PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÃNEA

 

    CONTEMPLADOS DO PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÃNEA
    2010 EXPÕEM EM SÃO PAULO.
    Andrei Thomaz, Daniel Escobar e Marina Camargo mostram produções inéditas de 19 de fevereiro a 24 de abril.
    A Funarte, o Ministério da Cultura e o Governo Federal apresentam Lugares / Representações, exposição dos artistas Andrei Thomaz, Daniel Escobar e Marina Camargo ganhadores do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea de 19 de fevereiro a 24 de abril no Complexo Cultural Funarte São Paulo / Galeria Flávio de Carvalho.
    Acompanhados pelo arquiteto Guilherme Wisnik, e com o apoio das galerias Bolsa de Arte (Porto Alegre) e Mendes Wood (São Paulo), os artistas desenvolveram projetos conjuntos e individuais com temas que abordam as cidades e as formas de representações dos seus espaços sejam eles reais ou virtuais.
    As obras mostram diferentes formas de documentar espaços concretos, tais como mapas, arquivos de imagens, fotografias ou cartas celestes. A manipulação das imagens geradas por estas representações resulta em obras que sugerem lugares não existentes, referências insólitas no espaço urbano e mapas que se desmancham. Os três artistas discutem cidades diferentes, encontrando pontos de contato entre seus trabalhos através de colaborações mútuas.
    DESTAQUES
    Serão apresentadas 14 obras, os destaques são:
    • Eclipses, Andrei Thomaz e Marina Camargo, um software desenvolvido pelos artistas que alinha e sobrepõe mapas de cidades brasileiras, tendo como centro ruas com o mesmo nome.
    • As cidades e o Desejo, Daniel Escobar cria colagens utilizando guias turísticos, manipulando as imagens que estes tentam criar das cidades aos quais se referem.
    • O mundo (até o fim), de Marina Camargo, apresenta um conjunto de fotografias que registram o derretimento de um gelo com a forma de mapa.
            Publicação
            A exposição terá uma publicação que será lançada no início de abril. O catálogo reunirá entrevistas com os artistas realizadas pelo jornalista Eduardo Veras, de Porto Alegre, e dois textos críticos, um do arquiteto Guilherme Wisnik e outro do jovem curador e artista Gabriel Menotti, atuante na área de cinema e novas mídias.
            Site
            Além da exposição e da publicação os artistas apresentam o site criado especialmente para divulgar e documentar a exposição e ainda mostrar seus projetos que só acontecem na WEB, tais como:
            Open Horizons (Marina Camargo)
            GPS Games (Andrei Thomaz)
            Tipografia - Urbanização NYC (Marina Camargo)
            Alguns trabalhos estarão na galeria e contam também com versão web:
            Changing Landscapes (Andrei e Daniel)
            Eclipses (Andrei e Marina)
            SOBRE O PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2010
            Artistas, coletivos ou empresas de natureza cultural de todo o país inscreveram seus projetos para a realização de exposições gratuitas nos Espaços Funarte de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Quinze projetos receberam o “Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 - Ocupação dos Espaços Funarte”. O objetivo da instituição é difundir, fomentar e promover a reflexão, a produção artística e o intercâmbio entre todos os que compõem o campo das artes visuais. Com isso, a Fundação Nacional de Artes pretende estimular a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens nas suas variadas modalidades de manifestação.
            SOBRE OS ARTISTAS
            Andrei Thomaz (1981)
            Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e professor no Istituto Europeo di Design  e na Miami Ad School / ESPM, ambos de São Paulo.
            Sua produção artística abrange diversas mídias, digitais e analógicas, desenvolvendo também várias colaborações com outros artistas, entre as quais encontram-se performances sonoras e instalações interativas. Tem participado de diversas exposições e festivais, tanto dedicados às manifestações artísticas em novas mídias quanto às artes visuais. Em 2006, foi um dos artistas recebedores do Prêmio FIAT Mostra Brasil. Em 2007, foi um dos ganhadores do Prêmio Atos Visuais 2007, da FUNARTE; em 2009, foi um dos premiados do 63o Salão Paranaense.
            Como desenvolvedor, auxilia diversas agências de publicidade e empresas de tecnologia a entregarem a seus clientes aplicações baseadas na plataforma Flash e em outras tecnologias.
            http://www.andreithomaz.com/
            Daniel Escobar (1982)
            (Santo Ângelo,  RS, 1982) é graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre suas principais exposições destacam-se as individuais Plano Diretor, na Galeria Mendes Wood (São Paulo, 2010), Verdades Lateriais na Rhys Mendes Gallery (Belo Horizonte, 2009) e Perto Demais no Goethe Institut (Porto Alegre, 2005) e as coletivas The Third Meaning (RH Gallery, New York, 2010), A Rua como Lugar de Convívio (Funarte, Belo Horizonte, 2009), Trânsitos e Irradiações (Arte Pará, 2008) e Associações Livres/Ler é Acreditar (MAC-RS, 2007). Em 2008 participa do programa de residências artísticas Bolsa Pampulha (Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG) e em 2009 é indicado ao Prêmio CNI/SESI Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas. Foi premiado no 6º Salão Nacional de Arte de Jataí-GO (2007), 62º Salão Paranaense-PR (2007), Prêmio Fiat Mostra Brasil-SP (2006), 1º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas-RS (2006) e 17º Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre-RS (2006). Em 2010 recebe Prêmio Funarte de Arte Contemporânea pelo projeto Lugares/Representações, juntamente com Marina Camargo e Andrei Thomaz. Vive e trabalha em Belo Horizonte-MG.
            http://www.danielescobar.com.br/
            Marina Camargo (1980)
            É artista bolsista do DAAD (2010-2011), na ADBK München (Alemanha). É mestre em artes visuais (UFRGS – Porto Alegre) e pós-graduada em Cultura Visual (Universidad de Barcelona, Espanha).
            Entre as principais mostras individuais: "Mundos Paralelos" (Galeria Bolsa de Arte, Porto Alegre, 2009); "Biblioteca" (Centro Cultural São Paulo, 2008); "Espaçamento" (MAC, Curitiba, 2008); "Palavra Perdida" (Galeria Virgílio, 2008); "Mundo" (2005) e "Coletas Caligráficas" (2003), Centro Cultural Brasil Espanha, Porto Alegre; "ou O Gráfico das Letras" (Instituto Goethe, Porto Alegre, 2002).
            Algumas das exposições coletivas que participou foram: "The South Project", The West Wing  art space (Melbourne, Austrália, 2010); "Dois Pontos", Museu Murillo la Greca (Recife, 2010);  7º Bienal do Mercosul, mostra "Projetáveis" (Porto Alegre, 2009); "15º Salão da Bahia", MAM – Salvador (2008); "Palavra Figurada" (Espaço Cultural ESPM, Porto Alegre, 2007); "Lilliput", Walsh Gallery (South Orange – Estados Unidos, 2009); "Atos Visuais", FUNARTE, Brasília (2006); "Usos Rituals -  mès enllá del  lenguatge", Centre Civic Can Felipa (Barcelona, Espanha, 2005).
            Recebeu o Prêmio Açorianos em 2010 e o prêmio aquisição do Centro Cultural São Paulo em 2008. Atualmente vive e trabalha na Alemanha.
            http://www.marinacamargo.com
            Serviço:
            http://www.lugaresrepresentacoes.art.br/
            Exposição
            Andrei Thomaz, Daniel Escobar e Marina Camargo
            Abertura: 19 de fevereiro 2011, das 11h às 16h
            Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo/ Galeria Flávio de Carvalho.
            Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos – São Paulo
            Informações: (11) 3662-5177
            Visitação: de 20 de fevereiro à 24 de abril
            Segunda a Domingo, das 14h00 às 22h00
            Entrada gratuita
            Classificação etária: Livre

            Nenhum comentário: