MAC USP Ibirapuera - mostra Superfícies da Memória 25/11


  
Mostra Superfícies da Memória remexe no passado em busca
de respostas às inquietações humanas
 
Com curadoria de Lisbeth Rebollo Gonçalves e  Sylvia Werneck, mostra no MAC USP Ibirapuera aproxima os artistas Divino Sobral, José Rufino, Pablo Uribe e Sergio Meirana
 
 
 
No dia 25 de novembro, terça-feira, às 19 horas, o MAC USP Ibirapuera abre a exposição Superfícies da Memória, com 8 instalações dos artistas brasileiros Divino Sobral e José Rufino, e dos uruguaios Pablo Uribe e Sergio Meirana. O trabalho desses artistas tem em comum a busca de respostas às questões contemporâneas através do  passado e de suas reminiscências.
 
Superfícies da Memória tem curadoria conjunta de Lisbeth Rebollo Gonçalves, diretora do MAC USP, e curadoria adjunta de Sylvia Werneck, que estréia na função, e cuja dissertação de mestrado contribuiu para inspirar esta exposição.
 
Divino Sobral participa com duas obras. Onde Queima o Lugar Permanece registra uma performance em que se vêem fotos sobrepostas de cidades do interior de Goiás, descartadas por um departamento governamental, projetadas  em uma parede do espaço expositivo; em outro trabalho, Horto das Jabuticabeiras, galhos da árvore são envoltos  por fios coloridos de lã, como que "mumificados em camadas de tempo", como fala o próprio artista em um poema.
 
José Rufino apresenta a instalação Náusea, composta por uma série de monotipias produzidas sobre antigos documentos caducados esquecidos em algum arquivo, que pendem sobre móveis de escritório corroídos pela ação do tempo.
 
Em Doble Pensar, um dos trabalhos de Pablo Uribe na mostra, o artista grava retratos sobre informes publicitários do governo uruguaio publicados em jornais na década de 1980, que visavam conseguir adeptos para a Reforma Institucional uruguaia; em Coleção, a interferência se dá num catálogo do MAC USP, utilizando a mesma técnica, a  serigrafia; na videoinstalação Atardecer, Uribe mostra um indivíduo de perfil, levando o espectador à dúvida: o que é realidade, o que é representação?
 
Espalhados por quatro paredes do espaço expositivo, a aparente ingenuidade artesanal dos homenzinhos entalhados em madeira, portando valises e aparentando pressa de Sergio Meirana, revelam o dilema contemporâneo do homem aprisionado por seus múltiplos papéis.
 
 
 
Serviço:
Mostra: Superfícies da Memória
Abertura: 25 de novembro, às 19 horas
De 26 de novembro de 2008 a 22 de fevereiro de 2009
de terça-feira a domingo das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação etária indicativa: livre
MAC USP Ibirapuera
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso (Portão 3 - Prédio Bienal - acesso pela rampa lateral) • Tel.: 5573 9932
www.mac.usp.br
 
Mais informações para a imprensa:
Roberta Montanari
Conteúdo Comunicação
11.3093-7800 / 9967-3292
 
 

Nenhum comentário: