as políticas para o audiovisual.

SERVIÇO:

Data: 7 e 8 de junho de 2010, das 14 às 22h.

Local: Centro de Estudos da UNACON, SCS Quadra 8, Bloco B50 , 4º. Andar. Edifício Venâncio 2000 (ao lado do Pátio Brasil). Brasília/DF.

Informações e inscrições: Mirella Malta – Assessoria e Capacitação em Gestão Social, Cultural e do Terceiro Setor

Telefone: (61) 9273-9002

E-mail: mirellamalta@globo.com

Website: www.mirellamalta.com.br

Cursos Livres de Artes Cultura

A formação na área artística, na cidade de São Paulo ,não passa apenas pelas vielas Universitárias. Em vários pontos da cidade podemos encontrar relevantes cursos formadores tanto nos aspectos práticos como teóricos que rivalizam em pé de igualdade com o que é ministrado no nível superior.

A diversidade de propostas indo do quase artesanato a manifestações artísticas que utilizam a mais elevada tecnologia são marcantes.

Pessoalmente minha formação além das obtidas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo (Febasp), na Eca da USP e na Faap pararam por inúmeros estabelecimentos que promovem cursos os quais em muitos casos eram tão densos quanto os universitários; se tal situação era uma verdade nas duas décadas finais do século passado ainda é uma realidade mais profunda hoje.

Listagem dos locais que ministram cursos livres de arte e cultura:

 

Oficinas Culturais – Sempre com Vagas Abertas

 

O Governo de São Paulo mantem de forma continuada oficinas culturais gratuitas, seis na capital e 15 no interior.

O programa será composto de diversas atividades, como workshops, palestras, ciclo de filmes, aulas abertas e cursos de curta duração. Serão abrangidas pela iniciativa as áreas de teatro, música, artes plásticas, dança, fotografia, circo, gestão cultural e audiovisual, entre outras.

As atividades serão realizadas nas cidades de São Paulo (bairros Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Vila Brasilândia e São Miguel Paulista), São José dos Campos, Ribeirão Preto, Limeira, São José do Rio Preto, Iguape, Bauru, Sorocaba, São João da Boa Vista, Campinas, Araraquara, Santos, São Carlos, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente.

A programação completa está disponível em:

 www.oficinasculturais.org.br.

V Seminário da Diversidade Cultural

 

Encontro discutirá as dificuldades para a proteção e promoção da Diversidade Cultural no Brasil

diversi O Observatório da Diversidade Cultural realiza, amanhã e depois (20 e 21), no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, o V Seminário da Diversidade Cultural. O evento, que tem patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, tem como objetivo debater os aspectos e as dimensões transversais, que fazem parte dos desafios encontrados pelas instituições públicas e pela sociedade civil em suas ações para a proteção e a promoção da diversidade cultural.

Na sua quinta edição, o Seminário destacará questões como: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade; Comunicação e Informação para a Diversidade; e Biodiversidade e Diversidade Cultural. Além disso, a plenária, formada por gestores públicos, privados e pela sociedade civil, discutirá a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela UNESCO em 2005 e promulgada pelo Brasil em 2007.

O tema de abertura do evento, que acontecerá a partir das 19 horas, no dia 20, será  A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade. Participarão da mesa a coordenadora de Fomento à Identidade e Diversidade/MinC, Giselle Dupin, Jurema Machado, pela UNESCO/Brasil e Gustavo Lins pela Universidade de Brasília (UnB).

O V Seminário da Diversidade Cultural reunirá personalidades e estudiosos do Brasil e do Mundo, como o professor da Universidade Carlos III de Madri e membro do Observatorio de Cultura y Comunicación, Fundación Alternativas, Luiz A. Albornoz. Ele integrará, no dia 21, a mesa temática Comunicação e Informação para a diversidade. Participarão também dos debates, Giselle Dupin, como representante do Ministério da Cultura e Ponto de Contato da UNESCO no Brasil para a Convenção de 2005, e Gilson Schwartz, economista, sociólogo, jornalista e professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Também no dia 21, participam das discussões sobre a temática Estado, Sociedade Civil e Mercado no Processo da Convenção da UNESCO, Paulo Miguez e Mariela Pitombo pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Giuliana Kauark pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e José Marcio Barros pelo Observatório da Diversidade Cultural.

O Seminário termina às 19h30, do dia 21, com a palestra sobre Biodiversidade e Diversidade Cultural“, ministrada por Laure Emperaire, do Institut de Recherche pour le Développement da França.  O V Seminário da Diversidade Cultural tem a parceria da UNESCO e do Observatório do Instituto Itaú Cultural, e o patrocínio do Ministério da Cultura e da Arcelor Mittal.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 20, às 19 horas

Tema: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade
Dia 21, às 14 horas

Tema: Estado, Sociedade Civil e Mercado no Processo da Convenção da UNESCO
Dia 21, às 16h30min

Tema: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade

Dia 21, às 19h30min

Tema: Biodiversidade e Diversidade Cultural

Serviço:
V Seminário da Diversidade Cultural
Dias:20 e 21 de maio
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1.201 - Centro
Informações pelos telefones: (31) 3213-4320 e 3224-4949.

Programa de Iniciação Artística SP/SP

Programa de Iniciação Artística abre inscrições para arte-educadores de artes visuais, dança, música e teatro

Interessados em participar do processo podem se inscrever no período entre 31 de maio e 2 de junho

A Secretaria Municipal de Cultura abre inscrições para artistas de artes visuais, dança, música e teatro que queiram participar como artistas educadores do Programa de Iniciação Artística, o PIÁ, nos Centros Educacionais Unificados e nos equipamentos culturais da Prefeitura de São Paulo. Os interessados podem se inscrever no período entre 31 de maio e 2 de junho, entre 10h e 16h.
O PIÁ é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação que atende gratuitamente crianças de 05 a 14 anos oferecendo aulas coletivas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro num trabalho contínuo de iniciação, que ao respeitar os elementos comuns e específicos de cada linguagem visa a integração das mesmas.
O objetivo desse trabalho é despertar o interesse da criança pelas linguagens artísticas ao promover uma aprendizagem baseada no fazer artístico, na criatividade e expressividade, no conhecimento histórico, no senso crítico e estético, no respeito pelas diferenças e pelas diferentes culturas.
Os interessados devem ler o edital por inteiro (que pode ser baixado aqui: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/edital_pia_1274288039.pdf) e realizar sua inscrição pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Cultura, à Av. São João, 473 – recepção. O início dos trabalhos para aqueles que forem contratados está previsto para agosto de 2010.

Fonte: Prefeitura do Município de São Paulo

Capacete e 29ª Bienal promovem palestra e lançamentos de livro e de biblioteca


 

O Capacete Entretenimentos e a 29ª Bienal de São Paulo promovem no Teatro de Arena em 26/05/10, às 20h, com entrada franca, uma palestra performativa da pesquisadora e professora Teresa Riccardi (Buenos Aires / Argentina; 1972) e dos artistas Julia Rometti (França; 1975) & Victor Costales (Equador; 1974). Os dois últimos também lançam o livro “Without Rain Partial Nights Aerial Days”, da coleção “Livros para…”, do Capacete. A publicação foi concebida a partir de uma coleção de cartões-postais feitos durante a estadia de três anos dos artistas na América Latina. Na ocasião também é inaugurada no local a biblioteca de catálogos da Bienal (Arquivo Wanda Svevo), que estará aberta ao público de quarta a sábado, das 15h às 20h.
Teatro de Arena | r. Dr. Teodoro Baíma, 94. Perto do Metrô República.

Fonte: Mapa das Artes

Destaques da semana - SP

 

Mais uma semana começa com as dicas culturais do Catraca Livre. Confira os destaques e aproveite seus próximos dias.

Segunda-feira, 24
Quem abre a programação é o Seminário “Bom Retiro: Sociabilidade Urbana e Segregação”, realizado pelo Teatro da Vertigem. Leia mais

Terça –feira, 25
Na terça, quem sobe aos palcos do Studio SP é a Banda “Achamos Belchior”. Leia mais

Quarta-feira, 26

Já na quarta, o terror toma conta da Mostra de cinema 20th Century Fox. Leia mais

Quinta – feira, 27
Para quinta, a dica é a apresentação do grupo Together Apart no Itaú Cultural. Leia mais

Sexta-feira, 28
E fechando sua semana, uma ótima pedida é a abertura da segunda edição da Festa do Teatro.Leia mais

Fonte: Catraca Livre

Mitologia Grega é tema de curso em São Paulo

 

Durante três sábados, a começar por este (22), a escola Gaia abre espaço para o curso Indrodução à Mitologia Grega, ministrado pelo professor Rodrigo Reis. As aulas, que devem somar 20 horas ao final do módulo, visam fornecer um processo unificador e metódico para o estudo dos mitos. Arquétipos das mitologias greco-romana e afro, além dois fundamentos da cultura brasileira, integram a ementa.
Serviço
Endereço: Rua Afonso de Freitas, 367.
Data: A partir de 22 de maio.
Mais informações: (11) 5084-3256.