OFICINAS, PALESTRAS, AULAS, WORKSHOPS E SEMINÁRIOS GRATUITOS

1. Cia. Antropofágica convida a todos para discussão e estudos de estética e política, com coordenação de Antônio Macário e João Gazeta. Dia 31 de maio, às 10h, o tema é "O povo Brasileiro - Darcy Ribeiro". O evento é gratuito e ocorre no Espaço Cultura Pyndorama - R. Turiaçu, 481, Perdizes. Informações: (11) 3871-0373 ou www.pyndorama.com.

2. A Oficina Cultural Amácio Mazzaropi está com inscrições abertas até o dia 30 de maio para a Oficina de Teatro "O Ator Jogador", com coordenação do ator e professor Expedito Araújo. A atividade consiste no estudo do improviso no teatro, sua história e importância na construção da cena e do artista atuante, utilizando textos de contos de Murilo Rubião. A oficina ocorrerá de 3 de maio até 20 de agosto, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. Local: Av. Rangel Pestana, 2401, Brás (próximo ao metrô Bresser). Informações: (11) 2292-7071 e 2292-7711.

3. O Grupo do Trecho abre inscrições para a "Oficina de Experimentação de Práticas Poéticas Urbanas" que integra o projeto "Contos de Lua no Chão" (processo de residência artística no Largo de Santa Cecília). Os interessados devem responder em 20 linhas a pergunta "Por que buscar o jogo da ficção diante da esfera urbana?" e enviar para o e-mail: grupodotrecho@gmail.com. Os encontros serão realizados entre os dias 25 de maio e 15 de junho, às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h. O primeiro será no Casarão do Belvedere – R. Pedroso, 267 e os demais no Largo de Santa Cecília, em frente à Igreja. Mais informações www.grupodotrecho.blogspot.com.

4. Em junho, a cidade de Francisco Morato terá programação cultural especial para comemorar o aniversário do Teatro Girandolá. O grupo teatral surgiu há dois anos e durante todo o mês de junho apresentará o espetáculo "Conto de Todas as Cores", oferecerá oficinas de teatro e brincadeiras cantadas, além de contação de histórias em diferentes pontos da região. Clique aqui e acesse a programação.

5. "Hilda Hilst - O Espírito da Coisa" programou uma série de atividades gratuitas como forma de homenagear a grande escritora brasileira, falecida há cinco anos. O projeto inclui exposição homônima, oficinas, palestras, ciclo de filmes, apresentações únicas de outras peças teatrais e leituras dramáticas nos meses de maio e junho. Os eventos ocorrerão aos sábados, às 18 h, no Teatro do Centro da Terra (R. Piracuama, 19, Sumaré). Confira abaixo a programação de maio:
- dia 23: palestra/oficina: "A Poesia Hilstiana: Do Profano ao Sagrado", com Nelly Novaes.
- dia 30: recital de música: "Prelúdios intensos para os desmemoriados do amor", com o músico e compositor Edson Tobinaga, que musicou poemas de Hilda Hilst. Participação da cantora Marina Alves.

6. Seminários, oficinas e workshops gratuitos compõem o Projeto Javali, de 18 de maio a 6 de julho, nos espaços do Complexo Cultural da Funarte, em São Paulo. Com direção geral de Claudio Mendel e a participação dos dramaturgos Alessandro Toller e Carolina Ziskind, o projeto levará à criação de um texto teatral e à concepção de sua direção, montagem e encenação (cenário e figurino), num processo colaborativo com duração prevista de dois meses. Ao final, será apresentado o resultado dessa construção: "O Javali" (projeto de um monólogo, interpretado pelo ator Clóvis Gonçalves). Confira a programação abaixo:
De 18 de maio a 6 de julho - segundas e terças, das 9h às 21h. Local: Funarte – Sala 1. Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos, SP. Tel (11) 3662-5177. Inscrições gratuitas pelo e-mail inscricoes.javali@gmail.com; no dia e local (sujeitas à lotação da sala). 25 vagas, sujeitas à capacidade específica de cada atividade.
19/05, das 18h às 21h: Seminário: "O Javali: Processo de Construção Atoral". Tema: A criação poética do ator na cena.
25/05, das 14h às 17h: Oficina: "Oficina Atoral". Tema: O Monólogo da Alma.
          das 18h às 21h: Seminário: "O Processo de Construção Atoral".
26/05, das 9h às 12h: Ensaio aberto: "O Javali".
          das 14h às 17h: Workshop: Dramaturgia. Tema: A dramaturgia da cena e suas contribuições para o teatro nacional.

Informações: Funarte SP/ Assessoria de Comunicação Social: (11) 3662-5177.

7. A Cia. Articularte oferece vagas para a oficina gratuita que faz parte do projeto "Casa de Bonecos - 10 anos de Articularte". Ela terá duração de 2 meses ou 8 encontros, sempre às segundas-feiras, a partir do dia 25 de maio, das 9h30 às 12 h. Local: Teatro Plínio Marcos - sala Linneu Dias, R. Clélia, 33 (Pompéia). Os interessados deverão enviar carta de intenção e currículo resumido para articularte@uol.com.br, com cópia para cruztrip@hotmail.com.

8. A Cia. Estável de Teatro está com inscrições abertas em três oficinas gratuitas, que fazem parte das atividades do projeto "SobrePosições – Interferência Artística como Instrumento de Provocação". Local: Arsenal da Esperança - R. Dr. Almeida Lima, 900 (próximo à estação Bresser-Móoca do Metrô). Informações: (11) 8162-1110.
- "Iniciação às Técnicas de Circo": ministrada por Osvaldo Pinheiro, Sandra Santana e Nei Gomes – domingos, de 31 de maio a dezembro, das 15h às 17h. Inscrição: aula-teste dia 31 de maio, às 15 horas
- "Núcleo de atores (laboratório de intervenção)": ministrada por Osvaldo Hortêncio – domingos, de 21 de junho a setembro, das 14h às 17h. Inscrição: enviar carta de interesse e breve descrição das atividades que já desenvolveu ou desenvolve na área para o e-mail oficina.estavel@yahoo.com.br
- "Produção de Texto": ministrada por Mauricio Hiroshi – de 21 de junho a dezembro, domingos, das 14h às 17h. Inscrições: pessoalmente, dia 21 de junho, às 14h.

9. Dentro do projeto de formação de público da Oficina Cultural Regional Grande Otelo, será apresentado o espetáculo "Babel" seguido de uma aula aberta de dança contemporânea com Holly Cavrell. Dias 23 e 24 de maio, das 17h30 às 18h30 (apresentação do espetáculo) e das 18h30 às 21h30 (aula aberta). Inscrições até dia 22 de maio. Local: Praça Frei Baraúna - Centro - Sorocaba/SP. Informações: (15) 3224-3377 / 3232-9329 ou grandeotelo@assaoc.org.br

10. O Coletivo Teatro Dodecafônico convida a todos para as oficinas gratuitas do Projeto "Flerte Literário", que integram à encenação "O Disfarce do Ovo". Local: Sala de Oficinas, Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195). Inscrições: Sala de Leitura, 2º andar. Informações: (11) 3095-9400
- O Corpo e a Letra (30 de maio, das 13h às 17h): Os participantes terão a possibilidade de experimentar o trabalho corporal associado à exploração de fragmentos de textos literários. Com Paulina Caon.
- A Imagem e a Letra (31 de maio, das 13h às 17h): Os participantes experimentarão a composição da cena teatral a partir da definição do ponto de onde se avista a cena. Com Verônica Veloso.

Fonte CPT/etc


 

Nenhum comentário: