“Diário dum Carroceiro”
O CAAC realiza com grandes nomes do teatro paulistano
O 1º texto escrito por pessoa em situação de rua
em circuito profissional
O CAAC – Centro de Artes Alternativas e Cidadania, ONG sem fins lucrativos, fundada em 2000 e presidida por Max Mu, leva ao palco do Teatro Fábrica São Paulo o espetáculo “Diário dum Carroceiro”, com o ator Antonio Carlos de Niggro e direção de Iara Brasil.
Este monólogo é primeiro texto escrito por uma pessoa em situação de rua na nossa dramaturgia e realizado profissionalmente no Brasil. Esta produção do CAAC é resultante do seu projeto de inclusão social através da arte com a População de Rua, o qual Sebastião Nicomedes, autor do texto, integra desde 2003 e conclui agora este processo.
A peça narra a rotina de um carroceiro nas ruas do centro de São Paulo durante o período das festas de fim de ano. Sua critica política a partir de seus próprios conflitos para a sobrevivência trazem ao público o olhar da cidade por aqueles que não tem acesso aos bens da cidade. Com traços de humor nos leva através desta dura realidade a reflexões sobre o nosso pão, nosso suor e o nosso trabalho na nossa cidade.
A diretora Iara Brasil, foi convidada pelo seu profissionalismo e envolvimento em causas sociais, formada pela UNICAMP é também Co-fundadora da Cia. Circuito de Comédia. A possibilidade de levar essa discussão à classe artística e ao grande público foi uma de suas principais observações ao aceitar o projeto. A estética cênica da direção traz ao espetáculo uma visão que fortalece o foco social e político das pessoas em situação de rua.
O ator Antonio Carlos De Niggro, atuou nos seriados “Vila Maluca” da Rede TV e “Turma do Gueto” da Rede Record entre outros, e na Novela “Metarmophoses”, além de ter participado de montagens significativas no circuito teatral como “Fuck You Baby” do autor Mario Bortolotto.
Outros grandes profissionais do teatro estão envolvidos nesta empreitada. Marcio Tadeu é o responsável por toda a cenografia e figurino, Aline Meyer compôs a trilha, Sérvulo Augusto a música original do espetáculo e Aide do Amaral assina administração da produção.
Após um ano e meio de produção: de envio de projetos, solicitação de patrocínio e busca de recursos financeiros, O CAAC entendeu que a causa é maior, e sem verba alguma, estreou em 07 de outubro o “Diário Dum Carroceiro” na veia da arte que quer transformar, na força dos homens que reciclam a cidade e que se quer mostrar. O Diário dum Carroceiro é antes de tudo, o resultado da inserção social de ações culturais alternativas.
SEBASTIÃO NICOMEDES
O autor escreveu em 2003 uma peça chamada “Bonifácil Preguiça”, com pessoas dos albergues. O CAAC o apoiou na supervisão de direção onde todos os atores eram integrantes das oficinas de teatro. Sebastião também participou de outras montagens da ONG em 2003 e 2004. Em 2005 deu oficinas de Arte Com Sucata em escolas municipais registrado em CLT em um dos projetos da entidade.
CAAC - Centro de Artes Alternativas e Cidadania
A pesquisa sobre “A Voz da Dramaturgia Brasileira”, coordenada por Max Mu em mutirões habitacionais, aldeias indígenas, Quilombos e Movimento Sem Terra, visa trazer ao público obras onde a “Voz” das pessoas mais distantes dos mecanismos de produção cultural possa ser amplificada por produções profissionais, e que tragam ao público a reflexão social, neste contexto temos o “Diário dum Carroceiro”.
FICHA TÉCNICA – DIARIO DE UM CARROCEIRO
AUTOR: Sebastião Nicomedes
DIREÇÃO: Iara Brasil
ATOR: Antônio Carlos De Niggro
CENOGRAFIA E FIGURINO: Marcio Tadeu
TRILHA: Aline Meyer
MÚSICA ORIGINAL: Sérvulo Augusto
IMAGENS E EFEITOS: João Luiz
FOTOGRAFIA: Leandro Cunha
IDENTIDADE VISUAL: Marta Muratório
PREPARAÇÃO CORPORAL: Luiz Capacci
ILUMINAÇÃO E OPERAÇÃO: Alfredy Estrella
OPERAÇÃO DE SOM: Everaldo Simão
CONTRA-REGRAGEM: Thiago Coelho
ADMINISTRAÇÃO: Aide do Amaral
PRODUÇÃO: Max Mu
REALIZAÇÃO: CAAC – Centro de Artes Alternativas e Cidadania
APOIO: Favela do Moinho
PARCERIAS: Cia. Circuito de Comédia
União dos Movimentos de Moradia
ELAN – Produções Gráficas
SERVIÇO:
Diário dum Carroceiro
Até 17 de dezembro
Sábados às 19h
Domingos às 18h
Duração: 60 min
Indicação: 12 anos
Ingressos: 30,00 e 15,00 (meia)
Teatro Fábrica São Paulo - Porão
80 lugares
Rua da Consolação 1623
Estacionamento conveniado R$8,00
Reservas pelo site www.fabricasaopaulo.com.br
informações: Tel.: 3255-5922
Assessoria de Imprensa: Julianna Santos
(11) 32140339/91002540
julianna.santos@ig.com.br
ou Talita Tel.: 3255-5922
mais releases, fotos e cortesias em nossa sala de imprensa
http://www.fabricasaopaulo.com.br/articles.php?id=65
Nenhum comentário:
Postar um comentário