Galeria de arte itinerante faz sua terceira edição no próximo sábado, dia 25 de agosto - Além das paredes com a Walking Gallery São Paulo
Artistas da 2ª edição da Walking Gallery São Paulo
Fonte: http://galeriagrazini.blogspot.com.br/2012/08/galeria-de-arte-itinerante-faz-sua.html
Por Ana Rosa Colhado
Fotografias por Fernando Cavalcanti
Depois de passear pelas ruas de Pinheiros, Vila Madalena, República, Anhangabaú, Arouche e pelo minhocão, nas suas duas primeiras edições, no sábado dia 25 de agosto, os “art walkers” vão levar suas obras para passear pelas regiões da Bela Vista, Jardins e Consolação na terceira edição do Walking Gallery São Paulo. O ponto de encontro dos artistas será às 14.30h na estação Brigadeiro do metrô de São Paulo. A exibição passa pelo itinerário da linha verde do metrô, na Avenida Paulista, Rua Augusta e arredores.
2ª edição da Walking Gallery São Paulo
O movimento cultural Walking Gallery propõe um novo formato de exibição de arte. Idealizado há três anos pelo arquiteto e artista catalão José Puig, o primeiro Walking Gallery (WG) foi em Barcelona, na Espanha. Hoje a marcha artística já se espalha por cidades como Londres e Buenos Aires, além de seis capitais espanholas.
Artistas ambulantes da Walking Gallery São Paulo
A estréia do WG no Brasil reuniu cerca de 16 artistas, e alguns entusiastas de arte e urbanismo, que levaram seus quadros para passear e chamaram a atenção de todos que estavam na rua. “Gostei dessa postura itinerante porque é livre e democrática. Tem tudo a ver com meu trabalho”, explica Carola Trimano, artista plástica do Ateliê Passáro de Papel que participou da primeira edição do WG SP. “Esse tipo de intervenção ajuda a romper alguns paradigmas engessados do mundo elitista. A arte deve ser compartilhada com todo tipo de gente e vivida nestes momentos inusitados de surpresas coloridas e andantes”, afirma Carola que já confirmou presença nessa terceira edição.
2ª edição da Walking Gallery São Paulo
No segundo passeio, 20 "art walkers" se encarregaram de montar a galeria de arte ambulante que, além de ocupar, por algumas horas, deu nova vida às ruas do centro paulistano.
2ª edição da Walking Gallery São Paulo
"Eu tenho a clara sensação de estar participando de um 'ataque-surpresa de cultura'. As pessoas ficam observando compenetradas.", conta a artista plástica Paula Portella, que já participou das duas primeiras edições da WG SP e se declara uma entusiasta deste novo modelo de exibição de arte.
1ª edição da Walking Gallery São Paulo
O objetivo do movimento é ampliar o espaço de exposição do trabalho do artista, ou seja, aumentar a sua visibilidade e mostrar o seu lado cidadão, por meio da ocupação do espaço público.
1ª edição da Walking Gallery São Paulo
O artista Conrado Zanotto, do showroom Art House PONDER70, acredita que esse tipo de movimento que propõe democratizar o acesso à arte dá oportunidade, também, àqueles que nem sempre buscam este tipo de informação.
1ª edição da Walking Gallery São Paulo
“Neste novo modo de exibição de arte a cidade fica mais colorida e aumenta a interação entre os artistas”, complementa Conrado, que tem trabalhos de grafite nas ruas e participou das duas primeiras edições do WG SP.
Quando: 25 de agosto de 2012
Horário: entre 14.30h e 18h ( seja pontual, por favor!)
Quanto: grátis
Ponto de encontro: Metrô Brigadeiro (na parte de cima) São Paulo - SP
Itinerário: metrô da linha verde e calçadas da região da Bela Vista, Consolação e Jardins
Traje: uma obra de arte (tela, gravura, foto, escultura etc) pendurada ou colada no corpo. Quanto maior melhor, mas deve ser confortável para caminhar bastante.
Contato: wgsaopaulo@gmail.com
CLIQUE AQUI PARA CONFIRMAR SUA PRESENÇA NA PÁGINA DO EVENTO:http://bit.ly/walkingalleryedicao3
Vídeos das edições anteriores:
- Estreia WG São Paulo maio/2012 http://www.youtube.com/watch?v=bHlMVNa-l8E&feature=player_embedded
- Vídeo edição 2 WG São Paulo julho/2012 http://www.youtube.com/watch?v=trtZl_qTsz0&feature=player_embedded
Nenhum comentário:
Postar um comentário