"Preto sobre Preto", videoinstalação de luiz duVa, é exibida no MIS
O artista nos traz um ensaio poético sobre cor e movimento onde a presença do espectador diante do vídeo interfere organicamente na imagem, multiplicando as leituras e possibilidades de fruição
De 15/09 a 04/10, o Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta no piso térreo a videoinstalação Preto sobre Preto, projeto realizado com o apoio do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura Programa de Ação Cultural 2008.
Nesta obra, é apresentada a imagem do dorso de um homem - no caso o do próprio artista pulsando, querendo fugir de si mesmo e extrapolando seus limites físicos. O espectador poderá interagir ativamente através de sua movimentação diante da tela. A partir deste momento, sua imagem refletida une-se à do artista e controla o ritmo do vídeo.
Utilizando programas de manipulação de imagens ao vivo, duVa põe em questão a possibilidade de expansão dos limites técnicos do vídeo e dos limites da representatividade do corpo humano. Mais do que o desenvolvimento tecnológico, interessam ao artista as ações que buscam transcender a própria existência.
Preto sobre Preto alinha-se à sua pesquisa mais ampla sobre a técnica de vídeo improvisação com uso de softwares de manipulação de imagens e sons em tempo real e permite pensar numa interatividade reativa, na qual a presença do público controla os parâmetros do software e, consequentemente, da imagem apresentada. O que o artista busca ao final é uma imersão sensorial do público na obra; a fusão num só corpo da imagem e do ambiente.
Sobre o artista
Nascido em São Paulo em 1965, destaca-se no campo da vídeoarte. Desenvolve desde o fim dos anos 1990 narrativas pessoais em vídeo, bem como uma série de experiências com videoinstalações. A partir de 2000, dedica-se a Live Images, termo por ele cunhado para designar a manipulação de imagens e sons em tempo real, bem como à criação e apresentação de composições audiovisuais, de projetos de live cinema, vjing e ao desenvolvimento de conteúdo para diferentes mídias: TV, internet e celular.
Foi idealizador e curador da 1ª Mostra Nacional de Live Cinema, no Rio de Janeiro em 2008; apresentou trabalhos em festivais e eventos, entre eles FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, São Paulo, 2008; Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro Programa especial de Live Cinema em 2008; Container ART: mostra de videoarte, São Paulo, 2008; Foi artista comissionado pelo Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil e Prince Claus Fund (Holanda) e residente no Le Fresnoy - Studio National Des Arts Contemporains, como prêmio do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil em 2005. Dentre os prêmios recebidos, destaca-se o Prêmio Bolsa Fomento de Produção do 6º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia com o projeto Concerto para células em (de) movimento em 2005.
____________________________________________________________________________________________________________________
Serviço:
Preto sobre Preto
luiz duVa
videoinstalação, 2008.
Local: MIS - Piso Térreo Hall de entrada
Visitação: 15 de setembro a 04 de outubro
Horários: 3ª a sábado, das 12h às 22h
Domingo e feriado, das 11h às 21h
Gratuito
Classificação etária: livre
Visitas monitoradas para grupos mediante agendamento pelo tel. (11) 2117-4777
Estacionamento cobrado: R$ 7
Acesso e elevador para cadeirantes
Ar condicionado
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Tel.: 11- 2117-4777
Informações para a imprensa
Cristiane Bonora Futagawa: cristianebonora@mis-sp.org.br - 11. 2117-4777, ramal. 309
Janaína Tineo: janatineo@mis-sp.org.br - 11. 2117-4777, ramal. 311
Para isso teremos em uma sala t
Nenhum comentário:
Postar um comentário