Esther Goes - Volta Aos Palcos

 

Esther Góes volta ao palco com peça

sobre a vida e a obra de Heléne Weigel

 

 

No dia 24 de outubro, sábado, a atriz Esther Góes reestreia o monólogo Determinadas Pessoas - Weigel, na Sala B do Teatro Alfa, em São Paulo, às 21 horas. Escrita por Ariel Borghi e pela própria Esther, a peça trata da vida e a obra de Heléne Weigel - atriz, militante política na Alemanha dos anos 20 do século passado, mulher do dramaturgo Bertold Brecht e uma das fundadoras do Berliner Ensemble. O espetáculo conta com participação especial em vídeo dos atores Renato Borghi, Henrique SchaferEucir de Souza, além do próprio diretor Ariel Borghi, este ao vivo.

 

"Heléne Weigel é uma verdadeira representante da geração dos anos 20, do século passado, que pretendeu mudar o mundo, inclusive o mundo das mulheres", diz Esther Góes. "Sempre me lembro de uma frase que ela dizia: 'Eu sou um ser que inventa, não sou uma mercadoria'". Atriz magistral, Helene Weigel revolucionou junto com Brecht a arte do teatro e com ele fundou o Berliner Ensemble, companhia que buscava o exercício de um teatro crítico, épico. "Pensar o mundo a partir dos que estão embaixo, pensá-lo para todos e sem submissão, esse era o seu ideal."

 

Para Ariel e Esther, falar de Weigel hoje é uma forma de refletir sobre a utopia socialista vivida no século XX. "Cada época oferece os seus desafios", lembra a atriz. "Na deles, a violência mostrava abertamente sua face. Na nossa, parecemos envolvidos numa trama em que a realidade oculta seus propósitos e um sentimento de impotência parece nos assombrar. Esperamos que o espectador possa refletir sobre os fatos deste passado tão próximo, com alguma perspectiva histórica, e apossar-se deles através da personalidade de Heléne."

 

Para escrever o texto, diretor e atriz realizaram uma extensa pesquisa, que acabou levando Esther Góes à Alemanha, onde se encontrou com Sabine Kebir, biógrafa de Heléne Weigel. "No Brasil, não encontramos material suficiente para um registro consistente do perfil de Heléne", lembra Esther. "Fui então a Berlim, em 2006. Lá pesquisei no Arquivo Brecht, que Heléne criou em sua própria casa. Conheci o Berliner  Ensemble e assisti a representações de A Mãe e Mãe Coragem. Estive ainda em Buckow, casa de campo dos Brecht, em cujo porão encontrei, emocionada, a carroça de Mãe Coragem. Por intermédio de um amigo, apresentado por Willi Bolle, conheci Sabine Kebir. Ela me presenteou com seu livro e as lacunas que havíamos detectado no Brasil se preencheram de fatos e de imagens."

 

O material coletado em Berlim foi traduzido e a ele se somaram diversos vídeos e fotos. "Nós nos preocupamos  apenas em construir um universo ficcional econômico e direto", lembra Ariel. "O diálogo de Heléne com a História pareceu-nos o melhor e único método. O uso da tela de cinema (usamos vídeo) foi um modo de propor o contraponto entre cinema e teatro, tecnologia e artesanato cênico, progresso e humanismo, que tanto marcou o universo sócio-político e as artes no século XX. Discutíamos e em seguida escrevíamos."

 

Determinadas Pessoas - Weigel narra a trajetória de Heléne, a partir de sua juventude, durante a República de Weimar (1919-1933), época em que atua ao lado de segmentos da esquerda, como o Teatro Proletário de Erwin Piscator e o Partido Comunista Alemão. É nesse ambiente de criação política e estética que ela encontra aquele que será seu parceiro de toda a vida: Bertold Brecht. Com a chegada de Adolf Hitler ao poder, em 1933, o casal se exila nos EUA, onde Brecht acaba realizando trabalhos para Hollywood. Em 1948, Heléne e Brecht retornam à Europa para se estabelecerem definitivamente na República Democrática Alemã, onde fundam, em 1949, o Berliner Ensemble. "Desde o início, ficou claro para mim que Heléne teria que contracenar com seu século e que justamente a tela de cinema poderia representar este difícil conteúdo. Explica o diretor.

 

 

Ficha Técnica

Espetáculo: Determinadas Pessoas - Weigel 

Texto e concepção geral: Esther Góes e Ariel Borghi

Direção: Ariel Borghi

Interpretação: Esther Góes

Participação especial: Ariel Borghi

Participação especial em cenas gravadas: Renato Borghi (Bertold Brecht), Henrique Schafer (Bertold Brecht) e Eucir de Souza (Emigrado)

Figurinos: Beth Filipecki

Música original : Lincoln Antonio

Desenho de luz: Lúcia Chedieck

Cenografia: Ulisses Cohn

Fotografia: Gal Oppido


Sinopse: Escrita na forma de monólogo, a peça enfoca a vida de Helene Weigel - atriz, militante política na Alemanha dos anos 20 do século passado, mulher do dramaturgo Bertold Brecht e uma das fundadoras do Berliner Ensemble. O espetáculo conta com participações especiais em vídeo dos atores Renato Borghi, Henrique Schafer, Eucir de Souza, e de Ariel Borghi, ao vivo.

 

Reestreia: 24 de outubro – sábado – 21 horas

Local: Teatro Alfa – Sala B

R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro/SP – Tel: (11) 5693-4000

Temporada: Sábados (21 horas) e domingos (20 horas) – Até 29/11/09

Ingressos: R$ 20,00 (¹/2 entrada: R$ 20,00)

Duração: 80 min – Classificação etária: 16 anos – Gênero: Drama 

 

 

 

Nenhum comentário: