Reportagem do jornal Valor Econômico desta quinta-feira (19/7) aponta que as produções cinematográficas nacionais perderam mercado em comparação com o primeiro semestre de 2011. No ano passado, quatro obras brasileiras já haviam ultrapassado os 1 milhão de espectadores no período. “E Aí… Comeu?”, de Felipe Joffily, foi o único filme a atingir a marca neste ano.
O resultado significou uma queda no market share do cinema brasileiro, de 11,9% no primeiro semestre de 2011 para 5,1% no mesmo período de 2012, enquanto o público total de cinema no país teve leve alta de 2,5% nos primeiros seis meses do ano. Produções como “Xingu” e “Paraísos Artificiais” decepcionaram na bilheteria.
Para Jorge Peregrino, presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, não aconteceu nada extraordinário nos primeiros seis meses do ano. “Cinema, guardadas as devidas proporções, é igual à televisão e a todas as cinematografias mundiais. Se a novela não é boa, o ibope cai. Se os filmes não atingem ou não são aquilo que o público quer, o mercado cai”, diz Peregrino. “Se alguém soubesse a fórmula para produzir sucessos perenemente seria um gênio.”
Wilson Feitosa, da distribuidora Vinny, também afirma que a flutuação é normal no cinema, mas as produções brasileiras, além de não caírem no gosto do público, ainda enfrentaram muita concorrência de grandes franquias norte-americanas. Atualmente, das 2.446 salas que existem no Brasil, 844 estão ocupadas por “A Era do Gelo 4″ e 814 por “O Espetacular Homem-Aranha”.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.
*Com informações do jornal Valor Econômico e Cultura e Mercado”
Nenhum comentário:
Postar um comentário