Foi lançado nesta quinta-feira (9/2), em São Paulo (SP), o projeto Criaticidades, uma parceria entre a Garimpo de Soluções, empresa liderada pela economista Ana Carla Fonseca Reis, e a Umana Comunicação Inteligente, comandada pelo jornalista Ricardo Mucci, com patrocínio do Santander Brasil.
Cerca de 200 pessoas, entre autoridades, jornalistas, funcionários do banco e representantes dos cenários artístico e cultural assistiram a apresentações de Caio Luiz de Carvalho (fundador do Instituto Brasileiro das Economias Criativas), Fernando Martins (vice-presidente Executivo de Marca, Marketing, Comunicação e Interatividade do Banco Santander Brasil), Graça Cabral (fundadora da Luminosidade, empresa criadora e organizadora do São Paulo Fashion Week) e Mauro Munhoz (arquiteto e urbanista, coordenador geral da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip), com a mediação da economista Ana Carla. Eles mostraram experiências de sucesso na aplicação da economia criativa.
O principal objetivo do Criaticidades é identificar como a economia criativa pode contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico das cidades brasileiras.
A iniciativa é composta, inicialmente, por cinco programas e um site, que vão apresentar a história e o conceito da Economia Criativa, baseados em cases e entrevistas com especialistas brasileiros e estrangeiros, que mostram exemplos práticos e bem sucedidos de municípios que conseguiram bons resultados em buscar novas alternativas de desenvolvimento econômico.
Os programas foram produzidos em alta definição e são compostos por entrevistas e imagens de arquivo, com duração média de 25 minutos, divididos em três blocos, com os seguintes temas: Economia Criativa, o que é, seu desenvolvimento como política por Tony Blair, na Inglaterra, até a realidade brasileira; Cidade Criativa, como as cidades encontram soluções e se transformam em referência; Setores Criativos, dois setores de destaque escolhidos para exemplificar a dinâmica dessa nova economia: design e moda; Empreendedorismo, exemplos de clusters criativos, como a inovação em Barcelona e nas cidades brasileiras; e Paraty e Paulínia, exemplos de sucesso na governança compatilhada entre o público e o privado e investimento público no setor do audiovisual (no caso de Paulínia).
O projeto conta com um Comitê Criativo, formado por Afonso Borges (lieteratura), César Piva (empreendedorismo), Jurema Machado (patrimônio cultural), Altair Assumpção (sustentabilidade), Danilo Miranda (processos culturais), Leonardo Brant (políticas públicas), Ana Carla Fonseca Reis (economia criativa), Gabriel Villela (teatro), Mauro Munhoz (arquitetura e urbanismo), Ana Luiza Trajano (gastronomia) e Joice Joppert Leal (design).
Mais informações no site www.criaticidades.com.br.
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