41º SALÃO DE BELAS ARTES DO CLUBE NAVAL

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1 – DO PROPÓSITO: incentivar as artes plásticas, divulgando
diferentes talentos artísticos, acadêmicos ou contemporâneos e
promovendo o intercâmbio cultural entre artistas civis e
militares, de todo o território nacional.
2 – DA ORGANIZAÇÃO: o 41º Salão de Belas Artes está a
cargo do Diretor Cultural e assessores, especialmente
designados para este evento.
3 – DA PARTICIPAÇÃO E DOS RESPECTIVOS
TRABALHOS:
3.1 – O 41º Salão de Belas Artes está aberto a todos os artistas
plásticos de toda e qualquer parte do país, sócios ou não do Clube
Naval.
3.2 – O salão com temática livre, para todas as tendências
artísticas, será composto de duas modalidades: Pintura, com
emprego de óleo, acrílico, aquarela, pastel e guache; e
Escultura, embronze, petit bronze, mármore e papier marché.
3.3 – Cada artista poderá apresentar até duas obras dentro da
modalidade escolhida, satisfazendo as seguintes condições, além
das previstas em DISPOSIÇÕES GERAIS:
a) As pinturas não deverão ultrapassar a medida máxima de
0,80m x 1,00m com ou sem moldura. As obras sem moldura
deverão ter acabamento próprio, para serem expostas. Todas
deverão estar em condições de serem penduradas.
b) As esculturas ou peças, não poderão ser tipo miniatura, com
tamanho inferior a 15 cm, e nem ultrapassar a medida máxima de
0,80cm, em quaisquer das suas dimensões e terem base para seu
apoio.
4 – DAINSCRIÇÃO E DEMAIS PROVIDÊNCIAS:
4.1 – Ainscrição, com entrega de obras, será feita no período de
02 a 27 de agosto, das 14 às 18h, na Sede Social do Clube Naval,
Av. Rio Branco, 180 – 3º andar, Salão Vermelho.
4.2 – No ato da inscrição o participante, ou seu preposto, prestará
todas as informações constantes da “Ficha de Inscrição” que lhe
será apresentada.
4.2.1 – Toda obra apresentada deverá ter o valor pecuniário
expresso, na ficha de inscrição, inclusive aquelas declaradas
como acervo.
4.3 – No ato da inscrição, será recolhida à Tesouraria do Clube,
situada no 2º andar, a taxa de inscrição de R$ 30.00 (trinta reais).
4.3.1 – Os sócios efetivos e seus dependentes estão isentos da
taxa de inscrição.
4.3.2 – Os artistas que participaram do Concurso de Artes
Plásticas do Clube Naval em homenagem ao Centenário da
Sede Social, estão isentos do pagamento da taxa de inscrição
do 41º Salão de Belas Artes.
4.3.3 – Para não sócios a inscrição no 41º Salão de Belas Artes
só estará consumada após a efetivação do recolhimento da
referida taxa de inscrição, o que representa também a
concordância tácita do participante com o inteiro teor do que
é estabelecido neste regulamento.
4.4 – A inscrição de artistas de outros estados poderá ser feita
mediante o envio da(s) obra(s) para o Clube Naval, com
recebimento até o dia 27/08/2010, acompanhada(s) de cheque
nominal ao Clube Naval, para o pagamento da respectiva taxa, e
das seguintes informações pertinentes: nome completo do artista,
identificação da obra e seu valor pecuniário.
4.5 – Para cada inscrição o participante poderá apresentar duas
obras dentro da mesma modalidade.
4.6 – Para cada modalidade (pintura e escultura) caberá uma
inscrição e, conseqüentemente, o recolhimento da respectiva
taxa, isto é, o participante que desejar concorrer com uma pintura
e uma escultura fará duas inscrições e pagará duas taxas de R$
30.00 (trinta reais) cada.
5 – DAENTREGAE RETIRADADAS OBRAS:
5.1 – Na entrega deverão estar fixadas nas obras as etiquetas
fornecidas no ato da inscrição, devidamente preenchidas.
5.2 – A retirada das obras será de inteira responsabilidade do
artista e deverá ser efetuada, impreterivelmente, de 25 a
27/10/2010, no horário de 14:00 as 18:00 horas, no 3º andar.
5.3 – As obras não retiradas no prazo legal serão destinadas à
doação pelo Clube Naval.
5.4 – As obras de outros Estados serão restituídas aos respectivos
participantes, pelo Departamento Cultural, com frete a cobrar, a
menos que tenha sido distinguida com o prêmio aquisição. Para a
devolução com o frete a cobrar, será necessário fornecer,
além do valor da obra, o número do CPF do destinatário.
6 – DASELEÇÃO E JULGAMENTO:
6.1 – A Seleção e o Julgamento das obras serão de
responsabilidade exclusiva de uma Comissão Julgadora presidida
pelo Diretor Cultural e composta por cinco (5) outros membros
especialmente convidados pelo Presidente do Clube, entre
pessoas pertencentes e identificadas com o panorama artístico
brasileiro, Essa Comissão será assessorada pela Comissão
Organizadora na aplicação deste Regulamento e nas demais
questões que se fizerem necessárias.
6.2 – A Seleção e o julgamento das obras serão feitos em sessão
única reservada, pela Comissão Julgadora, às 14h do dia
14/09/2010.
6.2.1 – Desse evento será lavrada uma Ata, pelo Departamento
Cultural, contendo todas as decisões tomadas pela Comissão
Julgadora e com as observações da Comissão Organizadora, se
couber.
6.3 – Na Seleção serão levados em consideração parâmetros
objetivos de verificação de conformidade da obra inscrita com o
disposto neste Regulamento e parâmetros técnicos e artísticos, a
critério da Comissão Julgadora.

6.4 – Não serão selecionadas obras que apresentem as
seguintes irregularidades:
a) – cópia de outras obras apresentadas, mesmo que sejam
reproduções executadas por diferentes processos ou as chamadas
releituras;
b) – obras sem assinaturas, ou sem condições de serem
penduradas ou expostas;
c) – obras com danos materiais na tela ou na moldura, sem
condição de exibição;
d) – obras confeccionadas com apoio explícito de computação
gráfica e outros recursos que se utilizem processos fotográficos
em geral,
e) – obras definidas e identificadas como artesanato ou
instalação;
f) – obras confeccionadas anteriormente a 2008;
g) – obras expostas em quaisquer outros Salões do Clube Naval; e
h) – outros casos: a critério da Comissão Julgadora.
6.5 – O número máximo de obras que podem ser selecionadas
tem relação com a disponibilidade de espaço nos salões
destinados à exposição. Contudo, não é necessariamente
obrigatório selecionar um número de obras tal que preencha os
dois salões, posto que estará sempre presente a necessidade de
preservar a qualidade do Salão.
6.6 – As obras não selecionadas para a exposição deverão ser
retiradas, antes da inauguração do Salão, de 15 a 17/09/2010; os
artistas serão informados sobre a não seleção através de telefone
ou e-mail, constantes na ficha de inscrição, sendo, pois,
necessário estarem disponíveis para contato no período entre 14
e 16/09/2010.
6.7 – Não haverá restituição da TAXAde Inscrição de artista
cuja obra não tenha sido selecionada.
7 – DAPREMIAÇÃO
7.1 – A premiação das obras será por modalidade
(pintura/escultura). Serão atribuídos os seguintes prêmios:
a – MEDALHADE OURO, uma
b – MEDALHADE PRATA, duas.
c – MEDALHADE BRONZE, três.
7.1.1 – Acritério da Comissão Julgadora poderão ser concedidos
até oito (8) títulos de Menção Honrosa; e títulos de “Hors
Concours” para distinguir tradicionais participantes do Salão de
Belas Artes que já tenham conquistado suas principais
premiações.
7.2 – Qualquer prêmio ou menção aqui estabelecido só será
conferido quando houver trabalho que a ele faça jus, não estando,
portanto, a Comissão Julgadora obrigada a distribuir todos os
prêmios e menções previstos.
7.3 – PRÊMIO AQUISIÇÃO, no valor líquido de R$1.500,00
(um mil e quinhentos reais). Consistirá na aquisição pelo Clube
Naval, pelo valor acima declarado e independentemente do valor
atribuído pelo artista da obra selecionada, levando em conta a sua
qualidade.

7.3.1 – Obras declaradas como acervo ou aquelas com valor,
atribuído pelo artista, maior do que o valor do prêmio, não
concorrerão a esta premiação.
7.3.2 – Na atribuição do PRÊMIO AQUISIÇÃO será
considerado, além do disposto nos itens 7.2 e 7.3, o fato de o
artista nunca ter recebido semelhante prêmio em quaisquer dos
Salões do Clube Naval.
7.4 – Eventualmente poderão ser concedidos prêmios
extraordinários, devidamente autorizado pelo Diretor Cultural.
7.5 – Acada artista, só poderá ser conferido um prêmio.
8 – DO “VERNISSAGE”
8.1 – A inauguração do Salão será realizada no dia 30/09/2010,
às 18:00 horas, no 4º andar da Sede Social do Clube Naval, com a
entrega dos prêmios e certificados aos artistas premiados,
convidados e membros do júri, seguindo-se um coquetel com a
abertura oficial do Salão de Exposições, no Salão Nobre no 3º
andar.
8.1.1 – Todos os demais artistas selecionados receberão os
Certificados de Participação, que serão entregues por ocasião da
retirada de suas obras.
8.2 – A Exposição estará aberta ao público de 01 a 22/10/2010
(exceto sábados, domingos e feriado), de 14 as 18 horas.
9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 – Não será permitida a exposição de histórico das respectivas
Obras.
9.2 – Não será permitida a entrada de pessoas trajando
bermuda, camiseta e chinelo, mesmo que seja só para fazera
inscrição ou retirar obras.
9.3 – Aarrumação e disposição das obras no Salão são de inteira
e exclusiva responsabilidade da Comissão Organizadora.
9.4 – Os funcionários do Clube, eventualmente designados
para fazer inscrições (e) ou receber as obras, são
competentes para aplicar este regulamento, no que se refere
à inscrição ou demais providências compatíveis.
9.5 – Os casos omissos serão apreciados pela Comissão
Organizadora.
9.6 – Para maiores informações, contatar o Departamento
Cultural do Clube Naval pelos telefones 2112–2427, Srª.
Neia ou 2112–2429, Sr. Ernando, de 2ª a 6ª feira, das 14 às 18
horas.
9.7 – Os eventos do Salão obedecerão à seguinte programação:

Inscrição com entrega da(s) obra(s)
02 a 27 de agosto (exceto sábados e domingos)
de 14:00 às 18:00h
(Salão Vermelho - 3º andar)
Julgamento
14 de setembro
Retirada das obras não selecionadas
15 a 17 de setembro
de 14:00 às 18:00h
(Salão Vermelho- 3º andar)
Inauguração
30 de setembro
18:00h
(Salão dos Conselheiros - 4º andar)
Entrada somente com apresentação do convite
Exposição ao Público
01 a 22 de outubro
(exceto sábados, domingos e feriado)
(Salões Nobre e Vermelho - 3º andar)
de 14:00 às 18:00h
Retirada das obras
25 a 27 de outubro
de 14:00 às 18:00h
(Salão Vermelho - 3º andar)
Clube Naval
JOSÉ EDUARDO PIMENTEL DE OLIVEIRA
Vice-Almirante(RM1)
Diretor do Departamento Cultural

 

Ficha Para Inscrição Virtual:

FICHA DE INSCRIÇÃO DO 41º SALÃO DE BELAS ARTES DO CLUBE NAVAL

INSCRIÇÃO : não preencher este campo E-MAIL:

NOME : NOME ARTÍSTICO :

ENDEREÇO:

TELEFONE (s) :

BAIRRO : CIDADE / ESTADO : CEP:

OBRAS

OBRA 1 Digite um X ao lado da modalidade de seu trabalho PINTURA: ESCULTURA:

TÍTULO:

DIMENSÕES:

TÉCNICA: VALOR: R$

«Inscrição»«Inscrição»

OBRA 2 Digite um X ao lado da modalidade de seu trabalho PINTURA: ESCULTURA:

TÍTULO:

DIMENSÕES:

TÉCNICA: VALOR: R$

Devolver esta ficha de inscrição, totalmente preenchida. Sua inscrição só será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição ou do recebimento do(s) Cheque(s) nominal(ais) ao Clube Naval (vide item 4 e seus respectivos subitens do regulamento), que deverá(ão) vir anexo(s) a(s) obra(s).

Um comentário:

CANIL ITACOATIARA disse...

Moro em Itaipú mas gostaria de participar;posso mandar meu quadro pelo meu irmão?