TUCA - ENCONTROS COM OS ARTISTAS


 
OUTUBRO 2009

PROJETO GICLÉE NO TUCA

De 14 de outubro a 12 de novembro

Cláudio Tozzi


Gregorio Gruber


Gustavo Rosa


Com base na exposição OFF BIENAL 3, O Projeto Giclée apresenta, no Foyer do TUCARENA, obras de 36 artistas renomados e novos.
Os artistas participantes estiveram presentes na última OFF Bienal realizada em 2008 e foram selecionados pelo Curador e Crítico de arte Carlos Von Schmidt. A proposta é a de mostrar obras assinadas e numeradas pelos artistas, por um preço mais accessível e com uma técnica de gravura moderna e inovadora.

A Giclée

Giclée é uma palavra francesa, usada nos EUA, para nomear o processo de microjato de tinta a uma determinada pressão, usada na impressão desta nova geração de gravuras em canvas ou papéis especiais com qualidade museológica.
As giclées são criadas a partir da imagem digital de uma obra de arte, que é impressa em uma tela ou papel de aquarela usando uma impressora jato de tinta de alta resolução que produz cores muito nítidas. A impressora especial jateia aproximadamente 4 milhões de microscópicos pingos de tinta por segundo, em papel (100% algodão em diversas gramaturas e texturas) ou tela. Podem ser usadas até 16 milhões de cores numa só giclée.
Alguns artistas contemporâneos, especialmente artistas digitais, usam a giclée para criar trabalhos originais. O público comprador de arte está começando a adquirir gravuras giclée devido à similaridade que elas apresentam com relação às pinturas originais por preços acessíveis. Experts prevêem que o mercado para giclée vai crescer fortemente e que o valor de uma gravura giclée irá eventualmente ser determinado como na maioria dos outros tipos de obras de arte - pelo quanto desejada é a imagem e pela reputação e prestígio do artista.

Artistas participantes

Ivald Granato, Antonio Peticov, Luiz Paulo Baravelli, Cláudio Tozzi, Guto Lacaz, Gustavo Rosa, Gregório Gruber, Juan Esteves, Fausto Chermont, Alex Orsetti, André Vasarelly, Caciporé Torres, Dácio Bicudo, Duda Rosa, Fernando Durão, Guilherme de Faria, Heloize Rosa, Ju Corte Real, Lorena Hollander, Luiz Cavalli, Luiz Martins, Camilla Pallavicini, Margherita Leoni, Margarita Farré, Érico Santos, Melo Witkowski Pinto, Neno Ramos, Rejeane Cayres, Roberto Silva, Eliza Ramos, Sou Kit Gon, CláudioTakita, Tania Boutaud de la Combe, Virginia Costa, Vera Café Silvia Tittoto e Antonio Miranda.

Exposição: PROJETO GICLÉE

Vernissage: 14 de Outubro de 2009 - às 19h30
, com apresentação de convite.
Visita ao público: 15 de Outubro à 12 de Novembro de 2009
Onde: Foyer do TUCARENA – Rua Monte Alegre, 1024 (entrada pela Rua Bartira) - Perdizes
Horários e dias de funcionamento para visitação: de Segunda a Domingo, das 9h às 18h
Entrada Gratuita

www.artphotoprodutos.com.br/projetogiclee

Encontros com os artistas
Um diálogo descontraído com os alunos da PUC e convidados para falar sobre arte, cultura, e as novas ferramentas que a tecnologia moderna oferece para contribuir com o mundo das artes.

Dia 20/10 - 17h – Auditório

- Gregório Gruber
- Luiz Paulo Baravelli
- Antonio Peticov
- Gustavo Rosa

Dia 29/10 - 17h – Auditório
- Guto Lacaz
- Ivald Granato
- Caciporé Torres
- Juan Esteves

Presença do curador Sr. Carlos Von Schmidt nos dois dias.

Inscrições para os encontros
Pelo e-mail tucacom@pucsp.br, que deve conter:

- nome completo
- profissão
- instituição/empresa
- telefone para contato
- Dia que gostaria de participar




Design by: DTI-NMD


_______________________________________________
tuca-l mailing list - tuca-l@pucsp.br
http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/tuca-l
--
Supported by NuCC-Internet PUC-SP
http://reitoria.pucsp.br/apt

Nenhum comentário: