MinC divulga programação do Ano Brasil Portugal

Foi lançada oficialmente nesta terça-feira (17/7), em cerimônia no Consulado Geral de Portugal, no Rio de Janeiro, a programação do Ano Brasil Portugal. Durante 10 meses, serão realizados eventos culturais, encontros e atividades nas áreas de economia e desenvolvimento empresarial, educação, tecnologia e inovação, turismo e esportes, em ambos os países.

Segundo a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o fortalecimento dos laços entre Brasil e Portugal contribui para o enriquecimento das trocas culturais, econômicas, étnicas e linguísticas, no âmbito mais amplo da comunidade de Nações de Língua Portuguesa.

Ela afirmou que a iniciativa dá prosseguimento a outros eventos, como o Ano Brasil França e a Europália, que divulgaram a cultura brasileira na Europa, contribuindo para o fortalecimento da imagem internacional do Brasil.

Além da ministra, participaram da cerimônia o subsecretário-geral para Cooperação, Cultura e Promoção Comercial do Itamaraty, embaixador Hadil da Rocha Vianna; o cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno de Mello Bello; e os dois comissários gerais do Ano Brasil Portugal: pelo lado brasileiro, o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, e representando Portugal, Miguel Horta e Costa.

Também estiveram presentes os secretários de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Rattes; e do município do Rio, Emílio Khalil; o chefe da Representação Regional do MinC, Marcelo Velloso ; e vários artistas, entre os quais as atrizes Bibi Ferreira e Marília Pêra; a coreógrafa e bailarina Deborah Colker; e os compositores Wagner Tiso e Marcos Valle.

Segundo Grassi, “a ideia é lançar um olhar abrangente e não centralizado sobre a cultura brasileira, não limitando a escolha apenas aos artistas dos grandes centros”. Ele acrescentou que mais de 200 atrações musicais deverão ser levadas a Portugal e informou que a Funarte vai realizar chamada pública para a seleção de artistas e grupos em três grandes áreas: os projetos já em andamento mas que precisam de uma chancela para participar do Ano Brasil Portugal; os projetos musicais; e os projetos de circo, dança e teatro.

O representante brasileiro disse que está sendo criado em Lisboa o Espaço Brasil, para a apresentação de shows e outras atrações durante os 10 meses do evento. Ele informou, ainda, que a programação oficial no Brasil começará no dia 7 de setembro, em Brasília, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília e outras atrações.

Em Portugal, a agenda começará nos dias 21,22 e 23 de setembro, com shows de Ney Matogrosso, Martinho da Vila e Zeca Balero, entre outros, e a realização de um Clube do Choro.

Clique aqui para conferir a programação completa.

*Com informações do site do MinC e Cultura e Mercado”

Nenhum comentário: