"Preto sobre Preto "do luiz duVa - MIS SP

 

"Preto sobre Preto", videoinstalação de luiz duVa, é exibida no MIS

 

O artista nos traz um ensaio poético sobre cor e movimento onde a presença do espectador diante do vídeo interfere organicamente na imagem, multiplicando as leituras e possibilidades de fruição

 

 

De 15/09 a 04/10, o Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta no piso térreo a videoinstalação Preto sobre Preto, projeto realizado com o apoio do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2008.

Nesta obra, é apresentada a imagem do dorso de um homem - no caso o do próprio artista – pulsando, querendo fugir de si mesmo e extrapolando seus limites físicos. O espectador poderá interagir ativamente através de sua movimentação diante da tela. A partir deste momento, sua imagem refletida une-se à do artista e controla o ritmo do vídeo.

Utilizando programas de manipulação de imagens ao vivo, duVa põe em questão a possibilidade de expansão dos limites técnicos do vídeo e dos limites da representatividade do corpo humano. Mais do que o desenvolvimento tecnológico, interessam ao artista as ações que buscam transcender a própria existência.

            Preto sobre Preto alinha-se à sua pesquisa mais ampla sobre a técnica de vídeo improvisação com uso de softwares de manipulação de imagens e sons em tempo real e permite pensar numa interatividade reativa, na qual a presença do público controla os parâmetros do software e, consequentemente, da imagem apresentada. O que o artista busca ao final é uma imersão sensorial do público na obra; a fusão num só corpo da imagem e do ambiente.

 

Sobre o artista

Nascido em São Paulo em 1965, destaca-se no campo da vídeoarte. Desenvolve desde o fim dos anos 1990 narrativas pessoais em vídeo, bem como uma série de experiências com videoinstalações. A partir de 2000, dedica-se a Live Images, termo por ele cunhado para designar a manipulação de imagens e sons em tempo real, bem como à criação e apresentação de composições audiovisuais, de projetos de live cinema, vjing e ao desenvolvimento de conteúdo para diferentes mídias: TV, internet e celular.

Foi idealizador e curador da 1ª Mostra Nacional de Live Cinema, no Rio de Janeiro em 2008; apresentou trabalhos em festivais e eventos, entre eles FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, São Paulo, 2008; Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro – Programa especial de Live Cinema em 2008; Container ART: mostra de videoarte, São Paulo, 2008; Foi artista comissionado pelo Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil e Prince Claus Fund (Holanda) e residente no Le Fresnoy - Studio National Des Arts Contemporains, como prêmio do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil em 2005. Dentre os prêmios recebidos, destaca-se o Prêmio Bolsa Fomento de Produção do 6º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia com o projeto Concerto para células em (de) movimento em 2005.

____________________________________________________________________________________________________________________

Serviço:

 

Preto sobre Preto

luiz duVa

videoinstalação, 2008.

 

Local: MIS - Piso Térreo – Hall de entrada

Visitação: 15 de setembro a 04 de outubro

Horários: 3ª a sábado, das 12h às 22h

Domingo e feriado, das 11h às 21h

Gratuito

Classificação etária: livre

Visitas monitoradas para grupos mediante agendamento pelo tel. (11) 2117-4777

Estacionamento cobrado: R$ 7

Acesso e elevador para cadeirantes

Ar condicionado

 

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Tel.: 11- 2117-4777

www.mis-sp.org.br

 

Informações para a imprensa

Cristiane Bonora Futagawa: cristianebonora@mis-sp.org.br  - 11. 2117-4777, ramal. 309
Janaína Tineo: janatineo@mis-sp.org.br - 11. 2117-4777, ramal. 311

Para isso teremos em uma sala t

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: