Acervo Vivo MIS - fotografia

MIS apresenta fotografias de Ed Viggiani, Iatã Canabrava e Marcos Piffer na mostra Singular/Plural

 

Terceira etapa da exposição, que integra o projeto Acervo Vivo, destaca a fotografia documental

 

De 8 de setembro a 4 de outubro, o Museu da Imagem e do Som (MIS) exibe o terceiro módulo da exposição Singular/Plural, no foyer do Auditório MIS. Com curadoria do professor, jornalista, crítico, pesquisador de fotografia e doutor em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Rubens Fernandes Junior, a mostra, com seis fotografias de Ed Viggiani, Iatã Canabrava e Marcos Piffer, valoriza a fotografia documental clássica.

 

O recorte de Singular/Plural baseou-se em 37 portfólios dos selecionados entre 1993 e 1994 do Prêmio Estímulo de Fotografia, instituído pela Secretaria de Estado da Cultura para atender a demanda de jovens artistas que desenvolviam projetos em torno da linguagem fotográfica. Além de fazer parte do acervo do MIS, esses trabalhos escolhidos por um grupo de críticos e curadores indicados pela Comissão de Fotografia do órgão estadual marcam um período de invenção da produção fotográfica paulistana.

 

Dividida em três eixos, Singular/Plural explorou as potencialidades da fotografia em 18 obras – seis de Kenji Ota, seis de Patrícia Di Fillipi e seis de Paulo Angerami – no primeiro módulo, intitulado Experimental; e mostrou a fotografia ensaística, aquela em que o conjunto de imagens potencializa a conceito idealizado pelo artista, em 18 fotografias de Mauro Restiffe, Marcelo Arruda e A. Saggese, integrantes do segundo eixo da exposição.

 

Esta edição, denominada Fotografia Documental, mostra a força da fotografia documental por meio de imagens que registram diferentes aspectos socioculturais. Ed Viggiani produziu a série Minhocão: o Elevado, um registro do cotidiano dessa via expressa elevada que, nos finais de semana, transforma-se em espaço de lazer para os moradores da região.

 

Iatã Canabrava fotografou as Gangues Paulistas, um inventário bastante contundente sobre as diversas tribos que circulam pelo centro da cidade de São Paulo. Dos punks visualmente agressivos à alegria dos carnavalescos; das meninas da noite aos manos da galeria do rock na região central.  

Marcos Piffer documentou o Litoral Norte do estado, com incríveis paisagens que enfatizam a beleza natural da região. Sua série de imagens, produzida com rigor estético e apuro técnico, prima pela elegância e pelo equilíbrio compositivo, que nos permite contemplar a paisagem em silêncio.

O projeto Acervo Vivo é uma iniciativa com o objetivo de resgatar a importância de obras de cinema, vídeo e fotografia preservadas pela instituição nos seus 39 anos de existência, por meio da realização de mostras que promovam os mais diversos diálogos entre obras e questões culturais, artísticas e sociais da atualidade.

 

Sua programação fica a cargo de críticos, professores e especialistas em cinema, vídeo e fotografia, que são convidados a pesquisar o acervo do museu e elaborar mostras específicas. Inaugurou o projeto Arlindo Machado, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e da Pontifícia Universidade Católica, que realizou a curadoria da mostra Paradigmas do Experimental.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Serviço: Exposição Singular/Plural com curadoria de Rubens Fernandes Junior

Artistas: Ed Viggiani, Iatã Canabrava e Marcos Piffer

Local: Foyer do Auditório MIS

De 8 de setembro a 4 de outubro, terça a sábado, das 12h às 22h; domingo e feriado, das 11h às 21h. Fecha segunda

Entrada franca

Classificação etária: livre

Visitas monitoradas para grupos mediante agendamento pelo tel. (11) 2117-4777

Estacionamento cobrado: R$ 7

Acesso e elevador para cadeirantes

Ar condicionado

 

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Tel.: 11- 2117-4777

www.mis-sp.org.br

 

Informações para a imprensa

Cristiane Bonora Futagawa: cristianebonora@mis-sp.org.br 2117-4777 ramal 309

Janaina Tineo: janatineo@mis-sp.org.br 2117-4777 ramal 311

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: