DRAMATURGIA HOJE E VII MOSTRA DE TEATRO DA UFRJ

CICLO DE DEBATES:  DRAMATURGIA HOJE
Entrada franca
 
DATA: quartas-feiras (14, 21 e 28 de novembro)
 
HORARIO: 17:30 às 19:30
 
LOCAL: Forum de Ciencia e Cultura da UFRJ
Salão Moniz de Aragão
Av. Pasteur, 250/2º. Andar
Campus da Praia Vermelha – Urca
 
1) DIA 14 NOV
³Teatro e Performance²
 
convidado: Enrique Diaz
convidado: Michel Melamed
mediadora: Eleonora Fabião
 
 
2) DIA 21 NOV
³Teatro e Literatura²
 
convidado: Moacir Chaves
convidado: José da Costa
mediadora: Denilson Lopes
 
 
3) DIA 28 NOV
"Teatro e Política²
 
convidado: Luiz Fernando Lobo
convidado:Dudu Sandroni
mediadora: Carmem Gadelha

Breves informações sobre os Convidados

Enrique Diaz é diretor, ator, e dirige a Companhia dos Atores desde 1990. Estreou como ator no teatro adulto na peça *Os Melhores Anos de Nossas
Vidas*, de Domingos de Oliveira. Estreou como diretor em *Rua Cordelier**,Tempo e Morte de Jean Paul Marat*. Vencedor dos prêmios Mambembe, Molière,
Shell e Sharp, dirigiu peças como *Melodrama*, *Cobaias de Satã*, *AsTrês Irmãs *, *O Rei da Vela*, *A Gaivota*, *Ensaio.Hamlet*, entre outras.

Michel Melamed é ator, escritor, poeta, roteirista e âncora de dois programas culturais na TVE e de um quadro no GNT. Atuou na peça *Woyzek, o
Brasileiro*, de Cibelle Forjaz e iniciou em 2004 a montagem de sua Trilogia Brasileira, composta por *Regurgitofagia*, *Dinheiro Grátis* e *Homemúsica*, esta
recentemente apresentada.

José da Costa é Professor e Chefe do Departamento de Teatro da UNIRIO, doutor em Literatura Comparada pela UERJ onde defendeu tese sobre o teatro brasileiro contemporâneo sobre o qual tem publicado diversos artigos.Foi um dos criadores e diretores do Grupo Mergulho no Trágico.

Moacir Chaves é diretor e ator. Atualmente dirige o Teatro Maria Clara Machado, no Planetário, e é professor de teatro na UNIRIO. Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se *Esperando Godot*,  *Sermào de Quarta-Feira de Cinza*, *Utopia*,  *Macbeth* e *Bugiaria*.

Luiz Fernando Lobo é dramaturgo, ator, professor de interpretação e fundador da Companhia Ensaio Aberto. Dirigiu vários trabalhos entre os quais:*Cemitério dos vivos*,  *Missa dos Quilombos*, *Olga Benario: Um Breve Futuro*, *Morte e Vida Severina* e  * A Mãe".  *Havana Café* se encontra em cartaz. Em 2002, ganhou o Prêmio Golfinho de Ouro, do estado do Rio de Janeiro pelo reconhecimento do conjunto de sua obra.

Dudu Sandroni é diretor, roteirista e ator. Dirigiu entre outras  *Caiu o Ministério*, *As Doutoras* , *Companhia Teatral Irreversível.*, *Mão na Luva* e *Rasga  Coração*, recentemente apresentado e pelal recebeu a indicacão do prêmio Shell de Melhor Diretor/1997.

 
VII MOSTRA DE TEATRO DA UFRJ
 
um espetáculo em onze atos
 
09 de novembro a 16 de dezembro de 2007
 
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
Dez Projetos Experimentais em Teatro dos formandos em Direção Teatral da ECO e o Projeto Final de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da UFRJ dirigido por alunos diretores.
 
Os espetáculos acontecem na Sala Oduwaldo Vianna Filho da Escola de Comunicação.
Av. Pasteur, 250 – Fundos – Urca - Tel.: (21) 3873-5067
 
Entrada franca com distribuição de senhas uma hora antes dos espetáculos
 
COLABORE COM O NATAL DE QUEM TEM FOME, TRAGA 1KG DE ALIMENTO NÃO-PERECÍVEL.
 
CAp
 
09 de novembro às 20h e dias 10 e 11 às 17h e às 20h
 
Estudantes do 6º período de Direção Teatral e os alunos de Artes Cênicas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ apresentam o Projeto ContextoAção: uma criação coletiva textual que, de forma lúdica, pontua o mundo visto pelo adolescente. Três momentos compõem o espetáculo sob direção artística de Fátima Novo e Andréa Pinheiro.
 
O testamento, criação coletiva
 
Síndica + Mãe + Crente + Velha + Leiteiro + Pintor + Cigana + Perua + Charlatão + Cortesã = Um cortiço e a falta de água.
 
Direção Amanda Giugni, Gabriela Martins e Marília Lattaro
 
 
Arkhangel, criação coletiva
 
"Boa Noite, bem vindos ao hotel ARKHANGEL. Dentre várias escritoras, apenas uma ganhará o concurso, venha conhecê-la."
 
Direção Amanda Giugni, Gabriela Martins e Marília Lattaro
 
 
Uma Vida e Seis Continue: isto pode virar uma peça, texto de Leonardo Rego Ferreira, com colaboração do elenco
 
Crônica bem humorada do momento em que seis jovens devem escolher seu futuro: e agora? 
 
Direção Joana Mendes
 
 
 
Direção Teatral / ECO
 
 
13, 14 e 15 de novembro, às 20h
 
Amém, a roleta russa dos salmos, de Felipe Barenco
 
Maria decorou o livro dos salmos e quer vingança. Bia fugiu do rebanho e foi pra Índia. Clara tem mania de limpeza e arrasta uma máquina de lavar. Lola é uma noiva destruída. Vera leva choques de Deus. Gilda é uma puta assassinada. Todas presas numa igreja.
 
Direção Felipe Barenco
 
Orientação Eleonora Fabião
 
 
16, 17 e 18 de novembro, às 20h
 
Alice e o que ela encontrou por Ali, adaptação do Grupo Ruína livremente inspirado em Lewis Carrol e Jan Svankmajer
 
Montagem inspirada no texto de Lewis Carrol, apoiada na perspectiva sombria do diretor de cinema Jan Svankmajer, Alice e o que ela encontrou por Ali é uma pesquisa sobre o espaço, a simplicidade, o estruturalismo e sobre o medo que temos em relação aos sonhos que se repetem. Para ver Alice é necessário usar os olhos.
 
Direção Nathalia Caetano
 
Orientação Adriana Schneider e Joana Lebreiro
 
 
20, 21 e 22 de novembro, às 20h
 
O Veredicto, uma história para a Senhorita Felice B., numa livre inspiração, ironicamente sombria em Kafka, adaptação de Liliane Xavier, Márcio Newlands e Marise Nogueira da obra de Franz Kafka
 
... não minta, você realmente tem esse amigo em São Petersburgo?
Ao receber sua sentença de morte, Georg Bendeman tenta escapar do terror que o assombra saltando sobre o rio.  O que é ficção, o que é realidade para alguém condenado a escrever para seu próprio fantasma?
 
Direção Liliane Xavier
 
Orientação Carmem Gadelha
 
 
23, 24 e 25 de novembro, às 20h
 
Dias felizes, de Samuel Beckett
 
base, jogo, riso, ritual.re-criação, des-criação, desfazimento, ação.essência, estéril, estático.humano,presente.(pausa)."Falar é fazer durar" .ciclos.silêncio.Além do nada... Dias Felizes.
 
Direção Dani Lossant
 
Orientação Eleonora Fabião
 
 
27, 28 e 29 de novembro, às 20h
 
Judite, de Theo Fellows
 
O espetáculo faz uma releitura da história bíblica de Judite, a heroína judia que salva seu povo assassinando o general assírio Holofernes. As múltiplas faces do feminino, as conflitantes ordens sagradas, a violência e a sedução se confundem para tentar responder ao silêncio de Deus.
 
Direção Theo Fellows
 
Orientação Adriana Maia
 
 
30 de novembro, 01 e 02 de dezembro, às 20h
 
Dos tais laços humanos, baseado nos contos: "Natal na barca", "Apenas um saxofone" e "Uma branca sombra pálida" de Lygia Fagundes Telles, adaptação do Grupo 6 Marias e meia
 
Cinco mulheres. Três histórias. Já: fuga, escolha, cores. Fé, flores, força, fumo. Amor. Perda, memória. Teia. Borboleta, peito, quente. Dor, gozo. Morte. Vazio, só...
 
Direção Luciana Barboza
 
Orientação Eduardo Vaccari
 
 
04, 05 e 06 de dezembro, às 20h
 
Senhora dos afogados, de Nelson Rodrigues
 
O mar! Quer levar toda a família principalmente as mulheres. Basta ser uma Drummond que ele quer logo afogar. E depois das mulheres será a vez dos homens. E quando não existir mais família, a casa! Então o mar levará a casa, os retratos, os espelhos, tudo.
 
Direção Sunshine Pessanha
 
Orientação Joana Lebreiro
 
 
07, 08 e 09 de dezembro, às 20h
 
Uma temporada no inferno, de Arthur Rimbaud, adaptação de Débora Paganni e Marcos Bassine
 
Arthur Rimbaud, gênio da poesia do século XIX. Um relâmpago verdejante cortando o horizonte.  Aqui, no "Cabaret Verde", o encontro de Rimbaud com sua obra cria um novo universo, onde tudo é permitido. Então, respire fundo e mergulhe. Bem-vindo!
 
Direção Débora Paganni
 
Orientação Adriana Schneider
 
 
11, 12 e 13 de dezembro, às 20h
 
Sarapalha, adaptação do conto de João Guimarães Rosa
 
Embrenhados nos confins de Minas Gerais, dois primos são acometidos pela malária e encontram-se em fase terminal da doença. Isolados, entre delírios e calafrios, relembram, com particular poesia, os dias passados e transitam pelo universo do imaginário.
 
Direção Luciana Brumm
 
Orientação Marcellus Ferreira
 
 
14, 15 e 16 de dezembro, às 20h
 
Mundo grampeado, uma ópera tecno-tosca, de Marcus Galinha
 
É hoje. É agora. É o Brasil. É o teatro. É maluquice e verdade. É Realismo Repugnante. É Realismo Telefônico. Entrem... e não desliguem os seus celulares.
 
O show polifônico vai começar!
 
Direção Marcus Galinha
 
Orientação José Henrique Moreira

__,_._,___

Nenhum comentário: