1. Informações gerais:
Este processo visa a selecionar os 17 artistas brasileiros que se apresentarão na Popkomm 2006, em Berlim, que terá a música brasileira como tema principal.
"Esta ação faz parte da Copa da Cultura, um programa de intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha, e do Música do Brasil, um projeto de apoio à exportação da música brasileira.
A participação do Brasil na Popkomm é organizada pelo Ministério da Cultura, em parceria com a APEX-Brasil, o Sebrae, a ABGI, a ABMI e a BM&A.
2. Formato:
As apresentações ocorrerão em 4 noites seguidas (19, 20, 21 e 22 de setembro), em casas de show na cidade de Berlim. Na primeira noite haverá 2 shows, de um artista emergente (40 min) e de um artista consagrado (60 min); nas noites seguintes, 5 shows de 40 min. Cada noite terá um tema agregador:
- Brasil Hoje/Amanhã (abertura): um artista consagrado do presente que simbolize a MPB e um artista novo de grande potencial;
- Brasil Digital: artistas que utilizem a eletrônica como base ou idioma musical principal;
- Brasil Plural: artistas representativos de cenas regionais do país;
- Brasil Universal: artistas de estilos brasileiros reconhecidos no mundo.
"Um artista por noite será escolhido diretamente pela Comissão de Seleção a ser constituída, sem a necessidade de inscrição no processo. Cada um deles será convidado a encerrar uma noite, por representar exemplarmente a temática prevista. Os outros 13 artistas serão selecionados pela Comissão entre os inscritos.
3. Objetivo:
Utilizar a Popkomm como plataforma de difusão da música brasileira no exterior, em especial na Europa, com vistas a aumentar sua exportação e ampliar a participação de nossos artistas e produtos culturais no mercado internacional.
4. Inscrição:
A inscrição de cada artista no processo de seleção deverá ser feita por empresas, instituições ou profissionais comprovadamente ligados à música independente brasileira, que tenham como sede o território nacional, a saber:
- Gravadoras e associações de gravadoras;
- Distribuidoras e associações de distribuidoras;
- Editoras e associações de editoras;
- Produtores e empresários de artistas;
No ato da inscrição, deverão ser apresentados os seguintes documentos:
- Formulário de inscrição preenchido;
- Uma carta de aceitação do artista em participar desta ação;
- Opção por uma das noites e justificativa;
- Plano de Trabalho que demonstre como esta atividade colaborará para a carreira do artista no exterior e como se pretende aproveitar a presença na Popkomm para realizar outras apresentações;
- Currículo nacional e internacional do artista;
- Currículo da empresa, instituição ou profissional proponente;
- CD e DVD (ou equivalente).
As regras do processo de seleção e o formulário de inscrição serão publicados no site do Programa Copa da Cultura a partir do dia 22 de fevereiro. A inscrição poderá ser feita por correio ou in loco, entre os dias 22 de fevereiro e 30 de março, à Rua Mourato Coelho, 325, cj. 04, Pinheiros, São Paulo, CEP 05417-010. Deve-se colocar no envelope: PROCESSO DE SELEÇÃO / POPKOMM 2006.
5. Prêmio:
Os escolhidos receberão:
- Passagem aérea, hospedagem em Berlim durante 5 noites, diária de alimentação e transporte e credencial para artista principal, banda e técnicos, até 10 pessoas por artista;
- Cachês, sendo R$ 6.000,00 para os 13 artistas selecionados entre os inscritos;
6. Comissão de Seleção:
A seleção dos artistas será feita por uma Comissão formada por:
- Presidentes das associações de música ABGI, ABMI e BM&A (peso 1);
- Especialista em música contemporânea indicado pelo Ministério da Cultura (peso 1);
- Especialista no mercado europeu de música indicado pela Popkomm (peso 1).
7. Critérios de avaliação
Exclusão:
1. Não adequação às regras da seleção.
2. Não apresentação de todos os documentos solicitados.
3. Não cumprimento dos prazos previstos.
Condição inicial:
À exceção da noite de abertura, a Comissão deverá selecionar artistas de pelo menos três regiões do país para cada noite, de modo a assegurar a diversidade da programação. Todas as regiões do Brasil deverão estar representadas na lista final dos 17 artistas selecionados.
Avaliação:
A avaliação será feita em conjunto pelos membros da Comissão de Seleção, que levarão em consideração os seguintes aspectos:
- Potencial do artista no mercado internacional;
- Grau de comprometimento do proponente com a carreira do artista;
- Currículo nacional e internacional do artista e do proponente;
- Grau de relevância e representatividade;
- Qualidade artística dentro de sua proposta estilística;
- Qualidade artística e técnica dos produtos apresentados (CD e DVD);
- Adequação ao tema da noite na qual o artista foi inscrito.
8. Contrapartidas:
O proponente de cada artista selecionado deverá obrigatoriamente participar do estande brasileiro na Popkomm, de acordo com as condições de participação em eventos desta natureza estabelecidas pelo projeto Música do Brasil. Deverá, ainda, incluir a logomarca da Copa da Cultura e do Música do Brasil em todos os materiais de divulgação e produtos afeitos à presença na Popkomm e nos possíveis desdobramentos previstos no Plano de Trabalho apresentado.
9. Prazos:
1. Inscrição: de 22 de fevereiro a 30 de março de 2006;
2. Anúncio do resultado: 29 de abril (Feira da Música Independente, Brasília);
3. Comprovação da participação do proponente na Popkomm, conforme o item anterior: 18 de agosto;
4. Anúncio da lista final de artistas participantes: 25 de agosto.
10. Considerações finais:
Cada proponente poderá inscrever apenas um artista. A inscrição implica a aceitação das condições. Os casos omissos serão deliberados pela Comissão de Seleção. A decisão da Comissão será final. O não cumprimento de exigências previstas acarretará a substituição do artista selecionado a qualquer tempo.
BRASIL NA POPKOMM 2006:
- Estande de 150m2, o maior do evento, com cerca de 20 gravadoras independentes do país;
- 17 shows de artistas brasileiros, selecionados por uma comissão de curadores escolhidos pelo MinC, pelo projeto Música do Brasil e pela Popkomm;
- Festa de abertura no dia 19 de setembro, com a participação de dois artistas brasileiros;
- Quinze shows (cinco por noite) nos dias 20, 21 e 22 de setembro;
- Painel sobre o nosso mercado de música;
- Encontro de empresários brasileiros com a imprensa e empresas alemãs;
- Duas páginas no catálogo oficial da Popkomm;
- Presença permanente do Brasil em releases da Popkomm à imprensa;
- Logo na capa do catálogo oficial da Popkomm;
- Logo na homepage do evento;
- Logo nas credenciais;
- Logo na bolsa distribuída a todos os participantes (cerca de 15.000);
- Logo em todos os cartazes da Popkomm espalhados por Berlim (cerca de 1.500);
- Logo no outdoor da Popkomm em frente ao pavilhão 16 (entrada principal);
- Destaque brasileiro na newsletter da Popkomm, que vai para 32 mil professionais do mercado de música;
- Coletivas de imprensa;
- Sinais no chão dos pavilhões 16, 17 e 18 apontando o caminho para o estande brasileiro;
- 20 bandeiras do Brasil na frente do Palácio de Exposição
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