Inscrição noCircuito de Presépios 2009

Oportunidades para artistas em todo país!

Circuito de Presépios da Arquidiocese

recebe inscrições de projetos até dia 30

                 

 

Apesar de o Natal ainda estar um pouco distante, o Christmas Festival/Circuito de Presépios 2009 - evento lançado no final de maio pela Arquidiocese e governos do Rio, continua convocando artistas de todo Brasil a inscreverem projetos de criação de presépios em tamanho natural. Até o momento, já foram feitas mais de 300 inscrições (www.christmasfestival.com.br/christmasfestival/artistas_regulamento.asp). As inscrições são gratuitas e deverão ser encerradas no dia 30 de junho. Podem participar artistas plásticos, designers, arquitetos, artesãos, profissionais de criação, carnavalescos, estilistas, público em geral. Duvidas dos candidatos estão sendo respondidas pelo email:duvidas@christmasfestival.com.br.

 

A Seleção dos Projetos - Os presépios serão selecionados por uma banca formada pelo curador da Arquidiocese, Sr. Carlos Alberto Serpa e pela curadora de arte do projeto, Lucimar Mothé, durante o mês de julho e os vencedores, além de remuneração pelo projeto, terão suas obras expostas juntamente com presépios de artistas renomados em mais de 50 pontos do Rio de Janeiro a partir de 22 de novembro, quando será iniciado o evento, que fará parte do calendário cultural oficial da cidade. Entre os artistas consagrados convidados estão Edgar Duvivier, Raimundo Rodriguez, Melinda Garcia, Osvaldo Gaia, Romero Cavalcanti, Deneir Martins, Denise Torbes, Carlomagno, Mazeredo, Marçal Athayde, Fred Svendsen, Paulo Mendes Faria, Edineusa Bezerril, Joao Batista Medeiros e os grafiteiros Toz e BR

 

Estímulo a estudantes de Belas Artes Estudantes de artes plásticas também serão beneficiados. "Além de abrir oportunidades para artistas em todo país estaremos ainda promovendo oficinas para os jovens, alunos de belas artes com a inclusão de grupos nos ateliês dos artistas enquanto desenvolvem seus presépios. Durante os meses de agosto a outubro, um ônibus do projeto estará levando os alunos para acompanhar a produção das obras", explica João Paulo Rodrigues, da 10 + e um dos idealizadores do evento.

 

O que é o Christmas Festival/Circuito de Presépios 2009 – Será a maior exposição púbica de presépios, transformando o Rio na maior galeria de arte a céu aberto do mundo (com presépios espalhados em praças públicas, shoppings, aeroportos, rodoviárias e outros locais com grande circulação de pessoas). O evento, idealizado pela 10+, é realizado pela Arquidiocese do Rio com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado e seguirá para São Paulo em 2010 além de outros estados. Os principais objetivos para a realização do evento são: resgatar o verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento de Jesus; promover a interação entre a classe artística e a população, democratizando o acesso à arte e estimular novos talentos no segmento de arte contemporânea e religiosa.

 

BL News Comunicação - www.blnews.com.br
Tels. (21) 32131800 r 342 / (21) 7827-8467

 

 

 
 

Nenhum comentário: