Exposição: Visões
Curadoria: Andrea Anholeto e Paco de Assis
Artista: Paula Batista
Local: Edifício Villa-Lobos Cultural
Av. Nações Unidas, 4.777 Alto de Pinheiros São Paulo/SP
Período de exposição: 12 de agosto a 11 de setembro de 2008.
Das 8h às 20h, de segunda a sexta.
Entrada: Gratuita
Estacionamento: Shopping Villa-Lobos
Informações: 11 5539 6092 / 5084 8079
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Edifício Villa Lobos Cultural recebe a
exposição VISÕES , da artista plástica Paula Batista
A delicadeza da mulher
A figuração de formas femininas é o ponto de partida da arte da pintora Paula Batista. Seus rostos, retirados de esculturas gregas ou de fotografias, marcam o início de um processo de desconstrução da imagem marcada pela introdução de sutilezas pictóricas na busca pela leveza do resultado final.
Seja com o uso mais marcado da cor ou por trabalhos em que tons menos acentuados predominam, evidencia-se a valorização da delicadeza. Os rostos retratados, geralmente de olhos fechados, contribuem para instaurar um clima de mistério, em que a atmosfera estabelecida é mais importante do que os detalhes de anatomia.
Paula respeita a tela enquanto matéria feita de pano. Procura valorizar o próprio branco oferecido pelo suporte e, no lugar de construir texturas, deixa que a própria trama apareça, o que consiste num um rico recurso para acentuar a suavidade de seu trabalho.
O uso da manchas em algumas áreas, assim como o de detalhes verticais, horizontais e diagonais coloridas, que chama de "fitas", auxiliam no estabelecimento das mais variadas composições, que tendem a ficar cada vez mais soltas, com as imagens flutuando no espaço, conquistando a sua autonomia estilística.
Nas obras de Paula Batista evidencia-se a busca de uma figuração na qual seja possível distinguir a presença de mulheres, embora cada vez mais diluídas e sugeridas por uma pesquisa técnica a ser cada vez mais aprimorada que resulte no casamento entre fundo e figura que valoriza a delicadeza da mulher.
Oscar D'Ambrosio – Jornalista e mestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário