Projeto Solilóquio traz performer paulista a BH para apresentações únicas e gratuitas dias 4 e 5 de outubro
Belo Horizonte volta a ser cenário para o arrojado projeto "Solilóquio", do Zikzira Espaço Ação. Pela primeira vez
Cada apresentação é uma oportunidade para que o público se torne testemunha de um ato de ações físicas do performer. O espetáculo é criado a partir da experiência do artista baseada nos conceitos, técnicas e propostas do teatro físico e da dança. A gratuidade é uma estratégia para reunir pessoas de todas as classes, sejam artísticas, intelectuais, universitárias ou de baixa renda, para propagação da diversidade cultural.
Fukushima foi escolhido entre os mais de 300 artistas performáticos que se inscreveram de diversos estados brasileiros para disputarem uma oportunidade de apresentação nesta segunda edição do projeto, inspirado em idéias do pensador polonês Jerzy Grotowski.
A bailarina e coreógrafa do Zikzira, Fernanda Lippi, explica que o "Solilóquio" é um espaço para demonstrar o não confinamento das artes cênicas por dois motivos: permite ao artista a realização de cenas individuais e, ao espectador, um debate sobre o processo criativo da obra. Cada apresentação tem uma forma dramática de discurso em que o corpo manifesta os pensamentos e emoções em monólogos ou solos sem, necessariamente, se dirigir especificamente a qualquer ouvinte.
Fukushima conta que os 18 minutos do espetáculo "Entre Contenções" surgiram de sensações cotidianas, de uma urgência e necessidade de comunicação, um compartilhamento de questões humanas. "No desenvolvimento de uma linguagem corporal, criei possibilidades de construção de um ambiente a partir do movimento", relata.
O debate entre ator e platéia é parte essencial desse projeto ao final de cada apresentação. Essa interação proposta não é somente um espaço para perguntas direcionadas ao artista, mas, também, uma oportunidade para identificar as diferentes reações.
O projeto "Solilóquio" começou em maio deste ano com o espetáculo "Global Warning" apresentando pelo premiado bailarino sul-coreano Sung Hwa Kim. As próximas apresentações ocorrerão no final de outubro em parceria com a Cia. Híbridus.
A Cia Zikzira Teatro Físico tem patrocínio cultural do Programa Cena Minas.
AGENDA
EDUARDO FUKUSHIMA – SOLILÓQUIO
Data: 04 e 05/10 (20h)
Local: Zikzira Espaço Ação (Rua Laplace, 18A - Santa Lúcia / BH-MG)
Contato: (31) 3293-0833
ENTRADA FRANCA - Os ingressos podem ser retirados 1 hora antes do espetáculo. Censura Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário