Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura reúne-se em Bento Gonçalves-RS

          A primeira assembléia de 2007 do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura ocorreu em Bento Gonçalves – cidade da serra gaúcha, no Hotel Villa Michelon, nos dias 26, 27 e 28 de abril. O Fórum é presidido pelo atual secretário de Cultura do Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira. A secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Mônica Leal, é vice-presidente da Regional Sul.

 

A pauta do encontro centrou-se no relacionamento institucional do Ministério da Cultura e órgãos estaduais de Cultura com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura.  O debate tinha entre seus objetivos o compartilhamento de políticas públicas para a área e a definição de uma sistemática para a troca de informações e experiências entre representantes dos vários setores que compõem a cultura brasileira.

 

Estiveram presentes como palestrantes, Luiz Fernando de Almeida (presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan), Marco Acco (secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura), Célio Turino (secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura ), Celso Frateschi (da Funarte), Ana Meira (superintendente da 12 ª SR – IPHAN) Rozane Dalsasso (chefe da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura), Eduardo Saron (do Instituto Itaú Cultural), Alberto Kleiman (da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Também participaram do evento os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Santa Catarina, Rondônia, Sergipe, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Bahia, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

 

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Órgãos Estaduais de Cultura foi fundado em 12 de novembro de 1983, sob a denominação de Fórum Nacional de Secretários de Cultura. É uma entidade civil sem fins lucrativos, com função consultiva e opinativa sobre a política nacional e regional da cultura brasileira.

 

Fontes: www.forumnaccultura.org.br e www.sedac.rs.gov.br

Nenhum comentário: