FESTA DE JONGO NO QUILOMBO

FESTA NO QUILOMBO SÃO JOSÉ
13/05/2006
Ônibus Saída SP
 
O quilombo São José é uma comunidade de 200 negros da mesma familia que preservam o jongo, dança de roda considerada uma das origens dos samba trazida de Angola da região sudeste do Brasil colônia pelos escravos. Esta familia permanece a 150 anos no mesmo lugar desde a escravidão, mantendo ricas tradições como o jongo, a umbanda, o calango, o terço de São Gonçalo, a medicina natural, rezas e benzeduras, agricultura familiar entre outras. Até 2 anos atrás a comunidade não possuía luz eletrica, vivendo em isolamento. As casas de barro com telhados de palha, o candeeiro, o ferro a brasa e o fogão de lenha ainda fazem do cotidiano.
 
Programação
 
Missa Afro ao ar livre
Feijoada em beneficio da comunidade (valor não divulgado)
Capoeira Angola
Maculelê
Samba de Roda
Fado de Quissamã
Jongo do Pinheral
Jongo do Quissamã
Jongo do Quilombo São José
Confraternização entre os grupos
Benção da fogueira pela matriarca da comunidade Mãe Tetê em homenagem aos pretos velhos
Roda de Jongo a beira da fogueira com a participação de todos os presentes
21 horas as 7 da manhã - Inicio do Baile de Calango com a dança do calango rodado, intercalado com a roda de jongo na fogueira até o sol raiar (durante toda a noite, barraquinhas venderam comidas tipicas e artesantos do local e serão assadas batatas na fogueiras)
 
 
ADICIONAIS
 
Algumas informações importantes sobre o Quilombo São José que com certeza permitirá uma viagem mais tranquila e agradavel à todos.
 
A comunidade se localiza na Serra das belezas, no municipio de Valença a 3 horas do centro do Rio de Janeiro.
Ao chegarmos na estradinha de barro que leva a Fazenda, é possivel perceber a falta de infra estrutura local.
 
A comunidade até o ano passado não possuia água tratada o que tornava-se dificil o consumo, assim como a festa é aberta e o número de participantes superou a marca de 500 pessoas torna-se impossivel oferecer condições de alojamento, banho e etc.
 
Ou seja,
 
O Quilombo é um lugar inesquecivel no meio literalmente do nada.
De dia faz muitoooooooooo calor e a noite muitoooooooooo frio.....de verdade meu povo. Acreditem.
 
Sairemos daqui no sábado as 00:30 estourando 1 da manhã para que possamos descansar no trajeto e aproveitar toda a festa....Logo pela manhã mais ou menos as 10:00 tem uma missa afro bem tradicional, com muito misticismo e energia.....depois é SÓ FESTA.....e acreditem não pára até o sol raiar.
 
Só quem já foi para confirmar....mais os tambus (instrumentos tocados pelos homens da comunidade na roda de Jongo) só param quando o sol forte do domingo começam a incomodar .....(se é que incomodam)
 
Bem..... tem pessoas de todo o Brasil na festa, em maior número é claro do Rio de Janeiro. O mais interessante desta grande festa é que as pessoas comparecem são ativistas, homens e mulheres que buscam conhecimento,ancestralidade, harmonia, alegria e principalmente paz de espirito,pois é assim que todos saem deste grande encontro.
 
Para sua viagem ser 10 é recomendável levar:
 
- Barraca (quem não tiver, terá que dormir no ônibus - Não há acomodações)
- Cobertor (faz um frio da p.... a noite - é terrivel mesmo...eu garanto)
- Agasalho ( mesmo próximo da fogueira o negócio pega lá pelas tantas da madruga)
- Roupas leves e frescas (Durante dia parece sertão....)
- Água em litro ( Gente ... isto é sério....água é suspeita, lá se vende garrafinhas de água para quem preferir comprar na comunidade)
- Bobeirinhas para comer ( É vendido também comidas e bobagens,mas tem muita gente também com fome, ou seja, muita gente em filas ..... vale a pena levar alguma coisa para ir comendo e não se stressar tanto )
-  Lenços umedecidos ou coisas parecidas ( Não tem como tomar banho....até tem uma estrutura montada mais ou menos com chuveiro que cai gotas de água e que muitas pessoas enchem um balde e toma o famoso banho de gato....mas ae é com cada um)
 
 
Ufa....acho que é isso por enquanto.
 
Saimos no sábado dia 13 de maio (na virada de sexta para o sábado) a meia noite + ou -  e voltamos no domingo dia 14 de maio as 14:00 + ou - (saída do quilombo)
A viagem é de aproximadamente 6 horas + ou -
 
Para reservar fv ligar e depositar na conta abaixo:
 
Banco Bradesco
Agência 548
Conta Corrente 74912-5
Angela Damasceno Gonçalves
Valor módicos IDA E VOLTA de R$ 60,00
 
 
Meus telefones
 
011- 3486-1082 (res)
011- 9294-7207 (cel)

Nenhum comentário: