Nos dias 7 e 8 de junho, a Capital Federal sediará o curso de capacitação em Gestão Cultural “O Poder da Cultura”. Ministrado por Leonardo Brant, o programa é voltado para artistas, agentes culturais, estudantes e pesquisadores do tema, interessados em trocar experiências e aprimorar conhecimentos.
O objetivo do curso é apresentar novos paradigmas conceituais, identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção de políticas culturais, explorar os cenários nacional e internacional e propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento.
Com 16 horas/aula, o programa inclui temas como política cultural – teoria e prática, indústrias culturais na era global, marketing cultural, investimento privado, direitos e liberdades culturais e cooperação internacional.
Direcionado a pesquisadores e profissionais atuantes da área cultural, o curso introduz ao participante o universo conceitual, a estrutura e o funcionamento dos organismos nacionais e internacionais, com análise de casos e participação de profissionais de destaque em gestão pública e privada de cultura. O programa é complementado com material audiovisual e literatura especializada de pouco acesso.
A intenção do curso é desenvolver o senso crítico e ativar habilidades de conversação e diálogo, capacitando o participante a:
- Compreender as contradições do nosso processo civilizatório e seu atual estágio;
- Assumir a cultura como a amálgama capaz de oferecer uma visão complexa dessas contradições.
- Buscar formas de construir novos sistemas sociais capazes de lidar com essas contradições, tendo o humano como ponto de partida.
O programa facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural.
Conteúdo programático:
Módulo 1 – CULTURA É PODER
1. Cultura: chave-mestra da sociedade
2. Política Cultural: teoria e prática
3. Cidadania Cultural
4. O Estado e a organização da cultura
Módulo 2 – O PODER DO MERCADO
1. A (de)formação do mercado cultural brasileiro
2. O Estado e o mercado
3. Negócios culturais sustentáveis
4. Indústrias culturais na era global
Módulo 3 – O PODER DO MECENATO
1. História do Mecenato
2. Marketing Cultural
3. Cultura e Cidadania Corporativa
4. Responsabilidade Cultural
Módulo 4 – O PODER DA DIVERSIDADE
1. Globalização e Culturas Locais
2. Direitos e Liberdades Culturais
3. Depois da Convenção da Unesco
4. Cooperação Internacional
Facilitador: Leonardo Brant – Pesquisador de políticas culturais e presidente da Brant Associados. Criou e edita Cultura e Mercado. Autor do livro O Poder da Cultura, entre outros, Leonardo fundou o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha) e o CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura. É também diretor documentário Ctrl-V :: VideoControl, sobre a indústria e as políticas para o audiovisual.
SERVIÇO:
Data: 7 e 8 de junho de 2010, das 14 às 22h.
Local: Centro de Estudos da UNACON, SCS Quadra 8, Bloco B50 , 4º. Andar. Edifício Venâncio 2000 (ao lado do Pátio Brasil). Brasília/DF.
Informações e inscrições: Mirella Malta – Assessoria e Capacitação em Gestão Social, Cultural e do Terceiro Setor
Telefone: (61) 9273-9002
E-mail: mirellamalta@globo.com
Website: www.mirellamalta.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário