Sinais de fumaça em Porto Alegre anunciam a curadoria para a 9ª Bienal do Mercosul

image

Evento marcou o início dos trabalhos para a próxima edição da Mostra
Na última segunda-feira, 13 de agosto de 2012, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul apresentou a curadora-geral da 9ª Bienal do Mercosul, a mexicana Sofía Hernandez Chong Cuy, que por sua vez anunciou os nomes que irão compor a equipe curatorial para a próxima edição da Mostra. Participam três curadores brasileiros, Mônica Hoff, Bernardo de Souza e Julia Rebouças, além de três curadores internacionais, Raimundas Malašauskas (Lituânia), Sarah Demeuse (Bélgica) e Daniela Pérez (México). A equipe conta também com um conselheiro pedagógico, Dominic Willsdon (Reino Unido). (Clique aqui para baixar os perfis dos curadores.)
A notícia foi propagada ao público de Porto Alegre, Brasil, por meio de sinais de fumaça vindos da Usina do Gasômetro – um dos principais espaços culturais da cidade, e que abrigará exposições da 9ª Bienal entre setembro e novembro de 2013. Na ocasião, Sofía também apresentou as linhas gerais do projeto curatorial para a Bienal. (Clique aqui para baixar o arquivo “Promessas: Declaração da Curadoria”. Para imagens do evento em alta resolução, acesse aqui.)
O foco da proposta curatorial para a 9ª edição da Bienal do Mercosul é a interação entre natureza e cultura, arte e tecnologia. Composto de quatro instâncias – exposições, projeto pedagógico, projeto editorial e comunicação – a proposta considera as causas e fenômenos naturais que impulsionam viagens e deslocamento humano, avanço tecnológico e desenvolvimento mundial, expansões verticais no espaço e explorações transversais ao longo do tempo.
A 9ª Bienal do Mercosul será inaugurada em 13 de setembro de 2013. A princípio, estão previstas quatro exposições principais, que serão apresentadas em locais como a Usina do Gasômetro, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. Outros espaços abrigarão exposições e obras específicas, e serão divulgados nos próximos meses. Está prevista a participação de cerca de 90 artistas de diversos países—considerados no projeto como visionários do passado, do presente e do futuro.
Os sinais de fumaça que marcaram o início dos trabalhos para a 9ª edição fazem parte das estratégias de comunicação intrinsecamente ligadas ao conceito curatorial: ao utilizar formas rudimentares de comunicar-se com o público, a curadoria da Bienal quer discutir as transformações históricas na tecnologia da comunicação através dos séculos – dos sinais de fumaça ao Twitter. Dessa forma, a informação sobre a 9ª Bienal será lançada, difundida e experimentada em diferentes canais de mídia, entendidos no projeto como ferramentas de mediação criativas entre conteúdos, formatos, instituição e público da Bienal.
Para a presidente da 9ª Bienal do Mercosul, Patricia Fossati Druck, esse é um grande momento, pois a Bienal torna públicos aspectos muito importantes que marcam o início dos trabalhos para a realização da próxima edição da Mostra: “é com grande alegria e entusiasmo que estamos anunciando a equipe curatorial que vai trabalhar para termos mais uma Bienal de muito êxito. O projeto agora está em fase de orçamentação e estamos trabalhando para que empresas e organizações aportem recursos, apoiem e participem desse que é um dos eventos artísticos e culturais mais importantes da América Latina”, diz.

 

Fonte Canal Contemporâneo

This work is licensed under a Creative Commons license.

Nenhum comentário: