SPTuris apresenta projetos para aprimorar o turismo da cidade

 

A Prefeitura de São Paulo e a empresa municipal de turismo e eventos SPTuris apresentaram, nesta quarta-feira (4/7), os novos projetos para o crescimento do turismo na cidade, além dos indicadores da atividade turística de janeiro a maio deste ano. Participaram do evento o prefeito Gilberto Kassab e o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, que apresentou as quatro novas ações da empresa municipal.

As iniciativas visam a fortalecer a marca São Paulo, lançada em dezembro do ano passado, e sua tag line, “Viva Tudo Isso”. “A ideia é mostrarmos que São Paulo é uma metrópole criativa e multifacetada. E, para isso, estamos estabelecendo pontos de contato com todos os públicos – moradores, visitantes próximos, estrangeiros e parceiros –, buscando reforçar essa mensagem”, explicou o presidente da SPTuris.

“Roteiros Temáticos” oferece nove mini guias que indicam trajetos pela cidade com temas específicos: Arquitetura pelo Centro Histórico, Cultura Afro, Arte Urbana, Cidade Criativa, Ecorrural, Independência do Brasil, Café, Futebol e Mirantes. Eles serão distribuídos nas Centrais de Informação Turística (CITs) espalhadas pela cidade e terão opção de audioguias e audiodescrição.

O “Guia São Paulo Ponto a Ponto” vai traduzir para os visitantes como utilizar o transporte público para conhecer cerca de 220 atrativos turísticos. Já o “Viva Tudo Isso – Realidade Virtual” mostrará pontos da cidade através de vídeos.

Por fim, o “Tour 360º” vai permitir que o turista conheça e explore 75 atrativos da capital paulista, navegando em imagens de alta qualidade em 360 graus pelo site www.cidadedesaopaulo.com.

De acordo com a SP Turis, os projetos estão em andamento e devem começar a ser lançados a partir deste mês de julho.

Turismo - Durante o evento, Rehder também apresentou os principais índices da atividade turística na cidade, apurados pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da SPTuris.

Entre os indicadores está a taxa de ocupação dos hotéis, que no período de janeiro a maio deste ano ficou em 64,81%. Em comparação com o ano de 2005, início da gestão, o crescimento foi de 21,1%.

O total da arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) com o grupo 13 – considerado o do turismo por conter gastos com pacotes turísticos, eventos e hospedagem – também foi apresentado. Nos cinco primeiros meses do ano, o índice chegou a R$ 95,1 milhões, 182,19% a mais do que no mesmo período de 2005. Em maio, a arrecadação foi de R$ 18,9 milhões, um recorde para o mês.

*Com informações do site da SPTuris e C&M

Nenhum comentário: