Bibliotecas Hans Christian Andersen e Cassiano Ricardo inauguram acervo especializado em Contos de Fadas e Música.

 

 

Biblioteca Cassiano Ricardo

inaugura acervo especializado em Música

 

Letras inéditas do compositor Itamar Assumpção, morto em 2003 aos 54 anos, são resgatadas no show Sem pensar, nem pensar, dia 10, às 17h, com o violonista Sergio Molina e a cantora Miriam Maria. A apresentação marca a inauguração do acervo temático em Música da Biblioteca Cassiano Ricardo, na Zona Leste.

A trajetória musical do cantor também ressurge no debate São Paulo tem música ou foi pro Beleléu?, dia 17, ás 15h, com participação de Walter Garcia Jr - que responde pela curadoria da unidade. A programação ainda conta com o show de Luiz Tatit, dia 24, às 15, e o curso de formação musical baseado no violão, com duração de um ano e meio.

Da coleção de discos de 78 rotações de Salatiel Coelho - primeiro sonoplasta da televisão brasileira, 15 mil canções, digitalizadas, irão fazer parte do acervo especializado da Biblioteca. "São cerca de mil CD's com repertório de músicas brasileiras produzidas até 1964", explica o coordenador de programação Evaldo Piccino. Entre as raridades do acervo estão composições de Pixinguinha e canções do início da carreira de Elis Regina e Roberto Carlos.

A inauguração do acervo especializado em música na Biblioteca Cassiano Ricardo foi possível graças à digitalização do acervo original da Coleção Salatiel Coelho existente, desde o ano de 1984, na Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo, quando foi adquirido pela Secretaria Municipal de Cultura durante o governo do prefeito Mário Covas. Em 2003 e 2004 a Discoteca recebeu o apoio da Petrobras para a digitalização da parte brasileira da coleção Salatiel Coelho que, graças à facilidade da tecnologia digital, pode ser agora becapeado para outros espaços de audição numa proposta mais ampla de democratização da informação musical.

A caracterista deste acervo reproduzido na Biblioteca Cassiano Ricardo é a produção da música popular brasileira urbana de 1902 a 1964, período em que a mídia 78 rpm (discos de baquelite) vigorou no mercado fonográfico. A partir daquele ano teve início a era do disco de vinil, o famoso LP, que vigorou até o ano de 1984 no mercado, cedendo lugar ao CD.

A proposta de digitalização do acervo musical da Discoteca Oneyda Alvarenga não ficou apenas no seu aspecto musical de memória e ampla divulgação em outros espaços temáticos de audição. A reestruturação da Discoteca avançou para a criação de um selo fonográfico que pudesse, entre outras iniciativas, editar em primeiro registro a música contemporânea brasileira inédita.

Com um segundo apoio Petrobras a criação do Selo Discoteca Oneyda Alvarenga lançou uma coleção de catálogos de obras, partituras e CDs com obras inéditas de cinco representativos compositores brasileiros da atualidade: Almeida Prado, Edino Krieger, Edmundo Villani-Côrtes, Gilberto Mendes e Rodolfo Coelho de Souza.

         Vizinha de bairro - Tatuapé, e de praça - José Moreno, a Biblioteca Hans Christian Andersen inaugura, no mesmo dia, acervo especializado em Música.  As duas unidades temáticas somam-se às outras bibliotecas que a cidade já abriga: a Alceu Amoroso Lima, dedicada à Poesia, e a Belmonte, especializada em Cultura Popular.

O projeto de tematização das bibliotecas públicas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, cujo objetivo é criar núcleos de referência em diferentes assuntos, a fim de oferecer material de consulta e pesquisa até então não disponíveis para o público. As unidades que receberão material especializado continuarão mantendo os acervos gerais que possuem.

Ainda está prevista a inauguração de outras quatro unidades temáticas em Arquitetura e Urbanismo (Biblioteca Prestes Maia), Cinema (Biblioteca Roberto Santos), Meio Ambiente, (Biblioteca Raul Bopp) e Ciências (Biblioteca Mário Schenberg). Ao final, o projeto contará com oito unidades especializadas.
Serviço: Biblioteca Cassiano Ricardo. Av. Celso Garcia, 4200, Tatuapé. Tel.: 6192-4570. Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 16h30. Sábados, das 9h às 15h30.

 

Programação

 

Dia 10, às 17h

Sem pensar, nem pensar

Show com Sergio Molina (violão) e Miriam Maria (voz). Participação: Clara Bastos (contrabaixo), Mariô Rebouças (piano) e Priscila Brigante (bateria). A apresentação tem letras inéditas de Itamar Assumpção especialmente escritas para o compositor Sergio Molina.

Grátis

 

Dia 17, às 15h

São Paulo tem música ou foi pro Beleléu?

Debate com Luiz Tatit, Walter Garcia Jr. e Sergio Molina. O encontro tem como ponto de partida a trajetória de Itamar Assumpção, de Tietê a São Paulo, e os rumos do cenário e mercado musical paulistanos desde a década de 1980.

Grátis

 

Dia 24, às 17h

Luiz Tatit

Show musical do cantor e compositor com participação de Jonas Tatit.  A apresentação conta com faixas do DVD recém-lançado, Rodopio, além de canções do CD Ouvidos uni-vos e de outras do Grupo Rumo. Entre as composições apresentadas: Capitu e Achou! 

Grátis

 

Curso: Música através do violão

Inscrições de 12 a 16, das 8h às 17h.

Participação prevista dos músicos Irajá Menezes e João Paulo Nascimento com direção de Ricardo Breim. Curso de percepção, prática e apreciação musical por meio do violão. Alunos de nível médio e outros (13 anos). Duração: 1 ano e meio. Grátis

_____________________________________________

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação - Secretaria Municipal de Cultura

el.: 3224-0641 ou 3334-0001 R: 2010 ao 2015

Giovanna Longo/Helga Monteiro/Juliana Gola

E-mail: smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

Bibliotecas Hans Christian Andersen e Cassiano Ricardo inauguram

acervo especializado em Contos de Fadas e Música

 

As bibliotecas Hans Christian Andersen e Cassiano Ricardo, na Zona Leste, recebem, dia 10, acervo especializado em Contos de Fadas e Música, respectivamente. A programação das unidades - que funcionarão como centros de referência para interessados nos gêneros, reúne shows, cursos, palestras, rodas de história e espetáculo teatral.

         Na unidade que leva o nome de um dos mais importantes escritores de histórias infantis do mundo, Hans Christian Andersen, a abertura contará com narração de história - realizada pela Cia. Contos de Todos os Cantos, e apresentação das peças Les Sylphides, Fada Açucarada e Soldadinhos, com alunos da Escola Municipal de Bailado.

Decorada com pinturas inspiradas em elementos da natureza - como o sol desenhado na fachada e a água refletida na tinta azul das arquibancadas do pequeno teatro de arena, a biblioteca recebe 801 títulos específicos e 78 DVDs que serão acrescidos ao acervo de 17 mil livros infantis.

A ambientação, criada pelo cenógrafo Sidney Caria em parceria com o designer gráfico Randolfo Neto, traz, ainda, reproduções - em peças de até 2 metros, de desenhos criados pelo escritor dinamarquês, usados como fonte de inspiração para suas narrativas. Assim, anjos, bailarinas, soldados, sereias e personagens anônimos tomam conta dos espaços lúdicos - como a réplica de um castelo e o ambiente de trabalho de Andersen.

A unidade - que receberá narradores e um espetáculo de teatro infantil, também abrigará o primeiro Centro de Formação para Contadores de Histórias da cidade, que terá caráter permanente e gratuito.

Da coleção de discos de 78 rotações de Salatiel Coelho - primeiro sonoplasta da televisão brasileira, 15 mil canções, digitalizadas, irão fazer parte do acervo especializado da Biblioteca Cassiano Ricardo. "São cerca de mil CD's com repertório de músicas brasileiras produzidas até 1964", explica o coordenador de programação Evaldo Piccino. Entre as raridades do acervo estão composições de Pixinguinha e canções do início da carreira de Elis Regina e Roberto Carlos.

Letras inéditas do compositor Itamar Assumpção, morto em 2003 aos 54 anos, são resgatadas no show Sem pensar, nem pensar, dia 10, às 17h, com o violonista Sergio Molina e a cantora Miriam Maria. A trajetória musical do cantor também ressurge no debate São Paulo tem música ou foi pro Beleléu?, com participação de Walter Garcia Jr - que responde pela curadoria da biblioteca. Completa a programação, o show de Luiz Tatit, dia 24, às 15, e o curso de formação musical baseado no violão, com duração de um ano e meio.

As novas unidades temáticas somam-se às duas bibliotecas que a cidade já abriga: a Alceu Amoroso Lima, dedicada à poesia, e a Belmonte, especializada em cultura popular.

 

CONHEÇA O PROJETO BIBLIOTECAS TEMÁTICAS

O projeto de tematização das bibliotecas públicas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, cujo objetivo é criar núcleos de referência em diferentes assuntos, a fim de oferecer material de consulta e pesquisa até então não disponíveis para o público. As unidades que receberão material especializado continuarão mantendo os acervos gerais que possuem.

Ainda está prevista a inauguração de outras quatro unidades temáticas em Arquitetura e Urbanismo (Biblioteca Prestes Maia), Cinema (Biblioteca Roberto Santos), Meio Ambiente, (Biblioteca Raul Bopp) e Ciências (Biblioteca Mário Schenberg). Ao final, o projeto contará com oito unidades especializadas.

 

Serviço: Biblioteca Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé. Tel.: 2295-3447. Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h; sábado, das 9h às 16h. Biblioteca Cassiano Ricardo. Av. Celso Garcia, 4200, Tatuapé. Tel.: 6192-4570. Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 16h30. Sábados, das 9h às 15h30.

 

 

Programação

 

BIBLIOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN

 

Dias 7 e 21

10h e 14h

O guardador de porcos e O soldadinho de chumbo

Narração de histórias com Vanessa Castro. Apresentação de contos de autoria de Hans Christian Andersen, patrono da Biblioteca.

Grátis

 

Dia 13, às 9h

Histórias e jogos teatrais

Curso com Ana Luiza Lacombe. Projeto do Centro de Formação para Contadores de Histórias.

Inscrições no local. Grátis

 

Dias 14 e 28

10h e 14h

Galos, galinhas e ovos

Narração de histórias com Ana Luiza Lacombe. Apresentação de histórias de autoria de Sylvia Orthof.

Grátis

 

Dia 24, às 14h

O anjo e a princesa

Apresentação de teatro com o grupo Sobrevento. Texto: Sandra Vargas.  Encenação do premiado espetáculo que realizou temporada na Espanha, Colômbia e Angola. A montagem aborda a primeira experiência de um anjo da guarda e sua difícil relação com uma princesa, a quem deve proteger.

 

Dia 27, às 9h

Histórias e danças circulares

Curso com Gabriela Hess. Projeto do Centro de Formação para Contadores de Histórias.

Inscrições no local. Grátis

 

 

BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

 

Dia 10, às 17h

Sem pensar, nem pensar

Show com Sergio Molina (violão) e Miriam Maria (voz). Participação: Clara Bastos (contrabaixo), Mariô Rebouças (piano) e Priscila Brigante (bateria). A apresentação tem letras inéditas de Itamar Assumpção especialmente escritas para o compositor Sergio Molina.

Grátis

 

Dia 17, às 15h

São Paulo tem música ou foi pro Beleléu?

Debate com Luiz Tatit, Walter Garcia Jr. e Sergio Molina. O encontro tem como ponto de partida a trajetória de Itamar Assumpção, de Tietê a São Paulo, e os rumos do cenário e mercado musical paulistanos desde a década de 1980.

Grátis

 

Dia 24, às 17h

Luiz Tatit

Show musical do cantor e compositor com participação de Jonas Tatit.  A apresentação conta com faixas do DVD recém-lançado, Rodopio, além de canções do CD Ouvidos uni-vos e de outras do Grupo Rumo. Entre as composições apresentadas: Capitu e Achou! 

Grátis

 

Curso: Música através do violão

Inscrições de 12 a 16, das 8h às 17h.

Participação prevista dos músicos Irajá Menezes e João Paulo Nascimento com direção de Ricardo Breim. Curso de percepção, prática e apreciação musical por meio do violão. Alunos de nível médio e outros (13 anos). Duração: 1 ano e meio. Grátis

 

_____________________________________________

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação - Secretaria Municipal de Cultura

Tel.: 3224-0641 ou 3334-0001 R: 2010 ao 2015

Giovanna Longo/Helga Monteiro/Juliana Gola

E-mail: smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

  

Zaira Hayek

DIC- assessoria de imprensa

Centro Cultural São Paulo/Galeria Olido

Tel. 3383-3463/3464

 

 

Nenhum comentário: