Conveniência da Cultura: Usos da Cultura na Era Global

George Yúdice é Professor da Universidade de Nova York
e autor do livro "Conveniência da Cultura: Usos da Cultura na Era Global"

O período pré-eleitoral é propício para fazer um balanço dos avanços e retrocessos da nossa sociedade. A crise ética e o esvaziamento dos sistemas de controle e representação social nos fazem aprender o verdadeiro sentido das políticas culturais. Um Ministério da Cultura forte, articulado, inovador, consistente em propostas, programas e orçamento, é imprescindível para lidar com toda essa complexidade.

O seminário internacional Políticas Culturais & Eleições analisa o panorama sócio-político-cultural brasileiro frente aos grandes desafios do mundo contemporâneo. E propõe soluções para construirmos o Ministério da Cultura que queremos, frente ao legado Gilberto Gil.

Uma iniciativa da Brant Associados, com realização do Instituto Pensarte e do Espaço ArteCidadania, o seminário será realizado dia 10 de junho a partir das 9h.

PROGRAMAÇÃO - 10 DE JUNHO

9h às 9h30 – Café de boas-vindas

9h30 às 12h – Novos desafios para as políticas culturais no Brasil e no mundo

Conferencista: George Yúdice (Universidade de Nova York)
Debatedores: Lala Deheinzelin (Instituto Pensarte) e José Álvaro Moisés (Universidade São Paulo)

Mediador: Leonardo Brant (Brant Associados)

12h às 14h - Almoço

14h às 15h30 – Mesa redonda: O MinC que temos e o MinC que queremos

Ronaldo Bianchi (Museu de Arte Moderna)
Ana Carla Fonseca Reis (Instituto Pensarte)
Mediadora: Cristina Merlo (Anhembi-Morumbi)

15h30 às 16h – Café

16h às 17h30 – Mesa redonda: O legado Gilberto Gil

Glauber Piva (Coordenador de Cultura do PT)
Isaura Botelho (Cebrap)
Mediador: Ary Scapin (Consultor)

Dia 10 de junho das 9h às 17h30
Espaço ArteCidadania
Al. Nothmann, 1029 - Campos Elíseos - São Paulo
Mais informações: (11) 3825.6600
www.artecidadania.org.br

Iniciativa: Brant Associados

Realização: Instituto Pensarte e Espaço ArteCidadania

Promoção: Arteciddadania.org.br, Cultura e Mercado e Pontão de Cultura do Kaos

Um breve currículo dos participantes, caso vc precise

George Yúdice

PhD em literatura pela Universidade de Princeton nos EUA, George Yúdice é professor de português, espanhol e estudos americanos e diretor do Centro de Estudos Latino Americano e Caribenho, na Universidade de Nova York.. É também diretor de estudos culturais no Inter-American Cultural Studies Network – IACSN. É autor de _Vicente Huidobro y la Motivación del Lenguaje Poético_ (Buenos Aires: Galerna, 1978), _On Edge: The Crisis of Contemporary Latin American Culture_ (University of Minnesota Press, 1992), _Política Cultural_ (Barcelona: Gedisa, 2004), _A Conveniência da Cultura: Usos da Cultura na Era Global_ (Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005) e de mais de cem ensaios sobre estudos literários e culturais, gestão e políticas culturais e temas intelectuais.Consultor da U.S.-Mexico Fund for Culture; da Associação Internacional Arte Sem Fronteiras; UNESCO; InCorpore:entre outras organizações.

Lala Deheinzelin

Vice Presidente do Instituto Pensarte, Lala Deheinzelin é empreendedora cultural (criação, diretora artística, pesquisadora e produtora cultural). Atua desde 1975 em diversas áreas ligadas à cultura e comunicação, tendo se especializado na criação e no desenvolvimento de estratégias, projetos e eventos que tenham na Cultura o seu diferencial. Atualmente dirige sua produtora, Enthusiasmo Cultural e atua como palestrante e consultora especializada em Cultura e Desenvolvimento. É ainda Diretora do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC, membro do Conselho do IPaz-
International Peace Agency, membro do INCD (International Network for Cultural Diversity – Canadá).

Leonardo Brant

Leonardo Brant tem uma reconhecida carreira como articulador e pesquisador de políticas públicas. Como conferencista internacional, participou de diversos eventos relacionados à Diversidade Cultural, entre eles os seminários promovidos pelo Groupe d´etude et recherches sur les mondialisations, em Paris, França, pelo De Balie Centre, em Amsterdã, Holanda, pelo Fórum de Barcelona 2004, Espanha. Participou também das Conferências anuais da INCD em Dakar, Senegal (2005), Shanghai, China (2004), Opatjia, Croácia (2003), e Cidade do Cabo, na África do Sul (2002). É também autor dos livros “Diversidade Cultural (org.)” "Mercado Cultural", "Políticas Culturais, vol.1 (org.)" e "O Papel de Cada Um (org.). É fundador do Instituto Pensarte, é editor das revistas Arquitetura Cultural, Culturaemercado.com.br e Artecidadania.org.br. Atualmente responde pela vice-presidência da International Network for Cultural Diversity (INCD), organização presente em mais de 50 países, e pela presidência do Instituto Diversidade Cultural, braço da INCD no Brasil

Ana Carla Fonseca Reis

Vice Presidente do Instituto Pensarte, Ana Carla Fonseca, é bacharel em Administração pela FGV/SP e em Economia pela FEA/USP, é Mestre em Administração pela FEA/USP e tem MBA pela Fundação Dom Cabral. Trabalhou em agências de propaganda, serviços consulares e atua há dez anos como executiva de marketing de multinacionais. Além de ter artigos em diversas publicações como a RAE (Revista de Administração de Empresas) e nos anais da ENANPAD, é co-autora do livro "Gestão Empresarial - de Taylor aos Nossos Dias" e autora das obras "Marketing Cultural e Financiamento da Cultura" e “Caleidoscópio da Cultura – Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável”. É conferencista internacional em marketing, cultura e economia da cultura, special advisor da ONU em economia criativa, curadora da conferência inglesa "Creative Clusters" e fundadora da empresa "Garimpo de Soluções - cultura, economia e desenvolvimento".

Cristina Merlo

Maria Cristina Merlo, mestre em Comunicação Audiovisual e Estética na Escola de Artes e Comunicação pela Uiversidade de São Paulo. Defendeu sua dissertação sobre a primeira revista infantis e em quadrinhos brasileira, Revista O Tico-Tico, criada em 1905. Desde 2003, leciona no Curso de Comunicação Social nas áreas de Rádio e TV e Cinema da Universidade Anhembi Morumbi.

Ronaldo Bianchi

Ronaldo Bianchi, no início de sua carreira, ajudou na estruturação da Fundação Paulista para o Desenvolvimento da Administração Pública (Fundap), Em 1997, foi convidado para gerenciar o Memorial da América Latina. Dali, partiu para o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), onde ocupa hoje o cargo de superintendente. Em paralelo, o gestor também atua no Itaú Cultural, como vice-presidente executivo.


Ary Scapin

Coordenador do Núcleo de Cultura do Sebrae-SP. Administrador de empresas, graduado em marketing e formado em teatro.

Isaura Botelho

Isaura Botelho participou da criação do Ministério da Cultura, auxiliando na implantação de seu primeiro desenho institucional. Em 1988, assumiu a Secretaria de Apoio à Produção Cultural. Possui doutorado em Ação Cultural na Escola de Comunicações e Artes da USP e pós-doutorado no
Département des études et de la prospective (DEP) do Ministério da Cultura da França. Dirigiu o Centro de Estudos da América Latina do Memorial da América Latina em São Paulo. De volta ao Ministério da Cultura, coordenou a organização do setor de pesquisas e planejamento da Secretaria de Políticas Culturais. Tem artigos publicados sobre o tema em revistas especializadas (“As dimensões da cultura e o lugar das políticas públicas” e "Os equipamentos culturais na cidade de São Paulo", entre outros). Organizou com José Álvaro Moisés o livro Modelos de financiamento da cultura (Minc-Funarte, 1997) e publicou Romance de Formação: Funarte e Política Cultural 1976-1990. Atualmente, dá continuidade às suas pesquisas no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento CEBRAP.

Glauber Piva

Instituro Pensarte
Luiza Morandini I Coordenadora de Projetos
55(11) 3828-2550 I (11) 9179-6442 I luiza@pensarte.org.br
www.pensarte.org.br I www.culturaemercado.com.br

APOIO CULTURAL

Cooperativa Cultural Brasileira
coperativaculturalbrasileira@gmail.com
Jornal Virtual das Artes
http://jornaldasartes.blogspot.com/
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3617580

Nenhum comentário: