Sábado é dia de samba no SESC Consolação em janeiro

 
Sábado é dia de samba no SESC Consolação em janeiro
 

Tereza Gama, Verônica Ferriani, T-Kaçula e Gafieira Nacional apresentam diversos subgêneros de samba nas tardes de sábado. 

 

A série Sábados de Samba, do SESC Consolação, apresenta, durante o mês de janeiro, diversos subgêneros do ritmo, tais como, samba rural, samba de raiz, partido alto, samba-enredo e gafieira, reunindo nomes como Tereza Gama, Verônica Ferriani, T-Kaçula e Gafieira Nacional. Confira a programação gratuita:

SÁBADOS DE SAMBA
Sempre aos sábados, às 16h30. Convivência. Grátis. 100 Lugares. Livre. 60 minutos.

Dia 9/01.
Tereza Gama - "Aos Mestres com Carinho - Homenagem ao Partido Alto"
Este show agradece aos grandes mestres, seres que sempre exalaram genialidade, através de letras e músicas estruturadas, a fim de traduzir o sentimento e a realidade deste mundo. Foram selecionados não apenas músicas, mas verdadeiras obras de arte dos grandes mestres que interpretaram a história do partido alto, recriadas na poderosa voz de Tereza Gama.
Cuidado Moço, ganhou alma em 1969 na voz rouca e forte do mestre da verde e rosa Jamelão.  "Partido na Cozinha", faixa criada pelo sambista Osvaldinho da Cuíca, foi gravada originalmente em 1974 e simplifica a verdadeira importância do samba paulista.  Voltando ao morro carioca, mas especificamente em 1966, Clementina de Jesus soltou a voz em "Barracão é Seu", faixa de seu LP homônimo. É dela também a voz que serviu de inspiração para a escolha de "Na Hora da Sede", de 1979.
Do Partido em 5 foram selecionados alguns de seus maiores clássicos como "Roda de Partideiro" de 1974, "Dedo na Viola" de 1983, e "A Volta" também de 74, sendo esta do mestre Candeia, um dos grandes nomes do Partido alto. É para ele também a homenagem em "Maria Madalena da Portela" de 77, que na versão original contou com a participação mais que especial de Aniceto do Império e "Gamação", clássico de 1978.
Também dos idos de 70 "Mel e Mamão com Açúcar" do grupo Favela e, para fechar o repertório com chave de ouro, duas das mais importantes personalidades do samba nacional: Clara Nunes que serviu de inspiração para "Coisa da Antiga" de 77 e Dona Ivone Lara com "Sorriso Negro" de 1981.

Dia 16/01.
Verônica Ferriani – "Sambando, Sim!"
Formada em arquitetura, estudou e continua estudando música e canto. Começou a carreira profissional interpretando as músicas do compositor e violonista Chico Saraiva e paralelamente desenvolvendo um trabalho voltado ao samba de raiz, com apresentações numa das mais importantes casas de samba de São Paulo.
No show "Sambando, Sim!" a cantora passeia pelo universo do samba de raiz, mostrando clássicos do gênero de várias épocas e autores expressivos.
Tais como "Mulata Assanhada"(Ataulfo Alves), "Tiro ao Álvaro/Samba do Ernesto"(Adoniran Barbosa), "O Samba da Minha Terra" (Dorival Caymmi) e muitos outros. Verônica será acompanhada de violão sete cordas, cavaquinho, e 2 percussões.

Dia 23/01
T-Kaçula – "Liturgia de Bambas"
Em Liturgia de Bambas T-Kaçula, músico, pesquisador e produtor, e banda relembram sambas antigos, a história de seus compositores, bem como a história da música, voltado para a preservação do samba.
Repertório: Garoa Resistência Do Meu Samba (T.Kaçula/ Renato Dias/Heron Coelho); Meu Testamento (T.Kaçula); No Relampear (T.Kaçula/ Cesar Procópio); Bom Proceder (T.Kaçula); Salve As Crianças (T.Kaçula); Bolo De Fubá (T.Kaçula/ Renato Dias); Tiha De Junqueira (Domínio Público); Pot-Pourri Partido Alto (T.Kaçula); Conflito (T.Kaçula/André Pantera); Barra Funda Estação Do Samba (T.Kaçula); Favela (T.Kaçula); O Vento (T.Kaçula/ André Pantera); A Nata Do Samba (T.Kaçula/ Emerson Urso); Meu Padroeiro (T.Kaçula/ Robson Capela/ Rodrigo); Pout-Pourri Escolas (Domínio Público).

Dia 30/01.
Gafieira Nacional
A Gafieira Nacional promove mais um baile, desfilando seu seleto repertório de sincopados, sambas-canção e clássicos de todos os salões, com arranjos e direção musical de Thiago França, para fazer um samba destinado a chacoalhar os esqueletos mais renitentes.


Sábados de Samba
Janeiro/2010


SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000

Nenhum comentário: