Temporada de projetos 2010 Paço das Artes - Prorrogada

 

 

 

 

 

Paço das Artes abre inscrições para nova seleção de trabalhos da Temporada de Projetos 2010

 


Programa pioneiro de incentivo às produções artísticas emergentes promoverá nove exposições individuais e um projeto de curadoria ao longo do ano de 2010; artistas contemplados que residirem em outros Estados

receberão ajuda de custo

 

Até o dia 09 de outubro, o Paço das Artes recebe inscrições para a Temporada de Projetos 2010. Conhecido em todo o Brasil por abrir espaço à produção artística emergente e à consequente reflexão que a acompanha, o programa completou dez anos em 2009.

 

A efeméride trouxe como novidade duas mudanças significativas no programa, que passou a ser anual depois de cinco edições bienais e a disponibilizar uma ajuda de custo para artistas e curadores participantes. Além disso, pela primeira vez, está prevista a publicação de um catálogo bilíngue reunindo imagens e textos de todos os projetos apresentados ao longo de 2009.

 

Em sua 7ª Edição, a Temporada de Projetos 2010 realizará nove exposições individuais em espaço coletivo e um projeto de curadoria, que poderá incluir no máximo sete artistas. Paralelamente, estão previstas no programa mostras de artistas convidados pela instituição.

 

Os interessados deverão se inscrever pessoalmente ou pelo correio, até dia 09 de outubro de 2009. A ficha de inscrição ficará disponível também no site da instituição: www.pacodasartes.org.br.

 

Concebido por Daniela Bousso, diretora geral do Paço das Artes, o programa tem como objetivo o fomento das manifestações artísticas contemporâneas, sem restrição ao suporte utilizado pelo artista ou coletivo. Contempla projetos de pintura, gravura, desenho, escultura, objeto, instalação, fotografia, videoarte, videoinstalação, performance, happening, arte on-line, ciberarte, software art, multimídia, novas mídias (eletrônicas e digitais), além de uma proposta de curadoria.

 

"A Temporada de Projetos conquistou um importante lugar no cenário artístico brasileiro, por conceder espaço aos profissionais em busca de reconhecimento e promover uma constante reflexão sobre os rumos das artes visuais no país", afirma Daniela Bousso.

 

Com a conquista das melhorias, o programa atinge novo patamar, explica a diretora técnica da instituição, a pesquisadora Priscila Arantes. "Com o up grade, além dos artistas e curadores selecionados contarem com melhores condições para desenvolvimento de seus trabalhos, apostamos na dinamização das trocas de conhecimentos e experiências entre artistas, críticos, curadores e estudiosos".

 

Temporada de Projetos 2010

 

As inscrições para a edição 2010 foram prorrogadas até 09 de outubro. Serão aceitas propostas de candidatos residentes em qualquer parte do mundo, desde que contenham caráter contemporâneo, sejam inéditas e exclusivas para esta iniciativa. Para a categoria projeto curatorial, serão consideradas propostas que envolvam até sete artistas.

 

Não serão aceitas inscrições de artistas e coletivos que participaram das edições da Temporada de Projetos dos biênios de 2007/2008, nem da edição de 2009. Para mais informações sobre como participar do programa, acesse o site www.pacodasartes.org.br.

 

Os artistas selecionados receberão o Prêmio de Participação de R$ 1.300,00. O projeto de curadoria selecionado receberá o valor de R$ 3.500,00. Os contemplados que residirem em outros Estados receberão passagem aérea (território nacional), hospedagem, traslados e ajuda de custo por cinco dias.

 

Os selecionados terão direito, ainda, a mesa redonda com o júri e coquetel de lançamento da Temporada 2010, convite, folder ou catálogo e programação visual a critério da instituição, divulgação por meio de assessoria de imprensa, texto crítico para exposições individuais (no caso de curadoria, o autor do texto será o próprio curador), inclusão dos textos e imagens das mostras no site e livro composto por textos institucionais, imagens e verbetes, que inclui todas as mostras ocorridas. 

 

A cada exposição, o setor educativo do Paço das Artes promoverá o evento "Conversa com o Artista" e, no caso de curadoria, "Conversa com o Curador", em datas a serem definidas.  A seleção dos dez trabalhos contemplados será feita por uma comissão de até sete jurados, críticos e curadores convidados pela instituição. O resultado final será divulgado durante os meses de outubro e novembro de 2009, no site do Paço das Artes e na imprensa. Os artistas serão notificados por e-mail, correio ou telefone.

 

Retrospectiva


Criada há mais de dez anos pela direção do Paço das Artes, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, críticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crítica, público e classe artística. Desde seu surgimento, já recebeu cerca de 2.400 portfólios, lançou no mercado 90 artistas e 10 curadores e contabilizou cinquenta exposições. Os Estados com maior número de contribuições, nesses onze anos, foram São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Sul.


Entre os nomes de artistas que despontaram nessa trajetória estão Gisela Motta, Leandro Lima, Lia Chaia, Daniela Kutschat, Rejane Cantoni, Ricardo Carioba, Raquel Kogan, Cine Falcatrua, Ana Holck, Marcellvs L. e Débora Bolsoni. No campo da curadoria, destacaram-se Christine Mello, Kiki Mazzucchelli e Érika Fraenkel. Sua realização também contribuiu para o fortalecimento da jovem crítica, com contribuições de Fernando Oliva, Cauê Alves, Paula Alzugaray, Van Steen, Juliana Monachesi, José Augusto Ribeiro, Daniela Maura, Guy Amado, Fernanda Albuquerque e Daniela Castro.

 

 

Paço das Artes

 

O Paço das Artes, Órgão da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, foi criado em 1970 e atualmente é administrado pela Associação dos Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, Organização Social de Cultura. Centro cultural multidisciplinar, abrange todos os segmentos das artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, arte tecnológica, design e multimídia), num esforço de estimular a exibição e a reflexão sobre a arte contemporânea nacional e internacional.

 

Atualmente, conta com a direção geral da curadora e crítica de arte Daniela Bousso, direção técnica da pesquisadora Priscila Arantes e direção administrativa do engenheiro Selim Harari. A gerência do núcleo de projetos do Paço das Artes está a cargo de Rejane Cintrão.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

SERVIÇO

 

Edital Temporada de Projetos 2010 – Paço das Artes

Inscrições: até 09 de outubro de 2009

Pré-seleção: 13 a 15 de outubro de 2009

Seleção: 19 a 22 de outubro de 2009.

Divulgação dos selecionados: final de outubro

 

Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, nº 1. Cidade Universitária. São Paulo
Tel.: (11) 3814-4832
Site: http://www.pacodasartes.org.br

Informações para a imprensa

Cristiane Bonora Futagawa: cristianebonora@mis-sp.org.br  - 11. 2117-4777, ramal. 309
Janaína Tineo:
janatineo@mis-sp.org.br - 11. 2117-4777, ramal. 311

 

 

Nenhum comentário: