Itaú Cultural
convida
VISIONÁRIOS - audiovisual experimental da América Latina
Período: 05 a 10 (terça a domingo) de agosto
Período: 05 a 10 (terça a domingo) de agosto
Sala Itaú Cultural (247 lugares) - entrada franca
Av. Paulista, 149 - São Paulo SP
O Itaú Cultural exibe recorte representativo de produções antológicas e contemporâneas dentro da mostra Visionários - Audiovisual na América Latina. As 73 obras que compõem este ciclo estão organizadas em nove programas e fazem um mapeamento da produção de filmes e vídeos experimentais da América Latina, incluindo países como a Guatemala, Honduras, Paraguai e El Salvador cujos trabalhos raramente entram nos circuitos das mostras da região.
O projeto é resultado da pesquisa e curadoria coletiva de Arlindo Machado, que fez uma antologia histórica desta produção desde os anos 60, Elias Levin (América Central, México e Caribe), Jorge La Ferla (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai), Marta Velez (Países Andinos e Cuba) e Roberto Moreira S. Cruz (Brasil), gerente do Núcleo de Audiovisual do instituto, que organizou o evento.
DEBATE
Dia 05, terça-feira, às 20h - abertura da mostra - haverá um debate com os curadores. Também serão lançados o livro-catálogo e o site sobre o projeto, e será exibido um programa especial com uma seleção de filmes da mostra. Coquetel após o debate.
PROGRAMAÇÃO
em tela ou no site do instituto http://www.itaucultural.org.br/
Dia 5 de agosto, terça-feira - ABERTURA
20h - programação especial
Debate com curadores, coquetel e lançamento do livro-catálogo Visionários - Audiovisual na América Latina. Também serão exibidos 05 filmes selecionados.
Dia 6 de agosto, quarta-feira
20h - Programa Paradigmas do Experimental, de Arlindo Machado
Seleção de vídeos e filmes que buscam alternativas diferenciadas em termos de temáticas e estilos e que são em geral realizados em bitolas e formatos não estandardizados, escapando, dessa forma, aos estereótipos e regras do mercado internacional de audiovisual.
SINOPSES
O Pátio
Glauber Rocha
Brasil, 1958, 12min43s, 35 mm
Num terraço de azulejos em forma de xadrez, em Salvador, um rapaz e uma moça evoluem lentamente: se tocam, rolam pelo chão, se distanciam e se olham. Os planos das mãos e dos rostos são intercalados com planos da vegetação tropical e do mar. Filme quase abstrato, rigorosamente encenado e com fortes referências do construtivismo e da arte concreta, além de dialogar com a pedra inaugural do cinema experimental latino-americano: Limite (1930), de Mário Peixoto.
Cosmorama
Enrique Pineda Barnet
Cuba, 1964, 4min32s, 35 mm
O filme de Barnet é baseado na obra Cosmorama, de Sandú Darié, artista romeno que introduziu a arte abstrata e cinética em Cuba. Trata-se de um "poema espacial", como diz o subtítulo do filme, com formas e estruturas em movimento, com luzes e cores que produzem imagens plásticas em constante desenvolvimento. A trilha sonora de alta complexidade é resultado da mixagem de 13 diferentes pistas de som. Embora realizado em 16 milímetros, é considerado o precursor da videoarte em Cuba.
Que en Pez Descanse
Nela Ochoa
Venezuela, 1986, 16min22s, vídeo U-Matic
As vivências de uma mulher cuja infância esteve rodeada de gestos e ritos religiosos, em que se misturavam tradições e crenças de origem popular, como aquela que ditava: "todo aquele que se banhar na Sexta-feira Santa se transformará em peixe (pez, em espanhol)". Vídeo poderoso visualmente, com uma mise-en-scène ritualística e alguns toques buñuelianos, concebido por uma pioneira da videoarte na Venezuela.
Espectador
Enrique Alvarez
Cuba, 1989, 6min52s, vídeo U-Matic
Considerado o primeiro exemplo de videoarte cubana, este trabalho lida com a ambigüidade da condição do espectador de televisão, de um lado autoconsciente de sua própria exterioridade com relação ao mundo televisivo e, de outro, prisioneiro da pequena tela, em decorrência dos mecanismos de projeção e identificação com que trabalha a mídia.
Ofrenda
Claudio Caldini
Argentina, 1978, 4min21s, super-8
Uma espécie de dança das flores cintilante e multicromática, com resultados visuais quase abstratos. Uma bela aula de edição e de sincronização imagem-som, orquestrada pelo mestre do cinema experimental na Argentina.
Gilles Charalambos
Colômbia, 1997, 4min47s, vídeo Hi8
O vídeo utiliza uma freqüência de edição com transformações a cada cinco quadros, a uma velocidade de seis intermitências por segundo, o que produz fases de ondas cerebrais em ritmo teta. O ritmo teta se parece muito com o ritmo alfa, mas de uma forma mais lenta: sua freqüência é de 4 a 7 hertz e aparece em sensações de prazer e de dor, assim como nos sonhos e estados de agressividade. Pode-se também dizer que é um ritmo emocional.
Adán y Eva en el Paraiso de Judith Gutiérrez
Paco Cuesta
Equador, 1982, 6min30s, 16 mm
Um passeio pela obra da destacada pintora equatoriana Judith Gutiérrez, em que as figuras e paisagens do paraíso perdido ganham vida por meio do extraordinário trabalho de animação e da complexa sincronização sonora. O filme havia sido perdido e só recentemente se encontrou uma cópia em avançado estado de deterioração. Infelizmente, as fortes cores da pintura de Gutiérrez se perderam com o tempo e hoje o filme só pode ser visto em preto-e-branco.
Anima Mar
Miguel Alvear
Equador, 1990, 2min40s, super-8 transferido manualmente para 16 mm
A base do filme é um material gravado há muitos anos - em super-8 e sem som - da filha do realizador visitando pela primeira vez o mar. A película foi editada caseiramente com uma máquina de visualização e fita adesiva e, algum tempo depois, transferida para 16 milímetros por meio de uma optical printer, explorando o desgaste e os detritos produzidos sobre a emulsão pelo passar dos anos. Finalmente, mais algum tempo depois, ela foi transferida para vídeo e a ela o realizador acrescentou uma trilha sonora com o primeiro Arabesque, de Claude Debussy. Pura epifania.
Dia 7 de agosto, quinta-feira
20h - Programa Relatos de la Frontera, de Jorge La Ferla - ARGENTINA, CHILE, URUGUAI E PARAGUAI
Oito olhares sobre as relações entre o vídeo e os meios audiovisuais para realizar possíveis relatos de um contexto público ou privado. Com base nas histórias mínimas dos protagonistas, diversas leituras de travessias por um presente atemporal e um passado remetem-nos a crônicas memoráveis.
SINOPSES
Hamaca Paraguaya
Paz Encina
Paraguai, 2000, 08min15s, vídeo
Gravados em plano geral e com câmera lenta, um pai e uma mãe esperam notícias do filho que foi para a guerra. É um vídeo importantíssimo na história do audiovisual do Paraguai. Trata-se da única obra desta mostra que recorre exclusivamente a um idioma nativo, o guarani.
Una Forma Estúpida de Decir Adiós
Paulo Pécora
Argentina, 2003-2004, 5min40s, preto-e-branco, 16 mm ampliado para 35 mm
Na estranha espiral de suas recordações, um homem descobre os vestígios esquecidos de uma antiga relação. Retrocesso melancólico ou ponto de partida para uma nova percepção sentimental? Trabalho notável de hibridação criativa entre o cinema e a fotografia, única maneira de reconstruir um amor já terminado.
Preemptive Disappearance
Francisca Benítez
Chile, 2003, 11min45s
O angustiante relato em off da história de um desaparecimento é reforçado pelo clima sufocante criado com base nas imagens fixas e nos quadros fixos e quase vazios.
One Year Later
Sebastián Díaz Morales, Jo Ractliffe
Argentina, 2001, 11min, vídeo
One Year Later acompanha o percurso de um homem por Joanesburgo. Numa seqüência de imagens capturadas dentro da cidade e nos despejos de minas circundantes, ao longo das estradas que levam aos subúrbios e shoppings do norte, a narrativa é desenvolvida por meio do diálogo interno do personagem principal, à medida que ele atravessa a cidade, e das interjeições do construtor do filme.
Dos Vezes Adiós
Nicolás Grum
Chile, 2007, 3min53s, DVCam
Às vezes a realidade imita a ficção. Um casal discute numa rua da cidade enquanto a situação ocorre paralelamente a uma das cenas de ...E o Vento Levou, o que gera cruzamentos e coincidências entre ambas as seqüências. Recontextualização do filme ...E o Vento Levou em tela partida, junto com a recriação dos gestos dos atores e do que o cinema tem de mítico num cenário cotidiano.
No Smoking
Andrea Goic
Chile, 2006, 2min10s, preto-e-branco, vídeo
As pombas da praça central (Plaza de Armas) de Santiago do Chile debandam assustadas ao ouvir disparos. Sua fuga libera a tela, deixando ver uma brutal seqüência de documentário filmada por um correspondente argentino em 1973, meses antes do golpe militar no Chile. O jornalista dirige a câmera para um grupo de soldados chilenos que cercam o palácio do governo, La Moneda, e um deles lhe aponta a arma; num perfeito contraplano e sem palavras, dispara fatalmente contra ele.
11 de Septiembre
Claudia Aravena Abughosh
Chile, 2002, 6min, vídeo
Onze de setembro de 1973, golpe militar no Chile. O vídeo explora a intertextualidade da memória, ao mesmo tempo em que faz uma crítica implícita à mídia de massa e sua representação da violência. O lugar onde o vídeo se instala é a fissura entre esses dois aspectos, a tensão entre a memória presente e o passado histórico. Uma possível identificação entre os desastres chileno e norte-americano, ocorridos na mesma data.
Undocumented
Edgar Endress
Chile, 2005, 10min, vídeo
Undocumented é a história de um indivíduo que atravessa ilegalmente a fronteira entre o Peru e o Chile. Esse homem foi baleado e morto por um soldado chileno enquanto caminhava perto do marco número 1 no deserto de Atacama. Esse incidente traz à baila novamente a tensão histórica entre Chile e Peru. Além disso, retrata uma tendência contemporânea nessa parte da região, um fluxo crescente de imigrantes do Peru para o Chile.
Dia 8 de agosto, sexta-feira
20h - Programa Estados Alterados, de Marta Velez - PAÍSES ANDINOS E CUBA
Refere-se a pronunciamentos provenientes de territórios e culturas dessemelhantes, que vão das cálidas comarcas caribenhas às luminosas terras-pátrias do altiplano andino. São obras cujo valor é potencializado pelo lugar onde foram concebidas, ou seja, obras que dão conta do contexto em que se origina o pronunciamento, seja ele de ordem política, social ou histórica.
SINOPSES
TV Documental
Alexander Apóstol
Venezuela, 2005, 2min, vídeo
Caracas e seu grande crescimento geraram importantes correntes migratórias de habitantes pobres vindos do interior do país. Eles se estabelecem em favelas (chabolas) construídas nos morros que rodeiam o estreito vale onde a cidade está assentada. Um grupo familiar numa dessas favelas assiste pela televisão a um documentário histórico feito nos anos 1950 que descreve o nascimento de um novo país e de uma nova sociedade na Venezuela.
Arriba de la Bola
Felipe Dulzaides
Cuba, 2000, 2min32s, vídeo
La Bola é uma canção da década de 1990, do cantor cubano Manuel González Hernández, mais conhecido como "O Médico da Salsa". Nessa canção, o autor descreve como, para sobreviver, é preciso ter uma atitude pragmática diante da vida e estar atento a tudo, como num jogo. Nessa época, Dulzaides não estava em Havana. Uma noite, em seu estúdio em São Francisco, Califórnia, começou a repetir diante da câmera um fragmento dessa canção que diz: "arriba de la bola, arriba de la bola".
Los Rebeldes del Sur
Wilson Díaz
Colômbia, 2002, 11min06s, video
Este vídeo apresenta ao vivo os Rebeldes do Sul, projeto musical do grupo guerrilheiro colombiano Farc. Foi gravado nos Colóquios de Cultura e Emprego, na extinta Zona de Distensão, uma área de diálogo do tamanho da Suíça cedida pelo governo colombiano às Farc entre 1999 e 2002. Este documento simples e direto apresenta, sem cortes, duas composições musicais do grupo. Uma das canções é um tema característico da música vallenata (estilo de música popular colombiana). A outra é uma canção de propaganda contra o governo colombiano e outros atores do conflito armado na Colômbia.
Camal
Miguel Alvear
Equador, 2001, 13min15s, filme 16 mm, cores e preto-e-branco
Bestialógico das cenas cotidianas que eram vivenciadas na praça do mercado Empresa Municipal de Rastro, também chamada de Camal, em Quito. Filme ao estilo do expressionismo alemão, que transmite, com uma impecável fotografia, as emoções e a natureza tanto dos animais sacrificados como dos matadores de centenas de vacas, porcos, cordeiros e outros animais, alimento para grande parte da população de Quito.
Porca Miseria
Maria Cristina Carbonell
Venezuela, 2006, 11min37s, vídeo
Ficção, paródia e louca mistura de referências cinematográficas criadas a partir dos traços que a influência norte-americana de consumo, moda, imagem etc. deixam no imaginário coletivo venezuelano. Quatro personagens deslocados do ambiente. Três mulheres unidas pelo destino a um assassino em série: uma gueixa num país tropical, uma sereia que trabalha como garçonete num bar e uma mulher sem rosto, objeto do desejo.
El Síndrome de la Sospecha
Lázaro Saavedra
Cuba, 2004, 2min56s, vídeo
Paródia sobre a vigilância, exercida por seus compatriotas, a que os cubanos estão submetidos cotidianamente. Parte importante do funcionamento do sistema social reside na estrutura da vigilância, criada para o controle de qualquer ação exercida por todos e por cada um dos ilhéus.
Horizonte sin Horizonte
Aruma (Sandra De Berduccy)
Bolívia, 2007, 4min55s, vídeo
Nos limites do mar, barcos circulam por horizontes verticais, realidades invertidas e justapostas. Uma viagem em que o tempo se anula e perde o significado. O espaço dilui-se e encontra paralelo nas linhas verticais de um tecido aimará, utilizado para carregar, armazenar e transportar (talvez a mesma função dos barcos). A cadência do terremoto de Sipe Sipe, bolero de cavalaria, que acompanhava os combatentes bolivianos à guerra do Chaco e que hoje acompanha enterros em bairros populares, evoca a memória e convida a pensar em perdas, migrações e pilhagens.
Tuyo Es el Reino
Patricia Bueno
Peru, 2007, 9min18s, HD (alta definição)
Três mulheres, representadas por três manequins dos anos 1950 e ataviadas com casacos de pele comidos por traças, reúnem-se depois de um doloroso acontecimento. Através dos diálogos, pretende-se criar desde o princípio uma sensação ambígua. Essas três mulheres são irmãs ou são três facetas da mesma pessoa. A esquizofrenia e a divisão refletem uma sociedade "sem rostos".
Chopin
Alfredo Román Bulacio
Bolívia, 2005, 5min, vídeo
Acompanhado pela música de Chopin, um jovem boliviano nu, ataviado com uma máscara contra gases usada na Segunda Guerra Mundial, percorre o passadiço inundado de um mercado de roupas usadas de procedência americana em Santa Cruz, Bolívia. O homem vai comprando peça por peça até sair da inundação vestido.
Opus
José Toirac
Cuba, 2005, 4min49s, vídeo DVD
Opus é uma série numérica que muda conforme o texto da trilha sonora. Esta foi feita com todos os números estatísticos utilizados por Fidel Castro num único discurso: o discurso inaugural do ano letivo 2003-2004, na Praça da Revolução, em Havana, Cuba.
Dia 9 de agosto, sábado
16h - Programa No Zapping, de Elias Levin - AMÉRICA CENTRAL, MÉXICO E CARIBE
Nos vídeos deste programa, é a lentidão o que prende, uma lentidão que exige do espectador um envolvimento ativo, porque o processo de visualização deixa de ser um testemunho de como as imagens sucedem-se umas às outras, transformando-se num convite para um mergulho na tela para extrair dela uma série de relações de seu ponto mais profundo.
SINOPSES
Aria
Brooke Alfaro
Panamá, 2002, 3min20s, vídeo
O vídeo foi filmado na área antiga da cidade, numa casa condenada e com personagens que ali moram. A câmera enfoca durante longo tempo uma parte deteriorada da casa, criando um aparente cenário, enquanto o áudio reflete essa deterioração com sons ásperos e repetitivos. O vídeo utiliza-se dos elementos-chave, a surpresa e a discordância, para produzir um impacto que depois nos leve a refletir sobre os abismos sociais que separam e excluem.
Happy 2
Ryan Oduber
Aruba, 2004, 1min20s, video
ator: Ken Wolf
Eu (nascido em Aruba, Caribe holandês), tenho passaporte holandês. No entanto, tenho sangue e rosto caribenhos/multiculturais. Morei muitos anos na Holanda, onde sou visto como estrangeiro, e, como morei por um longo tempo na Holanda, agora, em Aruba, sou visto como estrangeiro. Então, a identidade torna-se algo virtual.
Propmoción 06 (de la serie: Migrar es Siempre Cuestión de Espacio)
Walterio Iraheta
El Salvador, 2006, 6min05s, vídeo, preto-e-branco
A migração contemporânea ocorre de países ou cidades menos desenvolvidos para lugares que oferecem melhores condições de trabalho e de vida. Em muitos casos, aqueles que empreendem essa longa viagem acabam encontrando a morte, num percurso que cada vez se torna mais hostil e desumano.
Kung Fu
Hugo Ochoa
Honduras, 2005, 7min50s, vídeo, som, colorido
Kung Fu é uma obra produto da leitura ou interpretação pessoal da totalidade de expressões espontâneas (ninguém recebeu instruções de como posar) encontradas durante o processo de gravação de alcoólatras nas ruas de San José, Heredia e Tegucigalpa. Kung fu é uma caligrafia corporal de personagens da rua para o desenvolvimento de nossos reflexos sociopolíticos.
Ablución
Regina José Galindo
Guatemala, 2007, 4min, vídeo, performance, som, colorido, registro em vídeo: avid Pérez
Um ex-membro de uma gangue remove, com água, um litro de sangue humano, previamente jogado sobre ele. A idéia desta videoperformance surge depois de ter lido uma notícia em que o membro de uma gangue é entrevistado após estuprar e decapitar uma menina de 6 anos. Ele diz: "eu estava viajando (drogado) e percebi que tinha feito algo quando fui tomar banho e a água ia saindo vermelha".
Guest - Huésped
Roberto López Flores
México, 2006, 6min48s, vídeo, colorido, mudo
Guest explora o conceito de hospitalidade, com foco nesse fluxo que é o turismo. Através de uma ação mecânica (um lava-pés), tenta-se estabelecer um contato físico que equilibre o ressentimento e a vontade de uma revanche, aplicando a rendição como estratégia de resistência.
Lix Cua Rahro. Tus Tortillas Mi Amor
Sandra Monterroso
Guatemala, 2004, 12min30s, formato original: performance, vídeo, som, colorido
A ação dá-se num espaço privado, um cômodo onde uma mulher prepara omeletes para seu amado. Retoma o corpo como parte da natureza, já que tem sua própria sabedoria. As cenas mostram um estado obsessivo; como através dos fluidos constrói-se uma metáfora, uma possibilidade de encantamento.
Lección # 2 - Como (Des)vestirse
Priscilla Monge
San José, Costa Rica, 2001, 6min35s, vídeo
Segunda lição do comportamento feminino. Por meio de um recurso simples com o qual se constrói uma narrativa visual e temporalmente invertida, que joga sutilmente com a ambigüidade de uma ação (anti)exibicionista, uma mulher (des)seduz seu acompanhante, ocultando o corpo que surge como objeto do desejo.
123?678 (Un Momento Íntimo)
Abner Benaim
Panamá, 2007, 4min13s, vídeo
Auto-retrato em vídeo fragmentado do artista aprendendo a dançar salsa. Abner Benaim, diante da câmera num canto do seu estúdio, grava um momento íntimo e transforma-o em material para compartilhar com estranhos. Um discurso sobre a intimidade nos nossos dias.
Danza de Identidad
Javier Sámano Chong/Juana Soto
México, 2002, 2min30s, vídeo, som, colorido
Fragmento autônomo do projeto em vídeo Taraspanglish. Um jovem dançarino de origem purépecha mantém a tradição da dança tradicional de sua localidade natal, mesmo quando a música de fundo muda. Na região indígena P'urhépecha, México, dança-se a dança tradicional dos Cúrpites, de origem pré-hispânica e que foi utilizada na colônia pelos espanhóis para a evangelização.
Se Revela, Se Devela
Elia Alba
Santo Domingo, República Dominicana, 2007, 4min03s, vídeo
A idéia do véu como uma prática cultural envolve tanto aquilo que contém como aquilo que é o construtor do rosto. Em Se Revela, Se Devela, parte-se de um termo cunhado por Michael Taussig em seu livro Defacement, que nos desafia a entender como o mistério do véu, por trás do qual também se faz vida social, serve também para produzir e ocultar o sentido. No vídeo, o sujeito pode ser um ou nenhum.
18h - Programa Trópicos Audiovisuais, de Roberto Cruz - BRASIL
Uma seleção heterogênea da produção brasileira contemporânea. Não há uma tendência predominante e não foram feitas escolhas que optassem por um arranjo uniforme de estilos. Prevalecem características diversas, modos de ver e interpretar abrangentes, assinaturas distintas em termos estéticos e narrativos. Alguns aspectos-chave orientam esse conjunto: produção dos coletivos artísticos, performances cênicas, ênfase na tecnologia e em subjetividades poéticas.
SINOPSES
Volta ao Mundo em Algumas Páginas
Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander
2002, 15min, super-8 e DV
Registro videográfico de uma ação realizada na Biblioteca Pública de Estocolmo em agosto de 2000, em parceria com a artista Rivane Neuenschwander. A ação consistia em, a partir de um mapa-múndi recortado em pequenos fragmentos, distribuir aleatoriamente os pedaços dentro dos livros da biblioteca. As correlações possíveis entre uma localidade qualquer do mundo e um livro (ou página de livro) são os mistérios guardados pelo destino dessas pessoas.
Várzea
Ricardo Iazzetta e Estúdio Bijari
2006, 9min25s, DV
Obra de videodança sobre territórios, fronteiras e ocupação do espaço público. Fria e esvaziada, a cidade de São Paulo vira campo de futebol, que vira várzea, que se torna palco onde se enseja um jogo. Imprimir gestos nos perímetros da vida cotidiana, expor-se ao lugar, à sua atmosfera e à sua textura. Jogar os corpos no espaço, na Várzea.
Ciranda
Ana Siqueira e Leandro HBL
2002, 11min10s, super-8 e DV
Ciranda trata dos ciclos da natureza e de como eles podem influir nos sentimentos humanos. Utilizando recursos formais variados no processo de captura das imagens e da edição, o realizador compõe de maneira poética um ensaio sobre a relação amorosa e as circunstâncias casuais de uma viagem pela paisagem tropical do Brasil.
Amor Fatti
Sara Ramo
2007, 6min20s, DV
Neste vídeo, a artista é vista no ambiente doméstico de um quintal, sentada em uma mesa na companhia de um boneco de papelão. A partir de algumas situações aparentemente bizarras e sem sentido, o que decorre da encenação constitui um delicado ensaio poético sobre o desejo e as relações amorosas.
i321
uddqem
2005, 3min04s, DV
O projeto uddqem (um dia depois que eu morrer) foi criado por Ricardo Carioba e Fábio Torres. O trabalho da dupla impressiona pela precisão dos elementos gráficos e visuais animados em composição com uma trilha sonora ruidosa e experimental. Os elementos expressivos configurados pela relação entre áudio e vídeo criam formas abstratas puramente sensoriais.
Tá como o Diabo Gosta
Re:combo
2003, 3min56s, DV
Clipe caseiro produzido pelo grupo Re:combo para o frevo Tá como o Diabo Gosta, Tá como o Diabo Quer, de autoria de Silvério Pessoa. Numa festa carnavalesca no Recife, o personagem dança e se diverte depois de beber "um pouco" de cachaça.
Man.Road.River
Marcellvs L.
2004, 9min27s, DV
A cheia de um rio, que toma parte de uma estrada e interrompe o fluxo normal de pessoas e automóveis, dá motivo a esse poema visual. Um retrato do cruzamento de vias e vidas e da força da natureza sobre a artificialidade. Um único plano, composto de uma imagem bastante indefinida, como se estivesse em baixa definição, deixando perceptível a textura em mosaico do vídeo digital.
Maria Farinha Ghost Crab
Brígida Baltar
2004, 5min11s, 16 mm e DV
Maria Farinha Ghost Crab é um filme-fábula em que a atriz Lorena da Silva personifica o caranguejo de areia, correndo à beira-mar e cavando tocas. O aspecto fugidio da sua personalidade faz com que a maria-farinha fique conhecida como caranguejo fantasma. No filme rodado na Ilha Grande, Maria Farinha usa fones de ouvido em formato de conchas, escuta sons e tem algumas visões.
Imprescindíveis
Carlos Magno Rodrigues
2003, 5min20s, DV
Um vídeo sobre a violência simbólica. Um pai (o próprio Carlos Magno) impõe seus heróis ideológicos ao filho Bruno, que reage contrariamente com suas influências audiovisuais próprias da TV e do cinema. Uma paródia aos heróis fictícios e aos atos de violência reproduzidos na mídia, representados pelo manuseio de armas e pelas indumentárias de guerrilha.
20h - Programa Paradigmas da Latinidade, de Arlindo Machado
Seleção de vídeos e filmes que buscam repensar, a partir do interior e fora do ângulo colonialista do "exotismo", o enigma da América Latina: sua história manchada de barbarismos, suas identidades mestiças, o hibridismo de sua cultura, seus projetos de futuro.
SINOPSES
Revolución
Jorge Sanjinés
Bolívia, 1963, 10min, 16 mm
Utilizando apenas imagens, música e sons naturais, a primeira película do célebre diretor boliviano se baseia nas técnicas de montagem conceitual e dialética ("por conflitos") do diretor russo-letão Serguei Eisenstein para compor um ensaio sobre a exploração e a miséria do povo boliviano e sobre as possibilidades de superação por meio de estratégias revolucionárias.
A Propósito de la Luz Tropikal, Homenaje a Armando Reverón
Diego Risquez
Venezuela, 1978, 19min35s, super-8
Uma homenagem ao pintor venezuelano Armando Reverón, o artista que, como um antropólogo natural, buscou representar a visão do homem tropical. Reverón aparece inicialmente pintando sobre uma tela-espelho que reflete a luz tropical. Voltamos ao período branco do artista, onde nada se vê de forma distinta, todas as imagens estão "estouradas", mas, ainda assim, podem-se distinguir vagas manchas daquilo que um dia poderiam ter sido figuras e paisagens. Radical experiência de incendiar a imagem.
Chapucerías
Enrique Colina
Cuba, 1987, 11min, 35 mm
Em espanhol, chapucería é o nome que se dá a qualquer trabalho de má qualidade, servindo também para designar o embuste e a picaretagem. A pretexto de denunciar o chapucero como o incompetente que transforma tudo em destroços e sucata, o filme acaba funcionando como uma metáfora de um país que fracassou. Comédia inclemente, disfarçada de documentário, em que o chapucero aparece como um monstro dos filmes americanos de terror dos anos 1930 e 1940. Contaminado pelo próprio mal que denuncia, até mesmo o filme termina destruído pela má qualidade do trabalho de seus realizadores.
Marcha por la Vida
Gastón Ugalde
Bolívia, 1986/1999, 7min35s, vídeo
Trabalho em progresso, que já rendeu diversas versões e diversas associações a instalações. A obra está relacionada com a vida do homem andino e com a problemática social da Bolívia. Ugalde associa os tecidos coloridos elaborados pelos índios das diferentes etnias da região boliviana dos Andes a valores culturais e políticos. Os tecidos representam uma espécie de mídia têxtil: são formas de comunicação, de identidade e de manifestação política. Nesta obra, Ugalde associa a tessitura das mantas bolivianas à consciência coletiva e à resistência do povo contra a miséria e a opressão.
Marca Registrada
Letícia Parente
Brasil, 1975, 10min35s, vídeo
Neste trabalho, considerado dos mais perturbadores nos primórdios do vídeo brasileiro, a artista Letícia Parente borda com agulha e linha as palavras "Made in Brasil" sobre a própria planta dos pés, apontada para a câmera num big close-up. Esta obra limítrofe apontou para um caminho de radicalidade sem concessões que marcaria a primeira fase da arte do vídeo no Brasil. Ao mesmo tempo, ela consolida o dispositivo mais básico do vídeo, que é o confronto da câmera com o corpo da artista.
Reconstruyen Crimen de la Modelo
Andrés di Tella e Fabián Hofman
Argentina, 1990, 7min35s, vídeo
O vídeo parte de uma notícia de fait divers: uma modelo famosa foi assassinada e o suposto criminoso, preso pela polícia. O Nuevodiario, telejornal do Canal Nueve portenho, grava a reconstituição e a edita com requintes de dramaticidade, acompanhada de música dramática, como se o fato, a reconstituição e o informe televisivo coincidissem. Por fim, os dois realizadores gravam o programa em suas casas e depois o reeditam em câmera lenta e com distorção sonora, desconstruindo a versão televisiva da versão policial. Uma imensa acumulação de simulacros marca este vídeo antológico, que gerou profundos debates sobre a natureza da verdade e o papel das mídias na construção da realidade.
Dia 10 de agosto, domingo
14h - Programa Máquinas e Imaginários, de Jorge La Ferla ? ARGENTINA, CHILE, URUGUAI E PARAGUAI
Os jogos da criação, em propostas formais radicais que nos remetem a uma visão do mundo através de temáticas políticas e diários íntimos. Uma trama de visões em que o campo pessoal é associado a diversas leituras do ambiente, externo e interno, como auto-referência dos autores e dos meios tecnológicos audiovisuais que utilizam.
SINOPSES
La Progresión de las Catástrofes
Gustavo Galuppo
Argentina, 2004, 8min55s
Reflexão sobre o cinema e sua mitologia com base em imagens de arquivo combinadas com filmes hollywoodianos.
Catastrophes Libertad
Héctor Solari
Uruguai, 2004, 5min45s, vídeo
Passeio por uma paisagem fotográfica que, a partir de uma imagem a princípio puramente tátil, transforma-se aos poucos no registro de uma catástrofe televisionada. O nome remete à prisão homônima de Libertad [Liberdade], que os militares construíram para os presos políticos uruguaios durante a ditadura (1973-1985): cruel ironia dos vencedores.
Mala Sangre (Todo sobre la Mujer Inmunda)
Silvia Cacciatori
Uruguai, 2001, 4min12s
Leitura sarcástica do olhar católico sobre a mulher como ser imundo, a partir de citações bíblicas e da combinação de ícones religiosos femininos. Mala Sangre é uma obra de arte sacra sobre as passagens bíblicas que fazem referência à mulher quando está "naqueles dias", "nos dias difíceis", "nos dias inevitáveis", quando está "doente", "incomodada" ou simplesmente "histérica", ou seja, quando está menstruando.
Derechito al Altar
Carolina Comas
Uruguai, 2006, 4min50s, DVCam
Comas subverte essa ordem estereotipada da mulher moderna e apresenta, a partir dos códigos associados aos tipos de mulher, eventos que evidenciam a fragilidade dos compromissos, as marcas do desejo do outro. A diretora torna essa ordem visível e, ao subvertê-la, postula uma saída sem assumir a bandeira do feminismo clássico, reivindica a atitude de gênero e critica as exigências da sociedade e do mercado em relação aos papéis do homem e da mulher.
Una Tarde
Carlos Trilnick
Argentina, 2000, 6min
O recurso do movimento reverso e a superposição de várias imagens no mesmo quadro propõem a reflexão sobre futuros alternativos; uma trilha carregada de silêncios e sutilezas sonoras intensifica a percepção de um tempo dilatado, rarefeito e reversível a partir do vídeo.
Mira
Enrique Ramírez Figueroa
Chile, 2004, 8min45s, DVCam
Saltar no vazio tem parentesco com os atos de fé. O coração salta com ele, acompanha-o no vôo incerto, porém fulgurante, de sua certeza. Ensaio audiovisual em forma de desafio perceptivo que força o espectador a tomar uma decisão entre a contemplação de uma imagem ou a leitura de um diálogo em chat.
Sans Titre (Blindfold)
Carolina Saquel
Chile, 2006, 4min22s, Gp3 transferido para DVD
Sans Titre (Blinfold) é o resultado de uma encomenda de realização feita com telefones celulares. Constitui-se a partir de uma reflexão sobre a narração e, mais particularmente, sobre as histórias que o cinema nos propõe. A tela vazia, ainda sem imagem, momento de expectativa e de silêncio durante a chegada dos espectadores, que "esperam" o aparecimento de uma imagem que não chega. Afinal, quem conta a história?
Das Kapital
Marcello Mercado
Argentina, 2003, 17min10s, Betacam
Trabalho realizado digitalmente. Diferentes operações matemáticas vão se desenrolando na imagem, enquanto legendas se desenrolam para reforçar as idéias decorrentes da imagem não figurativa. Alusões nos textos a diferentes autores, como Lacan e Marx. Drástica mudança de estética quando se mostram imagens de cadáveres sem nenhum tipo de prurido.
16h - Programa De Domínio Público, de Marta Velez ? PAÍSES ANDINOS E CUBA
Nesta seleção, foram incluídas obras que, sem restrição, transcendem o discurso local. Por um lado, artistas que desenvolvem escritas inquietantes e interpretativas sobre temáticas densas que têm alguma importância na sociedade atual. Por outro lado, há trabalhos de caráter mais sociológico.
SINOPSES
Nuevas Consideraciones sobre la Imagen
José Alejandro Restrepo
Colômbia, 2007, 8min55s, vídeo
As novas considerações sobre a imagem são, na verdade, muito antigas: vêm pelo menos do século VIII. A luta pelas imagens é parte essencial do butim do espaço teológico-político. A tecnologia da imagem sofistica-se, mas a retórica é a mesma dos debates bizantinos. Aqui temos um exemplo recente que atualiza o debate.
Habana Solo
Juan Carlos Alom
Cuba, 2000, 14min30s, filme 16 mm, preto-e-branco, revelado à mão
Neste filme, revelado à mão pelo realizador, assistimos a uma sinfonia de imagens e sons pelas ruas de Havana. As imagens da lente livre da câmera de Alom, sem mais palavras do que as solitárias improvisações de alguns músicos importantes de Cuba, de variadas tendências, falam-nos da cidade que os habita e em que habitam.
White Balance (To Think Is to Forget Differences)
François Bucher
Colômbia, 2002, 32min, vídeo
Esta obra é um esforço para descobrir as geografias do poder, as fronteiras do privilégio. A obra visita esse problema sob diferentes ângulos, criando curtos-circuitos de sentido que, por sua vez, contam com o suporte de encontros audiovisuais inéditos. Imagens de várias fontes, da internet e da televisão, misturam-se a imagens feitas em Manhattan antes e depois dos atentados de 11 de setembro.
Retratos Familiares
Carlos Eduardo Monroy
Colômbia, 2003, 11min, vídeo
"A familia perfeita" é o objetivo de qualquer câmera que se disponha a fazer um retrato de família; por isso, as mulheres procuram o melhor vestido e os homens combinam tudo com a gravata. Tudo deve estar perfeito para que, no momento de dizer "xis", a criança não se mexa, o nó da gravata esteja reto e os penteados não se desmanchem.
18h - Programa Otras Convergências, de Elias Levin ? AMÉRICA CENTRAL, MÉXICO E CARIBE
Outras Convergências
Este programa abre com a tecnologia de ponta - as telas e câmeras móveis dos celulares - e fecha com o princípio que levou ao nascimento da produção e reprodução da imagem: a câmera obscura. Ao longo da projeção convergem muitos caminhos, tal como confluíram com o passar do tempo tantos outros para o deslocamento da prática audiovisual. No entanto, a convergência mais importante não deixa de ser a que os espectadores têm de ter necessariamente com o realizador para poder compartilhar a distancia, ainda que seja de maneira desacelerada, as experiências comuns.
SINOPSES
Anomia
Bayardo Escober (Bayardo Acosta)
Honduras, 2007, 3min52s, vídeo, som, colorido
A anomia e a individualidade numa sociedade ou grupo social podem ocasionar reações patológicas nos indivíduos, como o suicídio, o crime, a delinqüência ou a prostituição. Este vídeo relata como um sujeito sem rosto nem voz, apesar de estar acompanhado, no final, está sozinho. Trata-se da história desolada de um sujeito alienado.
Latino Plastic Cover
Fulana
El Salvador, República Dominicana, Porto Rico, México, 2000, 1min20s, vídeo
Primeiro projeto do coletivo Fulana, LPC é um trabalho na linha dos infomerciais da televisão a cabo para promover a última panacéia que garante manter os seus móveis limpos e sem poeira, bem como resolver todos os tipos de danos sociais que atingem a comunidade latina e muito mais.
Acción Vandálica en Mi Linda Costa Rica
Alejandro Ramírez
Costa Rica, 2004, 3min30s, vídeo
Vídeo que parte de uma reflexão sobre o grafite e o trabalho sociológico desenvolvido com o karaokê. Concretiza-se como um trabalho de vandalismo urbano, que confronta as formas de comunicação do grafite e do folclore tradicional num karaokê que altera toda a concepção idealizada do contexto Tico.
Centroamérica Now
Regina Aguilar
Honduras, 2004, 6min10s, vídeo, som, colorido
Centroamérica Now é uma breve resenha das mortes em massa ocorridas nas prisões de Honduras em resposta à problemática do fenômeno social das gangues conhecidas como las maras no país. As maras são agora a linha de frente do narcotráfico em Honduras. A mara veio substituir o conceito e a função da família e da escola na sociedade de vários países da América Central e até mesmo dos Estados Unidos. A mara centro-americana agora existe na Europa e inclusive dentro das tropas norte-americanas no Iraque.
Voilà L'histoire
Elías Brossoise
México, 2006, 19min30s, vídeo, super-8, idiomas: francês, árabe, espanhol, som, colorido
Esta produção faz parte da pesquisa que estou realizando sobre os conceitos de historicidade, contexto social e "objeto-acontecimento". Neste caso em particular, a partir de um testemunho vinculado ao tráfico de armas em Kosovo.
Documentos 1/29, 2/29, 3/29
Ernesto Salmerón
Nicarágua, 2003, 6min30s, vídeo, material reciclado
Documento 1/29, Ernesto Salmerón, Nicarágua, 2003, 3min47s
Documento 2/29, Ernesto Salmerón, Nicarágua, 2003, 0min5s
Documento 3/29, Ernesto Salmerón, Nicarágua, 2003, 1min40s
Os 29 Documentos sobre a Pós-Pós-Pós Revideolução na Nicarágua fazem parte de um estudo em andamento sobre as relações entre a história e os indivíduos. Gira ao redor da desconstrução histórica dos processos relativos à existência e permanência (ou não) da revolução sandinista na Nicarágua. Os arquivos que o compõem são apresentados graças à colaboração direta dos protagonistas, ou graças à reprodução anônima de estritos colaboradores do Exército Videasta Latino-americano (E.V.I.L.).
Lesson 12
Bruno Varela
México, 2008, 3min30s, vídeo, som, colorido
Políticas da linguagem, traduções simultâneas e outros sinais intermediados. O espectro eletromagnético é um território em disputa. O ruído contém uma mensagem cifrada, sua ressonância desdobra-se num mapa sem limites. Algo grande parece mover-se ao fundo da freqüência.
Juegos en el Parque
Jorge Albán
Costa Rica, 2004, 3min40s, vídeo, colorido
A partir da simulação de um videogame realmente existente, este vídeo confronta a hibridação tecnológica, o tempo virtual e a exploração implícita da violência como forma de entretenimento, que se revela através do diálogo inocente de duas meninas que se divertem ao matar. Estimula-se, assim, o questionamento sobre a violência e a forma de relação com o poder.
Película con Muertos y Toda la Cosa
Enrique Favela
México, 2001, 7min52s, 16 mm estenopeico, preto-e-branco
Película con Muertos y Toda la Cosa é uma visão hipnagógica. Visão do visceral. Visão de músculos, nervos e membranas. Visão do que resta: nada. A palavra autópsia significa ver por si mesmo, sendo usada como sinônimo de necropsi.
Dia 6 de agosto, quarta-feira
20h - Programa Paradigmas do Experimental, de Arlindo Machado
Seleção de vídeos e filmes que buscam alternativas diferenciadas em termos de temáticas e estilos e que são em geral realizados em bitolas e formatos não estandardizados, escapando, dessa forma, aos estereótipos e regras do mercado internacional de audiovisual.
SINOPSES
O Pátio
Glauber Rocha
Brasil, 1958, 12min43s, 35 mm
Num terraço de azulejos em forma de xadrez, em Salvador, um rapaz e uma moça evoluem lentamente: se tocam, rolam pelo chão, se distanciam e se olham. Os planos das mãos e dos rostos são intercalados com planos da vegetação tropical e do mar. Filme quase abstrato, rigorosamente encenado e com fortes referências do construtivismo e da arte concreta, além de dialogar com a pedra inaugural do cinema experimental latino-americano: Limite (1930), de Mário Peixoto.
Cosmorama
Enrique Pineda Barnet
Cuba, 1964, 4min32s, 35 mm
O filme de Barnet é baseado na obra Cosmorama, de Sandú Darié, artista romeno que introduziu a arte abstrata e cinética em Cuba. Trata-se de um "poema espacial", como diz o subtítulo do filme, com formas e estruturas em movimento, com luzes e cores que produzem imagens plásticas em constante desenvolvimento. A trilha sonora de alta complexidade é resultado da mixagem de 13 diferentes pistas de som. Embora realizado em 16 milímetros, é considerado o precursor da videoarte em Cuba.
Que en Pez Descanse
Nela Ochoa
Venezuela, 1986, 16min22s, vídeo U-Matic
As vivências de uma mulher cuja infância esteve rodeada de gestos e ritos religiosos, em que se misturavam tradições e crenças de origem popular, como aquela que ditava: "todo aquele que se banhar na Sexta-feira Santa se transformará em peixe (pez, em espanhol)". Vídeo poderoso visualmente, com uma mise-en-scène ritualística e alguns toques buñuelianos, concebido por uma pioneira da videoarte na Venezuela.
Espectador
Enrique Alvarez
Cuba, 1989, 6min52s, vídeo U-Matic
Considerado o primeiro exemplo de videoarte cubana, este trabalho lida com a ambigüidade da condição do espectador de televisão, de um lado autoconsciente de sua própria exterioridade com relação ao mundo televisivo e, de outro, prisioneiro da pequena tela, em decorrência dos mecanismos de projeção e identificação com que trabalha a mídia.
Ofrenda
Claudio Caldini
Argentina, 1978, 4min21s, super-8
Uma espécie de dança das flores cintilante e multicromática, com resultados visuais quase abstratos. Uma bela aula de edição e de sincronização imagem-som, orquestrada pelo mestre do cinema experimental na Argentina.
Gilles Charalambos
Colômbia, 1997, 4min47s, vídeo Hi8
O vídeo utiliza uma freqüência de edição com transformações a cada cinco quadros, a uma velocidade de seis intermitências por segundo, o que produz fases de ondas cerebrais em ritmo teta. O ritmo teta se parece muito com o ritmo alfa, mas de uma forma mais lenta: sua freqüência é de 4 a 7 hertz e aparece em sensações de prazer e de dor, assim como nos sonhos e estados de agressividade. Pode-se também dizer que é um ritmo emocional.
Adán y Eva en el Paraiso de Judith Gutiérrez
Paco Cuesta
Equador, 1982, 6min30s, 16 mm
Um passeio pela obra da destacada pintora equatoriana Judith Gutiérrez, em que as figuras e paisagens do paraíso perdido ganham vida por meio do extraordinário trabalho de animação e da complexa sincronização sonora. O filme havia sido perdido e só recentemente se encontrou uma cópia em avançado estado de deterioração. Infelizmente, as fortes cores da pintura de Gutiérrez se perderam com o tempo e hoje o filme só pode ser visto em preto-e-branco.
Anima Mar
Miguel Alvear
Equador, 1990, 2min40s, super-8 transferido manualmente para 16 mm
A base do filme é um material gravado há muitos anos - em super-8 e sem som - da filha do realizador visitando pela primeira vez o mar. A película foi editada caseiramente com uma máquina de visualização e fita adesiva e, algum tempo depois, transferida para 16 milímetros por meio de uma optical printer, explorando o desgaste e os detritos produzidos sobre a emulsão pelo passar dos anos. Finalmente, mais algum tempo depois, ela foi transferida para vídeo e a ela o realizador acrescentou uma trilha sonora com o primeiro Arabesque, de Claude Debussy. Pura epifania.
Dia 7 de agosto, quinta-feira
20h - Programa Relatos de la Frontera, de Jorge La Ferla - ARGENTINA, CHILE, URUGUAI E PARAGUAI
Oito olhares sobre as relações entre o vídeo e os meios audiovisuais para realizar possíveis relatos de um contexto público ou privado. Com base nas histórias mínimas dos protagonistas, diversas leituras de travessias por um presente atemporal e um passado remetem-nos a crônicas memoráveis.
SINOPSES
Hamaca Paraguaya
Paz Encina
Paraguai, 2000, 08min15s, vídeo
Gravados em plano geral e com câmera lenta, um pai e uma mãe esperam notícias do filho que foi para a guerra. É um vídeo importantíssimo na história do audiovisual do Paraguai. Trata-se da única obra desta mostra que recorre exclusivamente a um idioma nativo, o guarani.
Una Forma Estúpida de Decir Adiós
Paulo Pécora
Argentina, 2003-2004, 5min40s, preto-e-branco, 16 mm ampliado para 35 mm
Na estranha espiral de suas recordações, um homem descobre os vestígios esquecidos de uma antiga relação. Retrocesso melancólico ou ponto de partida para uma nova percepção sentimental? Trabalho notável de hibridação criativa entre o cinema e a fotografia, única maneira de reconstruir um amor já terminado.
Preemptive Disappearance
Francisca Benítez
Chile, 2003, 11min45s
O angustiante relato em off da história de um desaparecimento é reforçado pelo clima sufocante criado com base nas imagens fixas e nos quadros fixos e quase vazios.
One Year Later
Sebastián Díaz Morales, Jo Ractliffe
Argentina, 2001, 11min, vídeo
One Year Later acompanha o percurso de um homem por Joanesburgo. Numa seqüência de imagens capturadas dentro da cidade e nos despejos de minas circundantes, ao longo das estradas que levam aos subúrbios e shoppings do norte, a narrativa é desenvolvida por meio do diálogo interno do personagem principal, à medida que ele atravessa a cidade, e das interjeições do construtor do filme.
Dos Vezes Adiós
Nicolás Grum
Chile, 2007, 3min53s, DVCam
Às vezes a realidade imita a ficção. Um casal discute numa rua da cidade enquanto a situação ocorre paralelamente a uma das cenas de ...E o Vento Levou, o que gera cruzamentos e coincidências entre ambas as seqüências. Recontextualização do filme ...E o Vento Levou em tela partida, junto com a recriação dos gestos dos atores e do que o cinema tem de mítico num cenário cotidiano.
No Smoking
Andrea Goic
Chile, 2006, 2min10s, preto-e-branco, vídeo
As pombas da praça central (Plaza de Armas) de Santiago do Chile debandam assustadas ao ouvir disparos. Sua fuga libera a tela, deixando ver uma brutal seqüência de documentário filmada por um correspondente argentino em 1973, meses antes do golpe militar no Chile. O jornalista dirige a câmera para um grupo de soldados chilenos que cercam o palácio do governo, La Moneda, e um deles lhe aponta a arma; num perfeito contraplano e sem palavras, dispara fatalmente contra ele.
11 de Septiembre
Claudia Aravena Abughosh
Chile, 2002, 6min, vídeo
Onze de setembro de 1973, golpe militar no Chile. O vídeo explora a intertextualidade da memória, ao mesmo tempo em que faz uma crítica implícita à mídia de massa e sua representação da violência. O lugar onde o vídeo se instala é a fissura entre esses dois aspectos, a tensão entre a memória presente e o passado histórico. Uma possível identificação entre os desastres chileno e norte-americano, ocorridos na mesma data.
Undocumented
Edgar Endress
Chile, 2005, 10min, vídeo
Undocumented é a história de um indivíduo que atravessa ilegalmente a fronteira entre o Peru e o Chile. Esse homem foi baleado e morto por um soldado chileno enquanto caminhava perto do marco número 1 no deserto de Atacama. Esse incidente traz à baila novamente a tensão histórica entre Chile e Peru. Além disso, retrata uma tendência contemporânea nessa parte da região, um fluxo crescente de imigrantes do Peru para o Chile.
Dia 8 de agosto, sexta-feira
20h - Programa Estados Alterados, de Marta Velez - PAÍSES ANDINOS E CUBA
Refere-se a pronunciamentos provenientes de territórios e culturas dessemelhantes, que vão das cálidas comarcas caribenhas às luminosas terras-pátrias do altiplano andino. São obras cujo valor é potencializado pelo lugar onde foram concebidas, ou seja, obras que dão conta do contexto em que se origina o pronunciamento, seja ele de ordem política, social ou histórica.
SINOPSES
TV Documental
Alexander Apóstol
Venezuela, 2005, 2min, vídeo
Caracas e seu grande crescimento geraram importantes correntes migratórias de habitantes pobres vindos do interior do país. Eles se estabelecem em favelas (chabolas) construídas nos morros que rodeiam o estreito vale onde a cidade está assentada. Um grupo familiar numa dessas favelas assiste pela televisão a um documentário histórico feito nos anos 1950 que descreve o nascimento de um novo país e de uma nova sociedade na Venezuela.
Arriba de la Bola
Felipe Dulzaides
Cuba, 2000, 2min32s, vídeo
La Bola é uma canção da década de 1990, do cantor cubano Manuel González Hernández, mais conhecido como "O Médico da Salsa". Nessa canção, o autor descreve como, para sobreviver, é preciso ter uma atitude pragmática diante da vida e estar atento a tudo, como num jogo. Nessa época, Dulzaides não estava em Havana. Uma noite, em seu estúdio em São Francisco, Califórnia, começou a repetir diante da câmera um fragmento dessa canção que diz: "arriba de la bola, arriba de la bola".
Los Rebeldes del Sur
Wilson Díaz
Colômbia, 2002, 11min06s, video
Este vídeo apresenta ao vivo os Rebeldes do Sul, projeto musical do grupo guerrilheiro colombiano Farc. Foi gravado nos Colóquios de Cultura e Emprego, na extinta Zona de Distensão, uma área de diálogo do tamanho da Suíça cedida pelo governo colombiano às Farc entre 1999 e 2002. Este documento simples e direto apresenta, sem cortes, duas composições musicais do grupo. Uma das canções é um tema característico da música vallenata (estilo de música popular colombiana). A outra é uma canção de propaganda contra o governo colombiano e outros atores do conflito armado na Colômbia.
Camal
Miguel Alvear
Equador, 2001, 13min15s, filme 16 mm, cores e preto-e-branco
Bestialógico das cenas cotidianas que eram vivenciadas na praça do mercado Empresa Municipal de Rastro, também chamada de Camal, em Quito. Filme ao estilo do expressionismo alemão, que transmite, com uma impecável fotografia, as emoções e a natureza tanto dos animais sacrificados como dos matadores de centenas de vacas, porcos, cordeiros e outros animais, alimento para grande parte da população de Quito.
Porca Miseria
Maria Cristina Carbonell
Venezuela, 2006, 11min37s, vídeo
Ficção, paródia e louca mistura de referências cinematográficas criadas a partir dos traços que a influência norte-americana de consumo, moda, imagem etc. deixam no imaginário coletivo venezuelano. Quatro personagens deslocados do ambiente. Três mulheres unidas pelo destino a um assassino em série: uma gueixa num país tropical, uma sereia que trabalha como garçonete num bar e uma mulher sem rosto, objeto do desejo.
El Síndrome de la Sospecha
Lázaro Saavedra
Cuba, 2004, 2min56s, vídeo
Paródia sobre a vigilância, exercida por seus compatriotas, a que os cubanos estão submetidos cotidianamente. Parte importante do funcionamento do sistema social reside na estrutura da vigilância, criada para o controle de qualquer ação exercida por todos e por cada um dos ilhéus.
Horizonte sin Horizonte
Aruma (Sandra De Berduccy)
Bolívia, 2007, 4min55s, vídeo
Nos limites do mar, barcos circulam por horizontes verticais, realidades invertidas e justapostas. Uma viagem em que o tempo se anula e perde o significado. O espaço dilui-se e encontra paralelo nas linhas verticais de um tecido aimará, utilizado para carregar, armazenar e transportar (talvez a mesma função dos barcos). A cadência do terremoto de Sipe Sipe, bolero de cavalaria, que acompanhava os combatentes bolivianos à guerra do Chaco e que hoje acompanha enterros em bairros populares, evoca a memória e convida a pensar em perdas, migrações e pilhagens.
Tuyo Es el Reino
Patricia Bueno
Peru, 2007, 9min18s, HD (alta definição)
Três mulheres, representadas por três manequins dos anos 1950 e ataviadas com casacos de pele comidos por traças, reúnem-se depois de um doloroso acontecimento. Através dos diálogos, pretende-se criar desde o princípio uma sensação ambígua. Essas três mulheres são irmãs ou são três facetas da mesma pessoa. A esquizofrenia e a divisão refletem uma sociedade "sem rostos".
Chopin
Alfredo Román Bulacio
Bolívia, 2005, 5min, vídeo
Acompanhado pela música de Chopin, um jovem boliviano nu, ataviado com uma máscara contra gases usada na Segunda Guerra Mundial, percorre o passadiço inundado de um mercado de roupas usadas de procedência americana em Santa Cruz, Bolívia. O homem vai comprando peça por peça até sair da inundação vestido.
Opus
José Toirac
Cuba, 2005, 4min49s, vídeo DVD
Opus é uma série numérica que muda conforme o texto da trilha sonora. Esta foi feita com todos os números estatísticos utilizados por Fidel Castro num único discurso: o discurso inaugural do ano letivo 2003-2004, na Praça da Revolução, em Havana, Cuba.
Dia 9 de agosto, sábado
16h - Programa No Zapping, de Elias Levin - AMÉRICA CENTRAL, MÉXICO E CARIBE
Nos vídeos deste programa, é a lentidão o que prende, uma lentidão que exige do espectador um envolvimento ativo, porque o processo de visualização deixa de ser um testemunho de como as imagens sucedem-se umas às outras, transformando-se num convite para um mergulho na tela para extrair dela uma série de relações de seu ponto mais profundo.
SINOPSES
Aria
Brooke Alfaro
Panamá, 2002, 3min20s, vídeo
O vídeo foi filmado na área antiga da cidade, numa casa condenada e com personagens que ali moram. A câmera enfoca durante longo tempo uma parte deteriorada da casa, criando um aparente cenário, enquanto o áudio reflete essa deterioração com sons ásperos e repetitivos. O vídeo utiliza-se dos elementos-chave, a surpresa e a discordância, para produzir um impacto que depois nos leve a refletir sobre os abismos sociais que separam e excluem.
Happy 2
Ryan Oduber
Aruba, 2004, 1min20s, video
ator: Ken Wolf
Eu (nascido em Aruba, Caribe holandês), tenho passaporte holandês. No entanto, tenho sangue e rosto caribenhos/multiculturais. Morei muitos anos na Holanda, onde sou visto como estrangeiro, e, como morei por um longo tempo na Holanda, agora, em Aruba, sou visto como estrangeiro. Então, a identidade torna-se algo virtual.
Propmoción 06 (de la serie: Migrar es Siempre Cuestión de Espacio)
Walterio Iraheta
El Salvador, 2006, 6min05s, vídeo, preto-e-branco
A migração contemporânea ocorre de países ou cidades menos desenvolvidos para lugares que oferecem melhores condições de trabalho e de vida. Em muitos casos, aqueles que empreendem essa longa viagem acabam encontrando a morte, num percurso que cada vez se torna mais hostil e desumano.
Kung Fu
Hugo Ochoa
Honduras, 2005, 7min50s, vídeo, som, colorido
Kung Fu é uma obra produto da leitura ou interpretação pessoal da totalidade de expressões espontâneas (ninguém recebeu instruções de como posar) encontradas durante o processo de gravação de alcoólatras nas ruas de San José, Heredia e Tegucigalpa. Kung fu é uma caligrafia corporal de personagens da rua para o desenvolvimento de nossos reflexos sociopolíticos.
Ablución
Regina José Galindo
Guatemala, 2007, 4min, vídeo, performance, som, colorido, registro em vídeo: avid Pérez
Um ex-membro de uma gangue remove, com água, um litro de sangue humano, previamente jogado sobre ele. A idéia desta videoperformance surge depois de ter lido uma notícia em que o membro de uma gangue é entrevistado após estuprar e decapitar uma menina de 6 anos. Ele diz: "eu estava viajando (drogado) e percebi que tinha feito algo quando fui tomar banho e a água ia saindo vermelha".
Guest - Huésped
Roberto López Flores
México, 2006, 6min48s, vídeo, colorido, mudo
Guest explora o conceito de hospitalidade, com foco nesse fluxo que é o turismo. Através de uma ação mecânica (um lava-pés), tenta-se estabelecer um contato físico que equilibre o ressentimento e a vontade de uma revanche, aplicando a rendição como estratégia de resistência.
Lix Cua Rahro. Tus Tortillas Mi Amor
Sandra Monterroso
Guatemala, 2004, 12min30s, formato original: performance, vídeo, som, colorido
A ação dá-se num espaço privado, um cômodo onde uma mulher prepara omeletes para seu amado. Retoma o corpo como parte da natureza, já que tem sua própria sabedoria. As cenas mostram um estado obsessivo; como através dos fluidos constrói-se uma metáfora, uma possibilidade de encantamento.
Lección # 2 - Como (Des)vestirse
Priscilla Monge
San José, Costa Rica, 2001, 6min35s, vídeo
Segunda lição do comportamento feminino. Por meio de um recurso simples com o qual se constrói uma narrativa visual e temporalmente invertida, que joga sutilmente com a ambigüidade de uma ação (anti)exibicionista, uma mulher (des)seduz seu acompanhante, ocultando o corpo que surge como objeto do desejo.
123?678 (Un Momento Íntimo)
Abner Benaim
Panamá, 2007, 4min13s, vídeo
Auto-retrato em vídeo fragmentado do artista aprendendo a dançar salsa. Abner Benaim, diante da câmera num canto do seu estúdio, grava um momento íntimo e transforma-o em material para compartilhar com estranhos. Um discurso sobre a intimidade nos nossos dias.
Danza de Identidad
Javier Sámano Chong/Juana Soto
México, 2002, 2min30s, vídeo, som, colorido
Fragmento autônomo do projeto em vídeo Taraspanglish. Um jovem dançarino de origem purépecha mantém a tradição da dança tradicional de sua localidade natal, mesmo quando a música de fundo muda. Na região indígena P'urhépecha, México, dança-se a dança tradicional dos Cúrpites, de origem pré-hispânica e que foi utilizada na colônia pelos espanhóis para a evangelização.
Se Revela, Se Devela
Elia Alba
Santo Domingo, República Dominicana, 2007, 4min03s, vídeo
A idéia do véu como uma prática cultural envolve tanto aquilo que contém como aquilo que é o construtor do rosto. Em Se Revela, Se Devela, parte-se de um termo cunhado por Michael Taussig em seu livro Defacement, que nos desafia a entender como o mistério do véu, por trás do qual também se faz vida social, serve também para produzir e ocultar o sentido. No vídeo, o sujeito pode ser um ou nenhum.
18h - Programa Trópicos Audiovisuais, de Roberto Cruz - BRASIL
Uma seleção heterogênea da produção brasileira contemporânea. Não há uma tendência predominante e não foram feitas escolhas que optassem por um arranjo uniforme de estilos. Prevalecem características diversas, modos de ver e interpretar abrangentes, assinaturas distintas em termos estéticos e narrativos. Alguns aspectos-chave orientam esse conjunto: produção dos coletivos artísticos, performances cênicas, ênfase na tecnologia e em subjetividades poéticas.
SINOPSES
Volta ao Mundo em Algumas Páginas
Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander
2002, 15min, super-8 e DV
Registro videográfico de uma ação realizada na Biblioteca Pública de Estocolmo em agosto de 2000, em parceria com a artista Rivane Neuenschwander. A ação consistia em, a partir de um mapa-múndi recortado em pequenos fragmentos, distribuir aleatoriamente os pedaços dentro dos livros da biblioteca. As correlações possíveis entre uma localidade qualquer do mundo e um livro (ou página de livro) são os mistérios guardados pelo destino dessas pessoas.
Várzea
Ricardo Iazzetta e Estúdio Bijari
2006, 9min25s, DV
Obra de videodança sobre territórios, fronteiras e ocupação do espaço público. Fria e esvaziada, a cidade de São Paulo vira campo de futebol, que vira várzea, que se torna palco onde se enseja um jogo. Imprimir gestos nos perímetros da vida cotidiana, expor-se ao lugar, à sua atmosfera e à sua textura. Jogar os corpos no espaço, na Várzea.
Ciranda
Ana Siqueira e Leandro HBL
2002, 11min10s, super-8 e DV
Ciranda trata dos ciclos da natureza e de como eles podem influir nos sentimentos humanos. Utilizando recursos formais variados no processo de captura das imagens e da edição, o realizador compõe de maneira poética um ensaio sobre a relação amorosa e as circunstâncias casuais de uma viagem pela paisagem tropical do Brasil.
Amor Fatti
Sara Ramo
2007, 6min20s, DV
Neste vídeo, a artista é vista no ambiente doméstico de um quintal, sentada em uma mesa na companhia de um boneco de papelão. A partir de algumas situações aparentemente bizarras e sem sentido, o que decorre da encenação constitui um delicado ensaio poético sobre o desejo e as relações amorosas.
i321
uddqem
2005, 3min04s, DV
O projeto uddqem (um dia depois que eu morrer) foi criado por Ricardo Carioba e Fábio Torres. O trabalho da dupla impressiona pela precisão dos elementos gráficos e visuais animados em composição com uma trilha sonora ruidosa e experimental. Os elementos expressivos configurados pela relação entre áudio e vídeo criam formas abstratas puramente sensoriais.
Tá como o Diabo Gosta
Re:combo
2003, 3min56s, DV
Clipe caseiro produzido pelo grupo Re:combo para o frevo Tá como o Diabo Gosta, Tá como o Diabo Quer, de autoria de Silvério Pessoa. Numa festa carnavalesca no Recife, o personagem dança e se diverte depois de beber "um pouco" de cachaça.
Man.Road.River
Marcellvs L.
2004, 9min27s, DV
A cheia de um rio, que toma parte de uma estrada e interrompe o fluxo normal de pessoas e automóveis, dá motivo a esse poema visual. Um retrato do cruzamento de vias e vidas e da força da natureza sobre a artificialidade. Um único plano, composto de uma imagem bastante indefinida, como se estivesse em baixa definição, deixando perceptível a textura em mosaico do vídeo digital.
Maria Farinha Ghost Crab
Brígida Baltar
2004, 5min11s, 16 mm e DV
Maria Farinha Ghost Crab é um filme-fábula em que a atriz Lorena da Silva personifica o caranguejo de areia, correndo à beira-mar e cavando tocas. O aspecto fugidio da sua personalidade faz com que a maria-farinha fique conhecida como caranguejo fantasma. No filme rodado na Ilha Grande, Maria Farinha usa fones de ouvido em formato de conchas, escuta sons e tem algumas visões.
Imprescindíveis
Carlos Magno Rodrigues
2003, 5min20s, DV
Um vídeo sobre a violência simbólica. Um pai (o próprio Carlos Magno) impõe seus heróis ideológicos ao filho Bruno, que reage contrariamente com suas influências audiovisuais próprias da TV e do cinema. Uma paródia aos heróis fictícios e aos atos de violência reproduzidos na mídia, representados pelo manuseio de armas e pelas indumentárias de guerrilha.
20h - Programa Paradigmas da Latinidade, de Arlindo Machado
Seleção de vídeos e filmes que buscam repensar, a partir do interior e fora do ângulo colonialista do "exotismo", o enigma da América Latina: sua história manchada de barbarismos, suas identidades mestiças, o hibridismo de sua cultura, seus projetos de futuro.
SINOPSES
Revolución
Jorge Sanjinés
Bolívia, 1963, 10min, 16 mm
Utilizando apenas imagens, música e sons naturais, a primeira película do célebre diretor boliviano se baseia nas técnicas de montagem conceitual e dialética ("por conflitos") do diretor russo-letão Serguei Eisenstein para compor um ensaio sobre a exploração e a miséria do povo boliviano e sobre as possibilidades de superação por meio de estratégias revolucionárias.
A Propósito de la Luz Tropikal, Homenaje a Armando Reverón
Diego Risquez
Venezuela, 1978, 19min35s, super-8
Uma homenagem ao pintor venezuelano Armando Reverón, o artista que, como um antropólogo natural, buscou representar a visão do homem tropical. Reverón aparece inicialmente pintando sobre uma tela-espelho que reflete a luz tropical. Voltamos ao período branco do artista, onde nada se vê de forma distinta, todas as imagens estão "estouradas", mas, ainda assim, podem-se distinguir vagas manchas daquilo que um dia poderiam ter sido figuras e paisagens. Radical experiência de incendiar a imagem.
Chapucerías
Enrique Colina
Cuba, 1987, 11min, 35 mm
Em espanhol, chapucería é o nome que se dá a qualquer trabalho de má qualidade, servindo também para designar o embuste e a picaretagem. A pretexto de denunciar o chapucero como o incompetente que transforma tudo em destroços e sucata, o filme acaba funcionando como uma metáfora de um país que fracassou. Comédia inclemente, disfarçada de documentário, em que o chapucero aparece como um monstro dos filmes americanos de terror dos anos 1930 e 1940. Contaminado pelo próprio mal que denuncia, até mesmo o filme termina destruído pela má qualidade do trabalho de seus realizadores.
Marcha por la Vida
Gastón Ugalde
Bolívia, 1986/1999, 7min35s, vídeo
Trabalho em progresso, que já rendeu diversas versões e diversas associações a instalações. A obra está relacionada com a vida do homem andino e com a problemática social da Bolívia. Ugalde associa os tecidos coloridos elaborados pelos índios das diferentes etnias da região boliviana dos Andes a valores culturais e políticos. Os tecidos representam uma espécie de mídia têxtil: são formas de comunicação, de identidade e de manifestação política. Nesta obra, Ugalde associa a tessitura das mantas bolivianas à consciência coletiva e à resistência do povo contra a miséria e a opressão.
Marca Registrada
Letícia Parente
Brasil, 1975, 10min35s, vídeo
Neste trabalho, considerado dos mais perturbadores nos primórdios do vídeo brasileiro, a artista Letícia Parente borda com agulha e linha as palavras "Made in Brasil" sobre a própria planta dos pés, apontada para a câmera num big close-up. Esta obra limítrofe apontou para um caminho de radicalidade sem concessões que marcaria a primeira fase da arte do vídeo no Brasil. Ao mesmo tempo, ela consolida o dispositivo mais básico do vídeo, que é o confronto da câmera com o corpo da artista.
Reconstruyen Crimen de la Modelo
Andrés di Tella e Fabián Hofman
Argentina, 1990, 7min35s, vídeo
O vídeo parte de uma notícia de fait divers: uma modelo famosa foi assassinada e o suposto criminoso, preso pela polícia. O Nuevodiario, telejornal do Canal Nueve portenho, grava a reconstituição e a edita com requintes de dramaticidade, acompanhada de música dramática, como se o fato, a reconstituição e o informe televisivo coincidissem. Por fim, os dois realizadores gravam o programa em suas casas e depois o reeditam em câmera lenta e com distorção sonora, desconstruindo a versão televisiva da versão policial. Uma imensa acumulação de simulacros marca este vídeo antológico, que gerou profundos debates sobre a natureza da verdade e o papel das mídias na construção da realidade.
Dia 10 de agosto, domingo
14h - Programa Máquinas e Imaginários, de Jorge La Ferla ? ARGENTINA, CHILE, URUGUAI E PARAGUAI
Os jogos da criação, em propostas formais radicais que nos remetem a uma visão do mundo através de temáticas políticas e diários íntimos. Uma trama de visões em que o campo pessoal é associado a diversas leituras do ambiente, externo e interno, como auto-referência dos autores e dos meios tecnológicos audiovisuais que utilizam.
SINOPSES
La Progresión de las Catástrofes
Gustavo Galuppo
Argentina, 2004, 8min55s
Reflexão sobre o cinema e sua mitologia com base em imagens de arquivo combinadas com filmes hollywoodianos.
Catastrophes Libertad
Héctor Solari
Uruguai, 2004, 5min45s, vídeo
Passeio por uma paisagem fotográfica que, a partir de uma imagem a princípio puramente tátil, transforma-se aos poucos no registro de uma catástrofe televisionada. O nome remete à prisão homônima de Libertad [Liberdade], que os militares construíram para os presos políticos uruguaios durante a ditadura (1973-1985): cruel ironia dos vencedores.
Mala Sangre (Todo sobre la Mujer Inmunda)
Silvia Cacciatori
Uruguai, 2001, 4min12s
Leitura sarcástica do olhar católico sobre a mulher como ser imundo, a partir de citações bíblicas e da combinação de ícones religiosos femininos. Mala Sangre é uma obra de arte sacra sobre as passagens bíblicas que fazem referência à mulher quando está "naqueles dias", "nos dias difíceis", "nos dias inevitáveis", quando está "doente", "incomodada" ou simplesmente "histérica", ou seja, quando está menstruando.
Derechito al Altar
Carolina Comas
Uruguai, 2006, 4min50s, DVCam
Comas subverte essa ordem estereotipada da mulher moderna e apresenta, a partir dos códigos associados aos tipos de mulher, eventos que evidenciam a fragilidade dos compromissos, as marcas do desejo do outro. A diretora torna essa ordem visível e, ao subvertê-la, postula uma saída sem assumir a bandeira do feminismo clássico, reivindica a atitude de gênero e critica as exigências da sociedade e do mercado em relação aos papéis do homem e da mulher.
Una Tarde
Carlos Trilnick
Argentina, 2000, 6min
O recurso do movimento reverso e a superposição de várias imagens no mesmo quadro propõem a reflexão sobre futuros alternativos; uma trilha carregada de silêncios e sutilezas sonoras intensifica a percepção de um tempo dilatado, rarefeito e reversível a partir do vídeo.
Mira
Enrique Ramírez Figueroa
Chile, 2004, 8min45s, DVCam
Saltar no vazio tem parentesco com os atos de fé. O coração salta com ele, acompanha-o no vôo incerto, porém fulgurante, de sua certeza. Ensaio audiovisual em forma de desafio perceptivo que força o espectador a tomar uma decisão entre a contemplação de uma imagem ou a leitura de um diálogo em chat.
Sans Titre (Blindfold)
Carolina Saquel
Chile, 2006, 4min22s, Gp3 transferido para DVD
Sans Titre (Blinfold) é o resultado de uma encomenda de realização feita com telefones celulares. Constitui-se a partir de uma reflexão sobre a narração e, mais particularmente, sobre as histórias que o cinema nos propõe. A tela vazia, ainda sem imagem, momento de expectativa e de silêncio durante a chegada dos espectadores, que "esperam" o aparecimento de uma imagem que não chega. Afinal, quem conta a história?
Das Kapital
Marcello Mercado
Argentina, 2003, 17min10s, Betacam
Trabalho realizado digitalmente. Diferentes operações matemáticas vão se desenrolando na imagem, enquanto legendas se desenrolam para reforçar as idéias decorrentes da imagem não figurativa. Alusões nos textos a diferentes autores, como Lacan e Marx. Drástica mudança de estética quando se mostram imagens de cadáveres sem nenhum tipo de prurido.
16h - Programa De Domínio Público, de Marta Velez ? PAÍSES ANDINOS E CUBA
Nesta seleção, foram incluídas obras que, sem restrição, transcendem o discurso local. Por um lado, artistas que desenvolvem escritas inquietantes e interpretativas sobre temáticas densas que têm alguma importância na sociedade atual. Por outro lado, há trabalhos de caráter mais sociológico.
SINOPSES
Nuevas Consideraciones sobre la Imagen
José Alejandro Restrepo
Colômbia, 2007, 8min55s, vídeo
As novas considerações sobre a imagem são, na verdade, muito antigas: vêm pelo menos do século VIII. A luta pelas imagens é parte essencial do butim do espaço teológico-político. A tecnologia da imagem sofistica-se, mas a retórica é a mesma dos debates bizantinos. Aqui temos um exemplo recente que atualiza o debate.
Habana Solo
Juan Carlos Alom
Cuba, 2000, 14min30s, filme 16 mm, preto-e-branco, revelado à mão
Neste filme, revelado à mão pelo realizador, assistimos a uma sinfonia de imagens e sons pelas ruas de Havana. As imagens da lente livre da câmera de Alom, sem mais palavras do que as solitárias improvisações de alguns músicos importantes de Cuba, de variadas tendências, falam-nos da cidade que os habita e em que habitam.
White Balance (To Think Is to Forget Differences)
François Bucher
Colômbia, 2002, 32min, vídeo
Esta obra é um esforço para descobrir as geografias do poder, as fronteiras do privilégio. A obra visita esse problema sob diferentes ângulos, criando curtos-circuitos de sentido que, por sua vez, contam com o suporte de encontros audiovisuais inéditos. Imagens de várias fontes, da internet e da televisão, misturam-se a imagens feitas em Manhattan antes e depois dos atentados de 11 de setembro.
Retratos Familiares
Carlos Eduardo Monroy
Colômbia, 2003, 11min, vídeo
"A familia perfeita" é o objetivo de qualquer câmera que se disponha a fazer um retrato de família; por isso, as mulheres procuram o melhor vestido e os homens combinam tudo com a gravata. Tudo deve estar perfeito para que, no momento de dizer "xis", a criança não se mexa, o nó da gravata esteja reto e os penteados não se desmanchem.
18h - Programa Otras Convergências, de Elias Levin ? AMÉRICA CENTRAL, MÉXICO E CARIBE
Outras Convergências
Este programa abre com a tecnologia de ponta - as telas e câmeras móveis dos celulares - e fecha com o princípio que levou ao nascimento da produção e reprodução da imagem: a câmera obscura. Ao longo da projeção convergem muitos caminhos, tal como confluíram com o passar do tempo tantos outros para o deslocamento da prática audiovisual. No entanto, a convergência mais importante não deixa de ser a que os espectadores têm de ter necessariamente com o realizador para poder compartilhar a distancia, ainda que seja de maneira desacelerada, as experiências comuns.
SINOPSES
Anomia
Bayardo Escober (Bayardo Acosta)
Honduras, 2007, 3min52s, vídeo, som, colorido
A anomia e a individualidade numa sociedade ou grupo social podem ocasionar reações patológicas nos indivíduos, como o suicídio, o crime, a delinqüência ou a prostituição. Este vídeo relata como um sujeito sem rosto nem voz, apesar de estar acompanhado, no final, está sozinho. Trata-se da história desolada de um sujeito alienado.
Latino Plastic Cover
Fulana
El Salvador, República Dominicana, Porto Rico, México, 2000, 1min20s, vídeo
Primeiro projeto do coletivo Fulana, LPC é um trabalho na linha dos infomerciais da televisão a cabo para promover a última panacéia que garante manter os seus móveis limpos e sem poeira, bem como resolver todos os tipos de danos sociais que atingem a comunidade latina e muito mais.
Acción Vandálica en Mi Linda Costa Rica
Alejandro Ramírez
Costa Rica, 2004, 3min30s, vídeo
Vídeo que parte de uma reflexão sobre o grafite e o trabalho sociológico desenvolvido com o karaokê. Concretiza-se como um trabalho de vandalismo urbano, que confronta as formas de comunicação do grafite e do folclore tradicional num karaokê que altera toda a concepção idealizada do contexto Tico.
Centroamérica Now
Regina Aguilar
Honduras, 2004, 6min10s, vídeo, som, colorido
Centroamérica Now é uma breve resenha das mortes em massa ocorridas nas prisões de Honduras em resposta à problemática do fenômeno social das gangues conhecidas como las maras no país. As maras são agora a linha de frente do narcotráfico em Honduras. A mara veio substituir o conceito e a função da família e da escola na sociedade de vários países da América Central e até mesmo dos Estados Unidos. A mara centro-americana agora existe na Europa e inclusive dentro das tropas norte-americanas no Iraque.
Voilà L'histoire
Elías Brossoise
México, 2006, 19min30s, vídeo, super-8, idiomas: francês, árabe, espanhol, som, colorido
Esta produção faz parte da pesquisa que estou realizando sobre os conceitos de historicidade, contexto social e "objeto-acontecimento". Neste caso em particular, a partir de um testemunho vinculado ao tráfico de armas em Kosovo.
Documentos 1/29, 2/29, 3/29
Ernesto Salmerón
Nicarágua, 2003, 6min30s, vídeo, material reciclado
Documento 1/29, Ernesto Salmerón, Nicarágua, 2003, 3min47s
Documento 2/29, Ernesto Salmerón, Nicarágua, 2003, 0min5s
Documento 3/29, Ernesto Salmerón, Nicarágua, 2003, 1min40s
Os 29 Documentos sobre a Pós-Pós-Pós Revideolução na Nicarágua fazem parte de um estudo em andamento sobre as relações entre a história e os indivíduos. Gira ao redor da desconstrução histórica dos processos relativos à existência e permanência (ou não) da revolução sandinista na Nicarágua. Os arquivos que o compõem são apresentados graças à colaboração direta dos protagonistas, ou graças à reprodução anônima de estritos colaboradores do Exército Videasta Latino-americano (E.V.I.L.).
Lesson 12
Bruno Varela
México, 2008, 3min30s, vídeo, som, colorido
Políticas da linguagem, traduções simultâneas e outros sinais intermediados. O espectro eletromagnético é um território em disputa. O ruído contém uma mensagem cifrada, sua ressonância desdobra-se num mapa sem limites. Algo grande parece mover-se ao fundo da freqüência.
Juegos en el Parque
Jorge Albán
Costa Rica, 2004, 3min40s, vídeo, colorido
A partir da simulação de um videogame realmente existente, este vídeo confronta a hibridação tecnológica, o tempo virtual e a exploração implícita da violência como forma de entretenimento, que se revela através do diálogo inocente de duas meninas que se divertem ao matar. Estimula-se, assim, o questionamento sobre a violência e a forma de relação com o poder.
Película con Muertos y Toda la Cosa
Enrique Favela
México, 2001, 7min52s, 16 mm estenopeico, preto-e-branco
Película con Muertos y Toda la Cosa é uma visão hipnagógica. Visão do visceral. Visão de músculos, nervos e membranas. Visão do que resta: nada. A palavra autópsia significa ver por si mesmo, sendo usada como sinônimo de necropsi.
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