Criada em 2009 nos Estados Unidos, a Artinfo, plataforma virtual que reúne notícias sobre artes, arquitetura, design e estilo, está aterrissando no Brasil. A ferramenta é conhecida internacionalmente por seu guia de galeria, com 20 mil contatos e perfis, e pelo seu Blouin Art Sales Index (BASI), que compila os últimos 90 anos de compra e venda de obras de 250 mil artistas. As informações são do jornal Valor Econômico.
Atualmente, existem 500 artistas brasileiros catalogados. Recrutada há cerca de um mês, a equipe brasileira tem sete pessoas. Aqui, os tradutores, repórteres e funcionários da área comercial se dividem entre o Rio e São Paulo e são liderados pelo brasiliense Fernando Pinheiro, novo vice-presidente para a América Latina, baseado em Miami.
Pinheiro conheceu a canadense Louise Blouin, CEO da LBM, da qual fazem parte a Artinfo e as revistas Art+Auction e Modern Painters, em 2010. A expansão internacional é parte da estratégia da LBM para continuar viável financeiramente no longo prazo.
A plataforma digital, diz Pinheiro, hoje mantida pelas vendas do impresso, precisa de escala para se tornar rentável. O site já existe em 10 países e chega ao México nos próximos meses. O Brasil servirá de base para o crescimento em outros mercados – Espanha, Argentina, Chile e Colômbia são os alvos para os próximos anos.
A íntegra da reportagem está disponível aqui.
*Com informações do jornal Valor Econômico E C&M
Nenhum comentário:
Postar um comentário