Concertos com Rosana Lanzelotte, Eduardo Monteiro, Maria José Carrasqueira e André Mehmari

 
Teatro SESC Anchieta apresenta
Piano: Uma história de 300 anos, em quatro concerto
 

Série de concertos com Rosana Lanzelotte, Eduardo Monteiro, Maria José Carrasqueira (participação especial do flautista Antônio Carlos Carrasqueira) e André Mehmari conta a história deste instrumento em gravação para um DVD educativo que será lançado pelo Selo SESC.

Quatro concertos, nos dias 21 e 22 e 28 e 29 de outubro, no Teatro SESC Anchieta, contam a história do instrumento mais popular dos últimos trezentos anos: o piano. De seu nascimento, com Bartolomeo Cristofori em 1700, em Florença, até suas transformações atuais, incluindo os teclados eletrônicos.

Não serão concertos tradicionais, pois música e um pouco de conversa com os músicos se misturam, a fim de levar o público a mergulhar na história, técnica e repertório deste que historicamente foi chamado de "o rei dos instrumentos". Os quatro concertos serão gravados para a elaboração de um DVD educativo sobre o Piano, a ser futuramente lançado pelo selo SESC.
Confira a programação:

21/10 – Quarta, às 21h.
Do cravo ao piano, com Rosana Lanzelotte
A transformação, na passagem dos séculos 17/18, do cravo, que tinha sonoridade de dinâmica fixa, para o piano, que se chamou no início fortepiano, justamente porque agora se podia tocar forte e piano – um extraordinário avanço que revolucionou a história da música. Das cordas pinçadas às cordas marteladas pelo feltro, uma revolução determinante na história da música.

22/10 – Quinta, às 21h.
O piano clássico, com Eduardo Monteiro
Haydn, Mozart e Beethoven - a genial tríade vienense clássica – emanciparam o instrumento, dando-lhe as cartas de nobreza que o transformou, no século 19, em instrumento-rei. Eduardo Monteiro conclui o recital com uma performance rara: o piano funcionava até como substituto da orquestra, permitindo às pessoas tocar em casa, em reduções, as sinfonias e concertos que ouviam nos raros concertos públicos. Neste concerto, o músico apresenta, então, o monumental primeiro movimento do concerto no. 1 para piano e orquestra de Brahms com um segundo piano fazendo as vezes de orquestra. Uma tradição que se perpetua: até hoje os pianistas preparam-se para concertos com orquestra ensaiando ao lado de um segundo piano.

28/10 – Quarta, às 21h.
O piano romântico, com Maria José e Antônio Carlos Carrasqueira
A invenção do recital de piano, a explosão do consumo de pianos de armário pela burguesia florescente, o instrumento como encarnação do herói romântico. Além de Liszt, o inventor da fórmula do recital, Chopin, estabeleceu as bases de uma linguagem que até hoje freqüenta muito o nosso dia-a-dia. Desde as trilhas sonoras do cinema até a música de um Ernesto Nazareth. Parceiro ideal na prática da música de câmara, o piano cumpria, em casa, a mesma função que hoje tem a televisão, por exemplo. Era em torno dele que a família se divertia, após o jantar – fazendo a grande música, mas também as músicas dançáveis, populares.

29/10 – Quinta, às 21h.
O piano hoje, com André Mehmari
No século 20 o piano recupera sua condição original de instrumento de percussão e avança sobre as músicas populares. Permanece o rei dos instrumentos. É, por exemplo, utilizado por um revolucionário contemporâneo como John Cage e suas peças para piano de brinquedo ou o piano preparado (onde objetos são colocados entre as cordas, alterando sua sonoridade); é parceiro de computadores em obras que misturam sons eletronicamente processados com os produzidos ao vivo; é fundamental no jazz norte-americano e na música popular brasileira, habitat preferencial das músicas improvisadas, de Duke Ellington a John Coltrane, de Keith Jarrett a Egberto Gismonti. 


PROGRAMAS:

21 de outubro Rosana Lanzelotte
Domenico Scarlatti (1685-1757): Sonata K. 141
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Prelúdio, Fuga e Allegro BWV 998 em mi bemol  maior
Joseph Nicholas Pancrace Royer (1705-1755):  Suite em dó menor
Allemande
La Sensible
La Marche des Scythes
Sigismund Neukomm (1778-1858): Sonata em sol maior
Allegro ma non troppo
Allegro alla Turca
Ludwig van Beethoven (1770-1827): Sonata opus 13, "Patética"
Grave – Allegro di molto e con brio
Adagio cantabile
Rondo - Allegro
Ernesto Nazareth (1863-1934): Batuque (cravo) e Atrevidinha (pianoforte)
Cravo Abel Vargas, cópia de Pascal Taskin 1780
Pianoforte Paul McNulty, cópia de Anton Walter 1805

22 de outubro: Eduardo Monteiro
Joseph Haydn (1732-1809) – Sonata Hob. XVI:23 em Fá Maior
[Allegro]
Adagio
Finale. Presto
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Fantasia em ré menor K. 397
Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sonata em mi maior opus 109
Vivace, ma non troppo
Prestissimo
Andante molto cantabile ed espressivo
Johannes Brahms (1833-1897):
Concerto no. 1 para piano e orquestra em ré menor,  opus 15 (1º Movimento)
Maestoso

28 Outubro: Maria José Carrasqueira
Participação especial: Antonio Carlos Carrasqueira (flauta)
Frédéric Chopin (1810-1849):
Noturno opus 9 no.1 em si bemol menor - Larghetto
Balada no. 2 em fá maior, opus 38
Franz Liszt (1811-1886)  - Sonetto 104 del Petrarca – Agitato assai – Adágio (do Segundo Ano de Peregrinação: Itália)
Franz Schubert/Franz Liszt -    Erlkönig                                                          
Claude Debussy (1862-1918) -     3 Prelúdios:
La puerta del Vino (Livro II)
Minstrels (Livro I)
Les collines d'Anacapri (Livro I)
Ernesto Nazareth (1863-1934):
Eponina (Valsa)
Fon-Fon (Tango Brasileiro)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959):
Polichinello
Cécile Chaminade (1857-1944):
ncertino para Flauta e piano em ré menor opus 107
Pattápio Silva (1880-1907):
Serata d'Amore  opus 2
Zinha (polca) opus 8

29 Outubro: André Mehmari
De improviso – 7' – Piano solo
Sintetizador Solo – 2' – Sintentizador
O Futebol/Dura na Queda (Chico Buarque) – 3' – Piano solo
John Cage – Suíte for Toy Piano (Primeira parte) – 3' – Piano de Brinquedo
Solo de Piano Preparado (Mehmari) – 2' – Piano Preparado
Odeon (Ernesto Nazareth)/Loro (Egberto Gismonti) – 6' – Piano
Piano + Eletronics 1 – Pianoscape 1 (Mehmari) – 5' – Piano/Computador
Giant Steps (John Coltrane) – 7' – Piano solo
Piano + Eletronics 2 – Pianoscape 2 (Mehmari) – 5' – Piano/Computdor
Concerto for Jazz Trio e Cordas – Primeiro movimento – Allegro (Mehmari) – 7' – Piano e samplers sequenciados
In a Sentimental Mood (Duke Ellington) – 3 ' – Piano e sampler
Memories of Tomorrow – 3' – (Keith Jarrett) – Piano solo

Piano: Uma história de 300 anos, em quatro concertos
Dias 21, 22, 28 e 29 de outubro de 2009.
Quartas e Quintas, às 21h.
Não recomendado para menores de 12 anos.
R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
320 lugares


Teatro SESC Anchieta do SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000
------------------------------------------
Assessoria de Imprensa SESC Consolação e Teatro SESC Anchieta
Rita Solimeo Marin – Tel: 3234-3043

Nenhum comentário: