Um olhar sobre a Arte Moderna e Contemporânea Novas Pesquisas / Novas Leituras
Ambiguidades da Imagem Fotográfica: Documento, Memórias e Utopias
Mirtes Marins de Oliveira, doutora em Educação, História, Política e Sociedade (PUC SP)
MAC USP Cidade Universitária
Rua da Praça do Relógio, 160
Um caráter ambíguo marca a produção fotográfica desde o século XIX até a apropriação da imagem na produção artística contemporânea: ao mesmo tempo é documentação, construção de memórias e proposição de novos mundos. A invenção da tecnologia fotográfica permitiu a realização do projeto renascentista de elaboração de imagens consideradas análogas ao real e, ao mesmo tempo, ainda sob a égide da veracidade, possibilitou a construção de memórias escolhidas e de novos espaços. A densidade dessa ambiguidade é o que permitiu e permite a apropriação fluida e flexível que a arte faz das imagens fotográficas.
Programa
2 de setembro
Imagem-palimpsesto: desvios documentais e utopias nas fotografias da cidade de
9 de setembro
Relações fotografia e história: uma percepção singular.
16 de setembro
Diálogos entre imagem fotográfica e produção artística moderna.
23 de setembro
Atividade fotográfica e arte contemporânea.
Inscrições
Até 2 de setembro
Secretaria Acadêmica do MAC USP Rua da Praça do Relógio, 109A Cidade Universitária | 10 às 17 horas
(trazer cópia de documentos - RG e CPF)
Taxa de inscrição
R$ 50,00 (isenção para professores da rede pública)
Informações
11 3091.3559 ceema@usp.br
Sérgio Miranda - jornalista
imprensa e divulgação
Museu de
11 I 3091.3018 I 3091.1118 I
www.mac.usp.br
twitter.com/mac_usp
Nenhum comentário:
Postar um comentário