Teatro SESC Anchieta apresenta
Piano: Uma história de 300 anos, em quatro concerto
Série de concertos com Rosana Lanzelotte, Eduardo Monteiro, Maria José Carrasqueira (participação especial do flautista Antônio Carlos Carrasqueira) e André Mehmari conta a história deste instrumento em gravação para um DVD educativo que será lançado pelo Selo SESC.
Quatro concertos, nos dias 21 e 22 e 28 e 29 de outubro, no Teatro SESC Anchieta, contam a história do instrumento mais popular dos últimos trezentos anos: o piano. De seu nascimento, com Bartolomeo Cristofori em 1700, em Florença, até suas transformações atuais, incluindo os teclados eletrônicos.Piano: Uma história de 300 anos, em quatro concerto
Série de concertos com Rosana Lanzelotte, Eduardo Monteiro, Maria José Carrasqueira (participação especial do flautista Antônio Carlos Carrasqueira) e André Mehmari conta a história deste instrumento em gravação para um DVD educativo que será lançado pelo Selo SESC.
Não serão concertos tradicionais, pois música e um pouco de conversa com os músicos se misturam, a fim de levar o público a mergulhar na história, técnica e repertório deste que historicamente foi chamado de "o rei dos instrumentos". Os quatro concertos serão gravados para a elaboração de um DVD educativo sobre o Piano, a ser futuramente lançado pelo selo SESC.
Confira a programação:
21/10 Quarta, às 21h.
Do cravo ao piano, com Rosana Lanzelotte
A transformação, na passagem dos séculos 17/18, do cravo, que tinha sonoridade de dinâmica fixa, para o piano, que se chamou no início fortepiano, justamente porque agora se podia tocar forte e piano um extraordinário avanço que revolucionou a história da música. Das cordas pinçadas às cordas marteladas pelo feltro, uma revolução determinante na história da música.
22/10 Quinta, às 21h.
O piano clássico, com Eduardo Monteiro
Haydn, Mozart e Beethoven - a genial tríade vienense clássica emanciparam o instrumento, dando-lhe as cartas de nobreza que o transformou, no século 19, em instrumento-rei. Eduardo Monteiro conclui o recital com uma performance rara: o piano funcionava até como substituto da orquestra, permitindo às pessoas tocar em casa, em reduções, as sinfonias e concertos que ouviam nos raros concertos públicos. Neste concerto, o músico apresenta, então, o monumental primeiro movimento do concerto no. 1 para piano e orquestra de Brahms com um segundo piano fazendo as vezes de orquestra. Uma tradição que se perpetua: até hoje os pianistas preparam-se para concertos com orquestra ensaiando ao lado de um segundo piano.
28/10 Quarta, às 21h.
O piano romântico, com Maria José e Antônio Carlos Carrasqueira
A invenção do recital de piano, a explosão do consumo de pianos de armário pela burguesia florescente, o instrumento como encarnação do herói romântico. Além de Liszt, o inventor da fórmula do recital, Chopin, estabeleceu as bases de uma linguagem que até hoje freqüenta muito o nosso dia-a-dia. Desde as trilhas sonoras do cinema até a música de um Ernesto Nazareth. Parceiro ideal na prática da música de câmara, o piano cumpria, em casa, a mesma função que hoje tem a televisão, por exemplo. Era em torno dele que a família se divertia, após o jantar fazendo a grande música, mas também as músicas dançáveis, populares.
29/10 Quinta, às 21h.
O piano hoje, com André Mehmari
No século 20 o piano recupera sua condição original de instrumento de percussão e avança sobre as músicas populares. Permanece o rei dos instrumentos. É, por exemplo, utilizado por um revolucionário contemporâneo como John Cage e suas peças para piano de brinquedo ou o piano preparado (onde objetos são colocados entre as cordas, alterando sua sonoridade); é parceiro de computadores em obras que misturam sons eletronicamente processados com os produzidos ao vivo; é fundamental no jazz norte-americano e na música popular brasileira, habitat preferencial das músicas improvisadas, de Duke Ellington a John Coltrane, de Keith Jarrett a Egberto Gismonti.
PROGRAMAS:
21 de outubro Rosana Lanzelotte
Domenico Scarlatti (1685-1757): Sonata K. 141
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Prelúdio, Fuga e Allegro BWV 998 em mi bemol maior
Joseph Nicholas Pancrace Royer (1705-1755): Suite em dó menor
Allemande
La Sensible
La Marche des Scythes
Sigismund Neukomm (1778-1858): Sonata em sol maior
Allegro ma non troppo
Allegro alla Turca
Ludwig van Beethoven (1770-1827): Sonata opus 13, "Patética"
Grave Allegro di molto e con brio
Adagio cantabile
Rondo - Allegro
Ernesto Nazareth (1863-1934): Batuque (cravo) e Atrevidinha (pianoforte)
Cravo Abel Vargas, cópia de Pascal Taskin 1780
Pianoforte Paul McNulty, cópia de Anton Walter 1805
22 de outubro: Eduardo Monteiro
Joseph Haydn (1732-1809) Sonata Hob. XVI:23 em Fá Maior
[Allegro]
Adagio
Finale. Presto
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) Fantasia em ré menor K. 397
Ludwig van Beethoven (1770-1827) Sonata em mi maior opus 109
Vivace, ma non troppo
Prestissimo
Andante molto cantabile ed espressivo
Johannes Brahms (1833-1897):
Concerto no. 1 para piano e orquestra em ré menor, opus 15 (1º Movimento)
Maestoso
28 Outubro: Maria José Carrasqueira
Participação especial: Antonio Carlos Carrasqueira (flauta)
Frédéric Chopin (1810-1849):
Noturno opus 9 no.1 em si bemol menor - Larghetto
Balada no. 2 em fá maior, opus 38
Franz Liszt (1811-1886) - Sonetto 104 del Petrarca Agitato assai Adágio (do Segundo Ano de Peregrinação: Itália)
Franz Schubert/Franz Liszt - Erlkönig
Claude Debussy (1862-1918) - 3 Prelúdios:
La puerta del Vino (Livro II)
Minstrels (Livro I)
Les collines d'Anacapri (Livro I)
Ernesto Nazareth (1863-1934):
Eponina (Valsa)
Fon-Fon (Tango Brasileiro)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959):
Polichinello
Cécile Chaminade (1857-1944):
ncertino para Flauta e piano em ré menor opus 107
Pattápio Silva (1880-1907):
Serata d'Amore opus 2
Zinha (polca) opus 8
29 Outubro: André Mehmari
De improviso 7' Piano solo
Sintetizador Solo 2' Sintentizador
O Futebol/Dura na Queda (Chico Buarque) 3' Piano solo
John Cage Suíte for Toy Piano (Primeira parte) 3' Piano de Brinquedo
Solo de Piano Preparado (Mehmari) 2' Piano Preparado
Odeon (Ernesto Nazareth)/Loro (Egberto Gismonti) 6' Piano
Piano + Eletronics 1 Pianoscape 1 (Mehmari) 5' Piano/Computador
Giant Steps (John Coltrane) 7' Piano solo
Piano + Eletronics 2 Pianoscape 2 (Mehmari) 5' Piano/Computdor
Concerto for Jazz Trio e Cordas Primeiro movimento Allegro (Mehmari) 7' Piano e samplers sequenciados
In a Sentimental Mood (Duke Ellington) 3 ' Piano e sampler
Memories of Tomorrow 3' (Keith Jarrett) Piano solo
Piano: Uma história de 300 anos, em quatro concertos
Dias 21, 22, 28 e 29 de outubro de 2009.
Quartas e Quintas, às 21h.
Não recomendado para menores de 12 anos.
R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
320 lugares
Teatro SESC Anchieta do SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000
------------------------------------------
Assessoria de Imprensa SESC Consolação e Teatro SESC Anchieta
Rita Solimeo Marin Tel: 3234-3043
Nenhum comentário:
Postar um comentário