Olhares Sobre o Sagrado
Milagres e Curas
Centro Cultural São Paulo - 23 a 28 de setembro
Galeria Olido - 30 de setembro a 03 de outubro
Com seu tema Milagres e Curas acontece a VI Mostra de Cinema e Religião de 23 a 28 de setembro no Centro Cultural São Paulo e de 30 de setembro a 03 de outubro na Galeria Olido. Destacando filmes que observam as religiões como meio de mitigar o sofrimento humano, assim como de responder a aspectos inexplicáveis do destino, seja através de fenômenos que fogem às leis que a ciência conhece: os Milagres, ou através de processos de cura, dentro das variadas tradições religiosas.
Os filmes selecionados esse ano abrangem além da produção brasileira, Holanda, Bangladesh, Itália, França e Irã, todos inéditos. A programação mescla trabalhos de diretores estabelecidos na sua parte retrospectiva e trabalhos de diretores novos. Numa sessão histórica temos registros antigos sobre religião e cura das décadas de 20 e 30.
Entre os destaques temos os documentaristas italianos Marco Leopardi e Costanzo Allione. O primeiro com 3 filmes indo do México com uma comunidade da Religião Menonita ao Budismo Tibetano na Índia através das palavras de uma criança monge, enquanto que Costanzo Allione nos brinda com sua série de 5 filmes sobre Mulheres de Poder na Ásia, com grandes curadoras das tradições xamânicas, islâmica, cristã e budista.
Iniciando uma visão audiovisual e procurando as interfaces entre cinema, vídeo, internet e as plataformas móveis de transmissão de imagens, teremos um programa com os vídeos vencedores da parte competitiva da mostra. Com até 3 minutos de duração, eles foram feitos em linguagem para transmissão por aparelhos de telefonia móvel, sobre o tema Milagres e Curas.
Nesse ano tivemos filmes oriundos do Religion Today de Trento e do Festival Internacional de Cinema de Dacca (Bangladesh). Contamos com o apoio da Cinemateca Brasileira, Cinemateca da Embaixada Francesa e da Ong Vídeonasaldeias e PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
César Augusto Sartorelli
Curador
DIA 23 de SETEMBRO
16h
Em Siracusa onde Chorou Maria
(Itália, 2006, cor, 25 min. Locução em português - suporte DVD)
direção: Carlo e Paola de Biase
Em 1959 uma pequena estátua da Virgem Maria "chorou" e foi filmada por várias pessoas. Temos aqui um trabalho que mostra vários desses filmes, alguns amadores inclusive, mostrando a atmosfera e emoções desse momento e depoimentos dos que alcançaram graças e milagres anos depois.
O Maratonista - Il Maratoneta
(Itália, 2007, cor, 56 min. Legendas em português - suporte DVD)
direção: Marco Leopardi
Luca Coscioni, maratonista e militante do Partido Radical Italiano, sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica. Por conta de sua doença tornou-se um exemplo da luta pelo uso de élulas tronco na pesquisa para cura de doenças, questionando a Igreja Católica que proíbe tais pesquisas, mostrando que sob certo ponto de vista a Religião, através de suas instituições, pode ser contrária a determinados processos de cura.
Casamento Proibido
(Brasil, 2002, cor, 56 min. - suporte DVD)
direção: Flavia Fontes
O filme conta a história de Hedir, paraplégico desde os 15 anos, que foi impedido pelo bispo de casar-se na Igreja Católica por causa de uma lei do Vaticano, segundo a qual um homem precisa ser capaz de copular para poder casar. Contado inteiramente pelas vozes do casal, de sua família, das pessoas da cidade e do padre local, o filme trata de amor, sexualidade e fé.
18h
Minha Noite com Ela - Ma Nuit Chez Maude
(França, 1969, PB, 110 min. Legendas em espanhol - suporte DVD
direção : Eric Rohmer.
elenco : Anne Dubot, Françoise Fabian, Guy Léger, Jean-Louis Trintignant, Marie-Christine Barrault.
Um dos clássicos da Nouvelle Vague foi indicado Ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original em 1970. O engenheiro Jean-Louis (Jean-Louis Trintignant) volta à cidade de Clermont depois de ter morado anos fora. Católico introvertido nutre uma paixão platônica pela loura Françoise (Marie-Christine Barrault), que ele encontra nas missas de domingo.
Um dia, durante um passeio, reencontra Vidal (Antoine Vitez), um velho amigo marxista. Ele o apresenta à sua namorada Maud (Francoise Fabian), uma divorciada inteligente e charmosa. Os três passam a noite no apartamento dela falando sobre filosofia e religião.
20h
Seleção Histórica e seleção de vídeo para celular
1 - TAMBOR DE MINA, TAMBOR DE CRIOULO E CARIMBÓ
(Brasil, 1938, PB, 4 min. e 38 seg. silencioso - suporte DVD)
direção: Luiz Saia
Documentário colhido no noroeste e norte brasileiros pela Missão de Pesquisas Folclóricas enviada pelo Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, traz o primeiro registro em película de três cultos afro-brasileiros: Tambor de mina, Tambor de Crioulo e Carimbó, em São Luiz do Maranhão.
2 - Aspectos Religiosos das Festas
(Brasil, 1936, PB, 1 min. 20 seg. silencioso - suporte DVD)
direção: Dina e Claude Levi-Strauss
3 - Praias
(Brasil, 1938, PB, 2 min, 57 seg. sonorizado - suporte DVD)
direção: Luiz Saia
Dança de comemoração dos primeiros frutos de Umbu feita pelos Índios Pancararus em Brejo dos Padres, Tacaratu, estado de Pernambuco
4 - Catimbó
(Brasil, 1938, PB, 5 min, 36 seg.- suporte DVD)
Direção: Luiz Saia
-Dança de culto afro-brasileira João Pessoa - Paraíba - Luiz Saia - 5'36''
5 - Congada do Divino
(Brasil, 1936, PB, 5 min. 08 seg. sonorizado - suporte DVD)
direção: Dina e Claude Levi-Strauss
Festa típica do Catolicismo popular com elementos africanos realizada em Lambari, Minas Gerais.
AS CURAS DO PROFESSOR MOZART
(Brasil, 1924, PB, 18 min., silencioso - 16 mm)
Produtora: Botelho Filme
O filme descreve uma série de curas milagrosas do Professor Mozart, médium espírita que atendia na Estação de Recreio. O Centro Espírita funciona num "velho casarão" que pela sua pobreza lembra "o estábulo onde nasceu o Cristianismo". A clientela do Professor constitui-se de doentes com os mais diversos problemas: "Tabes Dorsalis", "Tabes Spinalis" ou "encosto", paralisia parcial ou total, nefrite, "obsessão", "estado letárgico", epilepsia e "encefalite letárgica".
SELEÇÃO DE VÍDEOS PARA CELULAR
Hors Concours
Cílios (Eyeless)
(Suiça, 2008, Animação, 7 min., legendas em português - suporte DVD)
diretor: Marcel Hobi
A animação trata da superstição de que pegar um cílio, coloca-lo na mão fechada e fazer um desejo o faria ser realizado.
Selecionados:
Vídeo Arte (3 curtas experimentais)
Fénatismo
(Brasil, 2008, cor, 2 min. 18 seg. - suporte DVD)
Eternização
(Brasil, 2008, cor, 1 min. 5 seg. - suporte DVD)
Desvelamento
(Brasil, 2008, cor, 2 min. 14 seg. - suporte DVD)
direção: Felipe Barros
Eu digo Sim a Jesus e Você
(Brasil, 2008, cor, 3 min.- suporte DVD)
direção: Waleska Praxedes
Divertido documentário sobre Marquinhos que levava uma vida desregrada e teve seu vício em drogas curado pela sua fé. Evangélico, da Assembléia de Deus, é dono e trabalha em uma barraca no reduto gay da praia de Ipanema no Rio de Janeiro. Adivinha o que está escrito na barraca?
Mitake Oasin
(Brasil, 2008, cor, 3 min.- suporte DVD)
direção: Anderson Souza
Um olhar sobre o ritual da ayahuasca, suas curas e o contato com o divino.
Valei-me, Bom Jesus
(Brasil, 2008, cor, 3 min.- suporte DVD)
direção: Anderson Souza
A procissão de Bom Jesus da Lapa - BA, reune em torno de 700 mil fiéis. Suas promessas e a oferta dos ex-votos.
DIA 24 de SETEMBRO
16h00
O Preço do Perdão (Le Prix du Pardon)
(França, Senegal, 2001, cor, 90 min., legendas em espanhol - suporte DVD)
direção: Mansour Sora Wade
Um espesso nevoeiro cobre há vários dias uma aldeia da costa sul do Senegal, e impede as pirogas de entrar no mar. O velho religioso da aldeia está moribundo e não pode executar os ritos. Seu filho de 20 anos, Mbanik ganha a confiança da população e cativa a jovem Maxoye. Mas seu sucesso desperta a inveja de Yatma, seu amigo de infância... Tanit de ouro Cartago 2002.
DE RAÍZES & REZAS, ENTRE OUTROS
(Brasil, 1972, COR, 15min18seg - suporte 16mm)
direção: Sergio Muniz; Francisco Ramalho Jr.
Muitas vezes, a morte parece estar de emboscada junto a cada mínimo gesto do homem: seja esse gesto de sobrevivência ou de trabalho. Dessa emboscada muitos escapam, mas pagam o resgate da falta de meios que possibilitem o medicamento certo ou mais adequado. O recurso é ajuda de um raizeiro, de um sangrador.
18h
Retratos de Mulheres de Poder
Onde As Águias Voam
O Mundo Mágico dos Xamãs de Tuva
(Itália/Tuva, 1996, cor, 30 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Costanzo Allione
"... quando aceitei meu destino como Xamã, os espíritos dos meus antepassados me ensinam a origem cósmica do homem e da natureza e me falaram do nosso Eterno Céu e de nossa Mãe Terra. Dedico minha vida a este povo gentil que vê em mim uma poeta e uma sacerdotisa, uma curadora e uma vidente, uma mestra e uma amiga mas sobretudo vê em mim uma ligação entre o homem e Deus."
Ai-Tchourek (Coração de Lua) é uma Xamã de Tuva, país muito antigo entre a floresta siberiana e os desertos centro-asiáticos, uma poderosa curadora capaz de conversar com as estrelas.
Severa Romana
(Brasil, 2006, cor, 16 min. - suporte DVD)
direção: Bio Souza, Sue Pavão, Rael Helyan
A cidade de Belém/PA é o cenário onde ocorreu a tragédia de Severa Romana, dezenove anos, casada, e prestes a dar a luz. No dia 02 de Novembro do ano de 1900, Severa é brutalmente assassinada por cabo Ferreira. Morre a mulher - nasce o mito, uma Santa Popular.
Retratos de Mulheres de Poder
Savoniha - A fé de uma Cristã do Oriente
(Rússia, 1995, cor, 30 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Costanzo Allione
".. o perdão me permitiu gozar do outono de minha vida.
... O perdão me libertou: as coisas ganharam uma forma menos distinta, os pensamentos ficaram mais leves, passando pelo coração não machucam mais os meus sentimentos."
Savoniha pertence aos "velhos crentes", uma seita da Igreja Ortodoxa russa cujos seguidores foram exilados na Sibéria, há alguns séculos.
Savoniha, 95 anos, foi testemunha da campanha anti religiosa de Stálin durante a qual perdeu seu pai, um dos principais representantes dos "velhos crentes" siberianos.
MEMÓRIA POÉTICA - São Francisco Xavier
(Brasil, 2004-2007, cor, 25 min. - suporte DVD)
direção: Anahí Santos e Gabriela Leirias
Documentário poético a partir de entrevistas com antigos moradores de São Francisco Xavier e performances dialogando com lugares e histórias coletadas. Destaca-se Dona Dita, rezadeira de 100 anos de idade, expoente da força da religião católica, que com seus cantos e rezas próprios da cultura caipira revelam uma comunidade profundamente enraizada na religião.
20h
Nadia Stepanova "Encontro" - Nadia Stepanova "Incontro"
(Itália ,2007, cor, 27 min., legendas em português - suporte DVD)
Produção: Cinema & TV Cinevideoproduzioni
Documentário onde a Xamã Buriáta Nádia Stepanova fala de sua visão de mundo e de como é a sua prática do Xamanismo.
Nádia Stepanova, Xamã Buriáta (Retratos de Mulheres de Poder)
(Itália/Buriátia, cor , 30 min, locução em português - suporte DVD)
direção: Costanzo Allione
Nadia Stepanova é uma Xamã Buriáta que revive, neste filme, as cerimônias rituais Xamânicas que, por séculos, regeram a vida na taiga. A República de Buriátia é um extenso país que se encontra entre o Lago Baikal e a Mongólia na Sibéria, geralmente conhecida por ser o berço do Xamanismo. Esta manifestação religiosa apareceu no início da civilização e sobreviveu por um longo período até ser reprimida pela companha anti-religiosa empreendida por Stalin nos anos trinta. O documentário mostra o País, a repressão stalinista e as práticas xamânicas conduzidas por Nádia.
21h
Palestra sobre Xamanismo Mongol e a Cura
Palestrante: Nádia Stepanova - Presidente da associação de xamãs Khese Kengereg na Buriátia (Rússia), representante no Conselho de Estado na área de religiões e Titular na Academia de Arte e Cultura da Buriátia.
DIA 25 de SETEMBRO
16h
DARITIZÉ, Aprendiz de curador
(Brasil, 2003, cor, 35 min.- suporte DVD)
Direção e fotografia: Divino Tserewahú
Edição: Divino Tserewahú e Leonardo Sette
Com a divulgação do seu vídeo "Wai´a rini, o poder do sonho" em outras aldeias Xavante, os moradores da Aldeia Nova da reserva de São Marcos pediram ao Divino que filmasse o mesmo ritual em sua aldeia. "Aprendiz de curador" descreve o cerimonial do Wai´á, no qual os jovens são iniciados ao mundo espiritual para desenvolver o seu poder de cura.
Sapucaia
(Brasil, 2007, cor, 24 min. - suporte DVD)
direção: Sílvia Bigarelli e Victor Menezes
O barro e seu sentido em várias tradições religiosas é o fio da meada da trama, construído em linguagem poética, através de imagens, frases escritas e faladas e música. O filme é estruturado em três blocos temáticos: barro, veias do Vale e Sapucaia - vida, morte, vida. O resultado é um mosaico do patrimônio cultural da região do Vale do Paraíba e suas transformações cíclicas (urobóricas) e seus renascimentos.
Klossowski, Pintor-Exorcista (Klossowski, Peintre-Exorciste)
(França, 1987, cor, 25 min., legendas em espanhol - suporte DVD)
Ficção em três episódios sugerindo o universo demoníaco do escritor e artista Pierre Klossowski.
18h
Um Natal no Tibete - Un Noel au Tibet
(França, 2006, cor, 39 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Jean Baptiste Warluzel, Falk van Gaver e Constantine de Slizewic.
Na fronteira da China com o Tibete existe uma comunidade de tibetanos católicos, evangelizados por missionários franceses, duplamente perseguida pelo Governo Comunista como tibetanos e cristãos. O filme retrata o cotidiano religioso dessa comunidade.
Carpição
(Brasil, 2007, cor, 41 min. - suporte DVD)
direção: Vitor Menezes
Nesse documentário vemos a prática religiosa da "carpição" para cura associada à Santa Ana, mãe da Virgem Maria, que acontece em um substrito rural de Jacareí numa capela construída pelos devotos. Antigos fiéis freqüentadores contam a história do surgimento dessa prática e suas transformações até hoje. A "carpição" promove curas através da terra do solo consagrado em torno da capela, que deve ser transportado em pequenas porções de uma lado para outro do terreno na entrada em frente à mesma.
20h
Vida de Giácomo (Vita di Giacomo)
(França, 2007, cor, 30 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Diego Governatori e Luca Governatori
Verão de 2006 na Itália. Giacomo está finalizando seus estudos como seminarista. Prestes a se ordenar fica ponderando sobre sua vocação.
Vivendo Num Mundo Perfeito (Living in a Perfect World)
(Itália/México, 2007, cor, 71 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Diego D' Ínnocenzo e Marco Leopardi
Documentário sobre a Comunidade Menonita que vive no México, onde não é permitido o uso de carros, rádio, tv e eletricidade, mostrando os conflitos entre uma nova geração que deseja ter acesso aos confortos da modernidade e os pioneiros que preferem permanecer distante desses confortos.
DIA 26 de SETEMBRO
16h
Retratos de Mulheres de Poder
Habiba - Uma Santa Sufi do Uzbequistão
(Uzbequistão, cor, 30 min., legendas em português - suporte DVD)
"...diariamente muitas pessoas vêm procurar-me pedindo ajuda. É o primeiro passo, que permetirá a eles renderem-se à compaixão e ao amor de Deus. Esse é o segredo da cura"
Habiba é uma Tabib, uma curadora muçulmana. Pertence à antiga "Cadeia Mística de Trasmissão",uma linhagem Sufi de mestres cujo principal representante era o grande maestro Bahaudin Nacksband.
Habiba vive no Uzbequistão, terra de sonho com cúpulas e minaretes, um cruzamento entre a civilização ocidental e a oriental, ao longo da Rota da Sêda.
Temporada de Pesadelos (A Season of Nightmare)
(Irã, 2007, cor, 13 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Ghasem Ansari
O filme trata dos costumes religiosos numa aldeia iraniana, onde as tradições tribais se mesclam com o islamismo.
Truth and Beyond
(Bangladesh, 2006, cor, 50 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Ahmed Muztada Zamal
O Islamismo em Bangladesh se caracteriza pela influência do sufismo, a mística islâmica, onde a música é um dos veículos da fé. O filme documenta, através de uma viagem pelo interior do País, a prática de grandes músicos sufis, onde se ressalta uma situação que nos remete a um "desafio repentista".
18h
Rastros, Pegadas de Mulher (Traces, Empreintes de Femmes) (França/Bélgica/Burkina Faso/Senegal, 2003, cor, 52 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Katy Léna Ndiaye.
As pinturas murais das mulheres kassenas de Burkina Faso, perto da fronteira com Gana, são famosas pela beleza do traçado e pela harmonia de cor. Interessada no assunto, Katy Léna Ndiaye escolhe comparar tradição e modernidade, através do retrato de três anciãs e da "neta" que elas iniciam nas técnicas ancestrais.
Ela realiza um filme com maestria estética, verdadeiro retrato de uma comunidade artística, por onde se discute a transmissão de ensinamentos, a educação e a memória numa África em mutação.
Tempos Incertos (Ongewess Jyd)
( Holanda, 2006, cor, 63 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Diego Pos
Docfiction que mostra a história da comunidade judaica de Panamaribo, Guiana Holandesa, através de um descendente que reside em Amsterdã e vai procurar suas raízes judaicas. O filme faz excelente reprodução de época.
20h
Padre Pio, o endemoniado do Céu
(Itália, 2007, cor, 57 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Stefano Rizzelli
Contestado e exultado, amado e hostilizado, Padre Pio, o frade capuchinho de Pietrelcina, foi proclamado Santo pela Igreja Católica, por vontade explícita de João Paulo II, em 16 de junho de 2002. Objeto, ainda em vida, de uma fortíssima veneração popular graças as suas supostas capacidades de cura, mas também sob grande crítica e suspeição no ambiente eclesiástico e nem,ainda hoje, após 40 anos de sua morte, as suas profecias e os seus encontros com o demônio são para muitos um ponto controverso. Como conciliar fé e razão, credulidade e transcendência?
21h
Palestra "Diálogos com o Mal"
Palestrante: Luiz Felipe Pondé
Luiz Felipe Pondé é filósofo com especialização em diversas áreas. É mestre em História da Filosofia Contemporânea, pela Universidade de São Paulo (USP), e em Filosofia Contemporânea, pela Université de Paris VIII. Doutor em Filosofia Moderna, pela USP, e de pós-doutor, pela University Of Tel Aviv, em Israel. É professor da USP, pesquisador Universite Catholique de Louvain, na Bélgica, articulista do jornal Folha de S. Paulo, professor da PUC-SP e professor da Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo.
DIA 27 de SETEMBRO
16h
Em Nome de Cristo (Au Nom du Chirst)
(França, 1993, PB, 82 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Roger Gnoan M'Bala.
elenco : Naky Sy Savané, Pierre Gondo
Em uma aldeiazinha marfinense, vive um pequeno porqueiro desprezado por todos. Um belo dia, bebe demais e tem a visão de uma 'criança Deus' que o elege para salvar seu povo. Ele passa então a ser Magloire 1º, primo de Cristo e usa a sua eloqüência para impressionar a imaginação das pessoas e fundar uma seita.
Lar do Amor (House of Love)
(França/África do Sul/Namíbia, 2001, PB, 26 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Cécil Moller
Imprensado entre o mar e o deserto, sob um sol a pino, o porto de Welvis Bay na Namíbia é uma prisão a céu aberto para a pequena comunidade de mulheres obrigadas a prostituir-se. Isoladas, dependentes, à espera de marinheiros de passagem, seu único horizonte é a Aids. Com pudor, Cécil Moller colhe o depoimento dessas mulheres, suas histórias pessoais, sua luta diária e sua esperança de redenção, apoiadas por movimentos religiosos que pregam sua reabilitação.
18h
O Processo de Joana D´Arc (Le procès de Jeanne d'Arc)
(França, 1962, PB, 65 min., legendas em português - 35 mm)
direção: Robert Bresson.
O Processo de Joana D´Arc é umas das obras-primas de Robert Bresson, um dos grandes mestres do cinema contemporâneo. Em sua filmografia, há filmes memoráveis como Diário de um Pároco de Aldeia, Pickpocket e Um Condenado à Morte Escapou. Bresson reconstitui, com seu rigor característico, a prisão, o julgamento e a execução de Joana D´Arc, baseando-se exclusivamente em documentos históricos. Ao lado de A Paixão de Joana D´Arc, de Dreyer, esta é a mais genial e fascinante versão cinematográfica do martírio dessa importante figura da história da humanidade.
Buud Yam
França, 1997, PB, 99 min. Legendas em português - suporte DVD
direção: Gaston J-M Kabore.
elenco: Serge Yanogo, Amssatou Maiga, Sévérine Ouddouda.
*Prêmio Etalon de Yennenga, Fespaco 1997*
Wend Kuuni foi encontrado quase morto na selva quando era criança e foi adorado por uma família. Apesar de ter sido aceito pela comunidade da aldeia continua a ser tratado como um forasteiro. A vida em família decorre serena até o dia que Poghnéré, sua irmã adotiva, fica gravemente doente. Wend Kuuni parte em busca de um curandeiro lendário para salvar sua irmã da morte. sai então de sua aldeia dotiva e coemça uma jornada iniciática que o conduzirá rumo às suas próprias raízes.
20h
O Sol Nasce para Todos - THE SUN SHINES ON ALL EQUALLY
(Irã, 2007, cor, 90 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Abbas Rafei
Negar e Janet são amigas íntimas. Reza, marido de Negar e ex-marido de Janet, é vítima da guerra química, desacreditado pela medicina tradicional. Enganando o diretor do hospital, amigo do influente pai de Negar, as duas amigas conseguem fugir com Reza e leva-lo a um famoso santuário, esperando um milagre. Durante a longa viagem muitos milagres os guiam até o milagre maior para o casal muçulmano e a inesperada iluminação da cristã Janet.
DIA 28 de SETEMBRO
16h
O JECA E A ÉGUA MILAGROSA
(Brasil, 1980, cor, 102 min. - 35mm)
direção: Amácio Mazzaropi
"Na caça aos votos, dois fazendeiros fazem de tudo para se elegerem prefeito numa cidade do interior. Os dois coronéis, Libório e Afonso, têm terreiros de umbanda e candomblé e utilizam os espaços para influenciar os moradores, arrebanhando fiéis para seus cultos e votos nas próximas eleições. Raimundo é amigo do coronel Afonso. O fazendeiro Libório tem em seu terreiro, como atração, uma égua a quem os fiéis atribuem poderes de cura. Os milagres feitos pela égua correm pela cidade e contribuem para indispor Afonso e Libório. Raimundo gosta muito do animal mas sua amizade com o coronel Afonso o afasta do pessoal do Libório. Diante das confusões que cria é obrigado a casar com a égua do fazendeiro. Os agitados comícios que antecedem as eleições e os meios utilizados por cada um dos coronéis garantirão a prefeitura". (Guia de Filmes)
Do Outro Lado do Céu
Brasil, 2001, cor, 20 min. - suporte DVD
Direção e fotografia: Vincent Carelli
Edição: Tutu Nunes
Realização: TV Escola/Ministério da Educação
A religiosidade e o sentido místico da cultura indígena, tendo como referência as tribos Yanomami (RR), Pankararu (PE) e Maxacali (MG). No caso da tribo Maxacali, o índio José Ferreira discorre sobre o conceito de religiosidade para a sua etnia. Acreditam em seres espirituais bons, que vivem acima do céu, e ruins, que vagam pela terra. Os bons protegem os índios da tribos e exterminam doenças. Os xamãs da tribo Yanomami, verdadeiros "médicos espirituais" tratam da relação do mundo dos homens e com as forças da natureza. Também são mostradas as festas realizadas pela tribo Pankararu, onde os índios invocam os espíritos encantados que os protegem.
18h15
Hâl
(França, 2003, PB, 54 min., legendas em espanhol - suporte DVD)
direção: Yves de Peretti.
Djamshid Cheminari transmitiu aos seus dois filhos - Keyvan e Bijan, nascidos e criados na França - a paixão por seu instrumento, o zarb. Yves de Peretti é quem acompanha os três em sua viagem musical pelo Irã, país de origem da família, que os dois jovens não conhecem. O filme mostra esse momento único, seu encontro com um país em que a música está estreitamente relacionada com a poesia e a espiritualidade.
Retratos de Mulheres de Poder
Doljin Kandro Suren - "nos reencontraremos na Terra das Daquinis"
(Itália/Mongólia, cor, 27 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Costanzo Allione
"... se durante sua vida você se dedicou ao Darma no momento da morte a sua mente seguirá naturalmente o caminho da verdade...não fique apegado ao que deixou. Nos reecontraremos na Terra das Daquinis"
Com mais de oitenta anos, Doljin Kandro Suren é uma mestra budista e uma guia espiritual de milhares de pessoas na Mongólia e na Rússia. Doljin Kandro sobreviveu à perseguição religiosa, encontrando dentro de si a força para superar o desespero no qual vivia depois de 70 anos de regime comunista permaneceu a única detentora da linhagem do Chod na Mongólia.
20h00
Um Pequeno Canto do Tibete (A Little Corner of Tibet)
(Itália, 2007, cor, 50 min., legendas em português)
direção: Marco Leopardi
Documentário narrado por um garoto que estuda num monastério budista na Índia, que mostra seu cotidiano e as práticas do Budismo Tibetano de forma didática e pungente.
O Oráculo ( The Oracle)
Canadá, cor, 60 min., legendas em português - suporte DVD
Direção: David Cherniack
Produção: Ellisent Entertainment/ VisionTVInternational
Um documentário que examina o fenômeno de transe e possessão a partir de um da suas visualmente berrantes e mais dramáticas manifestações : O Oráculo Estatal do Tibete.
CINE OLIDO
DIA 30 de SETEMBRO
15h
Dança das Cabaças - Exu no Brasil
(Brasil, 2006, cor, 55 min. - suporte DVD)
direção: Kiko Dinucci
Dança das cabaças - Exu no Brasil é um documentário de investigação poética sobre a divindade africana Exu no imaginário brasileiro. Trazido pelos escravos com outros Deuses do panteão Yoruba, Exu foi colocado à margem e passou por um processo de demonização que se inicia na missão católica na África e se estende no período colonial brasileiro, onde seus atributos originais foram ocultados.
Severa Romana
Brasil, 2006, cor, 16 min. - suporte DVD
direção: Bio Souza, Sue Pavão, Rael Helyan
A cidade de Belém/PA é o cenário onde ocorreu a tragédia de Severa Romana, dezenove anos, casada, e prestes a dar a luz. No dia 02 de Novembro do ano de 1900, Severa é brutalmente assassinada por cabo Ferreira. Morre a mulher - nasce o mito, uma Santa Popular.
MEMÓRIA POÉTICA - São Francisco Xavier
Brasil, 2004-2007, cor, 25 min. - suporte DVD
direção: Anahí Santos e Gabriela Leirias
Documentário poético a partir de entrevistas com antigos moradores de São Francisco Xavier e performances dialogando com lugares e histórias coletadas. Destaca-se Dona Dita, rezadeira de 100 anos de idade, expoente da força da religião católica, que com seus cantos e rezas próprios da cultura caipira revelam uma comunidade profundamente enraizada na religião.
17h
Do Outro Lado do Céu
Brasil, 2001, cor, 20 min. - suporte DVD
Direção e fotografia: Vincent Carelli
Edição: Tutu Nunes
Realização: TV Escola/Ministério da Educação
A religiosidade e o sentido místico da cultura indígena, tendo como referência as tribos Yanomami (RR), Pankararu (PE) e Maxacali (MG). No caso da tribo Maxacali, o índio José Ferreira discorre sobre o conceito de religiosidade para a sua etnia. Acreditam em seres espirituais bons, que vivem acima do céu, e ruins, que vagam pela terra. Os bons protegem os índios da tribos e exterminam doenças. Os xamãs da tribo Yanomami, verdadeiros "médicos espirituais" tratam da relação do mundo dos homens e com as forças da natureza. Também são mostradas as festas realizadas pela tribo Pankararu, onde os índios invocam os espíritos encantados que os protegem.
Sapucaia
Brasil, 2007, cor, 24 min. - suporte DVD
direção: Sílvia Bigarelli e Victor Menezes
O barro e seu sentido em várias tradições religiosas é o fio da meada da trama, construído em linguagem poética, através de imagens, frases escritas e faladas e música. O filme é estruturado em três blocos temáticos: barro, veias do Vale e Sapucaia - vida, morte, vida. O resultado é um mosaico do patrimônio cultural da região do Vale do Paraíba e suas transformações cíclicas (urobóricas) e seus renascimentos.
Oferendas
Brasil, 2007, cor, 09 min. - suporte DVD
direção: Eduardo Aguilar
Uma festa onde sucede uma cerimônia de batismo de sangue numa noite em que se pode descobrir o que significa ser jovem.
Carpição
(Brasil, 2007, cor, 41 min. - suporte DVD)
direção: Vitor Menezes
Nesse documentário vemos a prática religiosa da "carpição" para cura associada à Santa Ana, mãe da Virgem Maria, que acontece em um substrito rural de Jacareí numa capela construída pelos devotos. Antigos fiéis freqüentadores contam a história do surgimento dessa prática e suas transformações até hoje. A "carpição" promove curas através da terra do solo consagrado em torno da capela, que deve ser transportado em pequenas porções de uma lado para outro do terreno na entrada em frente à mesma.
19h30
Tempos Incertos (Ongewess Jyd)
( Holanda, 2006, cor, 63 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Diego Pos
Docfiction que mostra a história da comunidade judaica de Panamaribo, Guiana Holandesa, através de um descendente que reside em Amsterdã e vai procurar suas raízes judaicas. O filme faz excelente reprodução de época.
Um Noel no Tibete - Un Noel au Tibet
(França, 2006, cor, 39 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Jean Baptiste Warluzel, Falk van Gaver e Constantine de Slizewic.
Na fronteira da China com o Tibete existe uma comunidade de tibetanos católicos, evangelizados por missionários franceses, duplamente perseguida pelo Governo Comunista como tibetanos e cristãos. O filme retrata o cotidiano religioso dessa comunidade.
DIA 01 de OUTUBRO
15h
Do Outro Lado do Céu
Brasil, 2001, cor, 20 min. - suporte DVD
Direção e fotografia: Vincent Carelli
Edição: Tutu Nunes
Realização: TV Escola/Ministério da Educação
A religiosidade e o sentido místico da cultura indígena, tendo como referência as tribos Yanomami (RR), Pankararu (PE) e Maxacali (MG). No caso da tribo Maxacali, o índio José Ferreira discorre sobre o conceito de religiosidade para a sua etnia. Acreditam em seres espirituais bons, que vivem acima do céu, e ruins, que vagam pela terra. Os bons protegem os índios da tribos e exterminam doenças. Os xamãs da tribo Yanomami, verdadeiros "médicos espirituais" tratam da relação do mundo dos homens e com as forças da natureza. Também são mostradas as festas realizadas pela tribo Pankararu, onde os índios invocam os espíritos encantados que os protegem.
DARITIZÉ, Aprendiz de curador
(Brasil, 2003, cor, 35 min. - suporte DVD)
Direção e fotografia: Divino Tserewahú
Edição: Divino Tserewahú e Leonardo Sette
Com a divulgação do seu vídeo "Wai´a rini, o poder do sonho" em outras aldeias Xavante, os moradores da Aldeia Nova da reserva de São Marcos pediram ao Divino que filmasse o mesmo ritual em sua aldeia. "Aprendiz de curador" descreve o cerimonial do Wai´á, no qual os jovens são iniciados ao mundo espiritual para desenvolver o seu poder de cura.
Hâl
(França, 2003, PB, 54 min., legendas em espanhol - suporte DVD)
direção: Yves de Peretti.
Djamshid Cheminari transmitiu aos seus dois filhos - Keyvan e Bijan, nascidos e criados na França - a paixão por seu instrumento, o zarb. Yves de Peretti é quem acompanha os três em sua viagem musical pelo Irã, país de origem da família, que os dois jovens não conhecem. O filme mostra esse momento único, seu encontro com um país em que a música está estreitamente relacionada com a poesia e a espiritualidade.
17h
Retratos de Mulheres de Poder
Savoniha - A fé de uma Cristã do Oriente
(Rússia, 1995, cor, 30 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Costanzo Allione
".. o perdão me permitiu gozar do outono de minha vida.
... O perdão me libertou: as coisas ganharam uma forma menos distinta, os pensamentos ficaram mais leves, passando pelo coração não machucam mais os meus sentimentos."
Savoniha pertence aos "velhos crentes", uma seita da Igreja Ortodoxa russa cujos seguidores foram exilados na Sibéria, há alguns séculos.
Savoniha, 95 anos, foi testemunha da campanha anti religiosa de Stálin durante a qual perdeu seu pai, um dos principais representantes dos "velhos crentes" siberianos.
Retratos de Mulheres de Poder
Habiba - Uma Santa Sufi do Uzbequistão
(Uzbequistão, cor, 30 min., legendas em português - suporte DVD)
"...diariamente muitas pessoas vêm procurar-me pedindo ajuda. É o primeiro passo, que permetirá a eles renderem-se à compaixão e ao amor de Deus. Esse é o segredo da cura"
Habiba é uma Tabib, uma curadora muçulmana. Pertence à antiga "Cadeia Mística de Trasmissão",uma linhagem Sufi de mestres cujo principal representante era o grande maestro Bahaudin Nacksband.
Habiba vive no Uzbequistão, terra de sonho com cúpulas e minaretes, um cruzamento entre a civilização ocidental e a oriental, ao longo da Rota da Sêda.
Retratos de Mulheres de Poder
Doljin Kandro Suren - "nos reencontraremos na Terra das Daquinis"
(Itália/Mongólia, 2007, cor, 27 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Costanzo Allione
"... se durante sua vida você se dedicou ao Darma no momento da morte a sua mente seguirá naturalmente o caminho da verdade...não fique apegado ao que deixou. Nos reecontraremos na Terra das Daquinis"
Com mais de oitenta anos, Doljin Kandro Suren é uma mestra budista e uma guia espiritual de milhares de pessoas na Mongólia e na Rússia. Doljin Kandro sobreviveu à perseguição religiosa, encontrando dentro de si a força para superar o desespero no qual vivia depois de 70 anos de regime comunista permaneceu a única detentora da linhagem do Chod na Mongólia.
Nádia Stepanova, Xamã Buriáta (Retratos de Mulheres de Poder)
(Itália/Buriátia, cor , 30 min, locução em português - suporte DVD)
direção: Costanzo Allione
Nadia Stepanova é uma Xamã Buriáta que revive, neste filme, as cerimônias rituais Xamânicas que, por séculos, regeram a vida na taiga. A República de Buriátia é um extenso país que se encontra entre o Lago Baikal e a Mongólia na Sibéria, geralmente conhecida por ser o berço do Xamanismo. Esta manifestação religiosa apareceu no início da civilização e sobreviveu por um longo período até ser reprimida pela companha anti-religiosa empreendida por Stalin nos anos trinta. O documentário mostra o País, a repressão stalinista e as práticas xamânicas conduzidas por Nádia.
O Mundo Mágico dos Xamãs de Tuva
(Itália/Tuva, 1996, cor, 30 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Costanzo Allione
"... quando aceitei meu destino como Xamã, os espíritos dos meus antepassados me ensinam a origem cósmica do homem e da natureza e me falaram do nosso Eterno Céu e de nossa Mãe Terra. Dedico minha vida a este povo gentil que vê em mim uma poeta e uma sacerdotisa, uma curadora e uma vidente, uma mestra e uma amiga mas sobretudo vê em mim uma ligação entre o homem e Deus."
Ai-Tchourek (Coração de Lua) é uma Xamã de Tuva, país muito antigo entre a floresta siberiana e os desertos centro-asiáticos, uma poderosa curadora capaz de conversar com as estrelas.
19h30
Em Siracusa onde Chorou Maria
(Itália, 2006, cor, 25 min. Locução em português - suporte DVD)
direção: Carlo e Paola de Biase
Em 1959 uma pequena estátua da Virgem Maria "chorou" e foi filmada por várias pessoas. Temos aqui um trabalho que mostra vários desses filmes, alguns amadores inclusive, mostrando a atmosfera e emoções desse momento e depoimentos dos que alcançaram graças e milagres anos depois.
Seleção de filmes para Celular
DIA 02 de OUTUBRO
15h
Minha Noite com Ela - Ma Nuit Chez Maude
(França, 1969, PB, 110 min. Legendas em espanhol - suporte DVD
direção : Eric Rohmer.
elenco : Anne Dubot, Françoise Fabian, Guy Léger, Jean-Louis Trintignant, Marie-Christine Barrault.
Um dos clássicos da Nouvelle Vague foi indicado Ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original em 1970. O engenheiro Jean-Louis (Jean-Louis Trintignant) volta à cidade de Clermont depois de ter morado anos fora. Católico introvertido nutre uma paixão platônica pela loura Françoise (Marie-Christine Barrault), que ele encontra nas missas de domingo.
Um dia, durante um passeio, reencontra Vidal (Antoine Vitez), um velho amigo marxista. Ele o apresenta à sua namorada Maud (Francoise Fabian), uma divorciada inteligente e charmosa. Os três passam a noite no apartamento dela falando sobre filosofia e religião.
17h
O Maratonista - Il Maratoneta
(Itália, 2007, cor, 56 min. Legendas em português - suporte DVD)
direção: Marco Leopardi
Luca Coscioni, maratonista e militante do Partido Radical Italiano, sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica. Por conta de sua doença tornou-se um exemplo da luta pelo uso de élulas tronco na pesquisa para cura de doenças, questionando a Igreja Católica que proíbe tais pesquisas, mostrando que sob certo ponto de vista a Religião, através de suas instituições, pode ser contrária a determinados processos de cura.
Vivendo Num Mundo Perfeito (Living in a Perfect World)
(Itália/México, 2007, cor, 71 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Diego D' Ínnocenzo e Marco Leopardi
Documentário sobre a Comunidade Menonita que vive no México, onde não é permitido o uso de carros, rádio, tv e eletricidade, mostrando os conflitos entre uma nova geração que deseja ter acesso aos confortos da modernidade e os pioneiros que preferem permanecer distante desses confortos.
19h30
Um Pequeno Canto do Tibete (A Little Corner of Tibet)
(Itália, 2007, cor, 50 min., legendas em português)
direção: Marco Leopardi
Documentário narrado por um garoto que estuda num monastério budista na Índia, que mostra seu cotidiano e as práticas do Budismo Tibetano de forma didática e pungente.
O Oráculo ( The Oracle)
Canadá, cor, 60 min., legendas em português - suporte DVD
Direção: David Cherniack
Produção: Ellisent Entertainment/ VisionTVInternational
Um documentário que examina o fenômeno de transe e possessão a partir de um da suas visualmente berrantes e mais dramáticas manifestações : O Oráculo Estatal do Tibete.
DIA 03 de OUTUBRO
15h
Padre Pio, o Endemoniado do Céu
(Itália, 2007, cor, 57 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Stefano Rizzelli
Contestado e exultado, amado e hostilizado, Padre Pio, o frade capuchinho de Pietrelcina, foi proclamado Santo pela Igreja Católica, por vontade explícita de João Paulo II, em 16 de junho de 2002. Objeto, ainda em vida, de uma fortíssima veneração popular graças as suas supostas capacidades de cura, mas também sob grande crítica e suspeição no ambiente eclesiástico e nem,ainda hoje, após 40 anos de sua morte, as suas profecias e os seus encontros com o demônio são para muitos um ponto controverso. Como conciliar fé e razão, credulidade e transcendência?
Truth and Beyond
(Bangladesh, 2006, cor, 50 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Ahmed Muztada Zamal
O Islamismo em Bangladesh se caracteriza pela influência do sufismo, a mística islâmica, onde a música é um dos veículos da fé. O filme documenta, através de uma viagem pelo interior do País, a prática de grandes músicos sufis, onde se ressalta uma situação que nos remete a um "desafio repentista".
17h
O Sol Nasce para Todos - THE SUN SHINES ON ALL EQUALLY
(Irã, 2007, cor, 90 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Abbas Rafei
Negar e Janet são amigas íntimas. Reza, marido de Negar e ex-marido de Janet, é vítima da guerra química, desacreditado pela medicina tradicional. Enganando o diretor do hospital, amigo do influente pai de Negar, as duas amigas conseguem fugir com Reza e leva-lo a um famoso santuário, esperando um milagre. Durante a longa viagem muitos milagres os guiam até o milagre maior para o casal muçulmano e a inesperada iluminação da cristã Janet.
Vida de Giácomo (Vita di Giacomo)
(França, 2007, cor, 30 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Diego Governatori e Luca Governatori
Verão de 2006 na Itália. Giacomo está finalizando seus estudos como seminarista. Prestes a se ordenar fica ponderando sobre sua vocação.
19h30
FINIS HOMINIS
(Brasil, 1971, cor, 89min. - suporte DVD)
direção: José Mojica Marins
Um homem completamente nu emerge do mar e caminha tranquilamente pelas ruas da cidade. Por acaso, evita o rapto de uma criança e a mãe da menina, lhe dá uma fantasia. Se auto-denomina Finis Hominis ('O Fim do Homem' em latim), chamando novamente sobre si a atenção de todos que o tomam como um novo Cristo, um messias moderno, capaz de operar milagres. As 'curas' e os 'milagres' que realiza não passam de coincidência.
PUC SP
30 Anos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião
A Mostra de Cinema e Religião sempre contou com a participação da PUC de São Paulo como parceira, desde sua primeira edição em 2003. Em comemoração aos 30 anos do Programa de Ciências da Religião e, aprofundando a relação entre a Mostra de Cinema e Religião e os cursos do Programa, teremos aulas abertas comemorativas com projeção de filmes, sobre temas correlatos aos mesmos.
Programa 1 - 08 de Outubro
Religiosidade Afro Brasileira
Uma aula aberta com o prof. Enio Brito Júnior pela PUC, Prof. Reginaldo Prandi pela USP e Alexandre de Salles, autor do livro Èsù o Exu? Da Demonização ao resgate da Identidade.
Dança das Cabaças - Exu no Brasil
Brasil, 2006, cor, 55 min. - suporte DVD
direção: Kiko Dinucci
Dança das cabaças - Exu no Brasil é um documentário de investigação poética sobre a divindade africana Exu no imaginário brasileiro. Trazido pelos escravos com outros Deuses do panteão Yoruba, Exu foi colocado à margem e passou por um processo de demonização que se inicia na missão católica na África e se estende no período colonial brasileiro, onde seus atributos originais foram ocultados.
Programa 2 - 15 de Outubro
Mística e "mistificações"
Uma aula com Luiz Felipe Pondé que a partir de comentários sobre o filme tratará dos caminhos da mística e das mistificações em torno de.
Encontro com Homens Notáveis - Peter Brook
Reino Unido, cor , 108 min, 1979, locução em português - suporte DVD
direção: Peter Brook
Fábula autobiográfica sobre o místico russo George Ivanovich Gurdjieff falando sobre os vários "homens notáveis" que ele encontrou, começando por seu pai. Eles incluem o sacerdote Pogossiano da Igreja Apostólica Armênia; o bêbado Soloviev (cujo nome relembra um muito-conhecido místico cristão ortodoxo), o príncipe Lubovedsky, um príncipe Russo com interesses em metafisica, e um par de outros. No curso das descrições deste personagens, Gurdjieff guia a suas histórias através de um viagem que ele próprio realizou, e também em uma narrativa que nas entrelinhas eles cooperam em localizar textos espirituais e/ou mestres de varias nações (a maioria da Ásia Central). Gurdjieff chama este grupo de buscadores da verdade. Gurdjieff criou um método de autoconhecimento que denominava de quarto caminho, da junção e aprimoramento de três vias tradicionais: físico (como o faquir), emocional (como o monge) ou o intelectual (como o iogue). No método do Quarto Caminho, seria necessário o sofrimento.
Programa 3 - 22 de Outubro
Religião e Magia
Uma aula aberta com Silas Guerriero pela PUC e José Guilherme Magnani pela USP.
Nádia Stepanova, Xamã Buriáta (Retratos de Mulheres de Poder)
Itália/Buriátia, cor , 30 min, locução em português - suporte DVD
direção: Costanzo Allione
Nadia Stepanova revive as cerimônias rituais que, por séculos, regeram a vida na taiga. A República de Buriátia é um extenso país que se encontra entre o Lago Baikal e a Mongólia na Sibéria. Esta manifestação religiosa apareceu no início da civilização e sobreviveu por um longo período até ser reprimida pela campanha anti-religiosa empreendida por Stalin nos anos trinta. O documentário mostra o País, a repressão stalinista e as práticas xamânicas conduzidas por Nádia.
Programa 4 - 29 de Outubro
Santos e a Religiosidade Popular Brasileira
Aula aberta com Prof. Londono e convidados.
Severa Romana
Brasil, 2006, cor, 16 min. - suporte DVD
direção: Bio Souza, Sue Pavão, Rael Helyan
A cidade de Belém/PA é o cenário onde ocorreu a tragédia de Severa Romana, dezenove anos, casada, e prestes a dar a luz. No dia 02 de Novembro do ano de 1900, Severa é brutalmente assassinada por cabo Ferreira. Morre a mulher - nasce o mito, uma Santa Popular.
MEMÓRIA POÉTICA - São Francisco Xavier
Brasil, 2004-2007, cor, 25 min. - suporte DVD
direção: Anahí Santos e Gabriela Leirias
Documentário poético a partir de entrevistas com antigos moradores de São Francisco Xavier e performances dialogando com lugares e histórias coletadas. Destaca-se Dona Dita, rezadeira de 100 anos de idade, expoente da força da religião católica, que com seus cantos e rezas próprios da cultura caipira revelam uma comunidade profundamente enraizada na religião.
PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE CULTURA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo - SP
Atendimento ao público: tel. (11) 3383-3402
E-mail: imprensaccsp@prefeitura.sp.gov.br
Galeria de fotos: www.centrocultural.sp.gov.br/imprensa
ATENDIMENTO À IMPRENSA: tel. (11) 3383-3463/3464
Nelson de Souza Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário