A garantia do acesso aos bens culturais, a qualificação do ambiente social das cidades e a geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda são as diretrizes do Programa Mais Cultura, que será lançado na próxima semana pelo Ministério da Cultura. A iniciativa – inserida na Agenda Social que o Governo Federal está implementando para a redução das desigualdades no país – reconhece a Cultura como prioridade para o desenvolvimento socioeconômico e como uma necessidade básica da população brasileira.
A solenidade de apresentação do Mais Cultura será realizada no dia 4 de outubro, às 11h, em Brasília, e contará com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e de titulares de outros ministérios envolvidos na ação.
Ousado e inovador, o Programa assegura, amplia e aprofunda a política pública para a área defendida e praticada pelo Ministério da Cultura, nos últimos cinco anos, em suas três linhas de ação: Cultura e Cidadania, que aborda a cidadania, as identidades e a diversidade; Cidade Cultural, que visa a qualificação do ambiente social e o direito à cidade; e Cultura e Renda, que focaliza a ocupação, a renda e o financiamento da Cultura.
"A prioridade do Programa Mais Cultura é concentrar as atividades em locais com problemas sociais, em especial nas áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e ampliar a oferta de oportunidades às populações que normalmente não têm acesso a bens e serviços culturais", explica o ministro interino e secretário executivo do MinC, Juca Ferreira. "Cultura como fator de promoção social e de resgate da cidadania."
O Mais Cultura faz parte de um conjunto de programas desenvolvidos de forma integrada por diversos ministérios, que têm procurado implementar uma política voltada para a inclusão social. "Uma política social que gere mais saúde, mais educação, mais cultura, mais inclusão, mais dignidade, mais oportunidades, mais direitos", destaca Juca Ferreira.
Durante a cerimônia - que será realizada na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Cláudio Santoro - serão firmados termos de cooperação entre o Ministério da Cultura e outros órgãos governamentais, estatais e instituições da iniciativa privada para viabilizar a implementação das linhas de ação do Programa.
Informações à imprensa: redacao@minc.gov.br ou (61) 3316-2200 e 3316-2225, na Assessoria de Comunicação Social do MinC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário