Gestão em Arte

Gestão em Arte

Por Lala Deheinzelin

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Componentes Curriculares

Arte em Contexto: Investiga as relações entre as artes e as instituições em uma perspectiva histórica e social. Mapeia a diversidade de elementos presentes na relação produção-recepção da obra de arte, tanto plástica como performática. Compreende globalmente os propósitos e necessidades que se configuram no processo de exibição e fruição da obra. Analisa os elementos conceituais e materiais necessários à realização de projetos artísticos em espaços institucionais. Amplia a percepção das relações entre as artes e as instituições e reflete sobre os objetivos e interesses, tanto comuns como conflitantes. Identifica deficiências pessoais nos âmbitos conceitual e prático e fornece indicações para saná-las Prepara gestores e produtores institucionais para prever e equacionar os problemas gerados pela realização de projetos artísticos.

Planejamento Estratégico das Instituições Artísticas: Analisa o contexto social em que instituição está inserida. Define oportunidades de formação institucional, a partir dos públicos que pretende atingir. Domina conceitos e ferramentas de análise de oportunidades. Analisa e constrói as etapas do planejamento de ações. Define estratégias para a composição do planejamento estratégico. Redimensiona missão, visão e as necessidades específicas da área e da instituição. Elabora as diretrizes do planejamento estratégico e do plano de gestão de pessoas, recursos materiais e financeiros e que dêem conta das questões relativas à comunicação, ao marketing e à captação e aplicação de recursos e estabelecimento de parcerias.

Artes Visuais e do Espetáculo: Diferenças e Convergências da Produção: Analisa o perfil do produtor, competências e habilidades mediante as necessidades dos projetos artísticos e suas linguagens específicas. Compreende e analisa o planejamento, as diferentes etapas da produção e execução dos projetos e os índices de avaliação decorrentes das especificidades das linguagens artísticas. Desenvolve competências e instrumentos para a otimização de recursos pessoais, a partir da análise e de estudos de caso. Analisa o processo de trabalho nas várias etapas da produção artística. Reflete sobre o significado da prospecção e da prevenção de adversidades nas artes visuais e nas artes do espetáculo. Analisa e seleciona temas correlatos às linguagens artísticas.

Comunicação e Marketing - Desenvolvimento Institucional: Analisa e revê técnicas e estratégias de marketing e captação de recursos que impulsionem as instituições artísticas a um desenvolvimento contínuo e integrado de suas funções e garantam a sua sustentabilidade a longo prazo. Pesquisa e seleciona técnicas de planejamento e execução ? um composto de marketing e comunicação ? que suportem as iniciativas da instituição voltadas para conquistar reconhecimento público, atrair e manter participantes em suas atividades e ampliar receita. Revisa conceitos e estratégias em: Oferta: Serviços e Produtos; Mercado: concorrência, atualidade, contexto social; Divulgação: construção de marcas, imagem institucional e identidade; Vendas: preços e distribuição. Identifica aspectos diferenciados das ações de marketing, aplicados às instituições artísticas, em assessoria de imprensa, eventos, publicidade, merchandising e marketing direto. Apresenta e analisa estudos de caso sobre técnicas atuais de marketing online, utilizadas pelo setor artístico e social: websites interativos, blogs, email marketing, webbanners, microsites.

Metodologia de Pesquisa I: Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso.

Aspectos Legais em Gestão em Arte: Analisa a complexidade de atividades desenvolvidas por uma instituição cultural. Estuda os diferentes aspectos do Direito Brasileiro e do Direito Internacional, presentes na gestão em arte. Constrói uma visão panorâmica das questões legais ligadas à área. Seleciona e utiliza os principais termos técnico-jurídicos da área. Pesquisa e analisa formas de financiamento à cultura e as relações com o Poder Público, como fundos de cultura, incentivos fiscais, convênios e parcerias. Estabelece Relações Jurídicas e de Negócios com patrocinadores, fornecedores e artistas (nacionais e internacionais). Analisa e organiza as questões financeiras e de prestação de contas; riscos envolvidos na gestão da cultura; direito do consumidor e seguros; Direito Autoral e de imagem; divulgação e promoções. Inclui nos projetos e planos de ação os direitos e os deveres legais disponíveis sobre as ações artísticas.

Eficiência na Gestão de Recursos em Instituições Artísticas: Pesquisa, analisa e seleciona os instrumentos e as ferramentas aplicados nos processos administrativos e operacionais das atividades do gestor em artes. Analisa o desempenho e a eficiência dos recursos humanos. Simula e pratica a negociação e administração de conflitos. Planeja e administra recursos econômicos e financeiros, visando à auto-sustentabilidade das atividades. Elabora planejamentos e define e acompanha os processos e os indicadores econômicos. Analisa a rede de captura de oportunidades.

Recursos Técnicos e de Planejamento - Programação e produção: Analisa modelos de instituições culturais públicas e privadas, a partir de suas programações e as etapas de sua execução. Estuda e compreende o perfil de programação, a partir do eixo norteador interno e externo das atividades. Observa e analisa a arquitetura da instituição pelo eixo interno: os espaços reservados para cada linguagem, a logística empregada para cada uma delas e as adaptações e necessidades técnicas para a realização das atividades. Observa e analisa, pelo eixo externo, as etapas da produção de turnês e itinerâncias e as especificidades da engenharia, recursos humanos e financeiros para execução dessas atividades. Compreende a vocação dos aparelhos culturais, por sua arquitetura, escolha de programação, espaços internos e externos, parcerias e linguagens. Avalia, de acordo com cada aparelho e sua programação, as etapas de desenvolvimento do projeto, especificidades logísticas, erros e acertos no planejamento e execução de projetos desafiadores. Analisa as questões decorrentes de suas opções logísticas e artísticas e monta a engenharia de uma turnê e uma itinerância.

Formação de Público - Desenvolvimento Institucional: Examina as diferentes formas de reconhecimento e desenvolvimento dos públicos de uma instituição artística, em artes visuais ou do espetáculo. Seleciona ferramentas que fortaleçam a relação da instituição com o cada público, mediante a identificação e resposta às expectativas e demandas do projeto e que sejam compatíveis com a sua missão. Estuda e conceitua Posicionamento, Segmentação, Pesquisa de Consumidor (perfil, hábitos, opinião, atitudes, motivações, interesses). Fundamenta, com essas informações, as decisões da instituição relativas à oferta de produtos e serviços. Investiga e trata de temas como: Aspectos externos que influenciam o comportamento público em atividades artísticas; Canais e sistemas de Atração e Fidelização; Condições para conduzir o público a um processo evolutivo que permita elevar a receita da instituição (de compradores de ticket avulsos a sócios e a doadores); A importância dos programas educativos e comunitários na construção do público futuro; Como as parcerias podem ampliar e diversificar públicos; Quais as especificidades do perfil de público por área de atuação de cada instituição; Quem é e quais as expectativas do publico da era digital. Desenvolve uma política de formação de público que atenda às necessidades dos diferentes públicos e às especificidades dos projetos. Compara as políticas de formação desenvolvidas e complementa as idéias abordadas e os trabalhos.

Gestão de Recursos Humanos, Financeira Contábil em Instituições Artísticas: Analisa e identifica as ferramentas de gestão para traçar perfis profissionais demandados pela instituição para cumprir sua missão e visão. Divulga, seleciona e administra grupos de voluntários e profissionais. Analisa e soluciona conflitos. Pratica a negociação e analisa os resultados obtidos, por meio de estudo de casos.Conhece e conceitua funções contábeis e financeiras. Analisa a importância dos controles fiscais, administrativos, econômicos e contábeis para a instituição. Utiliza os principais modelos de impressos e faz lançamentos de fluxos de dinheiro no tempo (fluxo de caixa) e de registros contábeis. Pesquisa procedimentos de empresas privadas e compara com os procedimentos das organizações artísticas. Realiza levantamento das semelhanças e diferenças. Sugere alternativas para a área de gestão em arte. Analisa resultados e o retorno social.

Gestão da Produção e da Programação em Arte: Analisa a programação e a produção de atividades artísticas, considerando as atividades correlatas ao processo. Contextualiza o desenvolvimento e implantação de projetos e programas de formação de público e projetos educativos. Utiliza esse contexto como estratégia para alicerçar a imagem e a identidade da instituição artística junto à comunidade. Compreende as atividades de produção artística como um serviço qualitativo no eixo da economia mundial. Relaciona os conceitos de indústrias criativas e a demanda de serviços e profissionais qualificados com serviços relacionados à cultura. Exercita os conhecimentos construídos na elaboração de programações e atividades correlatas. Preserva a identidade da instituição e atende à demanda da sociedade na qual está inserida. Desenvolve métodos apropriados e analisa as necessidades decorrentes de programas educativos e de formação de público, parcerias e demandas sociais. Busca informações e adquire ferramentas que tornem o gestor capaz de compreender e analisar o perfil de uma instituição cultural, suas potencialidades e suas deficiências. Cria instrumentos para avaliar o projeto e a prática do gestor, contribuindo para profissionalizar a área. Qualifica a programação e serviços no contexto das indústrias criativas.

Captação de Recursos e Parcerias - Desenvolvimento Institucional: Pesquisa e avalia fontes de recursos (pessoa física, empresas, fundações e governo) disponíveis para o financiamento de instituições artísticas. Identifica potencialidades, fragilidades e relação entre as fontes possíveis. Propõe formas de traçar estratégias específicas para alcançar os resultados em cada fonte. Implanta, acompanha e avalia processos inovadores e perenes focados em capacitação e conscientização de funcionários e no desenvolvimento de sistemas e estrutura apropriados às metas pré-estabelecidas. Analisa as dificuldades e oportunidades existentes no contexto social brasileiro em relação às leis de incentivo fiscal. Exerce competência empreendedora na capacidade de definir e construir parcerias para somar esforços e potencializar recursos.

Metodologia de Pesquisa II: Formatação de textos com as informações. Revê e complementa as idéias e informações pesquisadas. Produz e formata textos de relevância para a área do gestor. Revê procedimentos da formatação final dos TCCs de acordo com as Normas da ABNT.

Política Cultural: Discute a noção de cultura em sentido amplo. Explicita a compreensão de cultura enquanto construção da identidade nacional e enquanto um processo dinâmico. Discute a diversidade da manifestação cultural e o enquadramento das diversas linguagens artísticas como manifestações integrantes desse universo. Aborda conceitos como o multiculturalismo e o hibridismo.
Apresenta o que é política cultural e sua inserção na vida brasileira. A formulação das políticas públicas na área da cultura: premissas e diretrizes. Discussão dos mecanismos de apoio à cultura pelos meios empresariais. O surgimento do 3° Setor e as organizações da sociedade civil. Introduz elementos para análise do panorama cultural brasileiro com fornecimento de dados estatísticos de dotações orçamentárias para o setor, publico participante, programas desenvolvidos.

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse2&course=2506&template=886.dwt&testeira=724&loc=1
 
fonte Economia da cultura

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