A Bolsa Iberê Camargo

image

A Bolsa Iberê Camargo recebe até 27/07/12 inscrições de artistas interessados em concorrer a duas residências artísticas, uma para Lugar a Dudas, em Cali (Colômbia), e outra para Gasworks, em Londres (Inglaterra). As inscrições devem ser realizadas através do site: site www.iberecamargo.org.br/bolsa. O vencedor terá a cobertura de despesas com inscrição e taxas na instituição de destino, passagem aérea e auxílio estadia.
Além da bolsa, 10 artistas terão seus trabalhos divulgados na Revista Lugares do site da Fundação Iberê Camargo. Um dos candidatos ainda será escolhido pela Comissão Julgadora para participar do Programa Ateliê de Gravura, onde desenvolverá seu trabalho por cinco dias, usando a prensa alemã que pertenceu a Iberê Camargo.

BOLSAIBERÊCAMARGO

A Bolsa Iberê Camargo é um programa de residência internacional destinado a artistas brasileiros, que proporciona aos selecionados uma imersão em sua produção e o aperfeiçoamento de suas habilidades, a partir da realização de um projeto em um importante centro de arte no exterior.

Criada em 2001 com o objetivo de fomentar a produção artística contemporânea do Brasil, a iniciativa já selecionou, até o momento, 16 artistas para participar dos programas de intercâmbio. Além deles, a cada edição, um dos inscritos é escolhido para integrar do programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura – projeto que possibilita aos seus participantes trabalhar uma semana com a prensa que pertenceu a Iberê Camargo, com o objetivo de produzir obras inéditas. Finalmente, a cada ano, outros dez inscritos recebem destaque na Revista Lugares do site da Fundação, em reportagens que apresentam seus trabalhos ao público.

Ao longo de sua primeira década de existência, a Bolsa se estabeleceu no cenário nacional como uma das mais importantes iniciativas do gênero, estabelecendo um fluxo cultural e uma importante rede de trocas e experiências entre a produção artística nacional e a internacional. Os vencedores de 2001 a 2004 participaram de temporadas de estudo nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra. A partir de 2005, a Bolsa começou a selecionar dois artistas por ano. Desde então, houve programas de residências em Portugal, França, Estados Unidos, México, Uruguai e Argentina.

Entre 2010 e 2011, foi realizada na sede da Fundação a exposição Convivências: Dez anos da Bolsa Iberê Camargo, que reuniu trabalhos dos 14 selecionados pela iniciativa ao longo de sua primeira década de existência.

Confira a lista de todos os artistas que já foram selecionados pela Bolsa.

Nenhum comentário: