Visuais - Célia Euvaldo expoe pinturas ineditas

 

Célia Euvaldo expõe nova série de pinturas

no Gabinete de Arte Raquel Arnaud

 

A artista plástica CÉLIA EUVALDO expõe em São Paulo uma série inédita com 10 pinturas óleo sobre tela. A exposição tem abertura marcada para o dia 26 de setembro de 2009 e permanece na programação do Gabinete até o dia 31 de outubro. O texto da exposição é assinado por Ronaldo Brito, crítico de arte, poeta, professor de História da Arte e Arquitetura no Brasil.

 

Nesta exposição, Célia Euvaldo apresenta trabalhos em preto sobre branco e branco sobre branco, sua marca registrada. Com pinceladas fortes feitas com vassoura, alguns dos trabalhos destacam espécies de blocos, elementos quase escultóricos, provenientes de ações posteriores com o rodo. Em outros, são apenas as ranhuras da vassoura que organizam o espaço em movimentos horizontais e verticais. Célia inicia o trabalho com a aplicação da tinta na tela com uma vassoura, a esmo. Aos poucos quando já há uma boa quantidade de tinta na superfície, organiza as pinceladas (vassouradas), alternando-as, eventualmente, com passadas de rodo, arrastando a tinta, alisando-a e criando áreas diferenciadas. O trabalho é muito rápido  obrigando a artista a uma concentração extrema, sem a qual, corre o risco de deixar escapar aquilo que suas ações e o acaso provocam, e que constituem o trabalho. O processo criativo consiste em fazer surgir algo da massa de óleo preto ou branco, a estrutura do trabalho surgindo a partir do movimento corporal onde a concentração da matéria e a acumulação da energia plástica se expandem no espaço. O trabalho de Célia atua entre o cheio e o vazio, o excesso e a falta, presença e ausência. As telas pretas se impõem ao olhar de forma quase invasiva, ao passo que as telas brancas pedem um tempo de observação mais lento. Ação e contemplação.

Nascida em São Paulo em 1955, foi criada na cidade de São José dos Campos (SP). Despertou para a arte depois das primeiras impressões sobre os trabalhos do francês Toulouse-Lautrec em uma coleção de livros de pintura. Formou-se em Comunicação Visual e adquiriu a licenciatura em Artes Plásticas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Passou quatro anos em Paris, recheando-se de idéias observando obras de Carl Andre e Dan Flavin, dois minimalistas-americanos, responsáveis pelos primeiros toques de sua poética. Atualmente Célia Euvaldo vive e trabalha em São Paulo. Realizou suas primeiras exposições individuais em 1988, na Galeria Macunaíma, da Funarte, no Rio de Janeiro, e em 1989, no Centro Cultural São Paulo. Obteve nesse mesmo ano o primeiro prêmio do Salão Nacional de Artes Plásticas.

 

Nos anos 90 fez exposições individuais nas galerias Paulo Figueiredo (São Paulo, 1991 e 1993) e Marília Razuk (São Paulo, 1996 e 1999), na galeria Casa da Imagem (Curitiba, 1995) e no Paço Imperial (Rio de Janeiro, 1995 e 1999). Participou de várias exposições coletivas, entre as quais o 'Panorama da Arte Atual Brasileira', no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1990), e 'Influência Poética', no Paço Imperial (1996). Em 2001 seus trabalhos foram apresentados na 7a Bienal Internacional de Pintura de Cuenca, no Equador, e na mostra 'Arte Contemporânea Brasileira', na Galeria Nacional de Belas Artes em Pequim, China. Em 2003 exibiu pinturas de grandes dimensões no Centro Universitário Maria Antonia (São Paulo). Em 2005 participou da 5ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre). A editora Cosac Naify lançou em 2008 um livro sobre sua obra.

 

Exposição Célia Euvaldo

Gabinete de Arte Raquel Arnaud

Abertura: dia 26 de setembro, das 12 às 16h.

Programada para até dia 31 de outubro de 2009.

Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 12h às 16h. Grátis.
Rua Arthur Azevedo, 401 - Pinheiros, São Paulo, SP.

Fone: 011 3083 6322
www.raquelarnaud.com 

Informações para a imprensa

Canal Aberto – 11 2914 0770/ 3798 9510 / 9126 0425 – Márcia Marques

www.canalaberto.com.br

 

Nenhum comentário: