de 25.08 a 01.10 - Darkroom no Teatro Fábrica São Paulo

DARK ROOM

NO TEATRO FÁBRICA SÃO PAULO

25 de agosto a 1º outubro

Espetáculo traz os locais de sexo sem compromisso como pano de fundo para relações amorosas

Amor sem compromisso e às escuras. Este é o mote da peça Dark Room, do Grupo Teatro de Auto-Ajuda, e que debate a semelhança entre esses espaços reservados em casas noturnas GLS para práticas sexuais e as relações amorosas contemporâneas.

Como se estivessem em um desses quartos – escuros e onde os freqüentadores se escolhem pelos sentidos, três casais permanecem de olhos fechados durante todo o tempo e, na presença de um estranho, comportam-se absolutamente de maneira natural. Segundo o diretor, Rafael Truffaut, a montagem “é uma metáfora a essas relações em que não conseguimos (ou não queremos) enxergar a pessoa amada como ela verdadeiramente é. As personagens buscam um gesto de afeto, um carinho, alguém que os acolha e os retire do local, mas, justamente por estarem cegos, seus escolhidos não são bem aquilo que esperavam”.

É dentro desta realidade que circundam as três histórias da peça. Há o rapaz que responde a um anúncio de relacionamento da internet e marca de se encontrar com a anunciante na casa.O que era para ser casual, ganha um caráter afetivo, abalando as regras impostas pela mulher. Há também Doris Day, que se apaixona por Rock Hudson, sem enxergar o obstáculo para a relação: o fato de ele ser gay. E, por último, Lótus, a transex dona da boate e única a permanecer de olhos abertos. Ela assiste e interfere na vida dos freqüentadores da casa até a chegada de um misterioso homem.

Se a história traz a atmosfera paradoxal de um dark room, que mistura êxtase e frustração, não poderia deixar de carregar na trilha sonora. O espetáculo é regido por Smiths, Madonna, Moby e David Bowie. As músicas surgem sem intervalos, alterando o ritmo e o ambiente das ações como numa pista de dança. Na primeira fase de criação do espetáculo, concebido a partir de um processo colaborativo, um trecho foi apresentado no Festival Nacional CURTA TEATRO do SESI, em Sorocaba. Na ocasião, Fernanda Gama recebeu o prêmio de melhor atriz por sua interpretação no papel de Lótus, fragmento de Dark Room, e a cena também mereceu as indicações para os prêmios de Figurino e Maquiagem.

Novos Talentos

O Teatro de Auto-Ajuda surgiu em 2002 no curso de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Seu objetivo é trabalhar questões pessoais dos seus integrantes como material para criação de narrativas que, justamente por essa pessoalidade, dialoguem com o público. As encenações da companhia discutem o desejo do amor, o questionamento das atitudes passionais, a busca por enxergar o ser amado sem quaisquer projeções de necessidades afetivas. Tudo isto num universo de referências contemporâneas: o cinema, a música e a arte pop; a dança-teatro; a semiologia (em especial o trabalho de Roland Barthes); a retomada dos mitos; a psicanálise; a moda e o universo urbano.

Suas últimas produções: Amor: Urgência Emocional (espetáculo de dança-teatro) e Quando meu Príncipe chegar... (baseado em textos do autor francês Jean Cocteau) tiveram temporadas bem-sucedidas no Teatro Laboratório da ECA-USP e no Studio das Artes (São Paulo). Amor: Urgência Emocional participou do Festival de Teatro de Santo Agostinho, em São Paulo, e recebeu os prêmios de Melhor Direção, Trilha Sonora, Iluminação e Melhor Espetáculo (Júri Popular), além das indicações de Gerson Rege e Fernanda Gama, como melhor ator e atriz respectivamente. O espetáculo participou, também, do 8º Festival Nacional de Teatro de Americana.

Neste novo trabalho, propõe-se ao grupo investigar três aspectos distintos do fazer teatral: dramaturgia, interpretação e encenação. Dark Room foi criado por um processo colaborativo: o grupo partiu de um tema – a necessidade do amor como a transcendência de um cotidiano marcado pela banalização dos problemas pessoais e pelo narcisismo – e de um conjunto de referências literárias e cinematográficas propostas pelo diretor e comuns aos membros do grupo. Entre as referências está a obra literária de Caio Fernando Abreu (como catalisador de diálogos e ações), o Mito da Caverna de Platão (referência arquetípica) e filmes como Dolls, de Takeshi Kitano.

As cenas foram escritas a partir de improvisações, em que todos os atores se revezaram fazendo todas as personagens. Criadas as três histórias e definido o personagem de cada um, buscou-se refinar as interpretações e consolidar a autonomia das narrativas. Na última fase, de criação da encenação, o diretor optou por um palco limpo, com movimentação geometricamente precisa, trilha sonora contínua e atores constantemente com os olhos fechados (com exceção de Lótus). Teve início então um novo treinamento, baseado em percepção corporal e limpeza de movimento, para que os atores possam realizar com segurança suas cenas, ainda quem de olhos fechados.

Em suma, a pesquisa do pressupõe a total doação do ator, na medida em que tudo parte da sua pessoalidade. A pesquisa recai sobre uma forma específica deste trabalhar – não se trata de um estilo de atuação, mas de um modo de se relacionar com o trabalho. Assim, embora o objetivo declarado do grupo seja estrear um espetáculo, a experimentação refere-se ao próprio processo de criação, consiste também em realimentar suas bases e consolidar-se.

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO E CENOGRAFIA -Rafael Truffaut

ELENCO - Camilo Schaden, Fernanda Gama, Priscilla Carbone, Rafael Truffaut, Vanessa Ouros, Vitor Freire

DRAMATURGIA -Teatro de Auto-Ajuda

ILUMINAÇÃO - Gustavo Viggiano

FIGURINOS - Amanda Siqueira

TRILHA SONORA -Teatro de Auto-Ajuda

FOTOS - Gabriela Itocazo

SERVIÇO:

Dark Room

Do Grupo Teatro de Auto-Ajuda

De 25 de agosto a 01 de Outubro

Sextas e sábados as 21h30

domingos as 20h30

duração: 60

indicação: 14 anos

Ingresso: R$ 20,00 (R$ 10,00 meia-entrada para estudantes, idosos).

Teatro Fábrica São Paulo - Sala 2

80 lugares

Rua da Consolação 1623

Estacionamento conveniado R$8,00

Reservas e informações: Tel.: 3255-5922 ou pelo site www.fabricasaopaulo.com.br

Assessoria de Imprensa: Julianna Santos

(11) 32140339/91002540

julianna.santos@ig.com.br

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