Cia. Luis Louis estréia
"Sintoma"
Ator Luis Louis foi o responsável pela preparação dos atores na minissérie Hoje é Dia de Maria, na TV Globo.
A Cia. Luis Louis estréia no dia 22 de fevereiro, sexta, no Centro Cultural São Paulo, com o apoio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e patrocínio da Petrobras e Ministério da Cultura, o espetáculo "Sintoma". Na peça, abalada por um desconhecido sintoma, uma dama distinta e respeitável aguarda por sua consulta. Obrigada a ficar só na sala de espera, ela tem que confrontar seus valores e seus desejos mais íntimos, num intenso fluxo de memórias que desafiam seus complexos e resistências com sarcasmo e deboche. Ao revisitar os monstros que dormiam em si, esta mulher se entrega a variações inesperadas de estados de ânimo e humor, acabando por revelar o desdobramento de sua personalidade em duas facetas opostas, mas não antagônicas, que se alternam nos encontros e desencontros.
Os questionamentos e as sucessivas transformações surgidas do auto-embate permitem que esta mulher junte seus cacos para finalmente dançar a sua plenitude uma última vez antes do retorno das desconfianças que antecedem o sintoma.
A personagem central é cômica, e é através desse humor que ela trata de assuntos sérios e faz o público refletir, questionando de uma forma muito engraçada o comportamento humano.
Proposta de Encenação
FICHA TÉCNICA
Elenco: Ângela Sassine e Paula Petreca
Concepção e Direção: Ângela Sassine
Figurinos: Bruna Petreca (costureira: Diva)
Design de Som: Fernando Mastrocolla
Concepção de Luz: Luís Louis
Produção: Ângela Sassine, Paula Petreca e Cia Luis Louis
Duração: 55 minutos
LUIS LOUIS
No Brasil, a mímica, muito associada ao Teatro Físico, tem como um dos expoentes o ator e diretor Luis Louis. Em 1997, Luis Louis voltou de uma temporada de cinco anos na Inglaterra, onde estudou Mímica e Teatro Físico com Desmond Jones, Steven Wasson e Corinne Soun. Para exemplificar o nível de qualidade do trabalho de Louis, a página oficial na internet do mestre Desmond Jones (http://www.dilly2.demon.co.uk/school.htm), cita apenas três nomes de ex-alunos que se destacaram entres milhares que passaram por lá, vindo de mais de 50 países. Um deles é Luis Louis.
A partir de 1998, Louis estabeleceu parceria com Lene Bastos e a partir de 2000 entrou em contato com as Ciências Cognitivas por meio de Christine Greiner e isso foi determinante nas pesquisas realizadas na época pelo grupo. De lá para cá, já foram produzidos os espetáculos "Linhas Cruzadas", "Mentecapta" e em 2003, "Brasil Deportado", espetáculo que teve várias temporadas em São Paulo. Depois vieram "Revistando 2003" e "Elas, Delas, Para Elas".
Em 2002, Luis Louis foi o orientador de Mímica do Projeto Solos do Brasil. Nessa ocasião, concretizou-se definitivamente a parceria com Silvana Abreu, que além de atriz, também foi idealizadora e produtora desse projeto focado no estudo do Teatro Essencial. No mesmo período, também se deu o encontro da Cia. Luis Louis com o filósofo Luiz Fuganti e seus questionamentos sobre a arte e o problema da expressão.
Em 2005, Luis Louis fez a preparação de mímica para Stênio Garcia, Fernanda Montenegro, Osmar Prado, Rodrigo Santoro, Letícia Sabatella, Ricardo Blat e todo o elenco da minissérie "Hoje é Dia de Maria - 2° Jornada", levando o conceito da Mímica para a estética do audiovisual.
Enfim, depois de vários anos se aprofundando na pesquisa do Teatro Físico, foi no início de 2006 que a Cia chegou a um momento significativo de transformação, de salto qualitativo da pesquisa, que convergiu na integração entre filosofia, ciências e arte, entendendo a Mímica como ato de corporificação da vida, e não só como um gênero estético. O corpo agora é entendido como o próprio pensamento. Nasce aí o conceito da Mímica Total.
Atualmente Luis Louis também é responsável pela cadeira de Mímica e Teatro Físico na Faculdade de Comunicação e Artes do Corpo da PUC-SP.
MÍMICA TOTAL
Todo o evento Manifesto da Mímica Total está baseado na pesquisa da Mímica Total, que é um mergulho nos conceitos do Teatro Físico, em união com pesquisas recentes das ciências cognitivas e da filosofia. É um aprofundamento na idéia do ato total, que integra pensamento, corpo e voz na figura do ator-criador. Entende a mímica como ato de corporificação da vida, que se manifesta tanto objetivamente (como na Pantomima), como subjetivamente (Mímica Moderna), sem divisões entre razão e emoção. O corpo não é mais considerado um instrumento/máquina a serviço da mente, mas é o próprio pensamento.
É total porque integra os vários gêneros da mímica, criação e obra, corpo e voz, razão e emoção, mente e corpo, indivíduo e coletivo, visível e invisível. É mímica porque é corporificação, é afirmação de um acontecimento, é ação, é criação, é afirmação da vida.
O Núcleo de Pesquisa e Criação da Mímica Total reúne oito artistas-pesquisadores da Cia. Luis Louis para uma pesquisa contínua, cotidiana e aprofundada sobre Mímica Total. O grupo se inspira na linha francesa de pesquisadores - Jacques Copeau, Etienne Decroux, Jean Louis Barrault, Jacques Lecoq; em união com os mestres da linha russa Stanislavski, Meyerhold, se estendendo a Grotowski e Eugênio Barba; além do brasileiro Luis Otávio Burnier, todos eles envolvidos em processos longos e continuados, com resultados extremamente valiosos, ricos e duradouros, que repercutem pelo mundo todo até hoje.
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Patrocínio: Prêmio Myriam Muniz / FUNARTE PETROBRAS
Realização: Estúdio Luis Louis & Cooperativa Paulista de Teatro
Coordenação Artística: Luis Louis
Equipe de Criação: Cia. Luis Louis
Mímica Total e Teatro Físico: Luis Louis
Filosofia: Luiz Fuganti
Ciências Cognitivas: Christine Greiner
Ballet: Paula Petreca
Figurino: Fause Haten
Figurino do espetáculo "Sintoma":
Bruna Petreca
Programador visual: Josiel Bastos
Criação de luz: Luis Louis
Sonoplastia: Fernando Mastrocolla
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Direção de Produção: Lene Bastos e Silvana Abreu
Assistente de produção: Natalia Lopes
Produção: Estúdio Luis Louis
Fotos: Ângela Sassini e Beto de Faria
Vídeos: Beto de Faria
Atividades Extras
Oficina de Mímica Total, com a Cia. Luis Louis
21 e 28/02, 06 e 13/03 - quintas, 16h00 às 18h00
Mesa Redonda com a Cia. Luis Louis, Luiz Fuganti e Christine Greiner
28/02 - quinta - 20h00
Aula Espetáculo com Luis Louis
20/03 - quinta 20h00
Manifesto da Mímica Total
Sintoma: a partir de 22/02 até 21/03 - sextas às 21h.
bilheteria (horário de funcionamento): uma hora e meia antes dos espetáculos.
ingressos: 10,00 e 5,00 - estudantes, aposentados, idosos acima de 60 anos, deficientes e professores da rede estadual.
preço popular R$ 1,90: 29/02
local: Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho
R. Vergueiro, 1000 Paraíso São Paulo/SP - Tel.: (11) 3383-3400
Website: www.cialuislouis.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário