O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) está com inscrições abertas para mais uma edição do Edital Mais Museus. Através da parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, esta disponibilizará apoio para a elaboração e posterior prestação de contas do projeto. Poderão ser beneficiadas cidades com até 50 mil habitantes e que não possuem instituição museológica. A iniciativa faz parte do Programa Museu, Memória e Cidadania e vai formar um banco de projetos que serão apoiados financeiramente durante o ano.
Os projetos podem ser elaborados por pessoas jurídicas de direito público e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos. A exceção é para aquelas vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura(MinC), interessadas em obter apoio financeiro para implantação de museus.
O apoio consiste na aquisição de equipamentos e mobiliários; elaboração de projetos para execução de obras e serviços; instalação e montagem de exposições; restauração de imóveis; elaboração de projetos museológicos ou museográfico; e benfeitoria em imóveis.
De acordo com a coordenadora de Patrimônio da SEC-MT, Maria Antúlia Leventi, o momento é oportuno para todos que ainda não possuem Museus em suas cidades. "Aos interessados, o Sistema Estadual de Museus dá orientação para formatação de projetos" e ainda recomenda "não deixem de ler atentamente o edital disponibilizado na página www.museus.gov.br Qualquer dúvida, através de telefone, e-mail e/ou vindo à Secretaria estamos à disposição para saná-las".
As inscrições estarão abertas no período de 8 de fevereiro a 10 de março. Os interessados em participar da seleção devem enviar propostas, exclusivamente via postal, para o Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Ibram/MinC
Fonte Minc Itea
Nenhum comentário:
Postar um comentário