Acontece no Teatro Mario Covas
Secretaria da Educação promove palestra internacional a professores da rede em Caraguá
A Prefeitura de Caraguá, por meio da Seduc (Secretaria Municipal da Educação) promoverá no dia 12 de abril uma palestra internacional voltada aos professores da rede municipal de ensino. A convidada especial para o encontro é a pós-doutorada suíça, Constance Kamii, que virá à cidade para ministrar a palestra Construtivismo e Aprendizagem. O encontro integra o Programa de Educação Continuada da Seduc, que foi iniciado em fevereiro e seguirá durante todo o ano, com o intuito de sanar alguns problemas do ensino no município.
Conforme explicou a secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, esse programa foi idealizado a partir do resultado da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), realizado pelos alunos no ano passado. Optamos por receber essa avaliação do sistema estadual e o resultado nos mostrou alguns problemas que precisam de intervenção, completou.
A secretária conta que a área que apresentou mais dificuldades foi a matemática e por esse motivo os esforços da Seduc estão concentrados nesse setor do ensino. A primeira palestra realizada em 2006, trouxe à Caraguá o professor doutor Nilson José Machado, licenciado em matemática e doutor em filosofia da educação. Agora é a vez de Constance Kamii, referência no ensino da matemática e uma das discípulas de Jean Piaget, integrar o Programa de Educação Continuada.
A Secretaria está com diversas ações para resolver esses problemas. A palestra da Constance integra o sistema de formação dos professores no ensino das crianças do 1º ao 4º ano. Além disso, adotamos outras medidas, como a colaboração do mestrando da USP Marcelo Moreno, que vai apontar os problemas reais na área a matemática e apresentar propostas para soluciona-las. O objetivo é sempre equalizar os problemas da educação com as soluções reais, completou.
Perfil de Constance Kamii
Constance Kamii nasceu em Genebra, na Suíça, mas morou até os 18 anos no Japão, quando mudou para Estados Unidos. Em 1955 ela bacharelou-se em Sociologia no Pomona College. Na Universidade de Michigan, terminou o mestrado de Educação em 1957 e doutorou-se em Educação e Psicologia na mesma universidade em 1965.
Aluna e colaboradora de Jean Piaget, ela fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan, ligados à Epistemologia Genética e a outras áreas educacionais relacionadas à teoria piagetiana e de outros pesquisadores.
Autora de diversos trabalhos editados na Europa, Estados Unidos e Japão, Constance está atualmente desenvolvendo suas pesquisas na Escola de Educação do Alabama - USA. Ela trata das questões da natureza do número; objetivos para ensinar número; princípios de ensino; situações na escola que podem ser usadas pelos professores para ensinar número; e a prática pedagógica de professores.
O trabalho de Constance Kamii enfatiza a importância do conceito de quantidade e suas múltiplas aplicações na vida das crianças, com todas as conseqüências pedagógicas. Também aborda parte da afirmação de Piaget que diz: "O jogo é um tipo de atividade particularmente poderosa para o exercício da vida social e da atividade construtiva da criança". Com isso ela pontua em sua atuação os jogos em grupo, como fator de importância para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e interpessoal, sendo mais eficiente e prazeroso, ao invés de folhas de exercícios e atividades similares.
A pós-doutorada apresenta dois aspectos importantes, sendo o primeiro relacionado com o respeito pela criança, o conhecimento sobre o desenvolvimento de sua inteligência e, o segundo, relacionado com a finalidade dos processos educacionais utilizados pelas escolas. Segundo ela, a autonomia tem finalidade de educação.
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