Ariela Goldmann dirige Maíra Dvorek, Lucci Chirolli e Henrique César em leitura de "Oração para uma negra"

Teatro SESC Anchieta apresenta dramatização
de "Oração para uma negra"
 
Sob direção de Ariela Goldmann, texto adaptado por Camus integra "7 autores, 7 diretores, 7 encontros – Intolerância". No elenco: Maíra Dvorek, Lucci Chirolli e Henrique César.
 
 
"Oração para uma negra" é o texto que será dramatizado na segunda, dia 26 de outubro, às 19h30, no Teatro SESC Anchieta.
 
A dramatização faz parte do projeto 7 autores, 7 diretores, 7 encontros, que acontece uma vez por mês, e se estende até novembro, com entrada gratuita. Em seu terceiro ano de realização, 7 autores, 7 diretores, 7 encontros já se tornou parte da agenda teatral da cidade e tem atraído cada vez mais pessoas para suas apresentações. A concepção e direção é de Eugênia Thereza de Andrade. No palco, nada de cadeiras e uma mesa bucólica à meia luz. As leituras contam com encenação, cenários e figurinos, sempre dirigidas por diferentes profissionais.
 
SOBRE O TEXTO
Escrita em 1958, "Requiem pour une Nonne" (Oração para uma Negra, na tradução de Guilherme Figueiredo), é a adaptação para o teatro feita por Camus, do romance "Réquiem for a Nun", de 1951, escrito por William Faulkner.
A peça narra um escândalo numa conceituada família burguesa do sul dos Estados Unidos. Nancy Mannigoe, a ama negra, num acesso de complexa proteção à filha da patroa, que decidira sair para um encontro com o amante Fred, mata friamente a filha do casal e é condenada à morte.
 
SOBRE OS AUTORES
William Cuthbert Faulkner
nasceu em New Albany, no estado do Mississipi, em 25 de setembro de 1897, de uma velha família aristocrática arruinada pela Guerra da Secessão. É considerado um dos maiores escritores americanos do século XX. Homem do sul, procura em toda sua obra, que muitos acusam de explorar o horror, a sordidez e a obscenidade associados à decadência da região sulina dos Estados Unidos, definir psicologicamente a sensibilidade do seu mundo e a sua complexidade moral.
 
Faulkner escreveu mais de vinte romances, entre eles "Sartoris", "Santuário" e "Os desgarrados". Em sua obra constam ainda onze livros de contos e sete de poesias. Criou ainda diversos roteiros para o cinema americano, com destaque para "Caminho da glória" (The road to glory) e "A beira do abismo" (The big sleep).
 
Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1949. Posteriormente, ganhou o National Book Awards de 1951 por "Collected Stories" e o de 1955 pelo romance "Uma Fábula". Foi vencedor de dois prêmios Pulitzer, o primeiro em 1955 por "Uma Fábula" e o segundo em 1962 por "Os Desgarrados", seu último romance. Faleceu de complicações cardíacas em 6 de Julho de 1962. 
 
Albert Camus nasceu em Mondovi, na África do Norte, em 7 de novembro de 1913, numa família operária, de pai francês e mãe espanhola. Estudou filosofia na Universidade de Alger. Escritor, romancista, teatrólogo, viveu sob o signo da guerra, fome e miséria, elementos que, aliados ao sol, formam alguns dos pilares que orientaram o desenvolvimento do pensamento do escritor.
 
Mudou-se para a França em 1939, pouco antes da invasão alemã. Seu primeiro livro "O Avesso e o Direito" assim como "Bodas em Tipasa" foram publicados quando ele ainda residia na Argélia. Mas durante o tempo da ocupação, além de trabalhar em jornais e editar um jornal clandestino, Camus se dedicou a outra de suas paixões: o Teatro. Escreveu vinte e duas peças, com destaque para "O mito de Sísifo", "Calígula", "A queda" e "Oração para uma negra".
 
Camus morreu em 1960, vítima de um acidente de automóvel. Em sua maleta estava contido o manuscrito de "O Primeiro Homem", um romance autobiográfico. Por uma ironia do destino, nas notas ao texto ele escreve que aquele romance deveria terminar inacabado.
 
Compõem ainda o projeto:
Galileu Galilei (1564-1642) de Bertolt Brecht (1898-1956) (23/11)
 
Ficha Técnica –
"Oração para uma negra"  - de William Faulkner – Adaptação de Albert Camus
 
Direção:
Ariela Goldmann
Elenco: Maíra Dvorek, Lucci Chirolli e Henrique César.
Produção: Jogo Estúdio - André Moretti & Messias Lima.
 
7 Autores, 7 Diretores, 7 Encontros
Dia 26/10, Segunda, às 19h30.
Duração: 120 minutos
Recomendação: 12 anos
Entrada Gratuita
320 lugares
Teatro SESC Anchieta do SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque
Tel: 3234-3000
-----------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa SESC Consolação e Teatro SESC Anchieta
Rita Solimeo Marin – Tel: 3234-3043
 

Nenhum comentário: