Casas histórias abrem novas exposições
Casa do Bandeirante, Sítio da Ressaca, Casa Modernista, Capela do Morumbi e Casa do Tatuapé recebem novos trabalhos que ficam expostos gratuitamente
Entre os meses de setembro e outubro, cinco casas históricas que integram o Museu da Cidade de São Paulo oferecem novas exposições ao público. A primeira a trazer novidades é a Casa do Bandeirante, que oferece em setembro a continuação da exposição Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista, que ficou em cartaz no local em 2007 e passará a ser apresentada na Casa do Tatuapé, a partir de 4 de outubro.
No dia 27 deste mês, a Casa do Bandeirante apresenta São Paulo: metrópole do café, que aborda o período partir do final do século XVII que com a decadência das minas de ouro, inicia a plantação de café no Vale do Paraíba, difundida para o oeste paulista e transformando a economia do país.
O Sítio da Ressaca abre no dia 28, com a curadoria de Maria Lúcia Montes, a mostra Os Caifazes de Antonio Bento. O objetivo da exposição é apresentar a figura de Antônio Bento que auxiliou escravos do interior do estado de São Paulo a fugir em direção ao Quilombo Jabaquara, em Santos, utilizando o entorno do Sítio da Ressaca em sua rota.
Em outubro, é a vez da Casa do Modernista, recém-incorporada à rede de Casas Históricas do município por meio de um termo de permissão de uso concedido pelo governo estadual. A casa foi entregue á Secretaria Municipal de Cultura após obras de substituição de cobertura, assoalho, recuperação e substituição de tacos e pisos cerâmicos, portas e janelas, reforma de hidráulica e elétrica e pintura geral serem concluídas. Foram investidos cerca de R$ 500 mil nestes trabalhos.
O local abrigará a partir de 19 de outubro a exposição O ambiente moderno, que teve a curadoria do arquiteto e professor Mauro Claro. A exposição contará a história da casa concebida por Gregori Warchavchik e também pretende comparar a ousadia arquitetônica usada no projeto com outras iniciativas ao redor do mundo, como a da Cascata (Fallingwater House), de Frank Lloyd Wright, que fica na Pensilvânia.
A Capela do Morumbi dá continuidade à proposta de site specific (quando instalações são criadas exatamente para ambiente em que serão expostas) dia 18 de outubro com a abertura de Lux, de Laura Vinci. A mostra traz um conjunto composto de aproximadamente 1.000 peças de vidro transparentes que serão suspensas na Capela, em alguns dos vidros com pequenas lâmpadas de cor branca.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Cultura
Tel.: 11 3397-0050 / 3224-0641
http://cultura.prefeitura.sp.gov.br
E-mail: programacaosmc@prefeitura.sp.gov.br
SERVIÇO: Todas as mostras são gratuitas e ficam abertas de 3ª a domingo, das 9h às 17h.
CASA DO BANDEIRANTE
Praça Monteiro Lobato, s/nº - Butantã - Tel.: 3031-0920
Abertura: 27 de setembro, sábado, às 15 horas
"São Paulo: Metrópole do Café" - Curadoria Rosa Belluzzo
de 27 de setembro a 20 de março de 2009
SÍTIO DA RESSACA
Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 - Jabaquara - Tel.: 5011-7233
Abertura: 28 de setembro, domingo, às 11 horas
"Os Caifazes de Antonio Bento" - Curadoria Maria Lúcia Montes
de 28 de setembro a 25 de janeiro de 2009
CAPELA DO MORUMBI
Avenida Morumbi, 5.387 - Morumbi - Tel.: 3772-4301
Abertura: 18 de outubro, sábado, às 15 horas
"LUX" de Laura Vinci
De 18 de outubro a 14 de dezembro de 2008
CASA MODERNISTA
Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana - Tel.: 5549-4288
Abertura: 19 de outubro, domingo, às 11 horas
"O Ambiente Moderno" - Curadoria Mauro Claro
De 19 de outubro a 30 de março de 2009
CASA DO TATUAPÉ
Rua Guabiju, 49 - Tatuapé - Tel.: 2296-4330
"Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista" - curadoria Rosa Belluzzo
De 4 de outubro a 20 de março de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário