OfiCINE setembro- MIS

 

 

 

Em setembro, o OfiCine do MIS vem com o tema "Nós e os Bichos", enfocando as relações afetivas entre os homens e os animais de estimação

 

 

Depois de passar o inverno do último mês no mundo artificial dos robôs, o programa OfiCINE de setembro anuncia a primavera colocando o público infanto-juvenil na companhia da natureza

 

O OfiCINE é um programa com curadoria de Marcos Kurtinaitis e promove sessões de cinema voltadas ao público infanto-juvenil seguidas de oficinas artísticas com duração de 1h30 relacionadas às questões envolvidas no filme.

Apresentado aos domingos às 15hs, a programação do OfiCINE de setembro volta-se às criaturas mais divertidas do reino animal, mesmo as mais incomuns. Estarão em destaque as relações afetivas provocadas nas pessoas e os ensinamentos trazidos por esta fecunda aproximação.

Nas oficinas de criação audiovisual, o cineasta Edwin Perez e o Núcleo Educativo do MIS dão apoio teórico e técnico para que pais e filhos coloquem em prática as questões suscitadas pelos filmes, exercendo sua criatividade na produção das próprias narrativas audiovisuais

A programação começa em 06/09 com Meu Monstro de Estimação, recente produção que apresenta um inusitado animal de estimação, explorando de maneira original a famosa lenda do Lago Ness. Na sequência, será ministrada Oficina de Continuidade, que pretende levar aos participantes o conhecimento da ordem cronológica que envolve a narrativa audiovisual.

No segundo domingo de setembro (13/09), a programação inclui O Cavalinho Azul, filme infanto-juvenil dirigido por Eduardo Escorel, que conta com Erasmo Carlos no elenco. Será uma ótima oportunidade para as novas gerações verem essa clássica, porém pouco conhecida obra representante da cinematografia infantil brasileira. Os espectadores do filme poderão participar da Oficina de Produção que irá propor, a partir de uma cena do filme exibido, o levantamento do que é necessário para que uma história possa ser filmada.

No dia 20/09 é a vez de apresentar uma animação da década de 70, que traz um conhecido e emblemático personagem. Em Volte para Casa, Snoopy, vemos as aventuras nas quais a turma de Charlie Brown, Snoopy, Linus e Lucy se metem quando o amado cãozinho desaparece. A oficina que segue a exibição do filme é a de Direção de Arte – Cenário, que traz a proposta da composição de um cenário para uma história previamente apresentada, elaborado com material de desenho. No final, haverá a gravação da animação.

A programação do mês se encerra em 27/09 com A Menina e o Porquinho, animação também da década de 70 na qual a jovem Fern aprende, em sua relação com o animalzinho, importantes lições sobre a vida e a natureza. Usando exemplos da vida cotidiana, a oficina de Direção de Arte – Cenário enfocará a importância da percepção da composição do figurino na criação dos personagens.

 

 

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA DOS FILMES E DAS OFICINAS

 

06/09:

"Meu Monstro de Estimação"

Oficina de Continuidade

 

13/09:

"O Cavalinho Azul"

Oficina de Produção

 

20/09:

"Volte para Casa, Snoopy"

Oficina de Direção de Arte - Cenário

 

27/09:

"A Menina e o Porquinho"

Oficina de Direção de Arte – Figurino

 

 

Sobre o curador

Marcos Kurtinaitis é produtor cultural e pesquisador nas áreas de cinema e vídeo. Foi coordenador de audiovisual do Museu da Imagem e do Som, produziu quatro edições da Conferência Internacional do Documentário. Atualmente, é um dos coordenadores do núcleo de programação da Cinemateca Brasileira. Suas realizações incluem o média-metragem Procura-se, do qual foi roteirista, e o curta Objetos do De$ejo. Como cine-jóquei, foi responsável pela projeção audiovisual em shows das bandas Chimpanzé Clube Trio e Mamma Cadela.


Edwin Perez

Formado em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, produziu e dirigiu programas na TVA. Lecionou no curso de Rádio e TV da Universidade Santana, no Curso de Produção Multimídia do Liceu de Artes e Ofícios e no curso de Vídeo Profissional do Colégio Politécnico Ego Sum.
 
Núcleo Educativo do MIS

O Núcleo Educativo desenvolve atividades vinculadas à programação do museu e tem como objetivo promover a aproximação dos vários públicos com o museu e despertar a curiosidade e o interesse sobre o patrimônio artístico-cultural. Isso é feito por meio da reflexão e discussão crítica sobre a utilização das novas tecnologias no campo artístico, contextualizando-a. Ele é constituído por profissionais com diferentes formações (artes, letras, história, exatas, entre outras áreas do conhecimento) e encontra-se em constante atualização e aprimoramento.

 


 
SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS DOS FILMES

Meu Monstro de Estimação (Water Horse: The Legend of The Deep), de Jay Russell

EUA/Inglaterra, 2007, 35mm, cor, 112' | Dublado em português

Com: Emily Watson, Alex Etel, Ben Chaplin, David Morrissey, Brian Cox

 

Quando um garoto solitário chamado Angus descobre um grande e misterioso ovo na praia do lago Ness, ninguém está preparado para o que virá lá de dentro. Ele logo descobre que o estranho e arteiro ser que sai do ovo é nada menos que um cavalo das águas, a criatura mais misteriosa e fantástica que já existiu no mundo! Mas com o monstro crescendo dez vezes seu próprio tamanho por dia, Angus descobre que fica cada vez mais difícil manter essa nova amizade em segredo. Uma visão original, divertida e encantadora da mais famosa lenda da Escócia.

*Classificação etária: livre.

 

O Cavalinho Azul, de Eduardo Escorel

Brasil, 1984, DVD, cor, 94' | Falado em português

Com: Pedro de Brito, Ana Cecília Guimarães, Alby Ramos, Carlos Wilson, Renato Consorte, Joana Fomm, Nelson Dantas, Bia Nunes, Maria Clara Machado, Erasmo Carlos

 

Era uma vez um menino chamado Vicente, que tinha um cavalo considerado por seus pais apenas um velho pangaré marrom, bem feio e magro, mas que, aos olhos de Vicente, era um lindo cavalo azul. Depois que seus pais, passando dificuldades, vendem o animal para comprar mantimentos, recuperar seu cavalinho azul passa a ser a missão e a aventura de Vicente. Baseado na peça teatral de Maria Clara Machado, o filme é um raro exemplar do cinema infantil brasileiro de longa-metragem e merece ser redescoberto pelas novas gerações.

*Classificação etária: livre.

 

Volte para Casa, Snoopy (Snoopy, Come Home), de Bill Melendez

EUA, 1972, DVD, cor, 81' | Dublado em português

Animação

 

Adivinhe o que acontece quando o cãozinho que todos amam desaparece? Nada menos que uma sonora choradeira de toda a turminha do Charlie Brown. Enquanto o cãozinho se mete em uma série de confusões, seu dono e seus amigos partem em sua busca. As divertidas aventuras de Charlie Brown, Snoopy, Linus, Lucy e toda a turma ganham vida neste segundo longa-metragem de animação feito a partir das clássicas tirinhas em quadrinhos dos jornais. Com diálogos inteligentes e uma maravilhosa trilha sonora, de autoria de Richard e Robert Sherman, o filme encanta tanto a adultos quanto a crianças de todas as gerações, contribuindo para imortalizar a genial criação de Charles M. Schulz.

*Classificação etária: livre.

 

A Menina e o Porquinho (Charlotte's Web), de Charles A. Nichols e Iwao Takamoto

EUA, 1973, DVD, cor, 94' | Dublado em português

Animação

 

O porquinho Wilbur está com medo porque sabe que, mais cedo ou mais tarde, vai virar o prato principal na mesa de alguém. Ele, que foi sempre criado na fazenda como um animalzinho de estimação, acaba nas mãos de um outro proprietário nada amigável e está pressentindo que o pior pode acontecer. Para tentar escapar do que parece ser seu destino, Wilbur começa a pensar em um plano e, para isso, vai precisar da ajuda da aranha Charlotte e de sua antiga dona, Fern, a única humana capaz de perceber que Wilbur é um animal especial. Uma história de lealdade, confiança e renúncia, adaptada do clássico da literatura infantil de E.B. White – recentemente refilmado com atores de verdade, com a estrela-mirim Dakota Fanning no papel principal.

*Classificação etária: livre.

 

 

Serviço:

 

Programa OfiCine

Sessão de cinema infanto-juvenil seguida de oficina de criação audiovisual

Curadoria de Marcos Kurtinaitis

 

Programação das Sessões de Cinema:

06/09:              Meu Monstro de Estimação

13/09:              O Cavalinho Azul

20/09:              Volte para Casa, Snoopy

27/09: A Menina e o Porquinho

Local: Auditório MIS (177 lugares)

Data: domingos, às 15h

Ingresso para a sessão: gratuito (retirar senha na bilheteria do MIS, 1h antes do início da exibição)

Classificação etária: livre

 

 

Programação das Oficinas de Criação Audiovisual

06/09: Oficina de Continuidade
13/09: Oficina de Produção

20/09: Oficina de Direção de Arte - Cenário
27/09: Oficina de Direção de Arte - Figurino

Local: Núcleo Educativo do MIS

Data: domingos, após a sessão de cinema
30 vagas

Duração: 1h30
Ingresso para a oficina: gratuito (inscrição na retirada do ingresso para a sessão de cinema na recepção)
Indicação etária: atividade recomendada para crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos

Estacionamento cobrado: R$ 7
Acesso e elevador para cadeirantes
Ar condicionado
 
Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Tel.: 11- 2117-4777
www.mis-sp.org.br

 

Informações para a imprensa

Cristiane Bonora Futagawa: cristianebonora@mis-sp.org.br  - 11. 2117-4777, ramal. 309
Janaína Tineo:
janatineo@mis-sp.org.br - 11. 2117-4777, ramal. 311

 

 

 

Nenhum comentário: