Pela primeira e única vez,
Trilogia kafka, da Cia. Borelli
TD - Teatro de dança - recebe quatro espetáculos da importante Cia. Borelli, três deles baseados no universo kafkiano, pela primeira vez são apresentados juntos, numa mesma temporada.
Entre 29 de fevereiro e 15 de março, a Cia. Borelli traz ao palco do TD a Trilogia Kafka, alem do espetáculo "Carne Santa". O Teatro de Dança - programa da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) passa a abrigar, em março, companhias de dança em temporadas diferenciadas, com os grupos permanecendo mais de uma semana no espaço, como é caso da importante Cia. Borelli.
Na Trilogia Kafka, Borelli mostra "A Metamorfose", "O Processo" e "Carta ao Pai", obras que recorrem ao universo do autor tcheco Franz Kafka. Nos três, tudo o que é posto em cena é feito sem concessões, com a convicção de que a arte lida não apenas com a estética, mas também com a ética, procurando o entroncamento entre reflexão e diversão. Coloca-a com a convicção de que entretenimento é roda-gigante, carrossel, ilusionismo e o fazer artístico, quando autêntico, vai além disso.
"Carne Santa" é resultado de uma pesquisa de criação coreográfica respaldada pelo discurso poético de RENATO RUSSO e pelo contexto social, político e estético da década de 1980, sob a concepção, criação coreográfica e direção de Sandro Borelli. Sob essa perspectiva, a Cia. Borelli traz à cena mais uma composição coreográfica dentro de uma dramaturgia corporal já consolidada onde a fisicalidade encontra-se exposta em toda a sua poeticidade.
Ex-bailarino do Ballet Guairá de Curitiba e do Balé da Cidade de São Paulo, Sandro Borelli é criador, diretor artístico e intérprete da Cia. Borelli de Dança e desenvolve propostas coreográficas que exacerbam situações corporais resultando num espetáculo de alguma forma impactante. De um modo peculiar opera os procedimentos lógicos da sua investigação: construção e desconstrução, caos e ordenamento, fluidez e rigidez, opostos que buscam um estado corporal potencializado.
Com suas coreografias contundentes, Sandro conquistou cinco prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte e o 2º Prêmio BRAVO Prime de Cultura em 2006. Nascido em Santo André (SP), Sandro teve de vencer tabus antes de escolher o balé. "Na época, havia muito preconceito. Balé era coisa de viado." Na adolescência, dirigiu sua energia para o esporte. "Praticava de tudo, natação, vôlei, futebol."
SERVIÇO
De 29 de Fevereiro a 15 de Março
Trilogia Kafka: "A METAMORFOSE", "O PROCESSO", "CARTA AO PAI" e "CARNE SANTA".
Dias 29/02 e 07/03
A Metamorfose - sextas feiras, 20h, duração 60 min., recomendação 16 anos.
..."Certa manhã, ao despertar de sonhos intranqüilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso...".
Inicia-se assim de forma surpreendentemente bizarra a grande obra de Franz Kafka (1883-1924). O espetáculo investiga as várias possibilidades de um corpo em constante conflito, ora dialogando, ora se digladiando, entre os limites do flagelo e das torturas nas quais ele mesmo se submete.
Apoio: Prêmio Emcena Brasil Secretaria da Música e das Artes Cênicas FUNARTE/Ministério da Cultura.
Dias 01/03 e 08/03
O Processo - sábados, 20h, duração 55 min., recomendação livre.
"Alguém certamente havia caluniado Joseph K., pois uma manhã ele é detido sem ter feito mal algum".
Começa aí uma espécie de pesadelo burocrático; K. passa por audiências, cartórios, salas de espancamento, sem que ele nunca saiba de que crime é acusado. É desse sentimento que parte o espetáculo de dança, no palco, os bailarinos representam o personagem K. como se fossem espelhos refletidos de diferentes ângulos, numa leitura cubista.
Apoio: Universidade Anhembi Morumbi Curso DANÇA E MOVIMENTO
Projeto contemplado pelo PRÊMIO ESTÍMULO DE DANÇA 2005 da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo.
Prêmio FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA 2006.
Dias 02 e 09/03
Carta ao Pai domingos, 18h, duração 60 min., recomendação 16 anos.
"Envolve-me em teus braços, eis aqui a profundidade, se agora te recusas, então depois".
Na carta, que nunca foi enviada ao destinatário original, Kafka expõe toda a sua mágoa em relação ao pai autoritário, que ele chama de tirano.
O espetáculo é apenas a tentativa de dissecar o conteúdo emocional e/ou espiritual de uma ação, de um gesto, de um olhar, de uma situação ou de uma atitude que seja índice de mistérios do drama humano. É espelho vivo, é o ato doloroso de se ver e não se reconhecer. É drama na estrutura da Dança.
Dias 14, 15 e 16 de março
Carne Santa - sexta e sábado 20h, domingo 18h, duração 60 min., recomendação 16 anos.
"Carne Santa" busca um sentido, um conjunto de idéias, pensamentos, e visões de mundo do indivíduo que se orienta para suas ações íntimas, sociais e (principalmente) políticas, ora negando Deus, ora adorando-o. Um ser hermafrodita carregando dentro de si seu próprio útero e seu próprio esperma um homem gerando a si mesmo, reinventando-se e quase sempre não se reconhecendo. O trágico de ser híbrido e perecível.
Projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Workshop com Sandro Borelli
Dança Contemporânea: O Corpo como centro de investigação
Dias: 01, 08 e 15 de março (sábados)
Horário: das 14h às 17h
Público alvo: bailarinos e atores acima de 18 anos
Número de vagas: 20
Inscrições gratuitas: Os interessados deverão encaminhar mini currículo e carta de interesse para info.teatrodedanca@apaa.org.br até dia 22 de fevereiro. Os selecionados serão informados por e-mail a partir do dia 25 de fevereiro
Ficha Técnica da Companhia:
Intérpretes: Daniella Rocco, Edson Calheiros, Elisângela Ferreira, Elizandro Carneiro, Sandro Borelli, Robson Ferraz, Vanessa Macedo
Ator convidado: Dudu Oliveira
Direção, concepção e criação coreográfica:
Sandro Borelli.
Preparação Corporal:
Valéria de Mattos e Vanessa Macedo
Fotos: Gal Oppido (Trilogia) e André Prado (Carne Santa)
Trilha Sonora: Gustavo Domingues (Trilogia) Sandro Borelli (Carne Santa)
Criação de Luz: André Prado e Sandro Borelli
Concepção Cênica e Figurinos:
Cia. Borelli de Dança
Produção executiva: Dudu Oliveira
Teatro Itália, TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA-Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República
E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br
Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557
Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/C.C. Visa e Visa-Eletron/Estacionamento R$ 15,00 com manobrista.
Ingressos: R$ 4,00 e meia-entrada.
Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo: a partir das 14h
www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Canal Aberto 11 6914 0770/ 9126 0425 Márcia Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário