Dia 27 de novembro
Concerto ao Meio-dia no CCSP
Recital violão com Flávio Apro
Sala Adoniran Barbosa
Horário 12h30
Grátis
Não é necessário retirar ingressos
Aprox. 70 minutos
Contatos com Flávio Apro
Tel: 3569-2296 / 7378-6969
Flávio Apro
A história do violão pode ser compreendida a partir de três categorias de produção musical: obras compostas por violonistas, não violonistas e transcrições. Essas vertentes reunidas correspondem a uma ampla produção que se estende do século XV até hoje. O título deste recital, "Quase-Transcrições" e "Quase-Originais", pretende dar uma idéia dessa versatilidade de fontes de que o instrumento dispõe e que sela sua peculiaridade. A primeira parte apresenta duas grandes obras de compositores que não escreveram diretamente para violão solo. Trata-se da Chaconne BWV 1004 de J. S. Bach, escrita para violino solo e que representa um marco da produção instrumental barroca protestante, e da Grande Sonata em Lá Maior de Paganini, escrita originalmente para violão e violino. Na segunda parte prevalece a estética nacionalista com obras para violão solo escritas por compositores não-violonistas que tiveram suas obras levemente adptadas por colaboradores especializados no instrumento, ou seja, obras "quase-originais".
Flávio Apro é bacharel em violão e doutorando em musicologia pela USP e mestre em performance pelo Instituto de Artes da UNESP. Entre seus professores estão Edelton Gloeden, Fábio Zanon e Henrique Pinto. Realizou estudos avançados de violão com a professora argentina Monina Távora, discípula de Segovia. Em 1993 apresentou-se no Japão como representante do Brasil no famoso festival Kyoto International Music Students, evento que reuniu os mais talentosos estudantes de música de vários países. Venceu duas edições do Projeto Nascente (USP-Abril Cultural), foi premiado em 1992 como melhor intérprete no Concurso Villa-Lobos (Vitória-ES) e em 1998 venceu o concurso Mozarteum. Atualmente é professor da Faculdade Carlos Gomes e professor titular da Universidade Estadual de Maringá.
PROGRAMA MUSICAL
J. S. Bach (1685-1750)
Chaconne BWV 1004
*Transcrição de Flávio Apro
N. Paganini (1782-1840)
Grande Sonata em Lá maior
Allegro Risoluto
Romanze
Andantino Variato
*Transcrição de Sérgio Abreu
2ª parte
F. Mignone (1897-1986)
Estudo nº 2
M. Camargo Guarnieri (1907-1993)
Valsa Choro
M. Castelnuovo-Tedesco (1895-1968)
Tarantella
J. Turina (1882-1949)
Sonata
Allegro
Andante
Allegro Vivo
Dia 28 de novembro
Show ao Meio-dia no CCSP
Renato Anesi
Sala Adoniran Barbosa
Horário 12h30
Aprox. 70 minutos
Livre
Grátis
Não é necesario retirar ingressos
Contatos: Giba Araújo
e-mail: giba_araujo@uol.com.br
Fone: 8388-7853/5621-8821
Renato Anesi
Figurar na revista Guitar Player, a Bíblia da Guitarra, é uma honra para poucos. Este privilégio coube ao compositor e multiinstrumentista carioca Renato Anesi. Seu instrumento principal é o violão tenor e através dele Anesi manifesta um talento incomparável. O músico cresceu ouvindo e tocando choros de grandes mestres como Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Noel Rosa.
Anesi já se apresentou ao lado de extraordinários músicos como Victor BiglioneVitor Biglione, Gilson Peranzzeta, Zeca Assumpção, Yamandú Costa, Paulo Belinatti, Mestre Zé Paulo, entre outros e participou em shows e/ou gravações de artistas como, Zé Geraldo, Tom Zé, Passoca, Chico Saraiva e outros. Seu debute discográfico se deu em 1996 com o álbum "Corda Coral". Num magnífico trabalho de pesquisa e interpretação de grandes autores da música instrumental brasileira Anesi contribui de maneira significativa para manter viva a memória dos grandes mestres músicos da nossa história musical.
PLAY LIST - 59 CORDAS - 27 TRACKS
BANJO TENOR
01-THE ENTERTAINER
02-SWEET GEORGIA BROWN
BANJO DE 5 CORDAS
03-DUELIN' BANJO
04-BANJO IMPROVISE
VIOLÃO DINÂMICO
05-TRISTEZA DE UM VIOLÃO
06-GENTE HUMILDE
07-COLOMBINA
VIOLÃO TENOR
08-CONVERSA DE BOTEQUIM
09-CARINHOSO
10-ORANGO TANGO
BANDOLIM
11-DESVAIRADA
12-O VOO DA MOSCA
13-AMOR SEM FIM
CAVACO
14-APANHEI-TE CAVAQUINHO
15-DE MÃOS DADAS
VIOLÃO DE CORDAS DE AÇO
16-SE ELA PERGUNTAR
17-SUMMERTIME
VIOLÃO DE CORDAS DE NYLON
18-DELICADO
19-FACEIRA
REQUINTO
20-PRA NINAR
21-ADIÓS NONINO
22-DEIXA A MENINA
GUITARRÓN
23-MOONLIGHT SERENADE
VIOLA CAIPIRA
24-TRISTEZA DO JECA
25-IRENE
26-DOMINGO NO PARQUE
27-THE END
Dia 28 de novembro
Vinícius Calderoni
Nome do show: Tranchá
Sala Adoniran Barbosa
Horário 19 horas
Livre
90 minutos
Ingressos R$ 10,00
Retirar ingressos uma hora antes
Contatos com Otávio
Fone: 7297-8304
E-mail: contato@brasucaproducoes.com.br
Vinicius Calderoni - Tranchã
Em uma de suas memoráveis canções, Chico Buarque diz com todas as letras que "um grande artista tem que estar tranchã". Seguir o conselho de mestre dado de graça é chegar para dizer a que veio: Tranchã. O disco de estréia do jovem cantor e compositor Vinicius Calderoni apresenta um resultado extremamente promissor de um representante da nova safra de compositores de música brasileira, disco maduro e original, fruto de mais de dois anos de trabalho intenso, acompanhado por músicos do primeiro time, e que não dá espaço para quaisquer dúvidas sobre o talento do cantor e compositor. "Tranchã é um trabalho desenvolvido com muito cuidado e paciência, por isso demoramos mais de dois anos para chegar onde queríamos. O nível de qualidade que alcançamos tem muito a ver com este processo de maturação" conta Vinicius, que aos 22 anos, ostenta uma formação musical respeitável, fruto do estudo com professores renomados como Chico Pinheiro, Renato Epstein, Débora Gurgel, Pedro Mourão e Akira Ueno. A música de Vinicius une naturalmente tradição e modernidade sem necessidade de grandes alquimias e malabarismos. Produzido pelo próprio Vinicius em parceria com o consagrado violonista Ulisses Rocha, Tranchã conta com um hall de grandes músicos tais como o pianista Tiago Costa, também responsável pelos arranjos de metais do disco e o flautista e saxofonista Teco Cardoso, além de participações especialíssimas como a poderosa voz de Fabiana Cozza, a doçura de Tatiana Parra e o impagável conjunto Qu4tro a Zer0, segundo lugar no Prêmio Visa Instrumental 2004. Em tempo: tranchã significa "firme em seus princípios, propósitos e atitudes", e é também adjetivo que "qualifica pessoas ou objetos com atributos positivos", sinônimo de bom, bonito e interessante. Fazendo jus ao nome, torna-se obrigatória a audição do primeiro disco de Vinicius Calderoni: sem maiores rodeios, puro e simples, tranchã.
Dia 29 de novembro
Banda Mind Priority
Abert. T.B. Band
Sala Adoniran Barbosa
Horário 19 horas
Ingressos R$ 15,00
Aprox. 90 minutos
Livre
Retirar ingressos uma hora antes
Contatos: Babalu
Fone: 9900-6382/3872-4032
Banda belga "Mind Priority" volta ao palco do Centro Cultural São Paulo
A banda de modern jazz Mind Priority, liderada pelo músico brasileiro José Álvaro, que há 20 anos divulga a música brasileira na Bélgica, volta ao Brasil no dia 29 de novembro para única apresentação no Centro Cultural São Paulo.
José Álvaro atuou no Brasil como
Há mais de 20 anos atuando nas melhores casas de espetáculo da Bélgica, Alemanha e França, o baixista retorna ao Brasil para um show especial na Sala Adoniran Barbosa, onde dividirá o palco com a T.B. Band, que apresentará temas instrumentais de outro grande expoente da música brasileira, o guitarrista e compositor Tony Babalu. Será uma rara oportunidade de ver o que de melhor a Europa aprecia dos músicos brasileiros.
T.B. BAND abre o show da banda belga "Mind Priority" no Centro Cultural SP
A banda T.B. Band será encarrega de abrir a noite do dia 29/11 no Centro Cultural São Paulo, que apresentará a banda belga de modern jazz "Mind Priority" (ver serviço). A T.B. Band apresentará temas instrumentais do guitarrista e compositor Tony Babalu, trabalhando a fusão do blues-jazz-funk-soul com a escola roqueira, da qual o autor faz parte.
A formação da TB Band conta com músicos veteranos, que já acompanharam o próprio Tony Babalu em diversas gravações e apresentações ao vivo: Roberto Tito (baixo), Ricardo Moreno (guitarra) e Rick Vecchione (bateria).
SHOW "T.B. BAND"
Centro Cultural São Paulo
29
REPERTÓRIO
- Fuse 31
Autor: A. Medeiros Jr. (Tony Babalu)
- Funk 21
Autor: A. Medeiros Jr. (Tony Babalu)
- H-86
Autor: A. Medeiros Jr. (Tony Babalu)
- Hous 12
Autor: A. Medeiros Jr. (Tony Babalu)
- Hous 31
Autor: A. Medeiros Jr. (Tony Babalu)
- Levada do Duca
Autor: A. Medeiros Jr. (Tony Babalu)
- LRCK 13
Autor: A. Medeiros Jr. (Tony Babalu)
- Sampa's Groove
Autor: A. Medeiros Jr. (Tony Babalu)
- Soul 21
Autor: A. Medeiros Jr. (Tony Babalu)
- Voltando aos 70
Autor: A. Medeiros Jr. (Tony Babalu)
Dia 30 de novembro
Vania Bastos e Carlos Navas
Sala Adoniran Barbosa
Horário 18 horas
Ingressos R$ 15,00
Aprox. 90 minutos
Livre
Retirar ingressos uma hora antes
Contatos com Carlos
E-mail: carlosnavas@carlosnavas.com.br
Fone: 3865-9078/9196 4836
VÂNIA BASTOS & CARLOS NAVAS
Em "Certas Coisas"
Os dois artistas unem suas vozes em espetáculo inédito em única apresentação no Centro Cultural São Paulo, no dia 30 de Novembro, às 18 hs.
ENCONTRO
Ela é uma das grandes musas da vanguarda paulistana, tem belos projetos dedicados a Tom Jobim, Caetano Veloso e à mineirice do "Clube da Esquina" e está completando um quarto de década de uma trajetória musical refinada, celebrada no CD e DVD "Tocar na Banda", gravado ao vivo. Ele tem 12 anos de uma carreira marcada pela versatilidade, onde se destacam trabalhos infantis, como os dedicados a Chico Buarque e Vinicius de Moraes, tributos à memória musical, como o CD "Quando o Samba Acabou" - Dedicado a Mario Reis e um passeio por compositores contemporâneos dos mais diversos. Recentemente, uniram suas vozes raras em "João e Maria", obra prima de Chico Buarque e Sivuca, que está no disco "Canções de Faz de Conta".
Vânia Bastos e Carlos Navas dividem o palco neste espetáculo inédito, onde evidenciam afinidades e peculiaridades. O fato de terem realizado projetos temáticos em seus caminhos individuais também é um fator que os aproxima musicalmente. A preocupação com a qualidade vocal, evidenciando afinação, uma emissão limpa e um componente intuitivo nato nas escolhas da carreira apontam caminhos perceptíveis em suas caminhadas.
SHOW
Autores comuns em sua discografia, como Rita Lee, Itamar Assumpção, Milton Nascimento e Marina Lima são relidos individualmente por cada um deles, que também interpretarão outros jamais gravados em seus álbuns, como Roberto Carlos e até mesmo Lennon e Mac Cartney em interpretações personalíssimas, optando por uma sonoridade acústica e delicada, porém, pulsante. Com eles, estarão Ronaldo Rayol (violão e direção musical), Hanilton Messias (piano), Eric Budney (baixo) e Nahame Casseb (bateria/percussão). O visagismo é assinado por Anderson Bueno.
Na maior parte do tempo, os dois artistas estarão juntos em cena, assistindo um ao outro, num roteiro ágil, concepção que só será interrompida na apresentação de canções solo expressivas de seus repertórios: "Paulista" (Gudin/Costa Netto) e "Canta, Canta Mais" (Tom e Vinicius), de Vânia, "Ícaro" (Fred Martins/Marcelo Diniz) e "Foi no Mês que Vem" (Vitor Ramil), de Navas. Os duetos prometem surpresas. Do elogiado álbum-tributo a Mario Reis, recentemente lançado por ele, revivem "Joux Joux e Balagandans", de Lamartine Babo. A citada "João e Maria" é presença certa, como também a balada "Certas Coisas", parceria de Lulu Santos e Nelson Motta, que batiza e abre o espetáculo.
SECRETARIA DE CULTURA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo - SP
Atendimento ao público: tel. (11) 3383-3402
E-mail: imprensaccsp@prefeitura.sp.gov.br
Galeria de fotos: www.centrocultural.sp.gov.br/imprensa
ATENDIMENTO À IMPRENSA: tel. (11) 3383-3463/3464
Nelson de Souza Lima
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