Dia 30 de maio
Osvaldinho da Cuíca
Show de Lançamento do Livro/DVD "Um Batuque Memorável no Samba Paulistano"
Sala Adoniran Barbosa
Horário: 18 horas
Grátis
Aprox. 80 minutos
Livre
Retirar ingressos duas horas antes
Contatos: Carlos Gomes
E-maiL:
Fone: 8083-3746
Show gratuito com Osvaldinho da Cuíca marca o lançamento do Livro/DVD Documentário "Um Batuque Memorável no Samba Paulistano" contanto a história do samba paulistano
Show com Osvaldinho da Cuíca e Convidados
O show vem celebrar o livro e documentário que traz os depoimentos de sambistas como Toniquinho Batuqueiro, Seu Carlão, entre outros. Resultado de um longo processo criado a partir do Prêmio Pesquisador 2008, promovido pelo Centro Cultural São Paulo. Memória, tradição e samba de raiz da Terra da Garoa.
Osvaldinho da Cuíca é paulistano do Bom Retiro, atuou em programas de rádio, televisão, gravações, shows e festivais, tocando com grandes artistas brasileiros, como Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, entre outros. Seu reconhecido trabalho como instrumentista e o empenho no resgate, preservação e difusão do samba repercutiram na conquista do importante título de Embaixador Nato do Samba Paulista, concedido pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP)
Quando o assunto é samba paulistano, os nomes mais lembrados são Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Geraldo Filme. Várias pessoas ainda encaram o samba feito na capital paulista como "elitista" e a famosa frase de Vinícius de Moraes que classificou São Paulo como "túmulo do samba" contribuiu para que a pecha pegasse. Na verdade, o Poetinha não tinha intenção de menosprezar nosso samba, mas tentar convencer o amigo Johnny Alf, que na época morava em São Paulo, a voltar para o Rio de Janeiro. Ainda pouco conhecida pelos seus próprios moradores, a história do samba feito em São Paulo é esmiuçada no projeto "Um Batuque Memorável no Samba Paulistano". Organizada pelo ator e pesquisador Carlos Antonio Moreira Gomes, a ideia surgiu da necessidade de preservar a memória do samba da nossa cidade que possui registros muito fragmentados, não existindo uma forte produção de livros, mas inúmeros TCCs, vídeos e acervos pessoais. "Busquei coisas do samba paulistano e acabei encontrando pouco material, porém há muitas rodas de samba aqui. É o poder da oralidade. A manifestação de uma memória que está sendo atualizada por meio das histórias e canções", diz Gomes. Ao ser contemplado com o edital Prêmio Pesquisador 2008 - CCSP, Gomes levou o projeto adiante. "Pensei em escrever algo que estava na minha cabeça há um tempo. Durante um ano passei pelo processo de estudar a história da cultura negra em São Paulo, da história da cidade, do samba, das visitas às rodas, aos shows, ensaios e do contato com os sambistas veteranos", enfatiza o pesquisador. Todo esse trabalho de pesquisa resultou em mais de 150 páginas de depoimentos, entrevistas e relatos de personagens marcantes como Zulu, Seu Toniquinho Batuqueiro, Dona Romilda e Seu Carlão do Peruche. "Minha preocupação inicial era simplesmente ouvir e registrar as memórias dos sambistas. Não tive a pretensão de recontar a história do samba, mas que narrassem a história de cada um no samba. Não queria fazer uma reflexão a partir dos depoimentos e sim deixar isto a cargo de quem tivesse contato com este material", afirma Gomes. Com relação ao atual momento do samba paulistano Gomes é contundente: "Não sei bem responder esta pergunta. Para mim, o momento é de chamar a atenção para os grandes sambistas desta terra da garoa, que não são só um, dois ou três, mas muitos que estão isolados por conta de uma mídia que determina quem deve ser ouvido", conclui o ator. A pesquisa de Carlos Antonio Moreira Gomes gerou dois produtos importantes, livro e documentário em DVD, com lançamento em 30 de maio. Serão impressos dois mil kits que serão distribuídos gratuitamente para instituições culturais, bibliotecas públicas e entidades ligadas ao samba. Ficarão disponíveis para consulta e pesquisa para todos os interessados na história do samba feito na capital paulista. Todo este material também ficará disponível no site www.centrocultural.sp.gov.br/batuquememoravel.
Repertório
1- Simples Batucada (Osvaldinho da Cuíca)
2- Esse jongo é Meu (Osvaldinho da Cuíca)
3- Tiririca (Osvaldinho da Cuíca)
4- Partido na Cozinha (Osvaldinho da Cuíca/ Papeti)
5- Thiá de Junqueira (domínio público/ adpt.Osvaldinho da Cuíca)
6- Na Arca de Noel Rosa (Osvaldinho da Cuíca/ Lírio)
7- Velho Batuqueiro (Osvaldinho da Cuíca)
8- Pirapora (Osvaldinho da Cuíca)
9- Sereno (Osvaldinho da Cuíca)
10- Chão Mineiro (Osvaldinho da Cuíca)
Nenhum comentário:
Postar um comentário