Fundação Bienal do Mercosul cria novo método para escolha de curador-geral


A Fundação Bienal do Mercosul, com sede em Porto Alegre/Rio Grande do Sul, está lançando um processo inédito para seleção do curador-geral da 7ª Bienal do Mercosul, que acontece em 2009. Para tanto, está convidando profissionais de todo o mundo a participarem enviando suas propostas até o dia 25 de março.

O novo método adotado reafirma o êxito do evento e indica a próxima etapa do processo evolutivo da Bienal do Mercosul, tornando mais democrática a escolha do curador. A Bienal do Mercosul, reconhecida hoje como o maior conjunto de eventos dedicados à arte latino-americana no mundo, realiza um projeto contínuo de renovação e ampliação de suas contribuições à comunidade. A implementação de um processo seletivo para a escolha do curador-geral leva em conta princípios da Fundação Bienal do Mercosul e suas metas para a 7ª edição da Bienal, como o foco na contribuição social do evento; a busca por reais benefícios a todos os seus públicos, apoiadores e colaboradores; a transparência nos processos de gestão; a familiaridade com a criação artística contemporânea e seu discurso critico; o investimento prioritário na educação e na comunicação e a consolidação da Bienal do Mercosul como uma referência nas áreas de arte, educação e pesquisa.

Segundo o presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Justo Werlang, a 6ª Bienal do Mercosul superou as melhores expectativas, o que impõe novos desafios à gestão, como a organização de um processo aberto e transparente para escolha do próximo curador-geral. "Esperamos que este seja mais um passo acertado no percurso que a Bienal vem trilhando", declara.

Profissionais interessados em participar do processo de seleção devem encaminhar o seguinte material pelo email 7bienal@bienalmercosul.art.br:

·Curriculum vitae

·Carta de intenções que esclareça a proposta curatorial e as questões básicas de sua produção, levando em conta os princípios da Fundação Bienal do Mercosul

·Exemplo de textos produzidos

A seleção dos candidatos será realizada por um comitê internacional de especialistas composto por:

·Gabriel Pérez-Barreiro – curador-geral da 6ª Bienal do Mercosul e curador de Arte Latino-Americana do Blanton Museum of Art da Universidade do Texas, Austin/EUA

·Henry Meyric Hughes – curador independente, consultor e teórico de arte, presidente da AICA/Associação Internacional de Críticos de Arte e ex-presidente da Fundação Internacional Manifesta, que organiza a Bienal Européia de Arte Contemporânea

·Rodrigo Naves – professor, historiador e crítico de arte

·Justo Werlang – diretor-presidente da Fundação Bienal do Mercosul

Após o recebimento do material o comitê vai selecionar propostas a serem desenvolvidas, podendo decidir-se por um único candidato ou por uma lista de candidatos pré-selecionados. Os pré-selecionados serão remunerados para realizar o detalhamento dos projetos.

O curador escolhido deverá definir e executar a concepção artística e a abrangência do projeto curatorial e educacional para a 7ª edição da Bienal do Mercosul. Além disso, é atribuição do curador-geral montar a equipe curatorial, trabalhar com a equipe do projeto pedagógico para coordenar programas e metodologias que assegurem um relacionamento produtivo com seus públicos e parceiros, e definir a natureza e o caráter das exibições, das publicações e dos programas. O curador-geral da 7ª Bienal do Mercosul deve iniciar seus trabalhos em maio de 2008.

Mais informações sobre o processo seletivo para curador-geral da 7ª Bienal do Mercosul podem ser obtidas pelo email 7bienal@bienalmercosul.art.br ou pelo telefone 00 55 51 3254 7500, com Gabriela Silva, de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h (horário de Brasília).

Informações sobre as Bienais anteriores podem ser obtidas no website www.bienalmercosul.art.br.

 

Para referência
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, Brasil, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul.

Em doze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

A Bienal do Mercosul oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas. Passados onze anos desde a sua primeira edição, esta Bienal consolida-se como um dos mais importantes eventos de arte contemporânea na América Latina e é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte latino-americana no mundo.

A mais recente edição da Bienal do Mercosul aconteceu de setembro a novembro de 2007 e optou por um modelo curatorial que intensificou a internacionalização da mostra. Assim, a 6ª Bienal do Mercosul reuniu 350 obras de 67 artistas oriundos de 23 países e aplicou um cuidadoso programa pedagógico ao longo de toda a sua realização.

A Bienal do Mercosul vê a arte como um processo de educação e, por conseqüência, a educação como uma atividade artística e transformadora. Nesta 6ª edição, um dos principais desafios da gestão foi ampliar as contribuições do evento à comunidade para além das exposições de arte. O projeto curatorial, tendo como curador-geral Gabriel Pérez-Barreiro, foi pensado a partir das proposições educativas elaboradas pelo curador pedagógico Luis Camnitzer, que acredita que o espectador deve ser visto como ser criativo e não como apenas um receptor passivo de informação. Estabeleceu-se, portanto, uma inovadora reconfiguração do programa educativo da Bienal do Mercosul, que tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.

Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 51-3254 7533/ 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype: adriana.martorano

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